Finlândia monta centro internacional de treinamento de caça

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Conforme um acordo assinado em setembro entre a Força Aérea Finlandesa e o grupo Patria, a Finlândia está montando um centro de treinamento avançado de caça voltado para clientes estrangeiros. O NPTC – Nordic Pilot Training Centre, ou Centro Nórdico de Treinamento de Pilotos, deverá ser implantado na base aérea de Kauhava. Trata-se da mesma base onde são treinados os pilotos de caça finlandeses, que ali fazem transição operacional para poderem voar os  F-18 Hornet.

bae-hawk-mk-51-finnish-foto-wikipedia

A principal vantagem da base é o amplo espaço aéreo disponibilizado para treinamento, que contrasta com as áreas mais restritas disponíveis na maioria dos países europeus – o mesmo diferencial oferecido, por exemplo, pelo NFTC – NATO Flying Training in Canada, que muito se assemelha à proposta finlandesa. Assim como o NFTC, trata-se de uma associação público-privada, e a aeronave empregada é o BAE Hawk, o treinador avançado  da Força Aérea Finlandesa. Mas diferentemente do NFTC, o foco é somente o treinamento com jatos visando a transição para caças de quarta e quinta geração, sem o componente turboélice inicial (que no NFTC é realizado por aeronaves T-6 II – é bom lembrar que o Super Tucano ganhou, mas não levou, a concorrência para equipar o NFTC em 1995).

O início do treinamento internacional está previsto para 2009. Segundo o acordo, a Patria será responsável pelos serviços de marketing e vendas, além da parte teórica e de simuladores de vôo. A Força Aérea Finlandesa se responsabilizará pelos vôos. A capacidade de treinamento deverá ser, inicialmente, de 10 pilotos por ano, subindo futuramente para 50. Os primeiros entendimentos com possíveis clientes estrangeiros têm sido feitos junto à Estônia, Polônia e Áustria.

swiss-hawks-foto-swiss-air-force

Sobre os Hawks da Finlândia, recentemente eles receberam um reforço:  em 2007 a Força Aérea Finlandesa adquiriu usados, da Força Aérea Suíça, dezoito Hawks 66 por 40 milhões de Euros, que na época tinham 4/5 de suas horas máximas de vôo disponíveis. Estes somaram-se aos quarenta e nove Hawks 51 já operados pela Força (de um total de 50 adquiridos em 1977 e complementados por outros 7  em 1990). Os Hawks 51 tiveram sua estrutura revitalizada na Finlândia para extensão da vida útil e estão sofrendo um novo upgrade em cooperação com a Patria, visando equipar até 2010 um total de 30 aeronaves com aviônica de última geração (glass cockpit).

Fontes: Força Aérea Finlandesa e Patria Group

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jacubão

Por que não será que fazemos isso na A. do SUL para reduzir os custos de treinamento dos pilotos de caça Sul Americanos. Gereria auma grande economia aos países da região.

Vassily Zaitsev

Não vejo vantagens para o Brasil entrar em uma empreitada como essa. Não temos os problemas listados na matéria, tal como os países citados tem. Sou a favor de criar uma escola unificada de helis para as três forças brasileiras. Basicamente usam helis da mesma capacidade ( FAB e EB com Esquilo, Marinha com Jet Ranger). Neste caso. seria apenas um vetor, em um único local.

abraços.

Robson Br

Jacubão,
Não esquecer que somos o único país de lingua portuguesa na América.
Com tantos visinhos problemáticos, qualquer fato, podemos estar cercados.

Noel

Os paises sul-americanos não têm problemas de espaço aéreo para treinamento, pois a densidade do trafego aéreo no continente é infinitamente menor que o tráfego na Europa; e os custos econômicos para a maioria das Forças Aéreas locais não seriam pequenos, deslocar um único Esquadrão para Cachimbo, exemplo, não é barato, haja vista as dificuldades de algumas F.A. em participarem de manobras como a CRUZEX.

