Um dia antes da abertura das ofertas, jornal indiano cita oferecimento do F-35 JSF à Índia após desclassificação de caças norte-americanos

Os EUA ofereceram ontem à Índia parceria no desenvolvimento do avançado caça F-35 Joint Strike Fighter, alguns meses após perder o lucrativo contrato de US $ 10 bilhões para a venda de 126 aviões de guerra para a Força Aérea da Índia.

Reconhecendo a decisão recente da Índia de não optar pelos caças norte-americanos F-16 e F-18, o Pentágono informou que está agora interessado em vender o seu avião ” top de linha”.

“Apesar deste revés, acreditamos que as aeronaves fabricadas nos Estados Unidos, tais como o Joint Strike Fighter (JSF), ainda são as melhores do mundo”, informou o Pentágono ao Congresso dos EUA em um relatório de nove páginas.

“Se a Índia der indícios de que possui interesse no JSF, os Estados Unidos estariam preparados para fornecer informações sobre o avião e seus requisitos (de segurança, infraestrutura, etc) como parte de um apoio ao planejamento futuro da Índia”, disse o Pentágono em um dos seus relatórios apresentados ao Congresso.

FONTE: indianexpress.com

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa

Na esteira desse post, conquanto não esteja diretamenente ligado ao seu desenvolvimento, interessante a coluna de Anastácio Katsanos na RFA deste bimestre de cujo texto extraio para reflexão: “No campo de sistemas “anti-stealth” vários avanços tecnológicos significativos vem ocorrendo. A Rússia temem operação radares em VHF com varredura eletrônica (radares 1L119 Nebo SVU) que conseguem detectar aviões “stealth”. A precisão do sistema vem melhorando com a incorporação de novas tecnologias e capacidades de processamento. A China colocou em operação o radar CETC Y27, na mesma linha tecnológica do radar russo. Em adição aos radares em VHF, diversos radares biestáticos e… Read more »

edcreek

OLá, Para variar o orgulho Americano falou mais alto e ofereçeram os “antigos F-16 e F-18 SH” para os pobres Indianos sub-desenvolvidos, eles ainda não viram que a ordem mundial está mudando, vai demorar um pouco aindo, mas a europa e os EUA estão claramente em decadencia como nas potencias do passado a tendencia é de equilibrio entre: EUA/China/India e num segundo escalão Russia, Inglaterra, França e Brasil a ficha não pode demorar para cair para os Gringos, os Europeus entraram com tudo que tinham na concorrencia com direito a muitas contra partidas, já os Americanos….. Isso não vai dar… Read more »

Ivan

Ozawa, A tecnologia dos radares em VHF é relativamente antiga, sendo que os soviéticos ‘herdaram’ muita coisa do espólio da Alemanha nazista em 1945, sendo que deram continuidade ao desenvolvimento dos mesmos, sendo usado nos radares de aquisição dos antigos sistemas de mísseis anti-aéreo SA-2, famosos pelo uso na Guerra do Vietnam e pelos árabes contras os e israelenses nos anos 60 e 70. Pelo que tenho lido são capazes de localizar um alvo furtivo, mas não sei se são capazes de fornecer uma solução de tiro efetiva. A tendência é a fusão de dados, partindo de vários sensores ativos… Read more »

Ozawa

Grato Ivan por seu comentário. Longe de mim opor-me à superioridade de um 5ª geração sobre os demais anteriores. Não creio nisso, e como você disse, “o tempo não para”, conquanto não deseje que os UCAV venha tirar definitivamente o homem do cockpit…, odiaria assistir “Galactica” com Vipers não tripulados… Não é isso, mas apenas considerar que talvez as contramedidas ao stealth estejam se desenvolvendo em medida cada vez maior, mesmo por países que estejam desenvolvendo sim a furtividade de seus caças de 5ª geração, os RICS (sem o “B”), mas sem o mesmo refinamento que os produzidos pelos EEUU.… Read more »

Vader

edcreek disse: 4 de novembro de 2011 às 7:56 Caro Edcreek, quando o MMRCA foi formatado, na década passada, não estava disponível o F-35. Tanto a Lockheed como a Boeing ofereceram o que tinham de melhor em seu inventário, e o que mais se adequava às necessidades da IAF. Sempre lembrando que “o melhor” europeu é apenas “mediano” quando comparado ao arsenal americano. Quanto à Índia, um país que lança ao mar um submarino nuclear sem o reator nuclear pode muito bem comprar caça defasado e pagar mais caro do que um caça de 5a geração. Nothing new in the… Read more »