Diplomata substituirá Jobim, demitido nesta quinta-feira após criticar ministras de Dilma

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, entregou há pouco uma carta de demissão à presidente Dilma Rousseff, em reunião no Palácio do Planalto. Segundo informou o Palácio do Planalto, o encontro entre Jobim e Dilma foi rápido e durou apenas cinco minutos.

Com a saída de Jobim, o ex-chanceler Celso Amorim assumirá a pasta da Defesa, segundo informou o Palácio do Planalto. Amorim já foi convidado para o cargo.

Jobim antecipou seu retorno a Brasília, previsto inicialmente para às 22h, para essa reunião com Dilma, após as repercussões negativas das declarações feitas à revista Piauí.

BATE-PAPO ONLINE: Converse sobre a demissão de Jobim com outros leitores no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Franco Ferreira

Diz-se que um dos interesses da presidente da República era o de manter “a calma” no PMDB. Parece-me solução politicamente adequada.

Clésio Luiz

Oh shit.

Vader

Minha nossa… Como diria um instrutor meu do EB: “Senhores, nada é tão ruim que não possa piorar”.

Nunca duvide do governo do PT. Eles sempre conseguem se superar…

Baschera

Hiiiiiiii…… erei o nome mas acertei o dia e a hora !!

Caracoles….agora entendi tudo..era tudo um complô…. o NJ disse há dois dias atrás que tinha sido o Amorim que tinha escolhido o caça françês para o FX-2…tirando o dele e o do Ex-Presidente da reta….

Madona….. ma que porquera.

Ma que cosa maledeta … &$#@@*_%#@#@;*%#!!

Tradução: phodeu tudo !!

Sds.

Grifo

Caro Vader, estou aqui tomando um excelente Chateau Dassault Gran Cru Classé para celebrar este dia tão especial, portanto perdoe se o teor alcóolico atrapalhar um pouco o raciocínio.

Eu gostei da indicação. Apesar das restrições ideológicas compreensíveis de sua parte, o novo ministro é um servidor público de carreira, tem a reputação de ser honesto, e aparentemente tem a grande virtude da humildade. Muito diferente do seu antecessor.

Especificamente sobre F-X2, esta é uma decisão da presidente e não se altera qualquer que seja o ministro.

Nick

Com Amorin, o discurso de “independência dus americanu” vai ser mais acentuado ainda. Rafale já levou, ou por outro lado , pode vir um SU-35 …

[]’s

Baschera

Eu também vou tomar um vinho…… um “Chatô de SacoCheio” safra 1996….

Sds.

Vader

Grifo disse:
4 de agosto de 2011 às 21:20

Pois eu de minha parte caro Grifo, apenas não digo que o queijo fedido já levou porque a chave do cofre ainda tá na mão do italiano. E esse aí não pode nem ouvir falar em gasto com defesa.

Uma coisa é certa: com o barbichinha no governo esqueçam o Super Hornet.

Abraços.

asbueno

O Amorim obedece a presidente. Se ela quiser o Rfale, então será, caso contrário não será ele a convence-la.

Todavia há um sopro novo e diferente. Ele é, ao menos, é diplomata de carreira e não “político” de carreira.

Grifo

Caro Vader, sobre isso quero apenas lembrar que: – Não existe nenhuma declaração do novo ministro favorável ao Rafale depois da puxada de tapete que o França fez com o Brasil no caso do Irã. – Ao contrário, o novo ministro declarou aos jornais da França no ano passado que não existia mais preferência nenhuma pelo Rafale. Vou procurar depois o link para a notícia, que só foi noticiada na mídia francesa. – O novo ministro esteve diretamente ligado às negociações de comércio Mercosul-União Européia conduzidas no ano passado, quando a França sabotou o acordo ao recusar negociar os produto… Read more »

Vader

A última vez que o MD foi um servidor de carreira foi o Viegas. Também um diplomata. E quem era vivo lembra o desastre que foi.

Vem nuvens negras por aí. Acho que os Comandantes das Forças podem já ir pedindo pra patroa mandar passar o pijama…

Vader

Grifo disse:
4 de agosto de 2011 às 21:47

Sinceramente Grifo, em minha opinião você está sendo um pouco inocente. O megalonanico pra peitar os EUA venderia até a mãe, vestida de calcinha e cinta-liga.

