Militares consideraram Amorim a pior escolha possível para a Defesa

38

Segundo fontes das Forças Armadas, há resistência contra o ex-chanceler devido às suas decisões ‘completamente ideologizadas’ durante o governo Lula

Tânia Monteiro, da Agência Estado

BRASÍLIA – A indicação do ex-chanceler Celso Amorim para o Ministério da Defesa já está provocando reações contrárias em Brasília. Militares dos altos comandos das Forças Armadas consultados pela reportagem consideraram esta “a pior escolha possível” que a presidente poderia ter feito.

Segundo esses interlocutores, Amorim contrariou “princípios e valores” dos militares nos últimos anos quando esteve à frente do Ministério das Relações Exteriores e até ex-ministro Nelson Jobim contornava as polêmicas causadas por decisões “completamente ideologizadas” de Amorim. Essas fontes questionam por que o governo decidiu colocar de novo um diplomata sobre os militares. Eles lembram que isso não deu certo com José Viegas e “não vai dar de novo”. Para esses militares, a decisão da presidente foi precipitada, mas vão ter que engolir.

FONTE: Estadão

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
LuppusFurius

” A koiza tá kada veíz mílhó ……”
Quando acho que “ELES” já K……Kum……Thudo…..
Parabéns………..”ELES” conseguem…..
Não assusto-me com o que já fizeram, e sim as K…….que FARÂO……..

Cesar

O barbudinho do Itamaraty está de volta, ficou escrevendo coluna na Carta Capital, com a mesma ideologia torta de sempre. Pobre Brasil e suas Forças Armadas, em regressão, esse sujeito é um pulha, não vai agregar nada ao país.

Sinceramente, eu desisto, não vejo nada de bom no horizonte. Só ideologia comuna de quinta confrontando com os novos capitalistas/petistas oportunos de plantão. É triste.

JapaMan

Dilma nomeou nacionalista Amorim para acalmar militares, dizem analistas A decisão da presidente Dilma Rousseff de nomear o ex-chanceler Celso Amorim para ocupar o lugar de Nelson Jobim no Ministério da Defesa serve para dar aos militares um nacionalista de peso no cenário político para comandar a pasta que controla as Forças Armadas. É esse o entendimento de analistas ouvidos pelo UOL Notícias nesta quinta-feira (4). Ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e ministro dos governos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, o peemedebista Jobim perdeu o cargo depois de uma série de controvérsias com Dilma e… Read more »

DrCockroach

A politica externa brasileira no governo do Nosso Ex-Guia foi o que existia de mais repugnante; alias a expressao “Nosso Guia” foi dita, originalmente, pelo Amorim. Um seguidor fiel do Lulla, que talvez devemos voltar a chama-lo de “Nosso Guia” (sem o “ex”) novamente, pois eh ele comandando o governo atual. Realmente, ter que fazer uma escolha entre o Jobim, ou Amorim, eh brabo. Jobim e Amorim: um com cabeca de cupim (ou tim-tim) e outro de pudim. Mas no lado positivo (tentando…): o Amorim nao tem o talento manipulador do NJ, tb nao acho que ele aceitaria um jantar… Read more »

jacubao

É… Fazer o quê né???
Nada é tão ruim que não possa piorar. Espero morder a língua pelo que falei…
Bola p/ frente Brasil.

Nick

Realmente o nobre deputado federal Tiririca estava errado: “Pior que está não fica!” Ficou.

Agora é esperar e torcer(rezar) para que esse novo MD surpreenda à todos, militares inclusive, realizando uma boa gestão, e não se apegando tanto ao seu discurso anti-americano e pró Iran.

