F-5FM

A Força Aérea Brasileira (FAB) receberá dois aviões F-5F Tiger II modernizados em novembro de 2016. O Brasil originalmente comprou 11 aviões da Jordânia em 2007 para completar sua frota de F-5.

Estima-se que o Brasil tenha 57 jatos F-5 no total. As aeronaves estão sendo modernizadas para manterem-se em serviço até 2020.

Os aviões modernizados, designados de F-5EM e F-5FM, receberam o radar Grifo F-BR, cockpit HOTAS, três displays multifuncionais, capacidade adicional de armas, receptor de alerta radar e uma suíte de contramedidas eletrônicas. Os F-5 também recebem sonda de reabastecimento em voo.

Com o orçamento e a economia com problemas no Brasil, as atualizações serão muito mais modestas do que o previsto inicialmente. Todas as 11 aeronaves adquiridas da Jordânia deveriam ser atualizadas para o padrão F-5EM ou FM. No entanto, agora é relatado que o Brasil só irá atualizar um total de três aeronaves. Uma aeronave atualizada foi entregue em outubro de 2014.

F-5FM 3

FONTE: Forecast International

264
Deixe um comentário

avatar
259 Comment threads
5 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
68 Comment authors
Otto MarquesAndré LourençoAdriano LuchiariM. SilvaRenan Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Fábio Fernandes
Visitante

Que triste…

Marcos Aurélio
Visitante

F5? Governo vergonhoso!

ivammc
Visitante

Reformar o Forevis é a mesma coisa que comprar a Playboy da Vera Fischer.

Corsario137
Visitante
Corsario137

10 anos atrás já seria questionável a relevância dessa notícia…

Corsario137
Visitante
Corsario137

Que fique bem claro que não é por conta do Poder Aéreo mas do potencial dissuasório do referido armamento.

Alexandre Samir Maziz
Visitante

Bem não adianta reclamar pessoal é o que temos no “cardapio” o velho Mike , pelo menos estão modernizando , se parar para pensar os “Argies” estão piores pois estão praticamente só , com bom tucano para executar missões interceptação , uma coisa que não gosto é pintura camuflada no F-5 ,será que os Gripens vão ser agraciados com essa pintura também ??

W.K.
Visitante

Considerando o cenário da América Latina, o problema em si não é o F-5 modernizado; e sim os atrasos na sua modernização, cortes no programa e atrasos em sua substituição…

ivammc
Visitante

Nada contra a matéria, que foi ótima. Mas sobre outro prisma num país que tem como instituições : Via campesina e MST o F-5 é um dever…

glaxs7
Visitante

W.K. ???

Como assim, “Considerando o cenário da América Latina” A Venezuela com Su 30 MKII, o Peru com MIG 29 (tá, só 8 voam mas tem), o Chile com F 16 e o Brasil com F5 M não é problema???

W.K.
Visitante

Glaxs7.

-E os Su-30? Voam? Se voam podem combater? Muita gente tem questionado a real situação das FA venezuelanas.

-Já o Chile não faz fronteira com a gente. Para eles nos atacarem, teriam que passar por cima da Argentina, Peru e/ou Bolívia, países que não nutrem grandes laços de amizade com eles.

Então, talvez até podemos considerar o Peru com seus Mig-29 e Mirage 2000 como nossa maior ameaça. Só que quando comparamos os números e o fato de possuirmos o E-99…

José Flavor Lessa
Visitante

Grande F5, nos protegeu da ameaça comunista por bom tempo garantindo a liberdade e democracia do Brasil.

Espero que esse gigante se mantenha por muito tempo voando nossos céus.

