Entrou areia grossa na bilionária compra dos 36 caças Rafale, produzidos pela França. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, tem dito aos mais próximos que o comando da Aeronáutica se decidiu pelos caças suecos, fabricados pela Gripen (sic) – recusando-se, assim, a chancelar o negócio com os franceses, como deseja Lula. Nessas conversas, Jobim admite que, quando deixar o ministério, em abril, nenhuma solução terá sido dada.

FONTE: Veja – Radar On-line

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

284 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
alexandre

ontem na retrospectiva da globo anunciarao o françes rs rs

th98

e claro que eles não fazem ideia. mas como o assunto ta em alta eles espalham udo o que puderem

Bosco

Não seria o F-18 fabricado pela Dassault?
Ou quem sabe o Rafale fabricado pela General Motors?
Rsrsrsr…

Hornet

Ou quem sabe o “Phantom F-5” (lembram?) fabricado pela Gurgel (lembram também?)…hehe

barbaridade!

Qual será a próxima nota bombástica?!!!…hehe

abraços a todos

Paulo

A decisão vai acabar sendo adiada para o próximo governo

grifo

Pede pra sair, Jobim, pede…

A FAB não é MB e não vai reescrever relatório para chancelar decisão política. Se quiserem comprar o Rafale OK, mas não vão encontrar ninguém de azul para assinar embaixo da negociata.

A Veja (ou outro órgão de imprensa) poderia também dar uma olhada no que está acontecendo com o EC-725, onde os franceses se recusam a colocar no contrato a transferência de tecnologia como condição para o recebimento do pagamento. O resultado é que ninguém da FAB assina o tal contrato e a coisa vai ficando…

Wolfpack

Bem, eu acredito na tese do cancelamento do FX2 e pronto. Eu não acho viável entrar em projeto como o Gripen NG sozinho bancar este desenvolvimento que nem o Governo Sueco deseja e nem seus vizinhos Nórdicos. É a maior furada de todos os tempos. Se existe este viés para compra de caças Suecos, sabe qual o melhor opção, compra-se de uma vez os caças versão C/D com F414 e pronto, acaba logo com esta história. E dá a grana para um Consórcio Brasileiro para entrar em um programa de desenvolvimento internacional como o PAK-FA, ou F23 Chinês, ou se… Read more »

Pensador

Tá certo quem vai por a “rosca”à premio é que tem que decidir,eu ficaria mais tranquilo,sendo empurrado por uma GE que duas Snemca.Questão de segurança.Mas venha o que vier a FAB É QUEM DECIDE e nós devemos respeitar,sem fanatismo e politicagem idiota.

MOKITI

Calma colegas é só ver a fonte da notícia,a revista Veja,aquela que que a algum tempo atrás fez elogios ao Governador Arruda(Panetone),há uma grande incoerencia,a decisão é do Presidente da República,acho que a demora se deve pelo do governo estar cobrando da França as garantias que o pacote de TT será comprido.
Essa revista chama um ex-Presidente que quase quebrou o país de grande estadista,podemos esperar o que deles?,não merece crédito algum,até eu posso chegar e dizer que o Jobim confidenciou a algum amigo que prefere o Grippen NG,e fica por elas!!

MOKITI

Desculpem é Cumprido..kkkkk

MarceloRJ

Gostaria de ver uma reportagem no blog como à anterior sobre o Rafale.
Tipo:
Gripen a encruzilhada para o Brasil, uma icônica?
Como seriam os reais custos de um produto inexistente? Realidade ou ficção?
Haveria embargos dos EUA? Como solucionar tais embargos?
Seria possível estar operacional em 2014? Caso não, como resolver esse GAP?
Qual seria o real investimento total até entrar em linha de produção e ficar plenamente operacional?
Seria muito interessante.
SDS

