Boeing acredita que Super Hornet atenderá às necessidades do Japão

66

Confiante em fornecer segurança cibernética para o país, presidente da Boeing no Japão também falou sobre perspectivas do Super Hornet

Na quinta-feira, 23 de setembro, o Japan Today noticiou que o presidente da Boeing no Japão, Mike Denton, disse que a empresa estava pronta para prover segurança cibernética para o Ministério da Defesa do país, após ter adquirido, recentemente, duas companhias norte-americanas desse segmento. O executivo também tratou da possibilidade do F/A-18 Super Hornet substituir os antigos F-4  japoneses.

Em uma coletiva de imprensa em Tóquio, Denton informou que o Ministério da Defesa pretende melhorar a prontidão do país para lidar com ataques cibernéticos, colocando mais ênfase na segurança cibernética. Apesar de nenhum contrato nesse sentido ter sido fechado ainda entre a Boeing e o Governo Japonês, o executivo disse que “nós (Boeing) estamos bastante esperançosos de que poderemos agregar algum valor ao Japão nessas áreas.”

Segundo Denton, a Boeing adquiriu recentemente a empresa Narus, especializada em proteção contra ataques cibernéticos, e a Argon ST, uma empresa de segurança. 

O executivo também expressou esperança de que o Japão vai escolher o Super Hornet da Boeing para substituir os caças F-4 da sua Força Aérea de Autodefesa, apesar do custo da compra dos aviões, considerados como principais candidatos, não ter sido incluído na requisição de orçamento do Ministério. ‘‘Uma coisa sobre a qual a Boeing está muito positiva a respeito é a crença de que um caça como o F/A-18 Super Hornet será um caça que pode atender às necessidades do programa FX, quando entendemos o que são os requerimentos completos”, disse Denton.   

Ele acrescentou: “Acreditamos que este será o produto mais acessível. ´Também pensamos que sua capacidade de produção sob licença permitirá que mais empregos sejam criados no Japão em um ambiente de co-produção.”

FONTE: Japan Today

FOTO: USN (Marinha dos EUA)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

66 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mario Blaya

olha tanto faz se o f-18 atenderá ou não as necessidades japonesas, o certo e que a Mitsubishi tem uma parceria de longa data com a antiga McDonnel douglas, que foi incorporada pela Boeing, e portanto o F-18 e o favorito para ser fabricado por la!

Paulo Silva

Com Certeza para o Brasil e a FAB, seria bastante eficiente.Acredito que os EUA para a Índia e Japao, estarao repassando toda a tecnologia que for solicitada. Infelizmente o procedimento deles no passado foi sempre com restricoes para nossa forcas armadas……
Abracos
Paulo

Antonio M

“…Infelizmente o procedimento deles no passado foi sempre com restricoes para nossa forcas armadas……” Caro Paulo, Basta o governo parar de querer abraças o mundo com as pernas e tudo se resolve. Não é possível querer apoio irrestrito dos EUA, dando “tapinhas nas costas” de ahmadinejad, Fidel, farcs. Viu a assembleia da ONU onde após o discurso do maniáco iraniano, as delegações de 30 países se levantarem e ir embora? Até Celso Amorin deve ter ficado com vergionha ! No passado as restrições foram ao governo militar, já que o governo Carter afirmou que não daria maior ajuda aos governos… Read more »

Aldo Ghisolfi

As restrições são feitas pelo Congresso, existem e, lamentavelmente têm procedência. O país não é confiável sob a ótica dos grandes, inclusive dos BRICs Rússia e China. É impossível compatibilizar uma política pró- Ahmadinejad com qualquer coisa Obama. Mais bolivarianos, Chávez, Evo, Lugo, Castros e tantos outros que só significam atraso; vivemos um recuo ideológico de uns vinte anos. Com todos os valores já contratados, a própria França, de uma hora para outra e sem maiores avisos pode romper os contratos feitos conosco… bem que gostaria de ver a EMBRAER montando (que fosse!), algumas dezenas de SHs…

Nick

Talvez o F-18 E Silent possa agregar algo mais, que o os F-2, mas o melhor seria um F-35 ou F-15 SE.

