Jobim se irrita com vazamento e decreta silêncio

33

Eliane Cantanhêde

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse ontem, por meio de sua assessoria, que mantém o que ele declarou em entrevista à Folha em dezembro sobre a renovação dos caças da Aeronáutica, no sentido de que “a FAB não fará ranking de proposta, analisará os critérios individualmente, e o presidente é quem fará juízo de valor sobre a relevância de cada um”.

A manifestação foi feita por e-mail, usando o verbo assim, no futuro, para ratificar a versão oficial de que o relatório da Aeronáutica, concluído no dia 18 de dezembro, não foi entregue ao ministro até agora.

Em nota divulgada ontem, a Aeronáutica confirma que encerrou o relatório e ainda não o enviou à Defesa. Ressalta que o documento é “pautado na valorização dos aspectos comerciais, técnicos, operacionais, logísticos, industriais, de compensação comercial (offset) e transferência de tecnologia”.

A seus assessores Jobim disse que se sentiu “pressionado” com a divulgação, na Folha de ontem, do resultado do relatório técnico da Aeronáutica sobre o programa F-X2 -no qual o francês Rafale, preferido da área política, ficou atrás do sueco Gripen e do americano F-18. Essa informação, sobre a ordem de preferência, não foi questionada pela nota da FAB.

Jobim determinou ontem tanto à Defesa como ao Comando da Aeronáutica que não houvesse declarações nem detalhes para a imprensa que possam aumentar a natural tensão para definir o vitorioso final. A decisão, formalmente, compete ao presidente Lula.

Na Aeronáutica, conforme a Folha apurou, o comandante Juniti Saito lamentou que a divulgação das conclusões da FAB tenha ocorrido menos de uma semana após o vazamento da informação de que os comandantes das Forças Armadas haviam cogitado pedir demissão por causa do novo Plano Nacional de Direitos Humanos.

O temor de Saito é que uma coisa contamine a outra, o que, a seu ver, seria não apenas inconveniente como injusto. O relatório da FAB, com cerca de 30 mil páginas, já tinha sido concluído pela comissão responsável e aprovado pelo Alto Comando da Força Aérea no dia 18. Antes, portanto, da divulgação do plano de direitos humanos, três dias depois, e da tensão na área militar.

Jobim e Saito conversaram anteontem à noite, na Base Aérea, e qualquer definição só ocorrerá a partir de segunda, quando Lula e Jobim voltam das férias. O anúncio do vencedor ficará a cargo da Defesa.

FONTE/FOTO: Folha de São Paulo/Poder Aéreo

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Thunderstruck

É Jobim, irritação é pouco diante dessa palhaçada que é o FX2. Essa é só mais um dos capítulos dessa comédia dramática.

A propósito, aos editores do site, acaba de sair no Terra, “Lula deve ignorar relatório da FAB sobre compra de caças”:

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4189046-EI306,00-Lula+deve+ignorar+relatorio+da+FAB+sobre+compra+de+cacas.html

Abraço!

Klevston Kvowster

Lula é o presidente e ele decide o final, apesar de muitos falarem que ele tem que resolver a situação em favor do relatório final da FAB e não é esse o caso, a FAB está mais interessada em avaliar a favor do seu orçamento, ficou bem claro que se estivesse na disputa outro caça mais baratinho ainda, esse seria o vencedor, a escolha pelo melhor vetor ficou em 3º plano, o que é lamentável, eles não estão pensando em qual o vetor é o mais mortífero no campo de batalha, nada disso interessa, ninguém quer saber se em um… Read more »

El  Carajlo

De uma coisa eu sei, o “vazamento” foi proposital. Ou para gerar conflitos entre partes política e militares, ou foi para por um fim ao FX.

El  Carajlo

Klevston Kvowster em 06 jan, 2010 às 6:06

Exatamente, o Lula é quem manda, porém, ele não sabe nada e esta sendo manipulado (como sempre) por seus amigos (MAG, Celson Amorin e Cia) todos com interesses escusos.

Não adianta espernear, o Lula é burro mesmo (não tenho medo de falar, não me calarei).

El  Carajlo

Klevston Kvowster em 06 jan, 2010 às 6:06 A FAB escolhe o mais barato mesmo, ela não tem culpa de ter um governo miserável esse que da esmola para as Forças Armadas. 80% do $$ vai para a previdência e serviços sociais. O resto são gastos com pessoal e armamento. A culpa é do governo, e por favor, não pense que a FAB so pensa no que é barato, ela sabe que tem que ter um caça em operação. Ou você prefere os Rafales apodrecendo no hangar? a FAB pensa no preço, o governo não, vai escolher o mais caro,… Read more »

El  Carajlo

OBS: o Gripen é um caça otimo por ser multirole, ele é bom pois pode ser um caça padronizado.

http://en.wikipedia.org/wiki/JAS_39_Gripen

Zé Carioca

Depois desse maluco o proximo ministro tem que se o Gilmar Dantas Mendes.Realmente esse país não é para ser levado a sério mesmo.