Bosco

Favor não falar mal do governador do meu estado, o Gov. Panetone, quer dizer, o Gov. Arruda está acima de qualquer suspeita e nem de dinheiro ele gosta, quer dizer, de avião.
Afinal qual o problema em querer dar arrudas, quer dizer, panetones, ao pobres no dia de São Nunca, quer dizer, no dia de Natal?
Tenham a santa panetone, quer dizer, paciência. Deixem o pobre do Gov. Rabanada fora disso, quer dizer, Gov. Panetone… Ah! Vocês entenderam o que quis dizer.
Um feliz panetone novo pra todos…Ah! Deixa prá lá…

rodrigo avelar

ta ai, eu duvido que a FAB prefira o Gripen; se fosse a EMBRAER ficaria até calado, pra mim esta noticia e só uma materia comprada por esta revistinha mentirosa

Flanker

É mesmo Rodrigo. Acho mais provável o preferido da FAB ser o SH e depois o Rafael.

Ah! Obrigado ao blog por liberar as postagens, apesar de mim não poder acrescentar muito com meu “vasto” conhecimento.

Andre

Wolfpack, vc tirou as palavras da minha boca (ou seria dos meus dedos?).

Nao dah pra ficar com um caca de 4a, 4.5a geracao por 30 anos. Nem pra se iludir q com a tecnologia transferida vamos ser capazes de desenvolvermos nosso proprio caca.

Pelos custos de aquisicao/manutencao do Rafale compraria + de 36 Gripens C/D e espalhava pelo Brasil afora. Ao mesmo tempo entraria num projeto de 5a geracao em andamento e investiria pesado num UAV nacional.

Vplemes

Esse pessoal do Photoshop é caso sério. Fazem um rafale com pintura da FAB, e na pressa esquecem daquela verruga feia pra dédeu (o probe de reabastecimento). Na minha opinião uma das coisas mais incompreensiveis no rafale. Por que a Dassault não deu um jeito de colocar aquela porcaria embutida, igual o SH? O trem feio, sô!!!

Klevston Kvowster

Nossa se for Gripen? Amigos podem ficar tranquilos, porque lá para os anos 2025 teremos um caça nosso o Gripen NG (BR), ou quem sabe! Um Super Gripen.Até lá ficaremos com os F5 mesmo, que proteção hein…Há ia esquecendo um Super caça Gripen e com um motor apenas e é GE….e pousa em qualquer estradinha,maravilha, só o Brasil mesmo…

Vplemes

Desculpas a todos. Confundir rafale com gripen, só se for pelas 08
Bohemias, que tinha tomado mais cedo.rsrs

ZE

Para o bem do Brasil e de seus contribuintes (nós), gostaria que essa nota da Veja fosse verdadeira.

Infelizmente, a compra do Rafale é questão de tempo.

Até hoje, eu não consegui engolir o fato do Brasil ter comprado os EC725. Trata-se de um helicóptero DEFASADO, SEM ESCALA E, POR CONSEGUINTE, CARÍSSIMO DE SE MANTER E OPERAR.

NEM MESMO A FRANÇA COMPROU NÚMEROS SUFICIENTES DESSE ARREMEDO ALADO. ELES NÃO SÃO BOBOS. COMO SABEMOS, ELES COMPRARAM OS NH90.

BOBOS SOMOS NÓS TODOS.

[]S

Marco Antonio Lins

Ilmo Srs
Acontece para vc desenvolver um vetor neste pais é um Deus nos Acuda.Se se quer ter uma maquina de guerra, tem que se desembolsar e penssar grande. Como é que o penssamento do Ministro mudou de repente. O Gripen vetor muito leve para o Brasil,pelo seu tamanho,
raio de ação e outras caracteristicas. Não sei ele no combate verdadeiro ou ate mesmo simulado.Não acredito que a FAB tenha se manifestado neste assunto.

marcos-Brasil

deixem de “muido”…vai dar Rafale mesmo 🙁

kwhvelasco

É uma coisa assim: Acerta-se a compra por preço menor, do pacote do Gripen NG. Compramos um lote de 24 Gripens C/D (existem tantos a disposição no mercado?) e aqui no Brasil montaremos os NG junto da Suécia. Sem gap. Remanejando verbas da MB, poderia-se partir para a compra conjunta MB/FAB de Rafales para o Nae e para substituir os M2000-5. Os UAVs, seria uma coisa que a indústria nacional teria condiçoies de fazer. De outro modo, comprar os rafales seria muito bom, mas tem aquele problema de TT que o amigo citou acima, com a Helibras. A nossa lei… Read more »

