iraq-iran-500

O jornal Herald Scotland noticiou que os EUA estão fazendo o transporte de um lote de bombas “bunker-buster” para a Ilha de Diego Garcia, no Oceano Índico. O envio das bombas está sendo interpretado como uma preparação para o ataque às instalações nucleares do Irã.

A questão que se levanta é se os EUA atacariam primeiro ou deixariam Israel tomar a iniciativa. Abaixo, as possíveis opções de Israel para o ataque.

israel_iran_invasion

SAIBA MAIS:

http://www.heraldscotland.com/news/world-news/final-destination-iran-1.1013151
Subscribe
Notify of
guest

116 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro

Vish… o terror vai começar.

Raul

Se Israel tentar um ataque unilateral, vai se dar muito mal.

Uma evidência muito forte de um ataque ao Irã é a movimentação de tropas isralenses na fronteira com o Líbano, na preparação de um confronto contra o Hezbollah, financiado pelo Irã.

Antonio M

Vai feder ….

Latino

Mais uma guerra ,(se acontecer mesmo )sem sentido .
Seu presidente, Mahmoud Ahmadinejad, é um ideólogo messiânico.para não falar louco .
Vive dizendo que vai destruir Israel .

minha opinião pessoal é de que Israel tambem abusa dos arabes mereciam tambem uma bela liçao ,fazem o que bem entendem com os palestinos ,,tomara que os s-300 do irã estejam funcionais .

Edmar

Caros Amigos.:

Não sei se o “Ataca” vai ser agora, ou seja, neste momento, mas, um ataque ao Irã parece inevitável!!!
Sei que o Irã possui alguns “F/A-14 Tomcat” e uns “F-5 Tiger” e não sei se conseguiria interceptar caças como os “F-15 Eagle” ou os “F/A-18 Super Hornet”.
Parece que o “Oriente Médio” esta sem socego”.

Abraços aos Amigos do Blog.

Edmar

Caros Amigos.:

Outro ponto é que, será que o Irã já possui alguns mísseis de longo alcance já prontos?
Porque se tiver algum, uuuummmmm, ai o bicho pega!

E bem lembrado o comentário do caro amigo Raul, “o Irã financia o Hesbollah”…

Vamos aguardar.

Abraços.

mottaeiras

Mais uma querra “preventiva”. Para depois se descobrir desnecessária, pelos motivos propostos.

João

O Pedro tá certo mas, não era de se esperar outra coisa. Esse Armadinejah é um verdadeiro idiota com declarações, no mínimo, desafiadoras, como duvidar do Holocausto e dizer que o atentado de 11 de Setembro foi uma farsa. Esse cara é um maluco e não resta ooutra alternativa ao ocidente senão “segurá-lo” antes que seja tarde.

Felipe Cps

Será que agora vai? Será que ainda dá tempo de barrar a produção da bomba iraniana? Penso que os políticos (US e Israel) estão esperando demais para deflagrar esse ataque. No mais, o gráfico coloca Arábia Saudita e Jordânia como “espaços aéreos hostis”. Não sei até que ponto isso pode ser tido como realidade. A verdade é que se um Irão nuclear deixa Tio Jacó de cabelos em pé, tampouco deixa contentes as monarquias árabes sunitas. É sempre bom atentar ao fato de que as rivalidades entre sunitas e xiitas são muito mais antigas (e sangrentas) do que a entre… Read more »

Danilo

Necessaria para manter a industria belica americana funcionando, ja que a unica coisa que não vai mal la é a industria da guerra, opção para manter ativa a economia americana.

Lamentavel que seja desta forma.

Saudações,

Bruno

Felipe, concordo com quase tudo que você falou , menos que o irã não tenha meios para fazer um contra ataque. Foi noticiado mês passado pelo ministro da defesa iraniano que eles possuiam mais de 10 mil misseis Shahab-3( alcance 2000 km). Fora ainda as declarações que qualquer inimigo capturado no pais persa teria as mãos cortadas.( efeito psicológico).

RL

Como ficará o Brasil nesse episódio? Acredito que como sempre esteve, neutro. Isso ai pode inclusive desencadear uma querra muito maior do que se imagina.

