swiss-hawks-foto-swiss-air-force

Depois dos contratos dos Mk51 e Mk51A, chegou a vez de modernizar os Mk66, adquiridos da Suíça

APatria Aviation, do grupo finlandês Patria, informou na semana passada que, em 31 de dezembro do último ano, recebeu uma encomenda da Força Aérea Finlandesa para a modernização do cockpit e dos aviônicos de 18 treinadores a jato BAE Hawk Mk66, pertencentes àquela Força. A modernização deverá ser similar à que foi contratada para versões anteriores do jato em operação na Finlância, os modelos Mk51 e Mk51A.

Os Mk66 finlandeses foram adquiridos à Suíça em 2007 e, segundo o informe da Patria, tratam-se de aeronaves pouco voadas. O primeiro voo de um deles na Finlândia deu-se em setembro do ano passado.

O contrato, no valor de 40 milhões de euros (aproximadamente 102 milhões de reais) inclui também ações para manter e trazer todos os 18 Hawk Mk66 estocados em condições de voo. As aeronaves modernizadas deverão ser entregues entre 2010 e 2013.

Ainda segundo a pátria, os upgrades de software estão sendo feitos pela própria empresa, ao passo que o sistema de aviônicos é responsabilidade da  CMC Electronics Inc. A modernização dos Mk51 e Mk51A, em curso, foi acordada pela Patria e pela Força Aérea Finlandesa em dezembro de 2006, abrangendo, em síntese, um novo “glass cockpit” (painel digital com informações apresentadas em telas, ao invés de analógico), modernos aviônicos, além de incorporar capacidade de planejamento, gravação e debriefing das missões. O primeiro voo de um Mk51 modernizado deu-se em setembro de 2008, e a aeronave foi entregue ao operador em junho do ano passado, durante o Paris Air Show. Até o momento, a Força Aérea Finlandesa recebeu cinco Hawks modernizados (de um total de 11 previstos).

Clique nos links abaixo para saber mais sobre o programa de modernização da aeronave na Finlância, a aquisição dos Mk66 e sobre o centro de treinamento, no qual os Hawks modernizados são o componente aéreo, que  o Grupo Patria e a Força Aérea Finlandesa está oferecendo para clientes internacionais.

bae-hawk-mk-51-finlandia-foto-nightsky-p-karivalo

FONTE: Grupo Patria

FOTO DO ALTO: Força Aérea Suíça

FOTO DE BAIXO: Night Sky – Perttu Karivalo – Hawk 51 finlandês, em foto premiada. Mais uma vez publicamos essa bela foto aqui no Blog do Poder Aéreo. Clicando no link da Night Sky, empresa finlandesa especializada em imagens aéreas, pode-se ver mais algumas fotos que receberam prêmios. O sr. Karivalo gentilmente autorizou o uso desta aqui no Blog.

VEJA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments