b-2-e-f-22-1

vinheta-destaque-aereoBelas tomadas do bombardeiro “stealth” B-2 Spirit e de dois caças F-22 Raptor, voando sobre a estratégica ilha de Guam, no Pacífico, em 14 de abril de 2009. Foi a primeira vez que a USAF deslocou os dois tipos de aeronaves simultâneamente para treinar ali, numa clara demonstração de força naquela região do planeta.

O F-22 provê a capacidade de neutralização da ameaça dos sistemas integrados de defesa aérea (IADS) e o B-2 provê a capacidade de ataque maciço aos alvos inimigos. Para essas missões, o F-22  leva duas bombas GBU-32 JDAM de 1.000lb (454kg) ou 8 bombas SDB (small diameter bombs).

Com esse armamento ar-solo, o F-22 ainda leva um canhão de 20mm e 4 mísseis ar-ar, sendo dois AIM-120 AMRAAM e dois AIM-9 Sidewinder. Por voar em velocidade de “supercruise” à grande altitude, o Raptor consegue atingir alvos no solo com a JDAM a distâncias de mais de 50km.

O F-22 assumiu de vez o lugar do F-117 como vetor de penetração em áreas de alto risco de IADS. O Raptor “chuta a porta” destruindo sítios de SAM e radares e também varre os céus a procura de ameaças aéreas com seu radar APG-77 AESA ou com sua suíte eletrônica passiva AN/ALR-94, capaz de detectar, classificar e mirar em emissões de radar inimigas, sem alertar a vítima.

Já o B-2 Spirit, fornece alto poder de destruição, sendo capaz de lançar 80 bombas JDAM GBU-38, de 500lb cada, num só passe. O B-2 também pode levar 8 bombas “bunker busters” de 4500-5000 lb GBU-28.

O B-2 também pode levar oito minas navais Mk.62, 16 bombas GBU-31 JDAM de 2 mil libras ou mísseis de cruzeiro JASSM, até 16 bombas nucleares B-61-7 , B83-0 ou 8 B61-11.

Ambos são considerados aviões “furtivos em todos os aspectos”: o Spirit, por seu design, tem furtividade de banda larga, o que significa que ele é eficaz contra uma ampla variedade de radares. Já o F-22, não tem tanta furtividade quanto o B-2, por causa dos seus estabilizadores verticais, mas em compensação, sua velocidade e altitude lhe permitem usar uma variada gama de táticas.

b-2-e-f-22-2

b-2-e-f-22-3

b-2-e-f-22-4

b-2-e-f-22-5

b-2-e-f-22-6

FOTOS: USAF

Subscribe
Notify of
guest

98 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lucas Lasota

Se tem algo q americano sabe fazer eh marketing. As fotos aereas deles sao as melhores!

TiagoJeronimo

Melhor dissuasão do que essa não há, falem o que quiser mas uma dupla dessas poe medo em qualquer um.

Marlin

Medo nao .. respeito ,,

Poder de dissuacao

Marlin

Medo nao .. respeito ,,

Poder de dissuacao

Bosco

Vale salientar que o alcance das SDBs lançadas pelos F-22 chega a 120 km devido às asas extensíveis e elas apesar de pesarem apenas 250 lbs tem tanto poder destrutivo quanto uma de 500 lbs devido a adoção nelas de um explosivo mais potente, além de serem furtivas como as próprias aeronaves. As JDAM de 1000 lbs também recebem tratamento "furtivo", e como não são propulsadas por foguetes, o disparo das mesmas é completamente discreto. Salvo os 3 segundos em que a porta da baia ventral é aberta para o lançamento, portas essas que são revestidas de material RAM, ou… Read more »

MarcosT

Isso que eu Chamo de Trio matador

Anker

Além de ser uma demonstração de poder bem respeitável, convenhamos: essas três "gracinhas" ficaram MUITO bem na foto.

Rodrigo Marques

Lembrando que no cenário descrito do ataque terra-ar, sempre há um ataque prévio de misseis de cruzeiro, que debiitam ainda mais as capacidades de reação do inimigo.

Andre Castro

Essa dupla F-22 e B-2 deve causar calafrios em muitos ditadores mundo afora .Belas images principalmente a penúltima .Só uma ressalva o B-2 não fica bem na foto de perfil ……

HMS Tireless

Os Chinesinhos olham essa foto e choram…rs

HD29139

Os Chinesinhos olham essa foto e copiam isso sim viu…rsrsrsrs…Ja ta ate hackiado o projeto…….Agora é questão de tempo e dinheiro…Vc vai ver só os chinesinhos bichinhos….