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

“W.K. 8 de março de 2016 at 20:43 Considerando o cenário da América Latina, o problema em si não é o F-5 modernizado; e sim os atrasos na sua modernização, cortes no programa e atrasos em sua substituição…” _____________________________ Perfeito, todos tem que ir para o padrão M, todos os Jordanis. _____________________________ glaxs7 8 de março de 2016 at 21:11 _____________________________ Acho que você nunca leu os comentários de Oficiais Fabianos aqui, com certeza não. PESQUISE ! _____________________________ ivammc 8 de março de 2016 at 21:06 Nada contra a matéria, que foi ótima. Mas sobre outro prisma num país que… Read more »

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

Colocar todos A 1 para padrão M é importantíssimo.
__________________________________________

Cadê os (3) 767-300 ER IAI ?

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

Colocar todas as células dos A 4 para padrão M faz parte do pacote, porém com outro desenho de missão, juntamente
com o acréscimo de um Co-Líder na modernização junto a Embraer.

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

Colocar todos os A 4 para padrão M também é importantíssimo, com um novo desenho de missão,
modernização na Embraer tem que ter um Co-Líder para esse fim.
Shalom

Duanny D.
Visitante
Duanny D.

Ótima notícia.

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

Bosco, Caro Amigo
________________

Não faz muito foi testado o lançamento do Harpoon (não lembro o block) do A 4 Skyhawk nos USA, bem sucedido.
________________

Procurei imagens do A 4 Skyhawk Israeli/USA lançando o Popeye (Block II ?) / AGM-142 (?),
seus comentários Professor por favor.
G abraço.

glaxs7
Visitante

W.K. “E os Su-30? Voam? Se voam podem combater? Muita gente tem questionado a real situação das FA venezuelanas.” Então, a sua defesa estratégica se baseia em suposições? É no mínimo ridícula a sua posição, Baseamos a nossa superioridade na teoria de que os aviões inimigos não conseguem voar. Isso sim é absurdo. O Inimigo, seja ele quem for sempre terá algo pra nos atacar. Além disso, o problema radica em que o Brasil está defasado e muito em comparação às FFAA da região. tem meios inferiores a pelo menos 3 forças aéreas da América Latina. Mas, como o senhor… Read more »

franklin junior
Visitante
franklin junior

O restante do dinheiro para as futuras modernizações foi parar tudo no GTE. Ali sim, tudo tem q ser novinho…

glaxs7
Visitante

Carlos Alberto Soares disse:

“glaxs7 8 de março de 2016 at 21:11

Acho que você nunca leu os comentários de Oficiais Fabianos aqui, com certeza não. PESQUISE !”

Como o senhor postou:

“Quanta asneira na base do achismo …..”

Nunca as suas palavras terão uma melhor eloquência. Conhece aquele ditado que diz que o tiro sai pela culatra?

Cerco Duplo
Visitante
Cerco Duplo

O Brasil corre o risco de ficar obsoleto antes de ficar pronto……

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

“Vader 7 de junho de 2011 at 7:42 joseboscojr disse: 6 de junho de 2011 às 20:23 “No mais, sempre achei que não precisamos de um navio aeródromo já que temos 8000 km de pista de pouso natural” Genial Bosco. Até o formato único de nosso país, avançando atlântico adentro em direção à África, nos favorece a controlar o mar sem precisar de NAe algum. Três esquadrilhas de Su-34 ou F/A-18E bem colocadas ao longo do litoral e podemos transformar o A-12 em atração para os antozoários. Mas esse é um dos assuntos que cheguei à conclusão que não adianta… Read more »

Caio Romão
Visitante
Caio Romão

Que vergonha… A essas horas os pilotos do GDA devem estar perdendo o sono pensando em um certo país governado por uma certa ditadura com certos Sukhois…

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

glaxs7 8 de março de 2016 at 22:51 _______________________________ Você não contradita, não deve estudar ou pesquisar certamente. _______________________________ Procure o que o Cel Aviador (Grifo) Reinaldo Nery postou sobre os Venefavela, seus SU’s e o que eles fizeram na CRUZEX, procure também comentários de outros militares, etc etc etc, lhe garanto que o material é farto. _______________________________ F 16 do Chile ? Kkkk rsrsrsrs …. risível ….. não faz fronteira conosco, temos ótimas relações, nunca tivemos nenhum tipo de confronto com eles, somente no futebol. Kkkk …. E ainda precisa combinar com os Argies (Kkkk rsrsrs) eles iam liberar… Read more »

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

Esqueci, qual a diferença que os MIG’s fizeram no CENEPA ?
__________________________________________________

Isso, corre para pesquisar, corre ….. (kkkk rsrsrsrs).

