PC-21-UAE-01 - foto Pilatus aircraft

Nesta terça-feira, 17 de novembro a Pilatus Aircraft anunciou que a Força Aérea e Defesa Aérea dos Emirados Árabes Unidos (UAE Air Force & Air Defense AF&AD) assinou um contrato que para a compra de 25 treinadores turboélices PC-21. Segundo a empresa, o valor do contrato ultrapassa 500 milhões de francos suíços (aproximadamente 495 milhões de dólares ou 850 milhões de reais) e inclui um sistema integrado de treinamento no solo e um pacote de apoio logístico.

É o terceiro país a adotar o Pilatus PC-21, nas palavras da empresa, “a mais moderna e mais avançada aeronave turboélice de treinamento hoje no mercado”. Os outros dois compradores da aeronave foram a Suíça (país de origem da Pilatus Aircraft) e Singapura.

As entregas deverão ser iniciadas em 2011. A compra foi decorrente, segundo a empresa, de uma avaliação completa e rigorosa dos EAU, lembrando que a empresa já tem 25 anos de relacionamento com a Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos, apoiando a frota existente de treinadores PC-7.

PC-21-cockpit - foto Pilatus aircraft

FONTE / FOTOS: Pilatus Aircraft

NOTA DO BLOG: deixando de lado comparações naturais, para os leitores brasileiros, com o produto Super Tucano da Embraer, vale a pena, para os que se interessam em analisar o uso da linguagem em press-releases e materiais de propaganda, dar uma olhada na nota original da Pilatus, em inglês (clique aqui para acessar). A empresa realmente não poupa elogios ao referir-se tanto ao produto quanto ao significado da venda, afirmando categoricamente que “uma vez Pilatus, sempre Pilatus”.

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Clésio Luiz

Falando de um ponto de vista neutro, eu tenho a impressão que o PC-21 é um melhor treinador que o ST. Digo isso porque o projeto do Pilatos é voltado a emular as características de um jato, como por exemplo a alta carga alar. Isso faria o aluno evitar as faixas de velocidade inferiores a 300 km/h. tendo basicamente a mesma motorização, o Pilatus também é significativamente mais veloz, com um projeto de asa de fuselagem voltados ao desempenho aerodinâmico. Já o aparelho da Embraer foi concebido para operar na Amazônia como aeronave de combate e nisso o Pilatus, por… Read more »