[]’s

Patriots

Caro amigo Antonio M. “Viu a assembleia da ONU onde após o discurso do maniáco iraniano, as delegações de 30 países se levantarem e ir embora?” Tbm não gosto desse ahmadinejad, pra mim é mais um ditadorzinho, só q ele não é o unico ditador no mundo, pq os EUA não ajudam a tirar todos os ditadores do mundo? E outra coisa, nisso q ele falou tem meia verdade, até hoje não está explicado completamente o caso 11 Setembro, é só contestarem os americanos na frente do Mundo (ONU) q eles não tem a maturidade de ouvir uma verdade e… Read more »

Mario Blaya

o congresso americano faz o papel de tira mal, o governo americano o tira bom, assim o comprador que pagou pelo leão e recebeu um gatinho não se sentira enganado.

a transferencia de tecnologia e a lorota do negocio, somente o que já esta ultrapassado e informado, o pulo do gato não é. ainda mais para uma pais como a India, que é parceirona da Russia e que copia tanto quanto a China!

Antonio M

Patriots disse:
24 de setembro de 2010 às 10:07

Caro Patriots,

Os tempos, as coisas mudam. Financiava quem fosse “anti-comunista” e isso acabou trazendo problemas pois a guerra-fria vinha “esfriando”; então perdia o sentido esses países manterem a linha dura no combate aos seus opositores, os comunistas. assim trataram também de combater esses governos que financiavam pois não interessava manter “ditaduras em nome da democracia”, uma incoerÊncia total e foram dando o recado para que começassem a redemocratização.

E vide o que fez o ahmadinejad recentemente, senão a manitenção de uma ditadura mesmo……

Antonio M

“…Em relação a direitos humanos, os EUA é o ultimo país do mundo a dar lição de moral sobre isso! …”

Nem de longe. Veja Cuba e Coréia do Norte.

Nem mesmo no auge de nossa ditadura militar, os exilados foram viver em Cuba, Coréia do Norte, URSS, foram para os EUA, Europa em Londres, Paris ….

Dalton

Patriots…

pela sua logica, então o ataque a Pearl Harbor foi realizado com o conhecimento de Roosevelt ???

Outra coisa…os EUA não queriam uma corrida armamentista aqui na
América do Sul, como exemplo, na década de 50, Argentina, Brasil e
Chile receberam cada um 2 cruzadores de mesmo tipo, para manter o
equilibrio.

A declaração do Presidente iraniano foi infeliz, assim como a negação do holocausto e mesmo a comemoração publica dos ataques por Saddam Hussein um ano depois, em 2002, em nada contribuem.

abs

A-Bomb

Eu ficaria surpreso caso a Boeing dissesse o contrario 🙂

Giordani RS

A Força aérea de Defesa do Japão, acredito, deverá formar um hi-lo entre o F-18SH e o F-15SE…eles precisam equilibrar a balança do Terror na região, principalmente com a china, mas ao sul a Austrália com SH e dentro em breve com F-35… “Antonio M disse: 24 de setembro de 2010 às 10:27 …Nem mesmo no auge de nossa ditadura militar, os exilados foram viver em Cuba, Coréia do Norte, URSS, foram para os EUA, Europa em Londres, Paris…” Esse assunto é bem fora de contexto, mas é uma grande verdade. Os “exilados” foram se refugiar no 1º mundo, tipo… Read more »

Vader

Tenho total convicção que o F/A-18E é bom o suficiente para o Japão. Lembrando que o F-15 é um caça caro e defasado (RCS, etc), e não há reboque (Silent Eagle) no mundo que conserte isso. Tanto é que a própria Boeing dá muito mais prioridade à venda da Vespa do que da Águia, que segue em banho-maria. O SH é um super-caça: poderoso, moderno, confiável, barato e com escala. O tempo do F-15 já foi. E se o Japão estivesse mesmo desesperado por um caça stealth iria de F-35. Tio Sam não lhe negaria sequer a condição de “Partner… Read more »

Henrich

excelente vetor pena que por razões ideológicas ele não vai ser novo caça da FAB.