Ai vem outro pensamento. E o Chavito? Como deverá ficar? Com ciumes de vela na mão, já que por lá, esta tudo no escuro mesmo.

eduardo

Interessante a opção pelo uso dos Dolphins no Golfo Pérsico. Se eles de fato estiverem equipado com uma versão de maior alcançe do míssil de cruzeiro AGM-142 Have Nap, talvez possam fazer ataques com alcance de até 1.500 km a partir da costa do Iran. Agora não sei de a carga explosiva é capaz de penetrar nos abrigos onde os iranianos acomodaram seus equipamentos nucleares.

Felipe Cps

Bruno em 22 mar, 2010 às 12:14:

Bruno, quanto aos mísseis talvez vc tenha razão, mas Israel tb tem um montão de baterias de Patriot. Não conhecemos as capacidades do míssil persa, mas não deve ser muito melhor que os Scuds de Saddam.

No mais, o ataque será de precisão. Se o Irão contra-atacar indiscriminadamente a população de Israel, poderá sofrer um ataque de proporções inimagináveis (talvez até atômico), lembrando que Tio Jacó não tem tantos pudores em usar seus arsenais como teria o Tio Samuel.

Sds.

fredy

Fui totalmente contrário a guerra do iraq e considero que o sangue de todos os que pereceram nesse conflito hediondo estão nas mãos do senhor Geoge W. Bush. Da mesma forma acho que será um equívoco gigantesco do companheiro Obama realizar um “ataque preventivo” contra o Irã. Isso só iria fomentar o ódio dos mulçumanos pelos americanos e companhia limitada o que certamente acarretaria novos atentados terroristas por todo o mundo, além de estimular a coreia do norte a expandir o seu programa de armas nucleares. Isso sem falar no inevitável contra ataque que será desencadeado contra israel (mas os… Read more »

Edmar

Caros Amigos, Felipe CPs, Eduardo, Galante, Póggio, RL, Danilo, João e outros amigos do blog.: Não sei se o “Ataca” vai ser agora, ou seja, neste momento, mas, um ataque ao Irã parece inevitável!!! Sei que o Irã possui alguns “F/A-14 Tomcat” e uns “F-5 Tiger” e não sei se conseguiria interceptar caças como os “F-15 Eagle” ou os “F/A-18 Super Hornet”. Parece que o “Oriente Médio” esta sem socego”. Outro ponto é que, será que o Irã já possui alguns mísseis de longo alcance já prontos? Porque se tiver algum, uuuummmmm, ai o bicho pega! Imaginem, “o Irão conseguir… Read more »

Ozawa

Desacredito. Com 2 frentes de batalha, uma no Iraque e outra no Afeganistão. 3 bilhões de dólares de déficit em conta corrente.

Crise no mercado imobiliário que é integrado, por especificidades da economia americana, com diversos outros produtos finaceiros, criando assim, a reação dominó…

Duvido, reitero, duvido, ao menos até o final desse ano.

Fabio Mayer

O Irã teria sua força bélica pulverizada em horas, o que não signifa que perderia a guerra, como os talibãs demonstram muito bem no Afeganistão ou ainda os problemas iraquianos. E invadir o Irã seria a mais completa loucura. O país vive um regime religioso, não existe coisa pior num inimigo que fé ega em dogmas religiosos e nos seus líderes espirituais, seria uma carnificina que os EUA e Israel não conseguiriam manter. Mas penso que algo extremo assim só vai acontecer se os EUA tiverem a certeza de que não haverá reação de árabes ou afins tais como Egito,… Read more »

Alex Nogueira

Como sempre os EUA necessitam de uma guerra para fazer sua economia crescer, de quebra vai pegar algum petroleo lá existente, quando será que eles vão colocar o Brasil como inimigo terrorista para arrumarem uma desculpa para virem pegar nosso petroleo e nossa agua?

joaovws

desculpem o off topic, testando o avatar =o]

rogerio

O Brasil é um cão vira-latas sem dentes, não tem nem terá influência nenhuma nesse processo, por mais que nosso presidente faça as vezes de senhor da paz. concordo Fabio Mayer ,quando será que eles vão colocar o Brasil como inimigo terrorista para arrumarem uma desculpa para virem pegar nosso petroleo e nossa agua? e Alex Nogueira daqui a alguns anos devido ao aquecimento global outra ja tem gente vindo roubar agua aqui

Alex Nogueira

Isso quando algum país desenvolvido não exporta lixo para o Brasil, como no caso dos contâiners. Torcer para não haver outra guerra agora, pois o mundo está se recuperando dos efeitos da crise econômica que também foi causada em grande parte pelos americanos do norte.

Felipe Cps

Fabio Mayer em 22 mar, 2010 às 12:48: Fábio, só pra pontuar, uma invasão ao Irão é inviável (pra não dizer impossível) dado o tamanho do país, e acho que nem o mais fanático israelense ou o mais recalcado redneck pensaria nisso. O objetivo não seria a conquista territorial, mas apenas a aniquilação das instalações nucleares iranianas, atrasando suas pretensões atômicas em algumas décadas. Mais ou menos como foi com o Irak de Saddam, mas num grau um tanto mais complexo, por se tratar de um país bem mais avançado tecnologia e militarmente. Quanto à Força Aérea Iraniana esqueçam: mesmo… Read more »

Alex Nogueira

Sem contar que como no Iraque após ter sido destruido, são as empresas americanas que estão se enchendo de dinheiro para reaparelhar as FA deles…… com certeza vão querer fazer o mesmo no Irã.

Bruno

Se o irã lançar algum missel que cause algum desastre muito grande em Israel eu tenho minhas duvidas sobre Israel lanças um missel nuclear tático que todos sabemos que eles dispõe, e se isso acontecer… prefiro nem pensar em mais nada.
Abraço pra galera do Blog.

Felipe Cps

rogerio em 22 mar, 2010 às 13:00: Me desculpe amigo, mas essa história de roubar água nossa é lenda de internet. Se eles quisessem pegar água de algum lugar pegariam dos pólos, onde está mais de 80% da água doce do planeta, mais perto, mais pura (sem doenças ou parasitas tropicais) e que, além de tudo, ainda bóia (com meia dúzia de rebocadores, dá pra deslocar enormes massas). Não caia nessa amigo… Alex Nogueira em 22 mar, 2010 às 13:10: Alex, essa história dos contêineres foram empresas de brasileiros na Inglaterra que encaminharam para cá o lixo. Esse o valor… Read more »

Fabio Mayer

Felipe CPS, O problema é que o Irã não é um país pobre, muito menos um país destituído de inteligência. Destroem instalações nucleares hoje, em 10 anos eles estarão ameaçando Israel com a produção de armas nucleares de novo. E o Iraque já demonstra que não existe guerra cirurgica: ou invade ou o problema continua, porque uma vez atacado, o Irã ficará em posição ainda mais radical anti-israel e propenso a fazer todas as loucuras possiveis… perdido po 1, perdido por 1000, pouco importará. Eu penso que ao atacar o Irã, entra-se nm caminho sem volta, de necessariamente invadi-lo, a… Read more »

Nick

Israel já deve estar com os planos de bombardeio prontos. Só esperando o “sinal verde” dos Americanos. Ou talvez vão bombardear do mesmo jeito mesmo sem a anuência Americana.

O cenário é mais complexo que o bombardeio da Usina Iraquiana, mas não duvido da capacidade Israelense.

Aguardemos.

[]’s

Fabio Mayer

Agora, também acho que é MITO essa hstória de quererem a água do Brasil ou o ptróleo do Brasil. A Venezuela está aí, nos calcanhares dos EUA, com seu presidente falando bobagens todos os dias e nem por isso os EUA invadiram o país para controlar as reservas da PDVSA.

Alex Nogueira

Digo agua e petroleo como maneira simbolica, mas com certeza se em algum momento o mundo tiver agluma reviravolta climatica ou algo assim ou mesmo quando houver necessidade por parte dos EUA de algum de nossos bens materiais, ou quando eles acharem convenientes por qualquer motivo que seja, com certeza estaremos em grande apuro.

Alex Nogueira

Irã e Iraque já foram parceiros do EUA.