Almeida

Concordo com o camarada Vassily Zaitsev.

kaleu

Caro Vassily, como atirador de Elite que é…. acertou na MOSCA… concordo contigo !

abraço
Kaleu

welington

O pesoal do Blogger levantou uma questão se o SU-34 poderia ou não operar em um porta avioes, vendo do 1:55 Minutos deste video da para ter uma noção de que pelomenos em emergencia seria possivel disto aconteçer vendo o mesmo decolando em pista curta somente com o auxilio de um skijunp e pousando em pista curta com o alxilio de cabos de retenção.
http://www.youtube.com/watch?v=SkErtbLEEKA&eurl=http://www.revistaasas.com.br/index.php?ASA=show_news&id=784&LE=atual

welington

Acho que os motivos da eliminação do Vetor Russo já foi exposto, não sei se voçe leu mas como disse acima ouve esta duvida de alguns participantes e como se pode ver pelo video ao meno em uma emergencia seria possivel sua utilização em um NAE. a respeito da admiração claro são otimos produtos figurão sempre entre os melhores mas se voçe fica triste ou com inveja podemos falar sobre o F-22 talvez assim voçe se anime. So resaltando não sei se voçe aconpanhou a disputa mas na concorenci do FX1 a Sukhoi investiu pesadamente em propaganda vide revistas e… Read more »

welington

Mauro visite o site defesabr e vera que ele tem tópicos de noticias mas o objetivo principal do site é projeções para as três forças. Sobre um Flanker operar no A-12 é perfeitamente aceitável, feitas as modificações propostas pela ROSOBORONEXPORT o mesmo poderia operar SU-33 normalmente. Houve duvidas sobre a utilização do SU-34 em um porta aviões sim, eis o motivo da proposta em analisar o vídeo. Você acredita no que você quiser é um direito seu, mas esta licitação foi ridícula o Flanker atendia a todos os requisitos da concorrência e até superava alguns alem de ter a maior… Read more »

welington

Meu amigo os Russos queriam nos vender os SU-33 por este motivo os mesmos vieram ao Brasil para verificar as reais capacidades do A-12 operar os mesmos e esta é uma noticia antiga não é fácil de encontrar. Sobre o desconhecimento acho que você é que esta enganado, pois não soube nem interpretar o que eu escrevi, disseque as propagandas feitas este ano pelos Russos foi da ROSOBORONEXPORT e que a mesma efetuou propaganda de todos os seus produtos em geral pois a ROSOBORONEXPORT estatal de venda de armamentos é a empresa que controla as vendas de produtos militares de… Read more »

welington

Mauro ao contrario do que você pensa pode se basear nas versões anteriores sim, pois o desempenho é quase o mesmo, o SU-35 BM tem um desempenho pouco superior ao do SU-35 que por sua Vez tem um desempenho um pouco superior ao SU-30 que por sua vez tem um desempenho melhorado em relação ao SU-27, fica obvio e claro que da para se comparar pois as mudanças foram feitas na estrutura e principalmente no que diz a eletrônica embarcada e de comunicações o que não altera o seu desempenho, a melhora de desempenho foi conseguida pela substuição dos motores… Read more »

welington

Mauro ao contrario do que você pensa pode se basear nas versões anteriores sim, pois o desempenho é quase o mesmo, o SU-35 BM tem um desempenho pouco superior ao do SU-35 que por sua Vez tem um desempenho um pouco superior ao SU-30 que por sua vez tem um desempenho melhorado em relação ao SU-27, fica obvio e claro que da para se comparar pois as mudanças foram feitas na estrutura e principalmente no que diz a eletrônica embarcada e de comunicações o que não altera o seu desempenho, a melhora de desempenho foi conseguida pela substuição dos motores… Read more »

welington

Ops! Desculpem me pressionei duas vezes o botão de enviar.