Não tenho ilusão nenhuma quanto a esse cabra.

Abraço.

asbueno

Mas Vader, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Os tempos eram outros e o apoio ao MinDef era otro tb. Não que seja gde coisa agora. Mas parece haver uma vontade de… empurrar a questão militar um pouco adiante. mas o passo é de tartaruga…
O Grifo escreveu bem sobre o Amorim. Ele não parece ser um serviçal gaulês.
A bola está com a Dilma. Penso que os caminhos serão outros e serão ditados mais pelo perfil economico, mas…

Rogério

“Rafale já levou”

Caro Nick,

Fique tranquilo, se fosse p/ o Rafale levar alguma coisa teria sido no gov. anterior, o Lula não fechou c/ o Rafale pq foi traido pelo Sarko, simples assim, não me parece que a Dilma fosse simpatica ao Rafale e a Boieng ta bem assanhada nos ultimos dias.

Mais eu ainda acho que o F-X já era há muito tempo.

No entanto um bom termometro disso será o MRCA, se o Rafale não vencer lá, não será aqui que vencerá.

[]s

Vader

asbueno disse:
4 de agosto de 2011 às 21:52

Amigo, tomara que eu esteja errado. Respeito a sua opinião e a do Grifo.

Mas não coloco nem uma unha encravada no fogo por esse sujeitinho.

Abraço.

Baschera

Militares consideraram Amorim a pior escolha possível para a Defesa. Segundo fontes das Forças Armadas, há resistência contra o ex-chanceler devido às suas decisões ‘completamente ideologizadas’ durante o governo Lula BRASÍLIA – A indicação do ex-chanceler Celso Amorim para o Ministério da Defesa já está provocando reações contrárias em Brasília. Militares dos altos comandos das Forças Armadas consultados pela reportagem consideraram esta “a pior escolha possível” que a presidente poderia ter feito. Segundo esses interlocutores, Amorim contrariou “princípios e valores” dos militares nos últimos anos quando esteve à frente do Ministério das Relações Exteriores e até ex-ministro Nelson Jobim contornava… Read more »

Guilherme Poggio

Obrigado Baschera

Já está no FORTE

http://www.forte.jor.br/2011/08/04/amorim-seria-a-pior-escolha-possivel/

PS: por essas e por outras que não acredito muito na melhora

Cesar

Esse é o verdadeiro processo de “pioria contínua” (quem trabalha com ISO 9001 sabe o que é isso). RIP.

jacubao

Esse cara é muito fraco e paçífico para ocupar essa pasta. Não me surpreenderia se ele quiser fazer uma redução das FAs do país pois, “OBrasil é um país paçífico e não tem inimigos”.

joseboscojr

Agora é que a turma do “Grêmio Estudantil Che Guevara” vai à louuuucura……
Eu de minha parte, pra comemorar, não vou de vinho francês não, mas pra não quebrar a corrente vou de comida francesa, um belo e suculento “arrozê com ovê”.

Almeida

É pessoal, melhor a gente trocar de profissão, de hobby ou de país porque o assunto Defesa já era por aqui…

Mauricio R.

O novo ministro é somente um aspone, é mais fácil ele se indispor c/ os militares devido a tal da Comissão (Parcial) da Verdade (de Acordo c/ os Interesses do Fórum de SP), algo mais próximo de seu perfil esquerdóide.

Observador

Senhores, A presidente já disse que a decisão é para 2012. E ponto final. Veremos até lá para onde sopram os ventos econômicos mundiais e brasileiros. O FX-2 tem tudo para não sair. Além disto, veremos também se o Celso Amorim se segura no cargo até lá. E a decisão será dela. Ela pode escutar os assessores, mas não vai deixar outra pessoa decidir, aceitando o embrulho fechado, como fazia o seu antecessor. E quanto ao apoio do Celso Amorim, depois que os franceses o fizeram de palhaço no episódio Irã/ONU duvido que continue apoiando a compra do Rafale. Daí,… Read more »