FAB receberá mais dois caças F-5F modernizados em 2016

254

F-5FM

A Força Aérea Brasileira (FAB) receberá dois aviões F-5F Tiger II modernizados em novembro de 2016. O Brasil originalmente comprou 11 aviões da Jordânia em 2007 para completar sua frota de F-5.

Estima-se que o Brasil tenha 57 jatos F-5 no total. As aeronaves estão sendo modernizadas para manterem-se em serviço até 2020.

Os aviões modernizados, designados de F-5EM e F-5FM, receberam o radar Grifo F-BR, cockpit HOTAS, três displays multifuncionais, capacidade adicional de armas, receptor de alerta radar e uma suíte de contramedidas eletrônicas. Os F-5 também recebem sonda de reabastecimento em voo.

Com o orçamento e a economia com problemas no Brasil, as atualizações serão muito mais modestas do que o previsto inicialmente. Todas as 11 aeronaves adquiridas da Jordânia deveriam ser atualizadas para o padrão F-5EM ou FM. No entanto, agora é relatado que o Brasil só irá atualizar um total de três aeronaves. Uma aeronave atualizada foi entregue em outubro de 2014.

F-5FM 3

FONTE: Forecast International

Subscribe
Notify of
guest

254 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fábio Fernandes

Que triste…

Marcos Aurélio

F5? Governo vergonhoso!

ivammc

Reformar o Forevis é a mesma coisa que comprar a Playboy da Vera Fischer.

Corsario137

10 anos atrás já seria questionável a relevância dessa notícia…

Corsario137

Que fique bem claro que não é por conta do Poder Aéreo mas do potencial dissuasório do referido armamento.

Alexandre Samir Maziz

Bem não adianta reclamar pessoal é o que temos no “cardapio” o velho Mike , pelo menos estão modernizando , se parar para pensar os “Argies” estão piores pois estão praticamente só , com bom tucano para executar missões interceptação , uma coisa que não gosto é pintura camuflada no F-5 ,será que os Gripens vão ser agraciados com essa pintura também ??

W.K.

Considerando o cenário da América Latina, o problema em si não é o F-5 modernizado; e sim os atrasos na sua modernização, cortes no programa e atrasos em sua substituição…

ivammc

Nada contra a matéria, que foi ótima. Mas sobre outro prisma num país que tem como instituições : Via campesina e MST o F-5 é um dever…

glaxs7

W.K. ???

Como assim, “Considerando o cenário da América Latina” A Venezuela com Su 30 MKII, o Peru com MIG 29 (tá, só 8 voam mas tem), o Chile com F 16 e o Brasil com F5 M não é problema???

W.K.

Glaxs7.

-E os Su-30? Voam? Se voam podem combater? Muita gente tem questionado a real situação das FA venezuelanas.

-Já o Chile não faz fronteira com a gente. Para eles nos atacarem, teriam que passar por cima da Argentina, Peru e/ou Bolívia, países que não nutrem grandes laços de amizade com eles.

Então, talvez até podemos considerar o Peru com seus Mig-29 e Mirage 2000 como nossa maior ameaça. Só que quando comparamos os números e o fato de possuirmos o E-99…

José Flavor Lessa

Grande F5, nos protegeu da ameaça comunista por bom tempo garantindo a liberdade e democracia do Brasil.

Espero que esse gigante se mantenha por muito tempo voando nossos céus.

Carlos Alberto Soares

“W.K. 8 de março de 2016 at 20:43 Considerando o cenário da América Latina, o problema em si não é o F-5 modernizado; e sim os atrasos na sua modernização, cortes no programa e atrasos em sua substituição…” _____________________________ Perfeito, todos tem que ir para o padrão M, todos os Jordanis. _____________________________ glaxs7 8 de março de 2016 at 21:11 _____________________________ Acho que você nunca leu os comentários de Oficiais Fabianos aqui, com certeza não. PESQUISE ! _____________________________ ivammc 8 de março de 2016 at 21:06 Nada contra a matéria, que foi ótima. Mas sobre outro prisma num país que… Read more »

Carlos Alberto Soares

Colocar todos A 1 para padrão M é importantíssimo.
__________________________________________

Cadê os (3) 767-300 ER IAI ?

Carlos Alberto Soares

Colocar todas as células dos A 4 para padrão M faz parte do pacote, porém com outro desenho de missão, juntamente
com o acréscimo de um Co-Líder na modernização junto a Embraer.

Carlos Alberto Soares

Colocar todos os A 4 para padrão M também é importantíssimo, com um novo desenho de missão,
modernização na Embraer tem que ter um Co-Líder para esse fim.
Shalom

Duanny D.

