USAF planeja fechar contrato do Light Air Support (LAS) este mês

9

Após a exclusão da Hawker Beechcraft do contrato Light Air Support (LAS), a Força Aérea dos EUA disse que planeja fechar o contrato este mês. A Hawker Beechcraft estava disputando a concorrência com a Embraer do Brasil para o fornecimento de 20 aviões a duas bases aéreas no Afeganistão e outros 15 para “building partner capacity”, disse a Força Aérea.

Esse número poderia crescer para 55 aviões e alcançar a cifra de US$ 950 milhões. As entregas começariam em 2013.

No mês passado, a Hawker Beechcraft foi notificada que havia sido excluída da concorrência no que é chamado de “exclusão pré-prêmio.” A empresa ainda está tentando saber a razão da ação.

“Nós não sabemos por que fomos excluídos”, disse Bill Boisture, CEO da Hawker Beechcraft.
A empresa entrou com um inquérito com o Government Accountability Office para uma revisão da exclusão. Um pedido à Força Aérea para um debriefing foi negado. Na segunda-feira, a empresa entrou com uma contestação com a Força Aérea sobre a negação, disse Boisture.

A Força Aérea não está comentando sobre a situação de qualquer uma das propostas na competição por causa da seleção de fornecedor em curso, disse o porta-voz da Força Aérea Daryl Mayer.
“Nós antecipamos o fechamento do contrato em dezembro”, disse Mayer. “Mais informações serão disponíveis após o fechamento do contrato.”

A Hawker Beechcraft ofereceu à Força Aérea seu AT-6, com base no treinador da empresa T-6. Ele disputou contra os aviões Super Tucano da Embraer . O turboélice AT-6 é projetado para contra-insurgência, apoio aéreo aproximado, reconhecimento armado e defesa nacional e segurança.

A Hawker Beechcraft disse que se vencesse o contrato – que originalmente era para ter ocorrido no final de outubro – iria manter a sua linha de produção do T-6 funcionando além de 2015. Cerca de 1.400 funcionários em 20 estados, incluindo 800 em Wichita, trabalham nos programas AT-6 e T-6. O número inclui aqueles que trabalham com os programas na Hawker Beechcraft e seus fornecedores e parceiros dos EUA.

“Continuamos a acreditar que nós oferecemos a aeronave de ataque mais capaz, acessível e sustentável, medido segundo a solicitação da Força Aérea para a proposta”, disse a companhia em um comunicado no mês passado. “A exclusão da HBC de competir por este contrato importante parece neste momento ter sido feita sem base em processo ou fato.”

FONTE: The Wichita Eagle; TRADUÇÃO/ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Corsario137

Dedos cruzados, pé de pato, mangalô 3x!

A Embraer TEM QUE ganhar esse contrato. Será um marco para nossa companhia ganhar uma concorrência da USAF.

Grifo

Senhores, isto parece ser um excelente sinal. Se a USAF pretender fechar o contrato este mês, é indicativo que o contrato não só já estaria sendo negociado com a Embraer como estaria bem avançado.

Almeida

Eita chororô, chora o avião, chora o perdedor! 😛

E que venham o Super Hornets…

Nick

Se vencer, será mais um ponto a favor dos SuperBugs. E o mimimi da HB continua….. 🙂

[]’s

Edgar

Tenho certeza que a Sra. Vana vai querer dar um offset para os americanos, decidindo, na mesma velocidade da USAF:

[25/55-STs -> USAF] + [36/120(?)-F/A-18E/F -> FAB] = “Quem Dera!”

🙂

Observador

O Gripen é a escolha da Suiça. O avião de papel começa a ter encomendas.

Agora esta compra do ST, o que favorece a venda do SH para cá.

É Dassault, só más notícias…

luizeduardocb

Evandro Giordani (Facebook)
Assino embaixo seu comentário…
Não duvido que em caso de vitória, queiram utilizar na campanha como mais um “extraordinário feito do melhor governo da história da humanidade” – apesar de sabermos bem, que se dependesse só deste governo “anti-americano imperialista” já teriam “melado” tudo…

luizeduardocb

Caro editor, apaguem este e o segundo coment.. grato!

Mauricio R.

“…não moveram um dedinho em prol da embraer mas vão querer sair na foto!”

Ué o KC-390, não conta???
Precisar a FAB não precisava afinal estão a 16 anos atrás de um tipo de ac, que a tecnologia tupiniquim não tem como fornecer, mas como a Embraer fez uma forcinha; aliás 4200 forcinhas…