Noel

A FAB, como qualquer istituição publica ou privada, é composta de profissionais especialistas em várias areas. Mesmo um piloto ou um mecãnico de aeronaves, não tem obrigação de conhecer, como os aficcionados, os detalhes da aviação ao qual não esta atuando, ou seja o patrulheiro não é obrigado a conhecer sobre aviação de caça. Portanto adjetivar como LESADOS os militares não ligados a aviação é inaceitavel, seria a mesma coisa que achar que um pediatra é um idiota por não saber tratar um cálculo renal. Para esclarecimento, os novos projetos da Força são determinados pelo Estado Maior da Aeronáutica e… Read more »

welington

Quero deixar claro que como já comentei admiro os profissionais em áreas particulares e como um todo, mas como em qualquer lugar existem corruptos e seres que não tem o mínimo de conhecimento para atuar em prol daquela força não digo em áreas de alta tecnologia, mas em áreas que são de atuação do ser em questão. No mais espero que 2009 seja um ano magnífico para a FAB a começar se Deus quiser a terminar de escolhes o nosso futuro vetor de combate e futuro transferidor de tecnologia para alavancar algumas áreas do setor aeroespacial nacional. Um abraço a… Read more »

Bosco

Vou começar a ler todos os comentários do Mauro e do Welington.
Amanhã digo quais foram as minhas considerações. Rs.rs.rs….

Vassily Zaitsev

Nem vou postar, pois Mauro e Welington estão as turras. Se fossem vizinhos, eu queria estar longe, rs,rs,rs.

Mauro, deixa o homi. Se ele acredita que o SU-35 é capaz de vencer o F-22, deixa ele acreditar.

abraços aos dois.

E sou mais o Gripen NG.

welington

Mauro os dados do F-22 são sigilosos sim, mas quem pode provar que são verdadeiros e como da para interpretar foi eu que coloquei o mesmo como exemplo, por que não gostou ficou com ciúmes? Rsrssr Meu amigo ele é uma evolução porem não tem nada dos seus antecessores tirando claro a maior parte da forma(aerodinâmica) e os dados de desempenho tirando isto ele é uma aeronave completamente diferente dos seus antecessores porem continua sendo uma evolução rsrsrs. Como você é confuso em ele tem a base do projeto aerodinâmica e especificações de desempenho é uma evolução porem é uma… Read more »

Vassily Zaitsev

Welington, Tb sou uma viúva do Su-35. Não creio que o Su-35 consiga bater de frente com o F-22, sob qualquer circunstancia. Neste momento (fim de 2008), quem ocupa o posto de 2º melhor caça do planeta é o Eurofighter. O Su-35 ainda é protótipo (se não me engano, 2 estão em testes de voo). Quando os 1º Regimento de caças russo forem equipados com esse modelo e os operadores internacionais falarem o mesmo que vc, aí eu acredito nas suas palavras. Sinceramente creio que ele ocupará o cargo de 2º melhor caça do planeta, até a entrada em operação… Read more »

Bosco

Falou mal do F-22 eu me vejo na obrigação de entrar na briga. rs.rs.rs… Welington, a menos que o Pak-Fa incorpore alguma tecnologia inusitada no máximo ele vai se equiparar ao F-22. Se ele tiver o mesmo nível de furtividade que o F-22 os dois serão detectados (por radar ou por IRST) à distância visual. Na distância visual o combate passa a depender mais do treinamento dos pilotos do que do caça e de seus sistemas de armas, e o fato dele ser de quarta ou quinta geração não importa, desde que esteja equipado com mísseis WVR de quarta ou… Read more »

welington

Vassily concordo com você mas o SU-35 dependendo das condições pode sim abater o F-22 mas tudo teria que estar contra o F-22 como por exemplo condições climáticas para o IRST, ângulos de detecção a favor do Flanker, doutrina superior do piloto do SU-35 BM e o mesmo totalmente armado se pelo menos duas destas condições incluindo a doutrina estivem a favor do SU-35 BM ele será o provável vencedor mas se tudo estiver equilibrado ou a favor do F-22 ele é o vencedor. O SU-35 BM tem suas capacidades comprovadas por isto ele é superior aos outros caças e… Read more »

Vovódka Bolivariana da Venezuela

KKKKKKKKKKK!!!!!! A veia aqui achou que os bloguero aqui tava alucinado pela forca aerea da finlandia mais era so’ o Mauoro e o Welinton falando de sukhoi!!!!! Meninos depois eu vou dar as cordenadas pra voceis virem aqui na venezuela voar o sukhoi e ver como e’ que e’!!!!!!!!!

welington

Abenção Vovódka um abraço e feliz destas e até 2009!