HD29139

Os Chinesinhos olham essa foto e copiam isso sim viu…rsrsrsrs…Ja ta ate hackiado o projeto…….Agora é questão de tempo e dinheiro…Vc vai ver só os chinesinhos bichinhos….

Francisco AMX

Tem que ficar bem na foto né! são design moderno que com o tempo acaba se tornando mais comum, um pouco, ecomeça a meter medo… aliado a, digamos… 2,5 bilhões de doletas! daria para fazer nossa comprinha de caças!….

live

so faltou o f-35

Felipe_TP

A segunda foto virou meu wallpapper. Belas fotos.

sopa

A quarta foto é show !

Helio Junior

Sem dúvida é de tirar o chapéu!!!
25 ano de tecnologia Stealth….25 anos à frente de qualquer concorrente!

Felipe Cps

Fantásticas fotos. Minha esposa olhou a terceira foto, que joguei de wallpaper, e perguntou "que discos voadores que são esses" (rs).

Alecsander

Uma pena que só um tipo de cidadão posa pilotar estas aeronaves, o cidadão americano. Os americanos tem a melhor tecnologia belica do mundo, praticamente todas as inovações nesta area são de altoria deles, o resto é imitação, nós valamos mal a beça deles, mais que eles tem a melhor tecnologia e ciência do mundo isto eles tem, e ninguem pode negar. Pude notar uma coisa depois de muito tempo como comentarista deste blog, quando se vala bem ou mau das tecnologias russas e americanas se faz da sequinte maneira; quando se defende a tecnologia russa se faz na maioria… Read more »

Galahad

Concordo que as aeronaves exibidas devem assustar países periféricos. Mas é muita ingenuidade acreditar que russos, chineses e iranianos estejam parados, esperando o dia em que os EUA resolvam atacá-los. Esse conceito de potência imbatível é produzido pela excelente máquina de propaganda americana, principalmente dos produtores do F22, vide o "documentário" "Guerra Aérea do Futuro", reprisado constantemente pelo The History Channel. O importante, eu penso, não é que nos mostram, mas sim aquilo que ninguém viu ainda. Digo isso em relação aos russos, chineses e iranianos. Por exemplo, já li que os novos SAM-4 russos são plenamente capazes de detectar… Read more »

Helio Junior

Galahad:
A questão dos russos possuírem ou não tecnologias compativeis ou combatíveis às americanas, é justamente esta…."Ouvi dizer que o Pak-Fa tem tecnologia stealth.."…."li que os novos Sam-4 serão capazes de detectar…"…mas nunca se prova ou nunca se demonstra. Não haveria propaganda melhor para a industria bélica russa demonstrando tais feitos. De duas uma: os russos são burros em não apresentarem tais tecnologias ou os russos não estão num estágio avançado de desenvolvimento destas tecnologias. Não acredito que os russos sejam burros.

Bosco

Galahad, o conceito de "potência imbatíl" é produzido pela excelente máquina de propaganda americana, pela THC, por Hollywood, por um orçamento que sozinho é o responsável por mais da metade dos gastos diretos com Defesa de todo o mundo e cuja economia está mais de 35% de algum modo atrelada à "máquina de guerra". Também ajuda a excelência dos armamentos que eles colocam em campo, a experiência em combate, a doutrina adotada, ao treinamento e a responsabilidade que o assunto é tratado internamente. Você acha que um NAe classe Nimitz é propaganda da mídia, ou que um submarino Ohio foi… Read more »

Galahad

Bosco, Eu concordo que os EUA tem sim um equipamento militar de ponta. O que me incomoda é essa crença, meio que mística, de que não existe nada que possa superar tecnologias que, como descrito no tópico, já existem há 25 anos. Não é possível que outros países não venham, há 25 anos, no mínimo, buscando maneiras de neutralizar essa vantagem. Seria acreditar que todos estão passivos, aguardando o dia em que os EUA, ou um de seus aliados, resolva atacá-los. Quanto a divulgação, por russos, chineses, iranianos ou outros, de seu grau de desenvolvimento tecnológico na indústria de defesa,… Read more »