Hornet

Vou repetir aqui o que escrevi ao amigo Wolfpack, em outro post, pois acho que fica melhor neste post. “Se o FX2 não for assinado neste governo, não sai nunca mais. E aí meu amigo, a FAB terá que se virar com o que tem por muito tempo. Pois mesmo que o próximo (ou os próximos) governo(s) resolvam reabrir o “FX” (qualquer número), vai mais um século e pra tomar a decisão, mais um século (isso se tomar, pois na gestão anterior ficamos mais de 6 anos na embromation do FX e não se decidiu nada). Então eu vejo assim:… Read more »

Paulo Renato

Muito se fala e comenta sobre o FX2,mas ainda não sabemos o que vai acontecer, espero que não saia o famoso Rafale.

Concordo o questionamento sobre os EC725 Caracal, simplesmente a maior furada nem a França tem esses helis fracos.
Tomara que não vingue e que se escolha outro Heli de transporte, mas já pagaram a primeira parcela dessa bosta,complicado reverter essa escolha.

Mas tudo pode acontecer..

Abs.

Pensador

Por falar demais e fora de hora agora estamos numa sinuca de bico, A França para forçar a barra meteu logo o Le Monde na parada elegendo o Lula o HOMEM DO ANO o OBAMA diz que ele é o Cara e o rei da Suécia vai dizer o que?Quem perder vai cobrar esta fatura e vai sobrar pra quem?O JOBIM não tem culpa.É só rever os fatos são inumeros nem da para postar.

Craveiro

Linda a fotomontagem com o Gripen. 1. tudo o que se escreveu sobre não comprar agora é fato. É uma compra política e não militar. 2. qual o papel que cabe à FAB? Dizer amém ou descrever aquilo que no seu entender (errando mais ou menos) lhe interessa? 3. custo é importante sim! O alto valor não se justifica apenas pela TT. Trnasferir tecnologia e não voar resulta em uma conta negativa. 4. todos aqui garantem que o governo e legislativo francês vão manter um hipotético contrato de TT irrestrita pelos próximos, digamos, 20 anos? Isso vale para os suecos… Read more »

Ronaldo

Esse argumento de preço do Rafale…senhores, tentem fazer um vetor de 5° geração com o preço por unidade e de hora de voo comparavel ao do Gripen NG ou F-5M. Garanto que seria sucesso de vendas no mundo, so me contem depois a mágica usada.
O Rafale é caro sim, mas estamos falando de um vetor dos mais modernos, osso duro ate para o invencível F-22 (Desmentiram as noticias do ATLC dos Emirados? Acho que não)

Hornet

logo mais estarei enfiando o pé na jaca…hehehe

Então, um Feliz 2010 a todos do blog.

Hornet

JACUBAO

Ai ai… É desse jeito que o Brasil quer ser levado a sério pela comunidade internacional?
O FX-1 durou todos os mandatos do (cruz credo)FHC, e o FX-2 já durou todo os mandatos do LULA. pelo jeito os F-5 vão ter que passar por outra modernização para aguentarem, sabe lá como, mais uns 40 anos de serviço, sem contar os 30 que já se foram.

AREEEEEGGGGOOOOOOOOO!!!!!!!

kaleu

ZE em 31 dez, 2009 às 16:15 God news for you! EC-725 tá por um fio … veja o que escreveu um oficial da MB : “Anotem aí: Por conta do embróglio criado no programa de aquisição de helicópteros EC-725, nada deverá ser definido sobre o F-X2 antes de, pelo menos, março. Para uma decisão anterior a essa data, só se o GF captular e aceitar NÃO comprar o Rafale! O clima dentro da FAB é péssimo quanto aos franceses, principalmente por conta do EC-725. Na MB também “avinagrou”. Não vou entrar em detalhes, pois, não posso e companheiros da… Read more »

