General Heleno diz que tem ‘juízo’ para não entrar na discussão sobre F-X2

16

vinheta-clippingO general do Exército e ex-comandante militar da Amazônia, Augusto Heleno, evitou fazer hoje (9) qualquer comentário sobre a possível compra pelo governo de 36 caças franceses para reforçar a defesa nacional do país. Provocado por senadores da Comissão de Ciência e Tecnologia, onde participou de audiência pública sobre o Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército, o oficial afirmou que tinha “juízo” suficiente para não entrar nessa polêmica.

“Não vou entrar nessa área. O brigadeiro Saito [Juniti Saito, Comandante da Aeronáutica] terá o maior prazer de vir aqui e explicar. Eu não tenho conhecimento para isso e tenho juízo.”

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, confirmou ao presidente da Comissão de Relações Exteriores, Eduardo Azeredo (PSDB-MG), presença na próxima quarta-feira (16) para explicar pessoalmente a questão dos caças franceses.

Apesar de evitar qualquer comentário sobre a aquisição das aeronaves, o general Augusto Heleno, atualmente chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, destacou a necessidade de investimentos na formação profissional dos militares que vão operar qualquer aparelho militar adquirido pelo governo.

Ele citou, por exemplo, a compra pelo Brasil dos helicópteros militares, fundamentais para deslocamentos rápidos, na Amazônia, por exemplo. Nesse caso específico, o general argumentou a necessidade de junto com a compra de equipamentos sofisticados o governo garantir a presença de profissionais capacitados para treinar os soldados que irão operá-los.

“De repente eu compro esses helicópteros mas quem vai operá-los?”, questionou o militar. Ele afirmou que não adianta comprar as aeronaves, caso não se faça a preparação devida o que demanda tempo. Augusto Heleno destacou as dificuldades enfrentadas pelos militares venezuelanos para operar os caças russos Sukhoi-30, de avançada tecnologia.

O preparo das Forças Armadas brasileiras para enfrentar qualquer tentativa de invasão estrangeira na Amazônia foi outro tema tratado pelo general. Ele reconheceu que existe uma defasagem tecnológica brasileira em relação a outros países mas destacou o preparo dos militares que atuam na região.

“Nós temos os melhores combatentes de selva do mundo. A tecnologia funciona até entrar na selva. A partir dali a conversa é outra”, afirmou.

O general lamentou o alto índice de evasão de profissionais brasileiros especializados na área de desenvolvimento tecnológico, perdidos para a iniciativa privada internacional. Segundo ele, após a formação em instituições de ensino superior militares como o Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), por exemplo, esses profissionais deixam a carreira desmotivados pelos salários e falta de investimentos.

Os recursos orçamentários previstos para aplicação neste ano na área de Ciência e Tecnologia do Exército foi o motivo da audiência pública na comissão do Senado. Em 2009, a previsão do governo é aplicar R$ 80 milhões no setor.

FONTE: Agência Brasil

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
BVR

Concordo com Gal.Heleno,ele foi chamado de tratar sobre determinado assunto e pedem opinião sobre outro? Por mais que o tema (reaparelhamento/modernização/aquisição)seja ponto comum de interesses das forças; mas cada uma segue suas diretrizes.

Além do mais, olha o público (políticos), era arapuca das grandes. Ele, que demonstrou sabedoria típica de líder que é, não ia querer a credibilidade de sua imagem sendo EXPLORADA por politiqueiros de plantão.

Agora, R$80 milha é uma merrequinha para as pretensões Brasileiras na área de autosuficiência em tecnológia militar.

Sds aos do Blog.

RodrigoBR

É isso aí Gen. Heleno! Tô contigo!!! 😉 Gostaria também de ver o senhor reivindicar: 1) Desenvolvimento ou compra de novos e modernos fuzis para o EB e as FAs(prioridade); 2) Compra e distribuição em massa de ALACs e MSS para a mairia das OMs; 3) Desenvolvimento de um Carro de Combate(MBT) nacional; 4) Desenvolvimento ou compra de sistemas de defesa anti-aérea modernos; 5) Desenvolvimento pela Helibrás, FAB e EB de um helicóptero específico de Ataque; 6) Desenvolvimento de Equipamentos e Armamentos de Artilharia de Campanha nacionais modernos. Quando resolver se aposentar do Exército, canditate-se a senador ou presidente! O… Read more »

Wolfpack

E a Bomba H do Físico do IME, ninguém vai comentar? O General Heleno é sábio.

kaleu

Este Homem é um exemplo que deveria ser seguido pelo Ministro da Defesa … aliás taí … PROPONHO Gedn Heleno para o Ministéria da Defesa … o que acham ??