Alexandre Samir Maziz
Visitante

Carlos Alberto Soares mitando nos comentários rsrs gostei rsrs , agora vamos aos fatos amigo tu sabes se o Gripen vai ser esse padrão de pintura camuflada dos velhos mike também ? desde já agradeço por responder …..

Bosco
Visitante

Carlos, Como os americanos aposentaram seus A-4 há muito tempo eu não creio que tenha sido eles que testaram recentemente. Me lembro de ver fotos do A-4 com o Harpoon mas salvo engano não era um míssil operacional. Até acho que é possível a integração, mas teria que se começar do zero. Desconheço se algum A-4 já lançou um Harpoon. Quanto ao Popeye, é um míssil muito pesado. Mesmo a versão “leve” pesa mais de 1 t. Até acho que o A-4 possa suportar esse peso na estação central, mas não vejo razão desse míssil ser integrado ao A-4. Será… Read more »

Bosco
Visitante

Carlos,
Acho que você enganou o Popeye com o Gabriel. Esse sim parece que já foi integrado ao A-4 de Israel no passado. Israel já não utiliza mais o A-4.

glaxs7
Visitante

Carlos Alberto Soares Meu comentário foi pra W.K. mais como o senhor se adjudicou carta de defensor. Vamos lá. Não existe na atualidade nenhum cenário militar possível na América Latina, nenhum, nem mesmo o da Venezuela contra a Colômbia. Sobre o Cel Nery, não posso falar mas vejo que o senhor tem procuração dele. A sigla TO que o senhor menciona se refere a Teatro de Operações e não a cenário de conflito como o senhor notoriamente confunde. Finalmente, com ou sem cenários pro nível atual da América Latina, o Brasil está mal, muito mal. Isso dito por oficiais da… Read more »

Zerique
Visitante

Então vamos lá, os F-5 irão até 2020, os primeiros gripen chegam em 2019 se não houver atraso, então em 2021 teremos quantos caças para defender o território brasileiro, com entusiasmo uns 6 , 7 ou 8 gripens NG para superioridade aérea, claro, com alguns AMX, isso se no caso, das piores hipóteses não for cancelado esse contrato(espero que não) da compra dos caças suecos, graças a essa investigação de superfaturamento do custo das aeronaves. O brasil vai ficar operando com o que, caso isso aconteça, super tucanos??
Abraço.

glaxs7
Visitante

Carlos Alberto Soares 8 de março de 2016 at 23:47

Esqueci, qual a diferença que os MIG’s fizeram no CENEPA ?
__________________________________________________

Isso, corre para pesquisar, corre ….. (kkkk rsrsrsrs).

Mas tu é _____________mesmo ne? A guerra do CENEPA foi em 1995 e os primeiros MIG chegaram ao Peru em 1996 KKK

Tá certo, eu é que tenho que estudar.
_
COMENTÁRIO EDITADO. NÃO OFENDA OS DEMAIS COMENTARISTAS.

Cerco Duplo
Visitante
Cerco Duplo

“glaxs7 8 de março de 2016 at 21:11 W.K. ??? Como assim, “Considerando o cenário da América Latina” A Venezuela com Su 30 MKII, o Peru com MIG 29 (tá, só 8 voam mas tem), o Chile com F 16 e o Brasil com F5 M não é problema???” ~~ “_RR_ 7 de março de 2016 18:52 Quanto a comparação do Flanker com o Viper, é pura especulação mesmo… Me embasei no fato da eletrônica do block 60 estar um passo a frente, com radar AESA, cockpit digital, e sistemas defensivos no “estado da arte” ( uma eletrônica muito mais… Read more »