Vader

Quanto ao off-topic do Sr. Paulo Silva, acho que a edição deveria começar a tesourar. Senão o post vai pro vinagre com tolices…

eduardo

Patriots disse: 24 de setembro de 2010 às 10:07 “Caro amigo, outra precipitação da sua parte, a nossa ditadura militar foi financiada pelo os EUA isso já está comprovado, como várias outras ditaduras aqui na américa latina e no mundo por causa do comunismo, então não faz lógica eles não nos ajudar em trasferência de tecnologia por causa de uma ditadura financiada por eles mesmos, isso é conversa fiada, eles são arrogantes mesmos em relação à qualquer tipo de transferência de tecnologia.” Os EUA apoiaram o golpe de 1964 e, na década de 70 no governo de J. Carter, passaram… Read more »

Mario Blaya

Antonio M -24 de setembro de 2010 às 10:27 naquela epoca, quem viajava para esses destinos ficava marcado nos serviços alfandegarios ocidentais, então boa parte desse pessoal seguia para paises limitrofes e depois pulavam a fronteira clandestinamente. Outros seguiam para o Chile onde havia certa liberdade. Eu duvido muito que exilados fossem para os EUA, pois este pais não recebia exilados marcados como sendo de esquerda. Lembro ainda que nem todos os exilados brasileiros eram ligados a movimentos armados, e nem mesmo comunistas, eram apenas contrarios ao regime militar. Por isso não teriam que seguir para Coreia do Norte ou… Read more »

Mario Blaya

Vader ; 24 de setembro de 2010 às 10:51 concordo que o F-15 e caro mas não é obsoleto. o F-18 recebeu up-grade para aguentar até o projeto do F-35 se consolidar de forma confiavel. Um belo tapa buracos sem futuro. A venda de versões tropicalizadas visa atender dois objetivos, amortizar os investimentos e de quebrar fragilizar concorrentes dos americanos nos mercados onde os russos não tem chance de vender. Como podemos ver pela lista de clientes do F-18. O F-18 e barato porque a seu ferramental basico da estrutura esta amortizado parcialmente, como o MIG-21 se estivesse em produção… Read more »

Rodrigo

Mario Blaya disse:
24 de setembro de 2010 às 11:32

O F18 é o tapa buraco, que será usado segundo a USN e não a Boeing além de 2035.

Será que vão tapar o buraco de Cajamar com ele ? 😉

SH e Hornet, em comum tem só o F-18, dai para frente não existe termo de comparação.

Humberto

Vou deixar aqui os meus pitacos.. Os Americanos vetam equipamentos? Sim. Por que? 1-) Quando o comprador não é confiável ou está do outro “lado”, coisa mais do que óbvio – Brasil não está neste item; 2-) Quando a compra do equipamento americano pode “desbalancear” o equilibrio da região, neste caso a explicação não é tão simples. Se a região é digamos aliada, esta regra vale (o Brasil já foi vetada por este quesito), agora, se na região existe algum adversário mais contudente (ou o tal contra os interesses americanos) com os gringos esta “regra” não vale. Aqui vai um… Read more »

Marcelo Silva

Que surpresa em saber que o Japão ainda opera F4 !!!!

