Regulamentação de abate de aeronaves hostis durante as Olimpíadas

26

Lançamento Phyton 4 de F-5M - cena 2 vídeo Conexão FAB dez 2014

O “Diário Oficial da União” desta quarta-feira, 11 de maio, apresentou o Decreto nº 8.758 que estabelece os procedimentos a serem observados com relação a aeronaves suspeitas ou hostis que possam ameaçar a segurança do espaço aéreo brasileiro durante o período dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016.

Muito semelhante ao decreto publicado pouco antes da realização da Copa do Mundo de 2014, ele dá poderes ao Comandante da Aeronáutica para autorizar (se a situação assim exigir) a destruição de aeronaves consideradas hostis.

O decreto terá validade entre os dias 5 e 21 de agosto (Jogos Olímpicos) e 7 e 18 de setembro (Jogos Paraolímpicos). O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, também assina a autorização juntamente com a presidente Dilma Rousseff.

É importante destacar que todo e qualquer meio sob o controle do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) poderá ser empregado para o cumprimento da missão. Isso inclui os meios aéreos (aeronaves de interceptação) e antiaéreos (canhões e sistemas de mísseis de superfície).

Gepard

FONTE: Diário Oficial da União páginas 7 e 8

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ivo junior

não da para entender esse lapso de tempo restrito, isso quer dizer que depois que acabar as olimpíadas o brasileiro, reles mortal pode ficar sujeito ao Deus dará!

Mauricio R.

Não, fica sujeito a “Lei do Abate”.

Papan

Verdade Ivo, essa lei tem que ser o princípio fundamental da soberania e defesa nacional, e não a que vigora, que submete nossos pilotos a sinalizar, alertar por rádio, dar tiro de advertência, etc. Na minha opinião chega a ser ridículo.

Mauricio R.

Mas voltando a vaca fria, nas fotos quem havia passado do prazo de validade:
.
a) o míssil,
.
b) a aeronave devido a fadiga estrutural,
.
c) ambos,
.
d) nda – o popular “nenhuma das opções anteriores”, ou,
.
e) nossa o F-5 dispara míssil “Python” e a asa não quebra!!!!

Papan

Voou sem plano de voo e sem identificação, coisa boa não está levando!

ivammc

Que medo.

Eduardo Ramos

” É importante destacar que todo e qualquer meio sob o controle do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) poderá ser empregado para o cumprimento da missão. Isso inclui os meios aéreos (aeronaves de interceptação) e antiaéreos (canhões e sistemas de mísseis de superfície)” ?????, Aonde está o sistema Pantsir-S1 que seria o melhor sistema antiaéreo que o Brasil possuiria, infelizmente é torcer para que tudo ocorra na paz !

Rinaldo Nery

Papan, o ¨ridículo¨ faz parte dos tratados internacionais de navegação e de tráfego aéreo. Se voce for interceptado por um F-22 da USAF, ele vai fazer todo esse ¨ridículo¨. Está escrito nas normas. Vá lá na coletanea Jeppesen e dá uma olhada.

Jeff

O tipo de atentado que “pode ocorrer” nestas olimpíadas no Brasil não será do tipo que pode ser impedida por uma aeronave. Nossos sistemas de segurança são bons ou ruins? Vamos ver durante este evento.

Maria do Carmo Lacoste

Rinaldo Nery 12 de maio de 2016 at 9:06
É sofrível amigo, mas não podemos fazer nada, enfim, é opinião, ainda que absurdas, mas cada um tem a sua.

Juarez

Mauricio R. 11 de maio de 2016 at 21:43 Mas voltando a vaca fria, nas fotos quem havia passado do prazo de validade: . a) o míssil, . b) a aeronave devido a fadiga estrutural, . c) ambos, . d) nda – o popular “nenhuma das opções anteriores”, ou, . e) nossa o F-5 dispara míssil “Python” e a asa não quebra!!! Mauricio,o lançamento do P IV do laurch rail depois da modernização deste é coisa corriqueira e sem problemas estruturais, o “buru” é como se comportará o Derby ao ser lançado, ou seja, se asa vai permanecer no seu… Read more »

Bueno

OFF TOPIC Oficiall Raul Jungmann no ministro da Defesa:

http://www.valor.com.br/politica/4559987/temer-divulga-lista-oficial-de-ministros

Bueno

Oficial Raul Jungmann no ministro da Defesa e Raul Jungmann no ministro da Defesa
Topico no Forte

http://www.forte.jor.br/2016/05/12/estadao-raul-jungmann-sera-ministro-da-defesa-de-temer/#comment-77660

Delmo Almeida

Pessoal, sei que a listra azul no míssil representa que é um exemplar de treinamento. Sei que a listra amarela representa que um exemplar de emprego real. Mas não sei a listra vermelha, ela representa o que?

Mauricio R.

Juarez,
.
Ok. Tinha até me esquecido dos mísseis “Derby”.

Jagderband#44

Listra vermelha = comprado pelo partido vermelho, sacou?
obs. pode ser utilizado em operaçoes em angola, cuba, venefavela e coréia do norte

EParro

Mauricio R. 11 de maio de 2016 at 21:43
Juarez 12 de maio de 2016 at 12:55

Antes de ler todos os comentários, teria “chutado” o míssil, mas…

Galeao
Rommelqe

Lembram do ataque praticado por fanaticos à delegação israelense nas Olimpiadas de Munich? Do absurdo que foi raptarem aviões cheios de pessoas inocentes e leva-los a colidir às torres gemeas repletas de outros milhares de inocentes em Nova Iorque? Até um mero avião monomotor (se bem me lembro um Cesna) aterrisando em pleno centro de Moscou e que poderia ter sido lançado (felizmente não foi o caso…) com uns quinhentos quilos de explosivos contra outros milhares de inocentes? Vão terceirizar a proteção aerea dos ceus brasileiros, contratando alguma emoresa de segurança venezuelana? Por favor, nos poupem. Vão lá, sinceramente, viver… Read more »

Iran Freitas

É ? muito bom isso esses dias tinha um sukhoi da venezuela dando umas voltinhas por aqui e FAB ficou bem quietinha …
link>>https://www.youtube.com/watch?v=W8EE0Hrd2w0

Fernando "Nunão" De Martini

Iran Freitas, bom dia.
.
Esse vídeo é fajuto. Assunto já debatido até mais do que merecia em comentários aqui do site.

ronaldo de souza gonçalves

acho que a lei do abate e situações especiais funcionam alias o esquema de segurança para grandes eventos funcionou na copa acho que as autoridades envolvidas estão preparadas. e penso que por terra e bem mais facil um atentado mas eu acho que não vai haver nada no genero pois o Brasil conta com auxilio de agência internacionais

Bosco

Aviões A-29 podem designar alvos para o Piranha de duas maneiras:
1- apontando o seeker do míssil utilizando o HUD com ajuda de um botão no manche;
2- com o míssil adquirindo o alvo de forma autônoma.
O F-5 tem radar e capacete HMD e pode utilizar desses meios para designar alvos aos mísseis Python e Derby.

Mauricio R.

OFF TOPIC…, mas nem tanto!!!!
.
Atenção pilotos russos exibidinhos interceptando aviões americanos, olhem o passarinho!!!!
.
“Frustrated with a lack of photographic and video evidence showing reckless Chinese and Russian intercepts of U.S spy planes, the Naval Research Laboratory has come to the rescue with a prototype Common Airborne Situational Awareness (CASA) camera pod.”
.
(http://alert5.com/2016/05/21/nrl-has-developed-a-camera-pod-to-film-errant-chinese-russian-fighter-pilots/)