kaleu

Podem crer que a noticia acima é real … a FAB quer o Gripen, eu já havia adiantado isso a 20 dias (foi me dito por um ex-fabiano do BM) … a FAB não quer Rafales … querem determinar os requisitos do novo equipamento, querem total integraçcão com nosso sistema de defesa, querem equipamentos fabricados aqui no Brasil … portanto querem Gripen-BR

abc
kaleu

kaleu

Amigos, Sabemos que a superioridade de um equipamento adquirido no exterior, é determinado pelo índice de integração do mesmo, ao sistema de defesa do país comprador, neste contexto, muito mais importante do que carga paga ou razão de subida ou índice de RCS é até que ponto o novo equipamento esteja em “sintonia” com os demais vetores, os AWACS (R/E-99), Link-BR, radares em terra (móveis ou fixos) e mar, é isso que determina a vitória em um eventual embate, mesmo porque as próximas batalhas aéreas serão decididas pelo poder de intercomunicação em rede e 90% será decidida em ambiente BVR.… Read more »

kaleu

desculpem good news

MOKITI

O não dá pra falar nada do Grippen pois ainda está no papel,por isso dá pra prometer tudo,o Rafale é a melhor escolha para o brasil,vamos ter o Segundo melhor caça do Ocidente,o outro caça no caso do F-18 vai se tornar a terceiro caça da USAF,pois primeiro será o F-22,F35,E DEPOIS VEM O F-18, ALGUNS F-16. Porque temos que pegar um caça que dai a 4 anos vai ser o terceiro caça deles,se for verdade que o rafale deu uma coro no EF2000,brincou com os f-16,e seu sufoco NO F22,o que estamos esperando não resta dúvida tem que ser… Read more »

Pensador

Mais certo do que numca Kaleu,certissimo.Integrasão com o que ja temos.Sem essa que o Rafale é lindo e o f18 é feio isto não é concurso de beleza.

MOKITI

Veja é uma revista que não tem isenção alguma!!!

Pensador

Integração e comunalidade o resto é balela.Dalhe fabianos.

Baschera

O Lula, depois de assistir ao filme “2012”….. mudou de idéia….. cancelou o FX para lançar o Arca XBr….. mas calma, o preço da passagem não custará Eur$ 1 bilhão, mas módicos panetones recheados com notas verdes.

PS: Sobre o FX, a história, as vezes, se repete… ou seja, um raio pode cair duas vezes no mesmo lugar. Pelo menos no Brasil !!!
Não é de hoje que se houve falar que será cancelado. A chance é muito, mas muito alta de ser mesmo !!

Sds a todos e Próspero 2010.

Vplemes

E qual tem? A quanto-é? A carta capital? Fala sério.

kaleu

Ademais amigos, ” A aquizição de um sistema de armas moderno como um avião de caça … tem um impacto muito maior do que pode ser percebido por um observador descuidado. Trata-se de um sistema desenhado para operar no ambiente cultural do país vendedor, isto é, para vencer as suas guerras, usando seus métodos, processos, organização e a sua capacidade instalada. Portanto é necessário que o comprador faça as modificações para adaptação de seu ambiente para usar o novo armamento com eficiência. Caso não se reconheça esse fato … duas situações poderão se desenvolver : – nunca se chegará a… Read more »

Jose Gustavo

Depois da comissão da verdade – verdade só de um dos lados – é que vão bater mesmo o pé no Gripen. Para mim é coisa que será resolvida só no próximo governo. E acho que vai dar o Gripen mesmo, os políticos do PT se meteram a besta e entraram em vespeiro…

A-Bomb

kaleu em 31 dez, 2009 às 18:17 A questão é: Sera que até 2014 ele vai estar operacional? Sera que da para calcular os custos do projeto mesmo ele ainda estando no papel? Ele é equivalente em armamento aos outros dois? E principalmente os americanos não vão embargar nada dele? Acho que para o caça da saab ser escolhido teriam que pegar ums 10 a 20 jatos de prateleira para tapar buraco. Com ums 20 typhoon acho que ja daria para encarar. Pelo menos teriamos suporte caso algum pais Bolivariano tentasse algo estúpido. Os do Chaves ja estão chegando. E… Read more »

Corsário01

Se o “procura-se um CPF” para assinar o contrato do EC-725 é fato, isso nos mostra claramente como os franceses são “corretos”.