JZG_Pedro

O Japão fica nessa tensão com a China, e acha que não precisa entrqar no JSF, que F-18 pode dar conta etc? É bem provável que a China comece a ficar mais agressiva nas disputas com o Japão, que os dois não morrem de amores um pelo outro, tem visões opostas e ainda por cima disputam territórios ou áreas de influência (indiretamente, no caso japonês, pelos EUA). Quando a Rússia resolver vender o PAK-FA pra alguém, a China deve ser preferência… os Sukhois que já tão lá dão trabalho suficiente para uma força de F-18 em inferioridade numérica, para dizer… Read more »

Ivan

Giordani RS e Vader, Acredito que o F-18 E/F SuperHornet, particularmente o F biposto, é um excelente caça de geração 4.5 (ou 4.5 plus, ou +++), sendo, provavelmente, mais econômico e com célula mais moderna que a família F-15 Eagle, mesmo os Strike Eagle. Em termos de força bruta, como carga paga total ou potência dos motores, ficaria um pouco atrás dos Eagle. Mas força bruta, hoje em dia, talvez não seja o principal ponto. Contudo gostaria de chamar atenção para alguns pontos. Primeiro: O SuperHornet, em que pese a padronização e ganho de escala com RAAF e US Navy,… Read more »

Rodrigo

JZG_Pedro disse:
24 de setembro de 2010 às 12:18

O Japão tem o seu próprio projeto Stealth.

É bom lembrar que o Japão teve o seu parque industrial( um bilhão de anos luz a frente do nosso), no início com patrocínio dos gringos malvados e defloradores de virgens.

Agora eles tocam o barco sozinhos.

Ai eu pergunto..

Não é mais uma questão de cultura do país de investir em P&D e educação, do que de assinar parcerias ?

Vader

JZG_Pedro disse:
24 de setembro de 2010 às 12:18

“Quando a Rússia resolver vender o PAK-FA pra alguém, a China deve ser preferência”

Quando e se o PAK-FA ficar pronto, duvido que a Rússia jamais o venda à China.

Até paciência de russo tem limite. Eles aprenderam a lição com os Sukhois que venderam pros chinas.

Sds.

Mario Blaya

Rodrigo disse

vc acredita mesmo que o f-18 estara em algum PA americano daqui a 15 ou 20 anos? o F-14 começou a sumir do deck com menos de 25 anos de uso, o F-18 tendo adversarios muitos superiores a ele vai ficar 30!

Rodrigo

São palavras da USN e não da Gazeta do Rodrigo.

Veja as projeções deles e você vai ver que o F35, será o complemento a frota do SH.

Acredito que a USN conheça mais do assunto que eu.

Mario Blaya

Humberto disse em 24 de setembro de 2010 às 12:01 ……

caro Humberto,

mas isso apenas confirma o que todos já sabem, resumidamente, os americanos vendem o que querem para quem querem e como querem. Por isso que Israel esta comprando F-35 mais barato que a propria USAF (segundo numeros da imprensa).

A malandragem está em que no momento da venda fazem uma oferta que não podem garantir, e depois retornar as negociações com os outros concorrentes, será mais duro ainda, pois certamente a vantagem do comprador se foi!

GBeck

Ademais, esse negócio de obsolência de meios é bem relativo. Abre uma Air Forces Monthly e acompanhe os principais exercícios e verá que a proficiência de caças da década de 80 bem equipados e atualizados a nivel de sistemas ainda dão um bom caldo. Acho muito exagero essa história de que tudo ficou obsoleto com a chegada de F-35/F-22/ Pak-FA. Ainda estou bem cético com relação à isso.

Sérgio Araújo

Sérgio Araújo acredita que Super Hornet atenderá às necessidades do Brasil.

Paulo Silva

Vader disse:

24 de setembro de 2010 10:54

Caro Vader, no meu post somente alertei que seus vetos(transferência de tecnologia) no passado, deixaram o GF com uma dúvida sobre a seriedade da proposta americana.Somente isso.

Abracos

Paulo

Andre

Pessoal, o Japão não tem um caça próprio (se não me engano derivado do F-16 mas muito melhor)? Seria necessário mesmo aviões F-18??

ALDO GHISOLFI

EDITORES: despicienda a propaganda política, com o que concordo; mas não há como comentar o veto do Congresso norte-americano à transferência de tecnologia (principalmente lendo o artigo) sem comentar, ou ao menos apontar, as diferenças ideológicas entre eles e nós, que é o que justifica em grande parte o veto. E aí, lamentavelmente, discute-se política… não justifico, nem peço que permitam nada que não tenha sido decido por quem tem o poder de decisão mas, opino, censurar os comentários só em último caso.

