O Exército Brasileiro deslocou tropas para a fronteira com a Bolívia, próximo ao município acreano de Capixaba. Comerciantes adotaram o “toque de recolher”, temendo um confronto com o exército boliviano. Embora a tensão ocorra desde o dia 13 de abril, nenhuma autoridade brasileira se pronunciou até o momento.

Veja mais informações no blog das Forças Terrestres.

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
tplayer

E lá vai a turma da PTralha(TM) entregar o Acre pra Bolívia e deixar o povo da região a merce da guerrilha que o Evo Morales chama de exército.

Soberania é algo que não existe mais no Brasil.

Ricardo Cascaldi

Soberania é algo que faz MUITO tempo que nunca mais existiu….

Mas uma série de perguntas:

1. Existe alguma real possibilidade de confronto ou é apenas algo criado pela mídia?

2. A Bolívia teria tanta vergonha na cara?

3.Essa é aquela história que teriam visto alguns soldados bolivianos armados na rua da cidade?

4.E aquele papo que a “mobilização” foi de uma dúzia ( ou menos) de homens?

No mais…. bota uns A-29 fazendo passagem baixa por lá…..

tplayer

Ricardo, a história dos soldados bolivianos armados aconteceu exatamente na mesma região.

Isso não será resolvido em favor do Brasil porque a turma do governo não quer maltratar os “coitadinhos” dos nossos vizinhos.

Vão acabar entregando o Acre para Bolivia assim como fizeram com as refinarias da Petrobras.

Antonio M

Poder algum plano para secretamente um invadir o território do outro, e no final das contas proclamarem a URSLA – União das Repúblicas Socialistas Latino Americanas !!! rsrsrsrsrsrsr!!!!

E como já disseram, o GF “que ser amigo de todo mundo”, implantou gasoduto, doou refinarias, material bélico etc e ainda fica com medo de melindrar o amiguinho governante boliviano.

E tem mais, além dos 77% de popularidade do governante de plantão, o governante anterior e eminência parda do atual ainda é o favorito para 2014 ….

Giordani RS

SÊ houvesse um conflito com a bolívia; A argentina, o paraguay, o uruguay e o equador apoiariam abertamente a bolívia, todos sob o manto da venefavela e seu rei-sol local deslocaria tropas, assim como fez com a colômbia. O brazil pediria desculpas, a PeTralhada homenagearia o seu evo e o BNDES lhe daria(a fundo perdido) mai$ e mai$… Para o seu Evo, é tudo o que ele quer, que o brazil ameaçe-os, pois só assim ele conseguirá unir o povo contra um inimigo comum…para desespero da dona kirchner, que vem tentando à tempo algo assim… Mas como nós sabemos, nada… Read more »

cristiano.gr

Estes atuais governos do mesmo partido têm se destacado por uma sólida economia calçada em fortes tributos e financiamentos, mas que começou com a estabilidade econômica atingida com o Real a partir de 1994. Os governos atuais desmoralizaram o Brasil perante os outros países perdoando dívidas de paízes mal-agradecidos, doando meios aos mesmos e perdoando o apossamento de instalções de empresas brasileiras nesses países. No convívio social quem se faz respeitar mais: um rapaz grande, mas gente boa, brincalhão e meio bobão ou um rapaz médio, esperto, sério e sensato? Com qual destes se compara o Brasil de hoje?

Marcos

Cristiano:

Acho que somos o rapaz grande, gente boa, brincalhão. Só não concordo com o termo “meio bobão”. O melhor seria: muito bobão.

wallace

Senhores, acho que o tom de vários comentários está desmedidamente anti-PT e muito mais ainda sem nenhuma noção da realidade… Entregar o Acre pra Bolívia? Fala sério!!!??? Algum de vocês já esteve em Rio Branco, como eu estive o prazer de estar 2 vezes? É uma cidade brasileira, com população brasileira, povo brasileiro, inclusive Etnica e Culturalmente… A região não para de crescer (em relação ao nada que era a uns 15 anos atrás), muitas e muitas coisas sendo feitas, com 100% de apoio do governo federal (diga-se PT, pois a região foi totalmente abandonada no governo do FHC…) De… Read more »

Grifo

(diga-se PT, pois a região foi totalmente abandonada no governo do FHC…)

Caro wallace, acho que você estava indo bem até falar isto. Melhor deixar você também a emoção partidária de lado.

O então governador Jorge Viana já declarou publicamente várias vezes o apoio que recebeu do então presidente FHC, que despertava ciúmes até mesmo dentro do PSDB. Tudo o que o Acre pedia o governo FHC dava. Os dois ao que eu saiba são amigos pessoais até hoje.

Mauricio R.

