Em nota à imprensa divulgada na quarta-feira, 23 de maio, a BAE Systems informou que, após um acordo entre o Governo do Reino Unido e o Governo da Arábia Saudita, a empresa recebeu um contrato para apoiar os futuros requerimentos de treinamento de pilotos da Força Aérea Real Saudita (RSAF). O contrato, que está sob o programa de cooperação em defesa dos dois países, tem valor equivalente a 1,6 bilhão de libras (aproximadamente 2,5 bilhões de dólares ou 5,2 bilhões de reais).

Segundo a nota, o contrato cobre o fornecimento de equipamentos e dispositivos de treinamento como simuladores e aeronaves. Estão incluídos 55 treinadores turboélice Pilatus PC-21 para a função de treinamento básico e 22 BAE Systems Hawk Advanced Jet Trainer, que cumprirão a função de treinamento avançado em jatos velozes.

O contrato também prevê o fornecimento de um pacote inicial de apoio com sobressalentes, publicações técnicas e apoio pós-projeto. As entregas dos Pilatus PC-21, fabricad0s na Suíça, começarão em 2014. Já os jatos Hawk, fabricados no Reino Unido, serão entregues a partir de 2016.

Ainda segundo a nota da empresa, os jatos Hawk permitirão que os pilotos tenham acesso aos avanços mais recentes de treinamento em simulação de radar , armamentos e sistemas defensivos, permitindo uma transição suave para aeronaves de linha de frente, incluindo o Eurofighter Typhoon.

FONTE / FOTO DO ALTO: BAE Systems

FOTO DE BAIXO: Pilatus

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto F Santana

Sábia escolha, combinação perfeita, colocaria ainda um Socata TB 30 para a instrução primária.