Eles não querem assinar o contrato com a claúsula que condiciona:

Só te pago, se me passares a TT. curtinho assim. 🙂

Como eles não querem esta “obrigação” condicionada ao pagto dos EC-725, a coisa está em banho maria e nós, como sempre dançando a música deles.

Se alguém aqui não crê nesta noticia, por favor, apresente provas em contrário, como o contrato assinado e o nome de brigadeiro que estiver lá. OK?

F.Caetano

Muito bom no photoshop o cara que montou essa foto aí do post, pois, fazer uma foto do F-5 plus++ com asas em delta, têm que ser bom mesmo…rsrsrsrs

Brincadeiras à parte, não acredito muito nessa de “prefência da FAB”, isso tá mais para os boateiros e adivinhos da internet. Acho que antes de saírem por aí expalhando sua teorias conspiratórias, e boatos, começarem também a adivinhar os resultados da loteria, pelo menos assim deverão ganhar um bom dinheiro…

Abçs

Corsário01

F.Caetano só faltam 20 minutos para eu ficar rico!!!
🙂

Mas eu garanto que aqui não tem só adivinho de internet não.

Tem muita gente aqui que sabe das coisas e tenta passar o que pode/o que é possível.

Ninguém é obrigado a acreditar em nada aqui.

Mas aonde há fogo, há fumaça e o FX-2 que é um contrato muito mais baixo que o dos Submarinos, ainda não saiu. É para parar e pensar!

Guilherme Poggio

Amigo Corsário

Estou com você. Se realmente esta história da procura por um CPF for verdadeira, a coisa está feia mesmo.

Um bom ano novo para você e para todos os que participam dos blogs.

Esdras

A FAB tem uma falta de habilidade para compras que é uma coisa absurda!!!!

kaleu

Olá A-Bomb em 31 dez, 2009 às 18:32 Sera que até 2014 ele vai estar operacional? Não sei. Porém acredito que a FAB saiba o REAL estágio de desenvolvimento do equipamento. Ele é equivalente em armamento aos outros dois? O caça sueco pode levar uma carga bélica espetacular, como mísseis ar-terra stand-off, mísseis ar-ar de curto e longo alcances, pods designadores e bombas guiadas a laser. http://www.aereo.jor.br/2008/09/08/o-arsenal-do-gripen-ng/ Sera que da para calcular os custos do projeto mesmo ele ainda estando no papel? Com os atuais e avançados softwares e simuladores se ouver erro será insignificante. E principalmente os americanos não… Read more »

F.Caetano

Corsário01 Se ficar milionário hoje, não vá esquecer dos colegas do blog…rsrsrs Desculpe, mas não estava me referindo aos seus comentários, pois os quais já venho acompanhando algum tempo, e sempre foram bem embasados. Estava me referindo a essas estórias de “prefência da FAB”, que uma hora tende pelo Gripen, outra hora é pelo SH. Acredito que mesmo dentro da FAB hà “prefências” pelos 3, agora resta saber qual a decisão. Confesso que começo a temer pelo desfecho do Fx-2, e na atual conjuntura, mesmo preferindo o Rafale não ficaria triste se a FAB se decidisse pelo SH. Já o… Read more »

F.Caetano

Ops: “prefência”= “preferência”, fim de ano sabe como é…

Robson Br

Às vezes acho que esta boataria tem um fundo de verdade. Pode ter mesmo, pois na torcida pelo gripen tem muitos adeptos. Mas na questão dos subs foi a mesma coisa. Meteram o pau no sub que a MB escolheu. Primeiro o pau quebrou para o IKL alemão, depois quando a MB mudou de Sub o pau quebrou do outro lado. E por fim não deu em nada e ninguem comenta mais nada. Se o Gripen fosse menos americano eu até torceria para ele. Mas é difícil acreditar que os americanos facilitariam alguma integração em um equipamento em que eles… Read more »