GBeck

Andre, sim, eles tem um da Mitsubishi, meio derivado do F-16, o F-1. Mas os requerimentos são para substituir o F-4 Phantom, um caça bombardeiro, com uma ótima capacidade de armas e bimotor, de outra categoria. O F-1, produzido localmente, opera ao lado do F-4 e não é considerado substituto para ele. Por isso a procura de outro equipamento.

massa

Na verdade o Japão queria os F22s… Pois seria a solução ideal pro seus velhos F4-Js e alavancariam o projeto japonês de caça sthealt, através do “know how” ianque. Não sei se compensaria os F18 pra eles, além de tecnologicamente não acrescentarem em nada a industria aeronáutica nipônica, sairia muito caro montarem uma linha de montagem no Japão para apenas alguns aviões (~40). Existe a hipótese de eles não comprarem nenhum avião agora e optarem em modernizar seus F15s mais antigos, com o dinheiro economizado, aceleram o programa ADT-X sthealt. A grande verdade é: o Japão precisará substituir seus caças… Read more »

Edson

Moro no arquipelago aqui comentado,e so para confirmar em okinawa
tem sim os F22 na base de Kadena fixos sim..

Mario Blaya

o que a US Navy diz pouco importa, daqui a 10 anos ela pode muito bem dizer que o cenario mundial mudou e o F-18 não tem condições de atender as novas exigencias blá blá blá.

alias eu penso que será mais ou menos isso mesmo. O f-18SH e uma gambiara em um belo papel de presente!

Leandro

Por que o Japão pode montar F-18 e o Brasil não? Qual a diferença entre a Mistubish Heavy Industries e a EMBRAER?
Ainda acho que em termos de logisticas, confiabilidade de material e prazos de entrega, o F-18 SH é a melhor opção para a FAB.

Hoje o Japão conta com um cast de caças de combates formado pelos F-15, F-4, F-2…
Se o F-18 pode vir a substituir os F-4, que caça se encaixa para substituir o F-2 e o F-15?
Hoje a Força de Auto Defesa do Japão, pode fazer frente as Forças Armadas chinesas?

Sagran Carvalho

Tapa buacos ou não, dos 3 que sobraram na nossa short list, o SH é o que mais me agrada, principalmente se fossem o pontapé inicial para futuramente ( sonho meu ) adquirirmos o F35!!! Quanto aos projetos japoneses, os mesmos adquirirao o caça que quiserem como tampão até o desenvolvimento/produção de seu projeto stealth local.

Rodrigo

Mario Blaya disse:
24 de setembro de 2010 às 14:23

Beleza!! Cada um com a sua opinião.

Mario Blaya

gente, falando serio, alguns comentarios mais parecem coisa de torcida, o f-18 e lindo e o rafale e lixo, ou o rafale e top e o grippem e piada. Nenhum desses aparelhos e inutil ou inepto para a sua função original. a compra de um sistema de armas não pode ser feito apenas baseados em criterios como o valor (importante), ela tem no componente politico um fator importante. O Brasil quer marcar posição como lider regional, e um lider regional que fique militarmente atrelado aos EUA, na america latina não tem nem autonomia nem respeitabilidade. Ao comprar caças franceses ficamos… Read more »

Rodrigo

A nacionalidade do equipamento para marcar posição é irrelevante..

Aqui temos equipamento:

Americano;
Francês;
Inglês;
Alemão;
Belga;
Sueco;
Italiano;
Russo;

Esqueci algum ?

O que existe é a intenção de confrontação, ai sim justifica adotar ou não determinada nacionalidade.

Mas como eu falei em outro post, o que adianta evitar os gringos e se amarrar e de corpo e alma com subalternos deles ?

Pensar diferente disto é viver no mundo de conto de fadas PTista.