Bosco

Um abração Welington, e que no ano vindouro possamos discutir mais sobre as qualidades dos nossos “queridinhos”.
Aviso pra você pro Marlos que estou com a cartucheira cheia e guardando um saco cheio de argumentos pros meus “preferidos”.rs.rs.rs…..

Um abração pra todos e feliz ano novo.

Mauro,
feliz ano novo pra você meu caro.

Vassily Zaitsev

Welington,

Faço das palavras do Bosco as minhas.

Mauro,

Idem.

Bosco,

Não poeria ser diferente. Um dos melhores comentaristas dos Blogs do Galante.

welington

Mauro o SU-35 BM tem eletrônica totalmente nova, estrutura com maior utilização de materiais compostos e teve também mudanças na aerodinâmica como por exemplo retirada dos canards para deixar a aerodinâmica mais limpa alem de ajudar a diminuir o RCS da aeronave, seu cone de cauda é menor, os flaperons tiveram seu tamanho aumentado alem do aumento nos bocais de entrada dos motores, utilização de novos matérias compostos e materiais RAM absorventes para diminuir o RCS e absorver ondas eletromagnéticas que poderiam disponibilizar sua posição ao inimigo e teve incorporação de novos motores os AL-41A, o SU-35 BM é uma… Read more »

welington

Mauro a aeronave já voa tem seus armamentos testados, mas claro que para ser produzida em serie os protótipos de pré produção tem que ser testados exaustivamente, se fosse do desejo da Rússia utilizar estes protótipos existentes a mesma o poderia fazer pois a aeronave esta operacional(funcionando capaz de realizar as operações para a qual foi feita é simples) Ele não poderá ser o 2º melhor caça de combate do mundo, pois o mesmo já é, pois ele ocupa este posto pelas suas características e não por estar integrado a uma força, um caça é um produto uma arma e… Read more »

welington

Não é operar um caça, em nenhum momento disse que alguém ou alguma força iria operar o mesmo, disse que o mesmo esta operacional funcionando capaz de realizar operações. O caça já leva os armamentos nos testes e não sei se você sabe, mas o SU-35 BM é um caça totalmente novo no que se diz a eletrônica motores e novos materiais na sua estrutura, mas é uma evolução e o mesmo já tem integrados os armamentos que já estão em uso pela força aérea Russa porém os que ainda não estão integrados aquela força não podem estar operacionais no… Read more »

welington

Segundo o dicionário e tudo o que meus professores e tudo que já estudei estou certo com o sentido de operacional e operacional em uma força. Por mais que tente não repetir uma coisa que já expliquei milhões de vezes não consigo, mas sei que não estou errado e para min já basta o que as outras pessoas acreditam é problema delas. É só que você esqueceu que os SU-35 convencionais tinham todas as armas integradas e como o SU-35 é de certa forma pelo menos uma evolução, a integração já começou no SU-35 e o SU-35 BM teve uma… Read more »

welington

Não consigo entender sua lógica de existe ou não rsrs, pois os SU-35 voa e já até visitaram o nosso país então não entendo como não podem existir rsrrs.O SU-35 convencional(Assim chamado pois existe sua versão ao qual é chamada de SU-35 BM Grulla (Bolshaya Modernizatsiya – Grande Modernização), devida a sua clara modernização que alterou a aeronave quase por completo ficando apenas a base de sua aerodinâmica seu canhão e estrutura(A estrutura do SU-35 BM é constituída por um grande parcela de materiais compostos o que ajuda na redução do peso e diminuição do RCS por os materiais compostos… Read more »

welington

É uma coisa é pressão externa em uma área de influencia, outra é achar que a Rússia é o bandido do mundo e quer dominar o planeta e tomar todas as suas riquezas. Kkkkkkkkkkkkk, claro ele vai ser fabricado no final de 2010 para a WS e tem vários países interessados no mesmo, normal ao meu ver. Só para te dar um toque para você entender, o Grinpen NG não precisa disparar um AIM-9X Sidewinder por que o Gripen C/D já o fez e o sistema de armas e assas(a assa sofreu uma mudança na junção pois foi modificado a… Read more »