Galahad

Bosco, Eu concordo que os EUA tem sim um equipamento militar de ponta. O que me incomoda é essa crença, meio que mística, de que não existe nada que possa superar tecnologias que, como descrito no tópico, já existem há 25 anos. Não é possível que outros países não venham, há 25 anos, no mínimo, buscando maneiras de neutralizar essa vantagem. Seria acreditar que todos estão passivos, aguardando o dia em que os EUA, ou um de seus aliados, resolva atacá-los. Quanto a divulgação, por russos, chineses, iranianos ou outros, de seu grau de desenvolvimento tecnológico na indústria de defesa,… Read more »

marlos barcelos

correção iludibriar

marlos barcelos

Galahad

concordo plenamente com vc, stealth é uma tecnologia de 30 anos, desenvolvido na década de 70, mas tem gente nesse forum que acha que isso é a 8ª maravilha do mundo, e que sempre os steaths vão conseguir iludubruar os radares, países como a França que gastam 60 bilhões de dólares para desenvolver um caça, nem pensou, nem imaginou uma forma detectar os stealths e nem tem capacidade para localizar um a longas distâncias, 30 sem desenvolvimento de tecnologias anti-stealth, tem gente que pensa assim, eu não.

marlos barcelos

Helio Junior

os EUA provaram que a tecnologia stealth funciona? testou conmntra os principais caças do mundo?

Rodrigo Marques

Como eu já escrevi algumas vezes, o F-22 e o F-35 serão colocados à prova por algum país que vá efetivamente usá-los em sua plenitude. Pelos EUA não há chances, os recursos são tão disparates em relação aos outros que nem o F-15 foi colocado a prova real por eles e sim por Israel, e o resultado é sabido ( sem esquecer é claro que os recursos de Israel também eram superiores aos de seus adversários, mas incomparávelmente menores aos dos EUA). Na minha opinião, formada pelo que vi nas Guerras do Golfo e Servia, a tecnologia stealth está em… Read more »

Bosco

Marlos, eu não sou de repetir meus comentários mas vou abrir uma exceção. "o maior responsável pela redução do RCS (80%) de uma aeronave é a "forma". Ela reduz o RCS independente do tipo de radar que está sendo usado simplesmente por "desviar" o retorno do feixe para longe da antena. Ou seja, se uma aeronave é um legítimo stealth ele tem sua reflectância radar reduzida independente de qual radar o esteja "iluminando". Ele pode ser detectado em algumas circunstâncias sem dúvida nenhuma, mas com certeza um outro que não incorpore a "forma" que possibilite uma redução do RCS nominal… Read more »

Bosco

A tecnologia de radar tem 70 anos, desenvolvida na década de 40, mas tem gente nesse fórum que acredita que é a 8ª maravilha do mundo e que eles vão conseguir detectar até o grelinho de pulgas voando. rsrsrs….
Ou seja, pau que dá em Chico também da em Francisco. rsrs…

Bosco

Galahad, eu concordaria com seu argumento se os EUA tivessem meia dúzia de "discos voadores" e quisessem dominar o mundo com eles. Mas não é o caso. Eles agregam à alta tecnologia uma série de fatores como por exemplo, superioridade numérica, maior treinamento, etc. Não é a tecnologia stealth que faz a diferença. Tem-se que analisar o contexto em que a mesma está inserida. Meia dúzia de B-2 e duas dezenas de F-22 no Brasil seria um pingo no oceano e não nos alavancaria a ponto de nos tornarmos uma potência a despeito de termos vetorees furtivos. Só alguns é… Read more »

Bosco

Marlos, você insiste na tese que os EUA deveriam colocar seus stealths à prova. Ora meu caro. Como uma nação que é a única detentora de uma determinada tecnologia, que ela considera um de seus maiores trunfos, a carta na manga, que não vende e não empresta, irá colocar a mesma a disposição de abelhudos e bisbilhoteiros em shows aéreos, feiras e exercícios com países "amigos" Você encara isso como sendo por medo de que a tecnologia se mostre ineficiente. Eu, ao contrário, encaro como sendo uma maneira dos militares preservarem as características de seu equipamento de uso exclusivo. Os… Read more »

Bosco

Galahad,
não me referi a você quando citei os "interlocutores".
Um abraço.

TiagoJeronimo

Marlos, seguindo sua lógica os aviões foram desenvolvidos no começo do seculo XX então não prestam, nenhum deles, é tecnologia ultrapassada.

É cada uma…

HD29139

Elemento Jeronimo acha que é Stallone Cobra…………..

É cada uma… kkkkkkkkkkkkkkk…….

