Militares iranianos afirmam ter tecnologia de aviação próxima da norte-americana

13

O Irão “tem aviões não tripulados (UAV) indetetáveis ao radar, cuja tecnologia não dista muito da dos Estados Unidos, Israel ou outros países desenvolvidos, e que podem voar dezenas de horas”, afirmou o general.

As declarações vêm a propósito do UAV americano RQ 170 Sentinel que os militares iranianos afirmam ter capturado, apresentando-o na estação pública de televisão iraniana IRIB, dizendo ser “um sonho e que outros países consideram alucinante”.

O vice-comandante militar reiterou que o UAV RQ 170 Sentinel, dotado dos mais recentes equipamentos eletrónicos para espionagem, violou o espaço aéreo do Irão e que as forças armadas do país “o fizeram aterrar com tecnologia aeroespacial iraniana”.

O avião norte-americano é a tecnologia mais recente para espionagem, e levava a cabo uma “operação de recolha de dados para a Agência Central de Inteligência (CIA)”, de acordo com os meios de comunicação social americanos citados pela agência EFE.

O general iraniano frisou que “fizeram baixar o aparelho perto da cidade Kashmar”, a cerca de 220 quilómetros da fronteira com o Afeganistão, em contraponto com fontes militares americanas que disseram que o aparelho “se perdeu no Afeganistão e caiu no Irão”.

Husein Salami, durante as suas declarações, nunca explicou a tecnologia utilizada pelo Irão para fazer aterrar o Sentinel, mas que de acordo com as imagens difundidas pela estção estatal o aparelho não sofreu danos na fuselagem.

O general reforçou que o RQ 170 executava uma operação de espionagem para a CIA o que o Irão considera “um ataque hostil” e merece uma “forte resposta”, sem nunca especificar qual e de que tipo.

Os meios de comunicação iranianos adiantaram ainda, de acordo com a EFE, que o Irão irá utilizar tecnologia retirada deste UAV para a integrar nos seus aviões, e que a Rússia e a China já pediram permissão ao Governo do Irão para inspecionarem o RQ 170 Sentinel norte-americano.

As autoridades iranianas já pediram ao secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e aos presidentes do Conselho de Segurança e da Assembleia-geral para condenarem a violação dos espaço aéreo iraniano, pelo aparelho não tripulado americano.

FONTE: RTP

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ricardo_recife

Modo sarcástico em ON.

Olhando para quase cópia do V-1 Vergeltungswaffe na foto defendo que eles toda a razão. Washington que se cuide.

Modo sarcástico em OFF.

Como muçulmanos não bebem (e o que a religião preconiza), só pode ser culpa do haxixe (شيش,). Muito haxixe mais papoula de ópio da nestas coisas.

Diegolatm

Só porque derrubaram o RQ-170 agora vão se achar o dono da verdade em tudo, quando o bixo pegar pro lado dos iraquianos quero só ver, fulano e sicrano falar de tecnologia próxima de americano…

LuppusFurius

Agosto é mês de “Cachorro Lokô” eles “fumam” e ficam Doidões…………
Dezembro é mês de “Iraniano Lokô” eles queimam, cheiram,picam…
Eles ” tão que tão” ………..os aviões deles podem não voar….mas eles estam ” flutuando acima do solo”……

Tadeu Mendes

Sao uns completo idiotas. Eles nao conhecem aquele ditado:
Experiencia nao se improvisa.

Corsario137

kkkkk…Nunão: Lembra que eu te falei deles estarem na Vanguarda? kkkkk! Enfim, palmas pros caras. Temos que admitir que eles tem um drone americano nas mãos. Se o bicho se perdeu, caiu ou eles o fizeram pousar eu não sei, mas temos que reconhecer o mérito dos marrecos. Eu acho que foi pura sorte, mas ainda sim eles tem ao menos o mérito de serem sortudos. Se eu fosse os EUA eu já tinha mandado um míssil de cruzeiro destruir o avião assim que ele tivesse se perdido. Depois dava um jeito de explicar a manobra. De resto, afirmo que… Read more »

Blind Man's Bluff

Eu nao sei de quem eu dou mais gargalhadas, se da desculpa americana de que o avião se perdeu no afghanistan e caiu no Iran ou dos Iranianos em afirmarem que sua tecnologia é proxima à yanque. Uma coisa no entanto tem um ar mais sobrio, a ultima vez que os EUA perdem tecnologia sensivel foi no mar da Coreia do Norte, quando o USS Pueblo foi capturado. O episodio resultou no maior golpe de espionagem da guerra fria, pois o equipamento de comunicaçao e encriptação caiu logo nas maos dos russos, que por sua vez conseguiam os codigos diarios… Read more »

joseboscojr

Essa eu passo.
Qualquer coisa que disser menos que “com certeza os iranianos são capazes de fazer até cruzadores interestelares classe Galaxy com velocidade dobra 9” será interpretado por alguns como se tivesse dito que “os iranianos são ignorantes e incapazes de fazer qualquer qualquer coisa próxima a dos maravilhosos e geniais americanos”.
Me calo!

luizeduardocb

Achei q só nossos “líderes” falavam tamanhas bobagens…

Uitinã

KKKKKKKKKKKKKK podem ser falastrões mentirosos e muitas outras coisas mas o Irã pelo menos tenta desenvolver sua própria industria militar, mesmo que seja se baseando em projetos antigos ou de outros países, a china começou assim e hoje mesmo pirateando muito ainda já desenvolve algumas coisas próprias.

Edgar

Mas é claro que eu concordo com o título desta matéria. Afinal, com a queda do RQ-170 em terreno aiatolá, a tecnologia americana está mais perto do que nunca da iraniana.

Isso fora os Tomcats e Tigers que compõe a tecnologia iraniana bem próxima à americana.

Mauricio R.

Aí, a fila andou…

UAS novo no pedaço americano:

(http://www.flightglobal.com/news/articles/us-air-force-orders-general-atomics-avenger-365902/)

Aí povo do FB!!!

Os chineses tiveram acesso a vários UAV’s na Bósnia, entre os quais um certo Gnat 750, que anos depois se tornaria o “Predator”.
Eles já tem os próprios designs, alguns bem loucos, prá ficar copiando velharia do Ocidente.

Nautilus

Pelo jeito, na imprensa de lá eles também têm os seus Gordoys…
Entre afirmar ter alguma coisa e de fato possuir vai uma grande distância…

Vader

Ai ai ai, quanta porcaria…