Defourt
Visitante
Defourt

Quem desce do morro
Não morre no asfalto
Lá vem o Brasil descendo a ladeira
Na bola, no samba, na sola, no salto
Lá vem o Brasil descendo a ladeira
Na sua escola é a passista primeira
Lá vem o Brasil descendo a ladeira
No equilíbrio da lata não é brincadeira
Lá vem o Brasil descendo a ladeira

Enquanto a economia em pleno movimento
Com tanta decadência descia a ladeira
A todos mostrava naquele momento
A pujança que tem o GTE da Força Aérea brasileira…

Pepeu Gomes, Moraes Moreira e agora também Defourt

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

Kkkk rsrsrs ………….. Jesus, João e Maria, fez um rosado. _________________________________________________ “CRUSEX ” (rsrsrsrs). _________________________________________________ “Elas garantem a dissuasão e neste caso o Brasil não se perfila com tecnologia nem com capacidade militar pra isso. ” _________________________________________________ Contra quem ? (rsrsrsrs) _________________________________________________ “Sobre o Cel Nery, não posso falar mas vejo que o senhor tem procuração dele.” _________________________________________________ Não tenho mesmo, o conhecimento dele basta. (rsrsrsrs). _________________________________________________ “nem mesmo o da Venezuela contra a Colômbia.” _________________________________________________ Errou de novo, é do outro lado, o Ivan o mapento te explica ! (rsrsrsrs). _________________________________________________ “A sigla TO que o senhor menciona se… Read more »

Cerco Duplo
Visitante
Cerco Duplo

“José Flavor Lessa 8 de março de 2016 at 21:42

Grande F5, nos protegeu da ameaça comunista por bom tempo garantindo a liberdade e democracia do Brasil.

Espero que esse gigante se mantenha por muito tempo voando nossos céus.”

Claro…alias ….defesa aérea pra que né?!…só pra brigadeirinho ficar brincando de guerra?!…que deixe/entregue a defesa do nosso território logo para nossos irmãos e amigos estrangeiros..pois eles cuidarão muito bem de nosso pré-sal e suas Ongs zelarão muito pela nossa Amazônia..

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

Alexandre Samir Maziz 8 de março de 2016 at 23:54
______________________________________________

Não sei o padrão de pintura e acredito que o definitivo somente quando
os vetores começarem a serem entregues ou apresentados oficialmente com o “tal padrão”.
Até lá são especulações.
Mas a FAB não costuma fazer m……… com pinturas, é minha opinião.

Cerco Duplo
Visitante
Cerco Duplo

“Defourt 9 de março de 2016 at 0:33 ”

~~

“Depressa meu irmão, / E sai da pista, / Que o Brasil é um trem / Sem maquinista!

Brasil; um filme pornô com trilha de Bossa Nova!”

Millôr Fernandes

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

Bosco 9 de março de 2016 at 0:22
Caro Amigo,
lógico que conheço a desativação dos A 4 em Israel, nossa série também difere da deles.
_______________________________________________________________________

Quanto ao míssil é o Gabriel mesmo, mas o teste com o Harpoon foi feito.
Depois posto, vou fazer o dever de casa.

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

* Variante …. melhor.
________________

Quanto a capacidade creio ser em torno de quase 10 mil libras total em armas.

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

Bosco
Como afirmei o Harpoon B II foi testado nos USA.
___________________________________________

O site é da concorrência, vai ser apagado. Estou pesquisando em sítios venuzianos. (rs)
___________________________________________

Lembrei Bosco:
_____________

Num ping pong entre você, eu e o Colombelli o assunto era um míssil ar-sup para os A 4M, lembra-se ?
_____________

Creio que na época deu Penguin Mk.2 Mod.7., a MB já opera e está integrado aos S-70B.
Fiz maior salada bom Amigo, é o Penguin a ser integrado nos A 4M ou os Harpoon B II.
____________________________________________

Tem um ununciado mais extenso onde defendo minha opinião, está preso no SPAM,
quando liberado entenderás melhor …………… ou pior ! (rs).
____________________________________________