Mario Blaya

acho que não se trata de marcar posição, mas sim ter a disponibilidade do equipamento em qualquer condição politica.

os equipamentos auxiliares podem ser que qualquer procedencia, mas os sistemas capitais não, por isso imagino que um caça ou um submarino não pode estar sujeito aos humores do senador da Loisiania que tem uma produção de açucar que não tem como enfrentar a produtividade brasileira e quer subsidios.

bom, vamos simplificar, os interesses politicos franceses na america latina tem a mesma intensidade que os interesses americanos? qual dos dois fará mais questão de intervir na politica local?

Francisco AMX

“vc acredita mesmo que o f-18 estara em algum PA americano daqui a 15 ou 20 anos? o F-14 começou a sumir do deck com menos de 25 anos de uso, o F-18 tendo adversarios muitos superiores a ele vai ficar 30!” Mario Blaya, vc sintetizou a lógica, do uso do SH pela USN, em 3 linhas! Os USA usam o B-52 ainda… mas poderiam usar o B-52 contra a China? contra a Russia? ou contra um inimigo com defesas AA de nível?…. vão poder ajudar a defender Taiwan e Japão, dentro de 10 anos, da China com SH como… Read more »

Francisco AMX

Mario Blaya disse:
24 de setembro de 2010 às 14:38

Concordo com este pensamento Mario, vamos torcer para que seja esta a linha do GF/MD… e que a FAB/EB/MB se convençam que é por aí… parece que a Marinha está bem a frente…. vamos torcer!

Abraço!

Raptor

A Boieng se expandirá em outros setores além da aviação.. O assunto estratégico mais importante da notícia e ninguém comenta: “Em uma coletiva de imprensa em Tóquio, Denton informou que o Ministério da Defesa pretende melhorar a prontidão do país para lidar com ataques cibernéticos, colocando mais ênfase na segurança cibernética. Apesar de nenhum contrato nesse sentido ter sido fechado ainda entre a Boeing e o Governo Japonês, o executivo disse que “nós (Boeing) estamos bastante esperançosos de que poderemos agregar algum valor ao Japão nessas áreas.” O campo cibernético caminha para a mesma importância do que a aviação o… Read more »

GBeck

“.. nada que não pudesse ser feito com o C/D… até mesmo a moderna suite de equipamentos do SH poderia ser instalada na versão C/D, com algumas pequenas mudanças, haja visto que a fuselagem de ambos é de mesma largura/diâmetro, do radome até o início do bordo de ataque…” Será mesmo?? Tenho muitas dúvidas quanto a estas simplificações… Ademais, a carga paga do Super Hornet é bem maior do que a do F-35. Pra um avião multirole, faz toda a diferença. O que vai compensar pro lado do F-35 são as táticas, que certamente serão diferentes do que aquelas usadas… Read more »

Almeida

Força Aérea de Auto Defesa do Japão:

Mitsubishi F-2 A/B: 44/33 (total de 94 planejados até 2011)
F-4 Phantom II EJ: 91
F-15 Eagle J/DJ: 135/45

Fábio Mayer

Leandro,

O Japão quer comprar uma quantidade muito maior que 36 unidades de SH(s), razão pela qual, é possivel para ele produzi-los localmente, o que 36 míseras unidades não autorizam para o Brasil.

Ademais, o Japão é um país rico, cujo parque industrial é tão ou mais moderno que os dos EUA. Montar uma fábrica de SH(s) lá é moleza, aqui, seria tão complicado quanto criar uma nova embraer.

Dalton

“vc acredita mesmo que o f-18 estara em algum PA americano daqui a 15 ou 20 anos? o F-14 começou a sumir do deck com menos de 25 anos de uso, o F-18 tendo adversarios muitos superiores a ele vai ficar 30″ Do jeito que a marinha exige dos seus Super hornets, 20 a 25 anos é o que a marinha esperava deles, portanto é muito razoavel que em 2030 , 2035, para os mais recentes fabricados, o Super Hornet ainda estará voando, até porque, nem todo alvo é tão bem defendido e novos updates e armas como a AGM-158B… Read more »