Noel

Pera ai, a discussção é entre vcs, mais tem gente acompanhando.

welington

Mauro não será, pois como já disse os anteriores já o fizeram o que indica a posição para o míssil é um sistema (um computador dotado de um software que transforma dados produzidos pelo radar em sinais indicando a posição do míssil) sobre a comunicação é uma evolução e se tiver que ser feita é no míssil para se adequar a aeronave é uma evolução de sistema não é necessário um novo disparo. O disparo é realizado para comprovar a funcionalidade do conjunto (não quer dizer que seja necessário) são testes feitos para comprovar a funcionalidade e perfeição dos sistemas… Read more »

welington

Um abração Noel.

welington

Meu caro quantas vezes tenho que lhe dizer não sou eu que acho são vários especialistas e pilotos que saem com um sorriso de um lado e do outro meu caro e é elementar que quando você discorda é sua opinião pois você vai contra os dados disponíveis. Quem diz que este tratado vai contra a nossa soberania não sou só eu pesquise mais sobre o assunto e veras que todos são contra este tratado inclusive o Exercito, pois caso você não saiba meu caro amigo a ONU é que assegura este direito que alem de ir contra a nossa… Read more »

welington

Mauro não defendo a Suklhoi defendo todas as fabricantes destas belas aeronaves de combate, acredito no que a Boeing, Dassault, Sukhoi,MIG e todas as fabricantes de prestigio declaram, pois as mesmas tem nomes a zelar. O que duvido dos dados fornecidos pelo fabricante do F-35? Meu caro o F-35 tem todas as suas capacidades comprovadas e não duvidei de nenhuma. O F-35 é um caça stealth porem não é um stealth puro como o F-22 fabricado pela mesma fabricante do F-35 a locked martin, o F-35 por ser uma aeronave de ataque multifuncional com grandes capacidades de combate tem características… Read more »

welington

Só que o que você não viu é que o Brasil assinou, um tratado que vai contra a constituição nacional e contra a nossa soberania mais o Brasil assinou um tratado que tem sua validade assegurada pelas nações unidas. Só lembrando que a ONU criou o estado de Israel e pode se de vontade fosse da mesma(sem o veto americano que é aliado do estado de Israel) criar o estado da palestina, interferindo na política interna de Israel já que os mesmos consideram parte do seu território. Meu caro se um povo tem autonomia e uma política, cultura e língua… Read more »

welington

Meu caro força de paz e criação de um novo estado são coisas totalmente distintas, sobre o Haiti que o nosso amado Exercito fez e esta fazendo um ótimo trabalho a maioria esmagadora da população haitiana apóia as forças Brasileiras que acabaram com uma grande porcentagem da criminalidade na região, é um sucesso. Sobre as invasões os EUA tem poder de veto e deixarão bem claro que apóiam seu aliado o estado de Israel. Sobre armas nucleares eu sou totalmente a favor de todos os países que assim o querer possuir armas nucleares, pois os que tem exercem uma pressão… Read more »

jacubão

Por que não será que fazemos isso na A. do SUL para reduzir os custos de treinamento dos pilotos de caça Sul Americanos. Gereria auma grande economia aos países da região.

Vassily Zaitsev

Não vejo vantagens para o Brasil entrar em uma empreitada como essa. Não temos os problemas listados na matéria, tal como os países citados tem. Sou a favor de criar uma escola unificada de helis para as três forças brasileiras. Basicamente usam helis da mesma capacidade ( FAB e EB com Esquilo, Marinha com Jet Ranger). Neste caso. seria apenas um vetor, em um único local.

abraços.

Robson Br

Jacubão,
Não esquecer que somos o único país de lingua portuguesa na América.
Com tantos visinhos problemáticos, qualquer fato, podemos estar cercados.