JC

Agora ele decreta silencio? Ele e o mulla deveriam ter se calado desde o inicio, ouvir quem entende e comprar o que o pais pode.
Politico bom eh politico morto……pqp!

A-Bomb

Eu pergunto a voces.
O Mula tem capacidade técnica para decidir alguma coisa?
Claro que não.
Ele mal sabe assinar o nome.

Ele pode até passar por cima da preferência da FAB mas dai sua candidata Guerrilheira vai afundar de vez.

Corsário01

Infelizmente corremos o risco de ver algo parecido com o que acontece em todo o país. O politico(Lula) vem, constroi uma praça(Rafale), LINDA, MARAVILHOSA e vai embora.(eleições, novo presidente e etc) Depois de 1 ano de uso com a população(FAB), toda feliz percebe que os bancos, os brinquedos já não estão funcionando ou bem mantidos. Nos bancos os pregos estão à mostra, e os brinquedos estão enferrujando(Rafale). O que fazer? De quem é a responsabilidade de manter a pracinha OK?(FAB) Mas cadê o dinheiro para isso? A prefeitura(Governo), não tem verba para manter esta obra. A Verba foi desviada para… Read more »

Nick

O Sr Jobin antes de mandar a FAB se calar deveria ter ficado em uma posição neutra em vez de ficar fazendo Lobby descaradamente pelo Rafale. Com certeza se ele se tivesse mantido neutro a FAB não teria necessidade de fazer isso.

[]’s

Felipe Cps

Hahahaha, Jobim ficou bravinho é? Só ele e a Mulla podem abrir a bocarra antes mesmo da FAB, pra fazer chup-chup no presidente francês? Ahahahahaha…

Que venham os Rafales. Vai ser uma festa pra oposição, e uma ótima pra candidata-terrorista, rsrsrs…

Sds.

MOKITI

Amigo discordo de vc quanto ao orçamento das forças armadas pois o orçamento das 3 forças é o terceiro maior do governo,o que a Fab deveria fazer enxugar suas aposentadorias e pensoes e privilegios.

MOKITI

O jobim está certo,isso caracteriza quebra de hierarquia,pois um Jornal soube antes da entraga do relatorio as autoridades do governo,em qualquer país do mundo isso é cabivel de punição.
A Fab parece um menino mimado que não vai ganhar o que deseja e fica fazendo piraça,grande FAB.

Billy

JOBIM não decreta nada já que não comanda NADA. O Min da DEFESA não faz parte da cadeia de comandao das FFAA.

Deio

Para quem defende a compra a todo custo, LITERALMENTE, de uma aeronave cara, por ser, supostamente, muito mais capaz do que outra e que o GF e a FAB se virem e revirem para resolver esta situação, vai abaixo um link sobre a possiblidade de cancelamento do A400m http://www.portalcr.com.br/noticias/aviacao-militar/2987-airbus-ameaca-cancelar-programa-a400m-se-governos-nao-ajudarem Governos devem prestar contas ao seu contribuinte ou taxpayers em inglês. O Rafale já teve reduzida, segundo informações, a quantidade inicial de aeronaves a serem adquiridas. Os EUA estão cortando a produção do F22. O consórcio do Typhoon também reduziu o montante inicial a ser adquirido. Tudo isso por conta de… Read more »

Deio

******** 4. O que transderência irrestrita de tecnologia significa exatamente? ***********

Deio

********* argh!!! tansferência !!! *********

Deio

O discurso do GF me lembra o do digníssimo Sr Carlos Saul Menen, ex mandatário argentino e que, em sua “gestão”, mantece relações carnais com os americanos.

Nesse momento, seria intenção de nosso Governo manter o mesmo tipo de relação com a França?

Entre Argentina e EUA deu no que deu…

ZE

“Deio em 06 jan, 2010 às 10:05 3. Possibilidade e custos de um upgrade dentro de 15 anos;” Caro Deio, segundo o roadmap da Dassault/Forças Armadas Francesas, o Rafale deverá sofrer um midlife upgrade em 2020. Pela proposta francesa, o último Rafale a ser entregue ao Brasil, estará saindo da linha de montagem em 2017. A razão de ser de um midlife upgrade é atualizar sistemas já obsoletos. Portanto, se queremos ter um caça de ponta em 2020, teremos que atualizar seus sistemas logo após a compra dos vetores gauleses. Assim teremos: O primeiro dos 36 caças sendo entregue em… Read more »

Humberto

Vamos por parte.. O GF não foi pega de surpresa pela preferencia da FAB, não vamos ser ingenuos ou tendenciosos, se eles ficaram indiguinados é porque caiu ao publico geral, só isto. É óbvio que o GF sabia e a muito tempo das preferencia e por isto, Jobim a um bom tempo, MANDOU que outros parametros deveriam ser priorizados ao inves do pré escolhido (a anos) da FAB, ou seja, mandou mudar as regras depois do jogo ja ter terminado (depois dos RFI, RFP e do BAFO). Por que? Lula, querendo ou nao, concordando ou não é quem pode canetear… Read more »

Dalton

Zé…

também li sobre o “midlife” para os Rafales, mas será que os
Rafales do Lula não virão com tudo de mais moderno, necessitando
uma modernização só perto de 2030??

sds

“Dalton supports USS Gerald Ford”

Jorge

Agora sim, a decisão será política!