O que se gasta naquele pais não é brincadeira…….Pretendem aplicar tal tecnologia(stealth) em tudo como em Tanques…Helicopteros…Navios……Aquele pais tem padrinhos magicos…Só pode ser isso…….

As coisas não são para sempre…Não são insuperáveis….Não existe nada absoluto…Tudo é relativo…Por isso devemos julgar de acordo com as circunstâncias…O Tempo É O Senhor Da Razão……….

Não sei nada com certeza a não ser que ver as estrelas me faz sonhar……………

Abraços Jeronimo……….

TiagoJeronimo

Por que Stalone? O óculos? uahauhauahuah

Você filosofou aê dizendo que tudo é relativo e não sei o que, mas ser invisivel seja ao radar, no espectro térmico ou mesmo ao olhos(quem sabe um dia) vai ser sempre uma vantagem competitiva para aquele que pode atacar sem ser notado e ter o fator supresa. Olhe a natureza e você vai ver que é verdade.

TiagoJeronimo

Por que Stalone? O óculos? uahauhauahuah

Você filosofou aê dizendo que tudo é relativo e não sei o que, mas ser invisivel seja ao radar, no espectro térmico ou mesmo ao olhos(quem sabe um dia) vai ser sempre uma vantagem competitiva para aquele que pode atacar sem ser notado e ter o fator supresa. Olhe a natureza e você vai ver que é verdade.

HD29139

As 3 primeiras fotos foram as mais lindas dessas aeronaves que ja vi até hoje……….Muito obrigado………

kaleu

Galahad,____Quem faz "falsas" propagandas certamente não são os americanos, veja o caso do F-117, apesar de operar desde 1982, os americanos negaram veementemente sua existência, sendo apresentado ao público somente em 1993, … já os teus queridos russos com seu incrível PAK-FA T-50 (o mito, palmito que voa mais que mosquito), nem saiu da prancheta e já pretendo rivalizar com o F-22 (só se for em desenho animado), … como foi dito, os americanos desenvolvem tecnologia stealth desde os anos 60, com o SR 71, F-117, B-2, F-22 e agora o F-35 … pergunto o que foi mesmo que os… Read more »

zurui

Belas imagens destas poderosa máquinas de guerra. Aos que acham que russos e chineses têm coisas escondidas em seus arsenais, saiba que os EUA tem muito mais, nem se compara o dinheiro gasto dos EUA com China ou Rússia. Outra coisa, guerra aérea depende do conjunto, alerta aéreo, comando e controle, dos caças, claro. Por exemplo: os Mig 29 são ditos que foram derrubados aos montes em países mau treinados ou rebeldes, óbvio, sem ajuda cai mesmo, quem assistiu Red Flag sabe como é, em ações de grande magnitude são inumeros meios para executar a miss ão. Aviões de ataque,… Read more »

Marlin

ta dificil postar aqui…..

tentei 4 vezes e o post nao conseguiu ir……

tinha comentado sobre seu post Kaleu .. concordo com vc mas o f117 apareceu em publico pela primenira vez em 1987 em uma foto em voo.

Alias vale a pena lembrar q os russos e seus cientistas das maquinas robustas e inquebraveis, sempre disseram “publicamente ” que a tecnologia steath era ineficaz e pura propaganda, e agora aparecem( no papel) com o pak 500000 ” the best fighter in the world ” com caracteristicas furtivas ..engraçado…

kaleu

Merlim … pra vc ter uma idéia estou tentando postar desde ontem …

Sempre achei que a simplicidade é o segredo do sucesso … enfim …

Não sabia da foto em questão, porém oficialmente o gov americano o apresentou ao público em 1993 … pelo menos é o que está escrito no Wikipédia …

abraços
Kaleu

kaleu

Merlim, não Marlim, correção …

A Força Aérea dos EUA negou a sua existência até 1988 e, em Abril de 1990, um exemplo foi exibido em público na Base Aérea de Nellis, em Nevada, atraindo dezenas de milhares de espectadores.