Noel

Os paises sul-americanos não têm problemas de espaço aéreo para treinamento, pois a densidade do trafego aéreo no continente é infinitamente menor que o tráfego na Europa; e os custos econômicos para a maioria das Forças Aéreas locais não seriam pequenos, deslocar um único Esquadrão para Cachimbo, exemplo, não é barato, haja vista as dificuldades de algumas F.A. em participarem de manobras como a CRUZEX.

Almeida

Concordo com o camarada Vassily Zaitsev.

kaleu

Caro Vassily, como atirador de Elite que é…. acertou na MOSCA… concordo contigo !

abraço
Kaleu

welington

O pesoal do Blogger levantou uma questão se o SU-34 poderia ou não operar em um porta avioes, vendo do 1:55 Minutos deste video da para ter uma noção de que pelomenos em emergencia seria possivel disto aconteçer vendo o mesmo decolando em pista curta somente com o auxilio de um skijunp e pousando em pista curta com o alxilio de cabos de retenção.
http://www.youtube.com/watch?v=SkErtbLEEKA&eurl=http://www.revistaasas.com.br/index.php?ASA=show_news&id=784&LE=atual

welington

Acho que os motivos da eliminação do Vetor Russo já foi exposto, não sei se voçe leu mas como disse acima ouve esta duvida de alguns participantes e como se pode ver pelo video ao meno em uma emergencia seria possivel sua utilização em um NAE. a respeito da admiração claro são otimos produtos figurão sempre entre os melhores mas se voçe fica triste ou com inveja podemos falar sobre o F-22 talvez assim voçe se anime. So resaltando não sei se voçe aconpanhou a disputa mas na concorenci do FX1 a Sukhoi investiu pesadamente em propaganda vide revistas e… Read more »

welington

Mauro visite o site defesabr e vera que ele tem tópicos de noticias mas o objetivo principal do site é projeções para as três forças. Sobre um Flanker operar no A-12 é perfeitamente aceitável, feitas as modificações propostas pela ROSOBORONEXPORT o mesmo poderia operar SU-33 normalmente. Houve duvidas sobre a utilização do SU-34 em um porta aviões sim, eis o motivo da proposta em analisar o vídeo. Você acredita no que você quiser é um direito seu, mas esta licitação foi ridícula o Flanker atendia a todos os requisitos da concorrência e até superava alguns alem de ter a maior… Read more »

welington

Meu amigo os Russos queriam nos vender os SU-33 por este motivo os mesmos vieram ao Brasil para verificar as reais capacidades do A-12 operar os mesmos e esta é uma noticia antiga não é fácil de encontrar. Sobre o desconhecimento acho que você é que esta enganado, pois não soube nem interpretar o que eu escrevi, disseque as propagandas feitas este ano pelos Russos foi da ROSOBORONEXPORT e que a mesma efetuou propaganda de todos os seus produtos em geral pois a ROSOBORONEXPORT estatal de venda de armamentos é a empresa que controla as vendas de produtos militares de… Read more »

welington

Mauro ao contrario do que você pensa pode se basear nas versões anteriores sim, pois o desempenho é quase o mesmo, o SU-35 BM tem um desempenho pouco superior ao do SU-35 que por sua Vez tem um desempenho um pouco superior ao SU-30 que por sua vez tem um desempenho melhorado em relação ao SU-27, fica obvio e claro que da para se comparar pois as mudanças foram feitas na estrutura e principalmente no que diz a eletrônica embarcada e de comunicações o que não altera o seu desempenho, a melhora de desempenho foi conseguida pela substuição dos motores… Read more »

welington

Mauro ao contrario do que você pensa pode se basear nas versões anteriores sim, pois o desempenho é quase o mesmo, o SU-35 BM tem um desempenho pouco superior ao do SU-35 que por sua Vez tem um desempenho um pouco superior ao SU-30 que por sua vez tem um desempenho melhorado em relação ao SU-27, fica obvio e claro que da para se comparar pois as mudanças foram feitas na estrutura e principalmente no que diz a eletrônica embarcada e de comunicações o que não altera o seu desempenho, a melhora de desempenho foi conseguida pela substuição dos motores… Read more »