[]’s

edcreek

Olá, Voces não queriam a cabeça de Jobim? eu sempre disse que ele seria a melhor opção entre os disponiveis no governo Ptralhista. Agora vcs podem comemorar…. Ele lutou para melhorar os meios e obteve sucesso na Marinha que será muito mais capaz com os SBR, teremos alguns helis novos tambêm. Já a FAB dificultou as coisas e não fechou logo com sua oportunidade bateu a porta, agora poderá pagar caro. Com ele não teremos nada Americano ou mesmo com peças Americanas, vejo três saidas possiveis, segue em ordem do que acho que pode aconteçer: 1º) Ele vai deixar tudo… Read more »

asbueno

O Jobim de Lula não era o mesmo de Dilma. Ele até poderia ser um interlocutor dos militares, mas seu espaço estava reduzido. Não foram apenas as gafes dele que o defenestraram. Gafes talvez pronunciadas estrategicamente. De fato Viegas foi um fiasco como MinDef. Mas a época era outra, muito menos frecursos e interesse em fazê-lo. Amorim terá que desdobrar para apagar a má fama. Há mais recursos, mas haverá vontade em fazer? Como escrevi em um outro post, Amorim fará o que Dilma quiser que seja feito. Aí está a incógnita. Os planos de governo normalmente são apresentados para… Read more »

Antonio M

Pois é, de fato o governo apenas mudou as moscas e colocou um dos piores que poderia escolher, quando pensei que com o fim do governo LuLLa seria esquecido. E o governo Dilma vai ficando ainda mais sem personalidade própria, ficando à sombra de seu antecessor.

Baba-ovos? E esse que que baba nos ovos de LuLLa, Hugo Chaves, Evo, Lugo ?!?!?!?!

Vamos de mal a pior ……

Antonio M

E essa que a FAB “dificultou as coisas” é para morrer de rir ……

Antonio M

Ah sim! E o sr. Amorim babando nos ovos de ahmadinejad ?!?!?!?!?!?!?!?

É o fundo do poço !!!!!!

tplayer

Quanto tempo até o Sr. Amorim decidir suspender a compra dos caças e modernizar nossos F-5 nos moldes dos do Irã?

Por outro lado podemos acabar tendo a volta dos Su-35 pro F-X2 e esse sim seria uma boa compra.

edcreek

Olá, Antonio M quando Lullla disse que o Rafale levaria, a FAB poderia já se pronunciar a favor e hoje estaria fazendo os preparativos para receber os primeiros Rafales. Mas ao inves disso vazou um relatorio pre-liminar apontando um caça que nunca existiu(e tem 90% de nunca existir) o NG e indicou outro vencedor o Super Hornet, para um ano depois mudar de opinião quando viu que ia ficar sem nada….. Eu entendo que a FAB poderia ter facilitado e hoje teria caças de verdade, mas….E pessoalmente prefiro o meio termo nem tanto aos gringos nem tanto aos bolivarianos. tplayer… Read more »

Ivan

“Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe.”

Antonio M

“…hoje estaria fazendo os preparativos para receber os primeiros Rafales. …” Se dúvida, teriam tido tempo suficiente para contruir mais hangares para estacionarem os Rafales ….. Se o Gripen NG não existiu ou não existirá para a FAB não é por causa da FAB, da SAAB mas por falta de vontade política, na verdade falta de vergonha na cara de nossos governantes. Bastavam deixar claro que a FAB escolheu o Gripen NG, fazer sua parte e responsabilizar a FAB pelo “eventual fracasso” do caça….Simples assim mas, a compra do Rafale envolve muito mais do que antiamericanismo infantil, como o próprio… Read more »

edcreek

Olá,

Antonio M a FAB NUNCA escolheu o NG, o copac vazou um relatorio parcial, que não foi aceito pelo comando da FAB.

Já tivemos problemas reais em varias questões de venda de armamentos americanos, ele passa longe de ser infatil, é só abrir os olhos e vc verá.