Certamente não teríamos essas trapalhadas patrocinadas pelo TRAPALHÃO MOR …

abc
Kaleu

Cantarelli

Este homem sabe das coisas como o amigo RodrigoBR disse se um dia virar polito tem o meu voto, o governo deveria mesmo é reativar o progeto SS da avibras e botar esse tal fisico para trabalhar ai com digamos umas 50 bombas destas estariamos bem tranquilos por ums anos claro que com um exercito moderno tambén.

BVR

“E a Bomba H do Físico do IME, ninguém vai comentar? O General Heleno é sábio” – Wolfpack em 10 set, 2009 às 23:12.

É essa exatamente a questão meu amigo. Perfeita a colocação !!!!!!

Sds aos do Blog.

Tales

Cara sem sal (e jogo de cintura)… Sou muito mais o N. Jobim, que tem se revelado um negociador muito hábil… Daria um excelente jogador de pôquer…vive BLEFANDO para levar VANTAGEM… Diz que a concorrência não acabou, que há fato novo “na mesa” (os KC-390, um verdadeiro “ás na manga” do Sarkosy), e que as propostas poderão ser reformuladas…ehehehe Assim como prometeu aos russos reavaliar a oferta da Sukhoi? Pois é: cadê ela? Alguém tem visto muitos lobbistas da Sukhoi em Brasília ultimamente? E NINGUÉM CALA ESSE CHORORO CHORA O PRESIDENTE (da Boeing e da Saab), CHORA O TIME INTEIRO,… Read more »

BVR

kaleu em 11 set, 2009 às 4:43

Sacanagem com o cara.

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!….

Muito boa essa. Valeu Kaleu !!!!

Sds aos do Blog

BVR

Kaleu,

Seria essa a versão brasileira para a chamada “Relações Carnais” que o Menem disse haver entre “los hermanos” tinham com os EUA?

KKKKKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !!!!!!!!!!!!!!!!

Prefiro a versão brasileira, porque a deles deu no que deu.

Mais uma vez, Valeu Kaleu !!!!!!!!!!!!!

KKKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !!!!!!!!!!!!!!!!.

Sds aos do Blog.

kaleu

NOOOSSSAAAAA !!!

ESSES POLÍTICOS “FAZEM” CADA COISA PRA VENDER OS SEUS PRODUTOS !!!! 😆

NÃO PRECISAVA TANTO NÉ SARKÔ !!!

https://www.clarin.com/diario/2009/09/07/um/fotos/lula.jpg

abc
Kaleu

Antonio M

Nelson Jobin é um fanfarrão.

catraca

Já disseram lá atrás………A GUERRA é importante demais pra ficar na mão só de GENERAIS.

Democracia.

Harry

Caros, G. Heleno sempre equilibrado nos seus comentarios.
Um soldado de respeito, que em cada palavra demonstra zelo
por este pais.

Valeu General.

Eder

Discordo sobre Gen. Heleno tornar-se político.
Sábio que é, creio, que ele não deve se rebaixar a tanto.
Faz mais para o País onde está, quem sabe a frente do comando unificado que Jobim está planejando…

Caipira

kaleu em 11 set, 2009 às 4:43

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

boa, boa!

Lula

Embraer diz em comunicado que não participa da seleção do novo caça da FAB Projeto F-X2 Escrito por Defesa Brasil Ter, 29 de Setembro de 2009 18:00 Empresa reafirma apoio ao Comando da Aeronáutica e ao Ministério da Defesa. Da Redação A Embraer afirmou em comunicado divulgado no final da tarde que não participa do processo seletivo do Projeto F-X2 da FAB e que reitera “seu incondicional apoio” e “estreito alinhamento com o Comando da Aeronáutica e o Ministério da Defesa”. A empresa disse também que, “diferente do publicado, não tem preferência por nenhuma das propostas encaminhadas”. A Embraer foi… Read more »