Pedro

O Iran não precisa acertar diversas vezes israel, ou afundar uma task force inteira. Basta um Shahab armado com uma unica ogiva nuclear (não precisa ser material fissil não, pode ser “uma bomba suja mesmo”) estourar em jerusalém que Israel acaba. Afinal a briga toda na região se limita a uma discussão básica: quem fica com Jerusalem…(Na minha modesta opinião deveríamos fazer uma Cruzada, com uma força unida de EUA, Reino Unido, França, Italia, Russia e Alemanha e tomarmos aquela cidade pro ocidente e pronto…acabou a guerra na região..hahahaha- Intituiriamos o estado da palestina, voltaríamos Israel pros limites estabelecidos pela… Read more »

Alfredo.Araujo

Nao acredito nisso pelos seguintes motivos:

1º – Os EUA ja estao envolvidos até o pescoço com 2 guerras aparentemente sem fim, onde a sua opniao publica está enxendo o saco para q eles deixem para la…

2º – O Obama subiu ao poder prometendo tirar o país das duas guerras, ele nao abriria uma terceira frente de batalha…

3º – Os EUA botaram o pau na mesa nessa ultima rodada de cartadas do jogo entre palestinos e israelenses. Eles iriam bater, diplomaticamente, em Israel com uma mao e pedir ajuda em um ataque ao Iran com a outra?? Estranho…

HKozamek

Faz tempo que Israel esta ensaiando esse ataque.
No 1º semestre de 2008 a IAF fez um treinamento em conjunto com a HFA no mediterraneo para que Israel pudesse testar a capacidade de dectação/tacticas das baterias S300 que a Grecia possui em Creta. Detalhe para o nome do exercicio “Glorious Espartan”
E isso so veio a publico quase no fim do ano pq os EUA tinham vetado o ataque.

Felipe Cps

Fabio Mayer em 22 mar, 2010 às 13:22 “ou invade ou o problema continua” Concordo contigo em termos, mas o fato é que não dá pra invadir inteiramente um país do tamanho do Irão: seriam necessárias tropas do mundo todo, em diversas frentes. Nem os EUA com todo seu poderio bélico teriam tal capacidade, ainda que não tivessem Irak e Afeganistão pra se preocupar. Uma invasão militar terrestre ao Irão faria a Al-Qaeda e os Mujahedeen do Taleban parecerem escoteiros treinando orientação num domingo de sol… Veja só, apenas Teerão tem 7 milhões de habitantes: não se “toma” uma cidade… Read more »

Rogério

O blog poderia colocar uma matéria sobre a Operação Opera.

[]s

Rogério
Junior

Israel que é acostumado a bater em cachorro morto, se entrar nessa sozinho, estará pondo todo seu Estado judaico em risco, já que o Irã possui vários mísseis de alto alcance e poder destrutivo, que nao se comparam aos lançados pelo Hamas, Hezbollah ou os antigos Scuds.

Rogério

Sr Junior em 1981 o Iraque não era cachorro morto e veja o link posto ai em cima da operção que eles realizaram.

[]s

Francoorp

Pra mim não vai dar em nada, Israel não tem nenhuma intenção de unificar o mundo arabe en torno do Irã, e um ataque contra eles teria uma grande possibilidade de realizar isso!!! Reconheço que existem “N” etínias e crenças dentro do Islã, mas vale lembrar que a possibilidade de unificar todas contra um inimigo comum já foi realizada em baixa escala, contra a URSS no Afeganistão, e neste caso contra o Irã teria sem dúvida alguma uma resonância maior no mundo árabe inteiro!! Vejo estes projetos e lembro sempre dos Nazistas, confiavam tanto na Blitzkrieg acreditandoque a ação seria… Read more »

Felipe Cps

Pedro em 22 mar, 2010 às 13:35 “O Iran não precisa acertar diversas vezes israel, ou afundar uma task force inteira. Basta um Shahab armado com uma unica ogiva nuclear (não precisa ser material fissil não, pode ser “uma bomba suja mesmo”) estourar em jerusalém que Israel acaba.” Eita amigo, sua análise geopolítica, conquanto eu não concorde com o viés, foi interessante, mas essa no meu ver está errada. O amigo subestima muito a capacidade de Israel de sobreviver e de revidar, e todos que fizeram isso até hoje (árabes) se arrependeram de tê-lo feito… No mais cabe lembrar que… Read more »

rogerio

Sim eua necessitar Alex Nogueira com certeza estaremos em grande apuro mais os politicos daqui do psdb e seus aliados farão o seguinte brilhantemente privatizaram o pais e ainda sairam com dinheiro para o bolso com avenda para os eua sem guerra de uma forma pilantra e covarde

