Ministro afirma que não há requisitos para compra de caças

9

Miguel Jorge desmente necessidade da encomenda de cargueiros para escolha de empresa

Barra de Cinco Pixels

F-X2 logo by www.aereo.jor.br

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, desmentiu, nesta terça-feira (01/06), que a encomenda de 12 aviões cargueiros KC-390 da Embraer seja um dos requisitos para a definição da empresa que fornecerá 36 caças supersônicos para a renovação da frota da FAB (Força Aérea Brasileira). A afirmação havia sido feita pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, no final do mês passado.

De acordo com Jorge, não há requisitos nas negociações da licitação FX 2, que definirá qual empresa fornecerá as aeronaves para a FAB. “A compra dos caças não está veiculada a nenhum outro negócio”, afirmou Miguel Jorge durante a abertura do Encontro do Comitê Mundial de Trabalhadores da Volkswagen, em São Bernardo.

Dentre as aeronaves que concorrem na licitação, estão o Rafale, da empresa francesa Dassault, considerado por empresários um avião pronto, mas que ainda não foi vendido para nenhum país. O F-18 da Boeing também está na disputa. A terceira aeronave concorrente é o Gripen NG, da empresa sueca Saab, aeronave recomendada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que definirá a escolha, pela própria FAB.

O Ministério da Defesa também deverá entregar um parecer técnico ao presidente da República indicando a aeronave que melhor atende os interesses brasileiros. A transferência de tecnologia para a produção de partes dos caças no País é um dos aspectos mais valorizados na licitação.

Região – Caso o governo federal escolha o Gripen NG, São Bernardo deverá receber um polo aeronáutico. O terreno para o empreendimento já está definido e deverá ser às margens do Trecho Sul do Rodoanel. A produção do caça deverá gerar 1.200 novos empregos na Região. A expectativa é que seis mil postos de trabalho e 22 mil indiretos sejam criados no País.

FONTE: ABCD Maior

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DrCockroach

Eh uma pena que este Ministro nao faz parte do Conselho de Defesa Nacional. Sao poucos os que enfrentam o Lobim; os nossos Ministros Militares devem receber do Lobim um “fiquem quietos que existe hierarquia!” ou qualquer coisa parecida.

[]s!

grifo

Caro DrCockroach, a opinião do Lobim, do Miguel Jorge, do Conselho de Defesa Nacional não valem rigorosamente nada.

A única coisa que importa é o que o Lula pensa. Se ele quiser que dê Rafale, vai dar Rafale. Se ele quiser Gripen NG, vai ser Gripen NG. E se ele não quiser nada, não vai ter nada.

Danton

O importante da notícia é a sinalização de que o NJ não está com o poder que pensa que tem.
Também importantes são o local e as circunstâncias onde foi feito o comentário: São Bernardo do Campo, na presença do Presidente e do Prefeito Luiz Marinho.

Latino

Muita boa noticia para minha região (grande abc ) 1200 empregos diretos e 22 mil indiretos fazem muito peso para a escolha .

sds

denner.miranda

Se o Gripen for o escolhido, ate meu estado o Piaui receberá beneficios

DrCockroach

Prezado Danton, Realmente isto eh interessante. Desde o primeiro de maio, quando o Luiz Marinho esteve com o Lula, que ele nao se pronuncia. Uma hipotese era de que o Lula tivesse dito p/ ele que o Rafale estava escolhido e que ficasse quieto. Mas como a movimentacao dele, da CUT, e do Miguel Jorge continuam, me parece que realmente o Nosso Guia ainda nao decidiu. Se tivesse dito p/ eles ficarem quietos p/ nao criar problemas, nao tenho duvidas que ficariam. . Todos sabemos que o Lobim jah fez a escolha dele faz muito tempo. Mas concordo com o… Read more »

Vader

Hehehe, tá ficando sem moral hein Lobim? Ahahahah…

Toma desmentido na tua cara, seu bufão-veste-fardas! 🙂

Marcos

E agora?
Qual a outra desculpa que o NJ vai inventar?
Cuidado NJ, nem todos estão deibaxo da sua saia.

Misael

Tava lendo uma das revistas Força Aérea, de 11 anos atrás.

Então, numa das materias, daquelas pequeninas que passam despercebidas,noticiava-se que os franceses estavam comprando 20% da EMBRAER.

Interessante, não?