(http://pt.wikipedia.org/wiki/F-117_Nighthawk)

abraço
Kaleu

Bosco

Uma aeronave stealth é um equipamento de alta tecnologia, mas o sucesso da missão depende de uma série de fatores externos altamente sensíveis. O mais importante desses fatores é o “planejamento da missão”. Um caça ou bombardeiro furtivo tem um nível e um perfil de vôo específico para cada missão tendo em vista o que a “inteligência” sabe sobre o inimigo e sobre o que ele tem à sua disposição e onde, no campo de batalha. Manobras evasivas radicais aleatórias estão fora de questão, primeiro porque não precisam delas e depois, pelo fato de que uma aeronave stealth “voltaria” algumas… Read more »

Bosco

Correção:
“Um abraço a todos” sem crase e não “Um abraço à todos” com crase.
Pequeno deslize. rsrsrs………

kaleu

Bosco,

Entretanto se os oponentes estiverem em iqualdade de condições na doutrina, treinamento e o mencionado “planejamento da missão”, vence o que tiver o equipamento stealth, concorda ?

Então concluímos que ter um caça stealth é muito melhor do que não tê-lo … rsrsrs

abraço
Kaleu

Bosco

Kaleu,
é claro.
Eu sempre fui um defensor ferrenho da tecnologia stealth.
Meu comentário das 15:40 foi no sentido de tentar justificar porque os EUA não levam seus caças F-22 para exercícios conjuntos com nações “amigas”, como o Marlos sugere como no seu comentário das 22:22.
Um abraço.

Giovani

E o Hugo Chavez fazendo graça. HAHAHA.

João

Quando eu vi as fotos, indiferente a opinião de qualquer um, as achei sensacionais, pois pareciam capas de videogame. Me lembrava até o U.N. Squadron, um antigo jogo de arcade, que tinha o B-2 no flyer da máquina. Esse papo de tecnologia stealth fica até meio requentado, pra não dizer azedo, perante a imagens tão marcantes. O B-2 é o supra-sumo da furtividade e o F-22, apesar de todas as dores de cabeça que dá a USAF, está na vanguarda da tecnologia de ponta em caças multi-emprego. O que mais alguém pode falar? Apesar da beligerância dos EUA na sua… Read more »

Helio Junior

Marlos Barcelos: A resposta para a sua pergunta se a tecnologia Stealth já foi testada é SIM. Talvez lhe falta recordar na memória que os F117 participaram de diversos conflitos na ultimas duas décadas: Panamá, Afeganistão, Kosovo e inclusive no Iraque. A questão se teve algum combate aéreo, o primeiro caça stealth é o F22. F117 é considerado uma bombardeiro médio e o B2 um bombardeiro pesado. Se utilizaram em todos estes conflitos e não há nenhuma unidade abatida, é pela eficiência dos aviões, em parte, conseguida pela tecnologia stealth juntamente com toda eletrônica embarcada. O fato é, repito, os… Read more »

Helio Junior

Corrigindo….salvo engano na guerra de Kosovo um F117 fora atingido por por um MIG 21 e misseis SAM.

Clóvis Corrêa

Em Kosovo, um F 117 foi derrubado por um Sam chamado S-300, que recentemente foi adquirido pelo Iran, deixando Israel em alerta ( o S-300 inviabilizaria um ataque com avões israelenses no espaço aéreo iraniano). Ainda em relação, a derrubada do avião americano, existe uma frase pitoresca dos sérvios: “Delcupe-nos, não sabíamos que ele era invisível”.
Detalhe: os russos já têm o S-400, cujo poder de alcance é ainda maior.

Lucas Lasota

Se tem algo q americano sabe fazer eh marketing. As fotos aereas deles sao as melhores!

TiagoJeronimo

Melhor dissuasão do que essa não há, falem o que quiser mas uma dupla dessas poe medo em qualquer um.

Bosco

Vale salientar que o alcance das SDBs lançadas pelos F-22 chega a 120 km devido às asas extensíveis e elas apesar de pesarem apenas 250 lbs tem tanto poder destrutivo quanto uma de 500 lbs devido a adoção nelas de um explosivo mais potente, além de serem furtivas como as próprias aeronaves. As JDAM de 1000 lbs também recebem tratamento "furtivo", e como não são propulsadas por foguetes, o disparo das mesmas é completamente discreto. Salvo os 3 segundos em que a porta da baia ventral é aberta para o lançamento, portas essas que são revestidas de material RAM, ou… Read more »

MarcosT

Isso que eu Chamo de Trio matador

Anker

Além de ser uma demonstração de poder bem respeitável, convenhamos: essas três "gracinhas" ficaram MUITO bem na foto.

Rodrigo Marques

Lembrando que no cenário descrito do ataque terra-ar, sempre há um ataque prévio de misseis de cruzeiro, que debiitam ainda mais as capacidades de reação do inimigo.