Ótima notícia.

Carlos Alberto Soares

Bosco, Caro Amigo
________________

Não faz muito foi testado o lançamento do Harpoon (não lembro o block) do A 4 Skyhawk nos USA, bem sucedido.
________________

Procurei imagens do A 4 Skyhawk Israeli/USA lançando o Popeye (Block II ?) / AGM-142 (?),
seus comentários Professor por favor.
G abraço.

glaxs7

W.K. “E os Su-30? Voam? Se voam podem combater? Muita gente tem questionado a real situação das FA venezuelanas.” Então, a sua defesa estratégica se baseia em suposições? É no mínimo ridícula a sua posição, Baseamos a nossa superioridade na teoria de que os aviões inimigos não conseguem voar. Isso sim é absurdo. O Inimigo, seja ele quem for sempre terá algo pra nos atacar. Além disso, o problema radica em que o Brasil está defasado e muito em comparação às FFAA da região. tem meios inferiores a pelo menos 3 forças aéreas da América Latina. Mas, como o senhor… Read more »

franklin junior

O restante do dinheiro para as futuras modernizações foi parar tudo no GTE. Ali sim, tudo tem q ser novinho…

glaxs7

Carlos Alberto Soares disse:

“glaxs7 8 de março de 2016 at 21:11

Acho que você nunca leu os comentários de Oficiais Fabianos aqui, com certeza não. PESQUISE !”

Como o senhor postou:

“Quanta asneira na base do achismo …..”

Nunca as suas palavras terão uma melhor eloquência. Conhece aquele ditado que diz que o tiro sai pela culatra?

Cerco Duplo

O Brasil corre o risco de ficar obsoleto antes de ficar pronto……

Carlos Alberto Soares

“Vader 7 de junho de 2011 at 7:42 joseboscojr disse: 6 de junho de 2011 às 20:23 “No mais, sempre achei que não precisamos de um navio aeródromo já que temos 8000 km de pista de pouso natural” Genial Bosco. Até o formato único de nosso país, avançando atlântico adentro em direção à África, nos favorece a controlar o mar sem precisar de NAe algum. Três esquadrilhas de Su-34 ou F/A-18E bem colocadas ao longo do litoral e podemos transformar o A-12 em atração para os antozoários. Mas esse é um dos assuntos que cheguei à conclusão que não adianta… Read more »

Caio Romão

Que vergonha… A essas horas os pilotos do GDA devem estar perdendo o sono pensando em um certo país governado por uma certa ditadura com certos Sukhois…

Carlos Alberto Soares

glaxs7 8 de março de 2016 at 22:51 _______________________________ Você não contradita, não deve estudar ou pesquisar certamente. _______________________________ Procure o que o Cel Aviador (Grifo) Reinaldo Nery postou sobre os Venefavela, seus SU’s e o que eles fizeram na CRUZEX, procure também comentários de outros militares, etc etc etc, lhe garanto que o material é farto. _______________________________ F 16 do Chile ? Kkkk rsrsrsrs …. risível ….. não faz fronteira conosco, temos ótimas relações, nunca tivemos nenhum tipo de confronto com eles, somente no futebol. Kkkk …. E ainda precisa combinar com os Argies (Kkkk rsrsrs) eles iam liberar… Read more »

Carlos Alberto Soares

Esqueci, qual a diferença que os MIG’s fizeram no CENEPA ?
__________________________________________________

Isso, corre para pesquisar, corre ….. (kkkk rsrsrsrs).

Alexandre Samir Maziz

Carlos Alberto Soares mitando nos comentários rsrs gostei rsrs , agora vamos aos fatos amigo tu sabes se o Gripen vai ser esse padrão de pintura camuflada dos velhos mike também ? desde já agradeço por responder …..

Bosco

Carlos, Como os americanos aposentaram seus A-4 há muito tempo eu não creio que tenha sido eles que testaram recentemente. Me lembro de ver fotos do A-4 com o Harpoon mas salvo engano não era um míssil operacional. Até acho que é possível a integração, mas teria que se começar do zero. Desconheço se algum A-4 já lançou um Harpoon. Quanto ao Popeye, é um míssil muito pesado. Mesmo a versão “leve” pesa mais de 1 t. Até acho que o A-4 possa suportar esse peso na estação central, mas não vejo razão desse míssil ser integrado ao A-4. Será… Read more »

Bosco

Carlos,
Acho que você enganou o Popeye com o Gabriel. Esse sim parece que já foi integrado ao A-4 de Israel no passado. Israel já não utiliza mais o A-4.