Shalom

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

Amigo Bosco, Achei …………. No A 4, tem até fotos.
________________________

http://www.seaforces.org/wpnsys/SURFACE/RGM-84-Harpoon.htm

leandro moreira
Visitante

Duvido muito que o Chile tenha os misseis AMRAAM em quantidade suficiente para enviar seus caças a se aventurar em algum atrito com o Brasil por exemplo, isso sem falar que teriam que recorrer ao tio Sam comunista, pois agora é amigo dos Cubanos.kkkkkkk

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

Bosco, o blog brasileiro que traz a informação do Harpoon no A 4M é aquele do amigo do Poggio, lembra ?

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

leandro moreira 9 de março de 2016 at 1:28
____________________________________
Kkkkk
Verdade, ficam estocados nos Âmis, mais …. e os Argies, vão voar sobre eles assim sem mais nem menos ….
Estou falando de invasão aéra, não da capacidade de reação ….
+++++ Vem, volta de quê ? Camelo ?
+++++ Os Chi Chi Chi Le Le Le tem diferenças com os Argies, portanto …. Kkkk …..
Realmente Leandro, o cara viaja demais ……
Sds

glaxs7
Visitante

Carlos Alberto Soares “Você não contradita, não deve estudar ou pesquisar certamente.” Se responder que a reciproca é verdadeira serve??? KKK “….sob a conjectura de que os aviões do inimigo não terão condições de voar é um absurdo.” _________________________________________________ Onde eu afirmei isso ? Problemas com leitura ? (rs) Tô cansado.’ Não afirmou mas rebateu o meu comentário alegando contra quem fez esse comentário então deduzo que esse é o seu pensamento. ““nem mesmo o da Venezuela contra a Colômbia.” _________________________________________________ Errou de novo, é do outro lado, o Ivan o mapento te explica ! (rsrsrsrs).” Me desculpe mas desconheço… Read more »

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

*ununciado, enunciado …. melhor !]
_________________________________

O AM-39 poderia ser integrado também, mas ai ou um ou outro. (rs).

glaxs7
Visitante

leandro moreira 9 de março de 2016 at 1:28

“Duvido muito que o Chile tenha os misseis AMRAAM em quantidade suficiente para enviar seus caças a se aventurar em algum atrito com o Brasil por exemplo, isso sem falar que teriam que recorrer ao tio Sam comunista, pois agora é amigo dos Cubanos.kkkkkkk”

Bom, pelo que tenho entendido, o Chile tem no seu inventário um total de 100 AIM 120 C7 mais 60 Derby.

E eu não disse que o Chile enviaria seus F 16 pra lutar contra o Brasil, disse???

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

glaxs7 9 de março de 2016 at 1:42
_____________________________

Tu és uma figura mesmo …. mudou até o continente.
_____________________________

Ameaça não ….. Intere$$e$ véio, aprende po….. fora o “desvio” dos pobremas internos …… GUIANA po ………….
_____________________________

Desisto …………. Zzzzzzzzzzzzz .
______________________________

“….mais tenho outra desculpa melhor….” (Nãooo chegaaaaaa) rsrs. Fui agora é definitivo …..

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

Xiii………….. só me dei conta agora, prefixo novo ……………. é troll po…………! Kkkk outro da concorrência da trilogia aperriando.

glaxs7
Visitante

“Carlos Alberto Soares 9 de março de 2016 at 1:36 leandro moreira 9 de março de 2016 at 1:28 ____________________________________ Kkkkk Verdade, ficam estocados nos Âmis, mais …. e os Argies, vão voar sobre eles assim sem mais nem menos …. Estou falando de invasão aéra, não da capacidade de reação …. +++++ Vem, volta de quê ? Camelo ? +++++ Os Chi Chi Chi Le Le Le tem diferenças com os Argies, portanto …. Kkkk ….. Realmente Leandro, o cara viaja demais …… Sds” Bom, eu adoro isso!, vamos por parte, 1.- essa história de que os misseis ficam… Read more »