F-X2: governo anunciará vencedor até o final deste mês, diz Jobim

5

finalistas-f-x2 - montagem

vinheta-clippingO ministro Nelson Jobim (Defesa) disse que o governo brasileiro deverá anunciar o vencedor do programa de renovação da frota de caças da FAB até o final deste mês. Jobim vai se reunir com o presidente Lula na sexta para apresentar um relatório com uma exposição de motivos e defender a escolha de um dos concorrentes.

Oficialmente, estão na disputa o francês Rafale, o sueco Gripen NG e o norte-americano F-18 Super Hornet. A Folha revelou, em fevereiro, que a questão da transferência tecnológica deverá levar à escolha do Rafale, apesar de o relatório elaborado pela FAB mostrar o Gripen como o melhor avaliado dos três.

O relatório a ser entregue a Lula contém a opção por um dos aviões. Hoje, após receber uma medalha da Assembleia Legislativa gaúcha, o ministro voltou a defender que a transferência tecnológica tenha prevalência no negócio, que pode chegar a R$ 18 bilhões, caso se confirme a compra do Rafale.

“Não estamos comprando avião, nós estamos trabalhando com pacote tecnológico para o desenvolvimento da empresa nacional”, disse o ministro. Além da “aliança estratégica” com a França, a base da possível escolha do Rafale é o fato de o Gripen e o F-18 terem peças fabricadas nos Estados Unidos, que têm uma política mais restritiva de transferência tecnológica e poderiam impedir vendas de caças brasileiros com componentes americanos no futuro.

Esta reunião decisiva já foi adiada antes. Inicialmente prevista para março, a definição foi protelada para abril e agora para este mês. Após a exposição de Jobim, Lula deve reunir o Conselho de Defesa Nacional antes de anunciar publicamente a opção. “O conselho dá uma opinião, não decide. O presidente toma decisão”, afirmou.

A concretização do negócio, segundo o ministro, deverá sair ainda em 2010, último ano do mandato de Lula, após a discussão dos termos dos contratos financeiros e comerciais com a fabricante escolhida. Se o cronograma agora anunciado por Jobim estiver correto, será o desfecho de novela do programa FX, que teve início ainda no governo FHC.

FONTE: Folha online

VEJA OUTROS PRAZOS:

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

E aí? Agora vai? Façam suas apostas…

Quanto ao “vencedor” de Lobim, já sabemos qual será… e já sabemos que alguns órgãos do judiciário terão muito trabalho nos próximos meses/anos…

Sds.

osorio

Pois é vader,mas eu acho que esse fx-2 subiu no telhado mesmo,com as eleições se aproximando,e a candidata do cara ainda não emplacou,sei la ele vai é enrolar e empurrar pro proximo governo,se ele anunciar o rafaleco,vai pagar um mico internacional pois o proximo presidente vai cancelar com certeza.

denner.miranda

May the force be with you… rsrs simm é apenas mais uma data, acho que num sai mais nada vamos esperar o proximo presidente infelizmente…

Marcos

Caros colegas Como já havia dito em outros posts, são um conjunto de situações para que o Rafale fosse anunciado (O que já duvido muito). Dentre eles, está para mim o principal, que era o “deslanchamento” de sua candidata, o que até agora não ocorreu. Nj, com o passar do tempo, está caindo no ridiculo, pois ninguem mais acredita no que ele fala. Depois do fiasco, que está sendo no caso “Iran”, e mais, as divergencias sendo discutidas em torno das barreiras agricolas da UE em relação a America Latina, cuja a sua principal defensora é a França, parace que… Read more »

curvo

Só espero que não me venham com o enlatado Francês, pelo menos os norte-americanos tem mais know-how em enlatados (hehehehe) e os suecos aprenderam bem a lição e tem semlhanças muito boas conosco (desenvolver o básico e pegar o que há de melhor no mundo) !!!
Alíás se alguém conhecer TQS, vai entender que é essa a melhor forma de proceder, para quem não tem o foco no desenvolvimento de aviônicos, turbinas, etc… , faça o que tem de melhor !!!