João

Pedro, espero que o equilíbrio que você menciona seja alcançado mas, o Irã sabe que está “cutucando o Leão com vara curta”. A loucura do Irã é fazer isso sem a Bomba. Eles esperam o que de Israel e dos EUA? Temo que estejamos sim caminhando a passos largos para a 3a. Guerra Mundial. Só espero que o Brasil não se arvore a palmatória do mundo e nem tome partido a favor de ninguém.
[]s

gaspar

o Ira tem um pacto assinado com a Siria de quem for atacado o outro revidara juntamente com o pais atacado, ou seja, Israel sofrera ataques da Siria, Libano e Ira… talvez da Jordania e do Egito, quem sabe… A Siria comprou muito armamento russo que nao foi vendido pro Ira por pressoes dos EUA e Israel…
creioque a Siria ja tenha transferido tais equipamentos ao Ira…
ja ia me esquecendo da Palestina, essa se juntara a forca arabe contra os sionistas invasores…

Felipe Cps

Francoorp em 22 mar, 2010 às 13:56: Caro Francoorp malgrado seu antiamericanismo sempre evidente, tenho de concordar contigo: os EUA foram os únicos que usaram uma arma nuclear de verdade. Fato. Mas o Japão não teria se rendido sem isso, e milhões de vidas americanas E JAPONESAS teriam perecido. Outro fato. Assim, entendo justificado o uso da arma. Guerra é guerra, ninguém falou que ela é bonita: o Japão deveria ter pensado nisso antes de atacar Pearl Harbour. Outro fato. Por outro lado, Israel está perto do Irão, cercado por inimigos, muito ao contrário dos EUA, que são totalmente hegemônicos… Read more »

Francoorp

Pedro em 22 mar, 2010 às 13:35 “Nesse ponto não acredito na propaganda Sionista, um Iran nuclear não trará o fim do mundo, assim como um Paquistão nuclear não levou o subcontinente Indiano à uma guerra nuclear, mas o equilibrio à região, já que finalmente alguém vai colocar Israel dentro de limites.” EXATO!!! E é isso que deve ser evitado a todo custo pelos Sionistas e Yankees, pois assim teriam que negociar com o O.M. ao invés de conquistar como foi com o amigo deles, o Saddam no Iraque!! Alguém se lembra da amizade profunda do Saddam com o mundo… Read more »

JZG_Pedro

Felipe CPS, concordo inteiramente com o que você falou primeiro, talvez o tempo já tenha passado. No entanto, discordo das impressões sobre as FA iranianas. Quem acompanha essa pendenga há um tempo sabe que este presidente infeliz está há anos e anos desenvolvendo energia nuclear com um discurso extremamente agressivo. Há tempos deveriam ter iniciado as retaliações comerciais. Já li um estudo americnao divulgado na defesa.net, que analisa as chances de um ataque preventivo no Irã, e a partir de que ponto uma ação seria inútil (pois não afetaria mortalmente o programa nucl. iraniano). Pelo que lembro, essa data era… Read more »

Galileu

Eu penso que:

1- não haverá invasão por terra.

2-No máximo ataque aéreo caças e mísseis de cruzeiro.

3-Os EUA não vão ataca pessoalmente, vão fazer o que sempre fizeram escorar os Judeus.

4-A opinião pública vai cair no pau, os russos e chineses vão ser contra mesmo eles estando meio que em cima do muro.

5-Se esse ataque ocorrer alguns bairros israelenses vão ser bombardeados é não é pelos foguetinhos do hamas e hezbollah não.

6-Algo me diz que o Hezbollah tá muito queto a mais de 1 ano, porque será? porque, porque??…ahahha

abraço

cerberosph

Estava vendo, ou lendo não me lembro, um documentario sobre os missil patriot e eles foram bem ineficazes mesmo contra os misseis Scub, então se Israel está contando com eles Ptz…

Bem que a trilogia poderia fazer um comparativo com as devidas forças. \Israel x Iram x Frota americana na região.

gaspar

quantos satelites americanos e sionistas nao estao apontados para o Ira ?!?!?
eles sabem onde esta cada guardiao da revolucao…
outra coisa, a maioria do povo iraquiano apoiaria o Ira…