Abraços,

Antonio M

“…FAB NUNCA escolheu o NG, o copac vazou um relatorio parcial, que não foi aceito pelo comando da FAB …” Mostre uma fonte confiável dessa informação. “…já tivemos problemas reais em varias questões de venda de armamentos …” Problemas ocorrem mas, temos muito mais soluções e se não fosse o equipamento americano, não teriamos força aérea pois os Mirage IIIE estão no chão faz tempo e a muito custo voamos, mal, os Mirage 2000. E pesquise os problemas com o fornecimento de armas francesas, que eles ganham de 10 X 0 dos americanos. Só para falar de Brasil, por causa… Read more »

Grifo

Eu entendo que a FAB poderia ter facilitado e hoje teria caças de verdade

Caro Edcreek, a questão é que na FAB as pessoas são treinadas para fazer a coisa certa, não para “facilitar” certos negócios.

Quem facilita é a turma do DNIT, CONAB… O Jobim se daria muito bem por lá.

Rogério

O Jobim vai e já vai tarde e quanto ao Amorim, bom, melhor um cara que segue uma ideologia do que um que segue só seus intere$$e$.

[]s

edcreek

Olá,

Antonio M os problemas com os Americanos até hoje existem, eles facilitaram com o F-5 porque são sucatas para eles simples assim sem falar que a maior parte do esforço não é bem Americano….

Grifo não vejo assim, a FAB queria brincar de Top-gun ao meu o melhor a fazer a coisa certa seria comprar mesmo o Rafale, é questão de opinião, se submeter aos Americanos incondicionalmente e mesclar EUA/Franca? Claro não se levando em conta possibildades sem provas em acordos não fechados…..

E estou pessimista teremos tempos ainda mais negros….

Abraços,

DrCockroach

Era soh que faltava eu defender o Amorim, que tanto nos envergonhou como Ministro, mas… Nunca vi tanta manipulacao, tanta cretinice, como foi feito p/ favorecer a Dassault: – Foram jantares quase secretos num potencial fornecedor de bilhoes, – Foram insultos publicos a dois legitimos concorrentes; – Foi pressao p/ mudanca de relatorio da FAB; – Foi relatorio refeito com oficiais que nao eram da FAB, com o unico objetivo de desqualificar a SAAB e a Boeing, criando um atrito dentro das FFAAs; – etc, etc, etc O Celso Amorim eh uma porcaria, mas a pergunta eh: seria ele capaz… Read more »

asbueno

Penso que (ingenuamente) o Lula tem menos influência do que imaginamos no atual governo. Eu não disse pouca influência. Outra coisa. A presidente não vai querer outro Jobim. A questão é o que ELA vai querer. Vai levar adiante um programa de renovação (e elevação) ou deixará na penúria?

asbueno

Onde está escrito (ingenuamente) entendam (ingenuamente?)

joseboscojr

Com os Estados Unidos quebrando,
A China se agigantando,
A Rússia se armando,
A Europa se espatifando,
A Copa se aproximando,
O Brasil se atrapalhando,
2012 chegando,
E eu me desesperando.

Ivan

Calma Mestre Bosco, “Não há livro tão mal que não tenha algo bom.” O NJ deixou muita coisa boa, entre elas colocar o Ministério da Defesa em evidência e com projetos divulgados, mesmo que de efetividade duvidosa. Teve seus pecados, muitos deles capitais, como o jantares secretos e aberto apoio a este ou aquele fornecedor em detrimento do interesse nacional ou mesmo sem respeitar as posições do profissionais. O Celso Amorim poderá ter ser o último teste de colocar intelectual em função ou cargo que exige um profissional operacional… Infelizmente não acredito no seu sucesso, mas seu provável fracasso pode… Read more »

Antonio M

Ivan disse:
5 de agosto de 2011 às 12:21

Ótimo seu otismimo mas, se já não deu muito certo com NJ e ainda não aprenderam, será que aprendem agora?

O Celso Amorin pode não dar certo mas vão levar quanto tempo para notar isso? Mais uns 4 ou 8 anos ?!?!?!?

E quem vem depois dele numa eventual sucessão? Aldo Rebelo ?!!??!?! Outro que foi fiel escudeiro de LuLLa e fidelíssimo (sem trocadilho!) ao estilo de “político que trabalha para o governo” ?!?!!?

