Nota 3 – 29/10 (21h30) Desaparecimento de aeronave da FAB

As buscas à aeronave C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB) desaparecida na região Norte prosseguirão à noite, com o emprego de uma aeronave de reconhecimento R-99, dotada de sensor para varredura térmica, a exemplo do que ocorreu no caso do voo AF-447, e de um helicóptero HM-3. O avião transportava 11 pessoas – quatro tripulantes e sete passageiros – e apoiava missão de vacinação do Ministério da Saúde.

O SALVAERO, órgão da Força Aérea que coordena operações de busca e resgate no país, recebeu o sinal de emergência (ELT) emitido pela aeronave, que seguia de Cruzeiro do Sul (AC) para Tabatinga (AM), 58 minutos depois da decolagem. Com base nas informações do ELT e dos últimos contatos radar e rádio com o controle de tráfego aéreo, foi possível estabelecer uma área para início das buscas.

Neste momento, sete aeronaves da FAB e uma do Exército Brasileiro participam das buscas ou estão em deslocamento para a região: dois helicópteros H-60L BlackHawk, um helicóptero HM-3 Super Cougar (Exército), um KC-130 Hércules, um SC-95 Bandeirante, dois C-105 Amazonas e um R-99.

Será montada uma base das operações na cidade de Cruzeiro do Sul (AC). Trinta e seis militares, entre médicos, enfermeiros e especialistas em resgate, foram deslocados para a localidade. Mais de cem militares participam da operação na região.

As famílias dos militares e dos civis estão recebendo assistência e informações sobre o trabalho de busca.

Brig Ar ANTONIO CARLOS MORETTI BERMUDEZ
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Saiba mais sobre o sinal de emergência (ELT) emitido por aeronaves: http://www.brmcc.aer.mil.br (ver em Balizas, Tipo de Balizas)

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
flaviodepaula

é torcer para que tenham conseguido “pousar” em algum rio. As chances de sobreviverem neste caso seriam muito maiores.