O índio cocaleiro fez aprovar lei que não permite estrangeiros em faixa de fronteira, mas mtos desses brasileiros ora expulsos pelo exército bolivianos, já estavam lá mto antes disso. Aliás a intenção deles é plantar coca nessa mesma região, a revelia de qualquer que seja a opinião do Brasil a respeito. Terão até estrada asfaltada, financiada pelo BNDES. Por outro lado Brasil e Bolívia celebraram tratado, que ajeitau a vida de milhares de bolívianos outrora ilegais no Brasil. Parece que reciprocidade não é o forte do país vizinho e rasgar contratos, de acordo c/ as próprias conveniências, algo deveras normal.… Read more »

Corsario137

Já passamos por coisa muito pior lá pelas bandas de São Gabriel da Cachoeira e nem por isso ninguém entrou em guerra ou cedeu território por conta disso. Quem tem desejos separativistas são os gaúchos e não os acreanos. O nacionalismo está crescendo exponencialmente na América do Sul e proporcionalmente a bravata. O Evo e demais vizinhos são malucos mas não são doidos. Metade das exportações deles (bolivianos) é vendida ao Brasil e 30% de tudo que eles precisam é comprado daqui. Basta um mero embargo unilateral brasileiro e o país entra em recessão em no máximo 2 anos. Se… Read more »

Corsario137

Quanto a questão da Petrobrás na Bolívia… Também foi bravata. O motivo é simples, o único comprador do gás que saia das instalações da Petrobrás é o próprio Brasil. O valor do m³ foi renegociado e pronto, tudo como antes no quartel de abrantes. Com as novas reservas encontradas no Nordeste, principalmente no Maranhão e na Bacia de Santos, até 2014 teremos tanto gás que já se questiona o que faremos com o gasoduto Bolívia/Brasil. Assim, a Bolívia também já está com las barbas de molho e as relações com a Petrobrás melhoraram muito. Esses “satélites” do Brasil latem mais… Read more »

Giordani RS

“Corsario137 disse:
8 de maio de 2012 às 17:16
Quem tem desejos separativistas são os gaúchos…”

É o que Eu sempre digo, o braZil para os braZileiros…

wallace

Marcos disse: 8 de maio de 2012 às 12:28 Marcos, eu disse isso baseado no que ouvi de boca do povo de lá (tanto pessoas “ricas” como mais simples). Mas concordo que o governo do PT, no qual NUNCA votei, foi extremamente populista nos mandatos do antigo presidente, e como há muita gente carente por lá, deve ter “aparecido” muito mais que o PSDB, mesmo que o PSDB tenha feito mais obras e ações estruturantes (o que acredito que tenha ocorrido)… De qualquer forma, o que eu queria dizer e me expressei mal: o povo de lá não se sente… Read more »

uitinaxavier

Affss o Amigo Corsário foi direto no X da questão que eu ia dizer muitos leitores esqueceram de tomar os remedinhos de todo dia, e vieram falar asneiras o seguinte amiguinhos cão que ladra não morde os Bolivianos são esse tipinho podem expulsar os brasileiros podem fazer choro e tudo mais gritar berrar fazer dengo e tudo mais eles são apenas mosquinhas que nascem e morrem dentro de 24 horas, eles com certeza não vão querer mexer com o velho leão(“Brasil”) pode ser velho preguiçoso, desdentado e sonolento mas vai ser sempre um leão e quando acudido se torna mais… Read more »

Observador

Senhores, A Bolívia tem agido com o Brasil como uma criança pequena age com os pais: vai testando os limites, vendo até onde a coisa chega. Não se preocupem: se o bando de néscios que nos governa não tomarem providências, o próprio povo acreano o fará. Já enfrentaram – e venceram – a Bolívia sozinhos, há mais de cem anos. Podem fazê-lo de novo, se se sentirem ameaçados e abandonados por Brasília. Isto faz parte da identidade cultural deles. Sobre a Bolívia, é tão ruim de briga que perdeu todos os conflitos em que se meteu, até mesmo do Paraguai.… Read more »

Antonio M

O que deveria ser levado mais em conta, o que foi “interessante” é esse tal silêncio das autoridades brasileiras. Os comandantes militares até onde podem agir, pelo jeito fizeram sua parte enviando tropas, hasteando as bandeiras do Brasil e do Acre e tudo mais. Foram nossos governantes, LuLLa (e cia.) qdo da eleição do sr. Evo que disse que seria de importância sem igual para a AL, Evo afirmando que Lula era o melhor presidente da AL, Evo chamando Dilma de mãe e toda uma bajulação feita nas festas para os ganhadores. Então temos a realidade onde o próprio “bajulado-bajulador”… Read more »

Vader

Minha gente, essa esquerdalha latrino-americana é tudo da mesma laia, aqui ou acolá. Esquerdista não faz crítica em público, só dentro do ParTido.

Querer que o governo do PT, em Brasília ou em Rio Branco, se manifeste publicamente a respeito disso é ser muito ingênuo.

ivanildotavares

Se tivéssemos uma Força Aérea melhor equipada, com caças pelo menos no nível dos F-16 chilenos (os Block 50), poderíamos dar um xeque-mate nesta Bolívia. O problema é que ela certamente tem o aval do Chavez que, a qualquer esboço de reação por parte do Brasil, manda seus SU-30. Por enquanto, não podemos fazer nada e eles estão conclusion do isso. Moral da história: Precisamos nos reequipar urgentemente para sermos respeitados pelos nossos vizinhos. Se tivéssemos um pouco do espírito americano (dos EUA), a Bolívia logo logo se tornaria mais um estado brasileiro. Pronto, teríamos o tal gás de graça,… Read more »