Mauricio R.

“…eles facilitaram com o F-5 porque são sucatas para eles simples…” Os M-2000 tb são sucatas e nem assim a França facilitou, aliás criaram tanta dificuldade, pretendendo vender facilidades; que a própria FAB quase retirou as aeronaves de serviço. Mas aí, p/ nossa imensa infelicidade, os franceses voltaram atrás. No mais pouco ou nada muda, a excelentíssima presidenta já havia passado por cima do NJ, falado diretamente c/ o brigadeiro Saito a respeito dos caças e do reletório da Copac, e não houve nada que o ex-ministro pudesse fazer; além de resmungar. O novo ministro não alterará essa dinâmica, pois… Read more »

Observador

Até parece que a esquerda rancorosa vai esquecer a traição francesa naquele episódio do Irã/ONU.

O maior argumento que tinham para a compra de material militar francês, o tal “alinhamento estratégico”. Como os franceses mostraram que a tal aliança não é carta branca para as bobagens ideológicas dos dinossauros do PT e do Itamaraty, a aliança foi para o espaço.

O Lula, aliado de primeira da França, os rifou a partir daquele momento.

E o Amorim ganhou um belo nariz de palhaço.

Se alguém aqui esqueceu o episódio, garanto que o Celso Amorim não esqueceu.

Mauricio R.

Acabou de dar na rádio, aquela do Estadão:

“Dilma não dispensará os comandantes militares!!!”

Qnto menos celeuma, o Dnit continua rendendo, melhor.

asbueno

Era só o que faltava, demitir os oficiais generais.

edcreek

Olá,

Camaradas sem teoremas mirabolantes, o Amorim pode até não comprar nada Frances, mas certamente não comprara nada Americano então teremos ou caças Europeus com baixa dependecia americana(obviamente o NG está fora) ou Russos.

Mas tudo muito atemporal e sem previsão…..AFFFFFFF isso se ele não arrochar ainda mais as contas das FAA, affffffffff….

Abraços,

asbueno

Ed, quem vai comprar, ou não, é a Dilma. E não creio que ele tenha uma grande influência sobre ela. Se for o Rafale, será por ela entender que é a melhor opção e não pq ele (Amorim) quer.

edcreek

Olá,

asbueno se vc coloca um conselheiro é porque pensa no minimo pareçido com ele se não colocaria alguem mais alinhado….

De toda forma é como eu disse não gostei nenhum pouco dessa mudança e devemos tentar esperar o melhor, mas DUVIDO que vá aconteçer….

Abraços,

asbueno

Ou o conselheiro se adapta ao que penso o chefe…

ivanildotavares

DrCockroach disse, às 11h 15min:

“Alias, e hora de todos pressionarem p/ uma solucao, que tem que haver. O Blog ateh poderia colocar uma carta aberta ao novo Ministro (pedindo que a FAB seja escutada).”

Qualquer iniciativa do Blog no sentido de que a FAB seja a palavra final, eu apoio, concordo, assino, etc.

Abs

tplayer

Mesmo sabendo que não vai dar em nada, eu apoio e ajudo a divulgar um “carta do blog” direcionada ao Amorim.

Tadeu Mendes

Caro Edcreeck,

Entao voce prefere que o Brasil fique na dependencia dos russos????

Pelo menos os avioes americanos nao deixam de voar por falta de assistencia tecnica no pos-venda. Ja os russos…e realmente uma roleta russa. Rsrsrsrsrs.

edcreek

Ola,

Tadeu Mendes o Brasil vai ficar na dependencia por um bom tempo ainda, não temos condições nenhuma de fazer caças de alta performaçe por um bom tempo.

Ao meu ver a melhor opção seria os Franceses…..Os caças Russos são otimos mas teriamos que rezer tudo que temos de operacional já que com eles é tudo diferente. Isso não inviabiliza as coisas mas dificulta, por mim o Rafale é como uma luva…

Abraços,,