Wolfpack

Que ótimo para Boeing, SAAB e Dassault tendo um relatório de 30.000 páginas sendo entregue a jornalistas. Se isso ai não é quebra de contrato de uso das informações sensíveis de cada empresa, bem já disse que este FX2 está morto, só falta enterrá-lo. Agora para muitos no Blog, os FABIANOS são uns coitadinhos, que querem o melhor mas não têm recurso para operar dai escolhemos o mais barato de todos, (dois pelo preço de um). Tenha paciência. Quero ver este LIFT sair de Anapolis e interceptar um invasor na cabeça do cachorro? Nosso primeiro avião stealth rsrsrsrsrsrs. FX2 R.I.P.… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Wolfpack, só uma sugestão de reparo no que escreveu ao final do comentário:

Na minha opinião, operacionalmente a interceptação viável de um invasor na região da Cabeça do Cachorro, a partir de um caça em Anápolis é uma viagem longa demais, até para modelos com capacidade supercruise. Isso vale para qualquer um dos três finalistas e até para aeronaves fora da disputa, como o Su-35.

Não se chega a essa distância a uma velocidade compatível com uma interceptação digna desse nome.

Wilson Giordani de Souza

Quem quiser que acredite que o Jobim ficou irritado…

[]s

Wolfpack

Mas Nunão vc acredita que ele chegue até o Recife?????
http://www.aereo.jor.br/2009/08/26/alcance-do-rafale-operando-no-brasil/
Abs

Fernando "Nunão" De Martini

Wolfpack,

Explique melhor, você está se referindo a uma interceptação ar-ar de um intruso ou de uma missão ar-superfície, de uma ameaça chegando por via terrestre ou naval, como é o caso dos raios do Rafale que estão nesse link citado? São missões bem diferentes em configuração de armas, tanques externos, tempo de voo, raio etc. No seu primeiro comentário, entendi “interceptar um invasor na cabeça do cachorro” como uma missão típica de interceptação, ar-ar.

mauro dias

BRIGADEIRO DESDIZ FUXIQUEIRA DA FOLHA

Em nota oficial, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (clique aqui para ler) declara que não entregou relatório algum sobre coisa alguma ao Ministério da Defesa, diferentemente do que estampou a coluna da Miss Yellow Fever

ZE

“Dalton em 06 jan, 2010 às 10:53 Zé… também li sobre o “midlife” para os Rafales, mas será que os Rafales do Lula não virão com tudo de mais moderno, necessitando uma modernização só perto de 2030?? sds” Caro Dalton, as soluções para o midlife upgrade, segundo o roadmap da Dassault/Forças Armadas Francesas, só estarão prontas em 2020. Midlife upgrade serve para atualizar algo que já está defasado. O nosso primeiro caça virá em 2015 e o último, em 2017. Repiso: As soluções para o midlife upgrade só estarão prontas a partir de 2020. Meu caro amigo, tire as suas… Read more »

Alecsander

Eu discutiria com muito prazer sobre o jogo político nacional e internacional, afinal eu me interesso muito pelo assunto, mais não tenho interesse no que é apresentado ai como política. Dizem que é a política e a burocracia que travam o Brasil, eu discordo totalmente, não é a política nem a burocracia, mas sim a politicagem que trava este país. Também porque política e burocracia existem em todas as nações, incluindo nas mais desenvolvidas e civilizadas nações do mundo, e mesmo assim não é isso o que impediu seu alto grau de desenvolvimento. Aqui no Brasil a política não se… Read more »

Paulo Pedro

A FAB ENTREGOU O JOGO,DEPOIS DESTA LAMBANCA OU DA RAFALE OU F-18, O GRIPEN DA FAB NUNCA.

Klevston Kvowster

El Carajlo

Eu espero que o Gripen seja um bom caça, se ele ganhar vou ser fã dele também.Mais será que ele dará conta do recado? será que eles conseguirão entregar 36 caças até 2015 como o prometido? se nem protópipo a SAAB tem ainda? É isso que me dá medo.Será que ele não terá equipamentos embargados pelos EUA e outros países, já que ele é uma salada de componentes de diversos países! Torço pelo melhor, amigo El Carajlo, estamos no mesmo barco, que venha o melhor…