glaxs7

Carlos Alberto Soares Meu comentário foi pra W.K. mais como o senhor se adjudicou carta de defensor. Vamos lá. Não existe na atualidade nenhum cenário militar possível na América Latina, nenhum, nem mesmo o da Venezuela contra a Colômbia. Sobre o Cel Nery, não posso falar mas vejo que o senhor tem procuração dele. A sigla TO que o senhor menciona se refere a Teatro de Operações e não a cenário de conflito como o senhor notoriamente confunde. Finalmente, com ou sem cenários pro nível atual da América Latina, o Brasil está mal, muito mal. Isso dito por oficiais da… Read more »

Zerique

Então vamos lá, os F-5 irão até 2020, os primeiros gripen chegam em 2019 se não houver atraso, então em 2021 teremos quantos caças para defender o território brasileiro, com entusiasmo uns 6 , 7 ou 8 gripens NG para superioridade aérea, claro, com alguns AMX, isso se no caso, das piores hipóteses não for cancelado esse contrato(espero que não) da compra dos caças suecos, graças a essa investigação de superfaturamento do custo das aeronaves. O brasil vai ficar operando com o que, caso isso aconteça, super tucanos??
Abraço.

glaxs7

Carlos Alberto Soares 8 de março de 2016 at 23:47

Esqueci, qual a diferença que os MIG’s fizeram no CENEPA ?
__________________________________________________

Isso, corre para pesquisar, corre ….. (kkkk rsrsrsrs).

Mas tu é _____________mesmo ne? A guerra do CENEPA foi em 1995 e os primeiros MIG chegaram ao Peru em 1996 KKK

Tá certo, eu é que tenho que estudar.
_
COMENTÁRIO EDITADO. NÃO OFENDA OS DEMAIS COMENTARISTAS.

Cerco Duplo

“glaxs7 8 de março de 2016 at 21:11 W.K. ??? Como assim, “Considerando o cenário da América Latina” A Venezuela com Su 30 MKII, o Peru com MIG 29 (tá, só 8 voam mas tem), o Chile com F 16 e o Brasil com F5 M não é problema???” ~~ “_RR_ 7 de março de 2016 18:52 Quanto a comparação do Flanker com o Viper, é pura especulação mesmo… Me embasei no fato da eletrônica do block 60 estar um passo a frente, com radar AESA, cockpit digital, e sistemas defensivos no “estado da arte” ( uma eletrônica muito mais… Read more »

Defourt

Quem desce do morro
Não morre no asfalto
Lá vem o Brasil descendo a ladeira
Na bola, no samba, na sola, no salto
Lá vem o Brasil descendo a ladeira
Na sua escola é a passista primeira
Lá vem o Brasil descendo a ladeira
No equilíbrio da lata não é brincadeira
Lá vem o Brasil descendo a ladeira

Enquanto a economia em pleno movimento
Com tanta decadência descia a ladeira
A todos mostrava naquele momento
A pujança que tem o GTE da Força Aérea brasileira…

Pepeu Gomes, Moraes Moreira e agora também Defourt

Carlos Alberto Soares

Kkkk rsrsrs ………….. Jesus, João e Maria, fez um rosado. _________________________________________________ “CRUSEX ” (rsrsrsrs). _________________________________________________ “Elas garantem a dissuasão e neste caso o Brasil não se perfila com tecnologia nem com capacidade militar pra isso. ” _________________________________________________ Contra quem ? (rsrsrsrs) _________________________________________________ “Sobre o Cel Nery, não posso falar mas vejo que o senhor tem procuração dele.” _________________________________________________ Não tenho mesmo, o conhecimento dele basta. (rsrsrsrs). _________________________________________________ “nem mesmo o da Venezuela contra a Colômbia.” _________________________________________________ Errou de novo, é do outro lado, o Ivan o mapento te explica ! (rsrsrsrs). _________________________________________________ “A sigla TO que o senhor menciona se… Read more »

Cerco Duplo

“José Flavor Lessa 8 de março de 2016 at 21:42

Grande F5, nos protegeu da ameaça comunista por bom tempo garantindo a liberdade e democracia do Brasil.

Espero que esse gigante se mantenha por muito tempo voando nossos céus.”

Claro…alias ….defesa aérea pra que né?!…só pra brigadeirinho ficar brincando de guerra?!…que deixe/entregue a defesa do nosso território logo para nossos irmãos e amigos estrangeiros..pois eles cuidarão muito bem de nosso pré-sal e suas Ongs zelarão muito pela nossa Amazônia..

Carlos Alberto Soares

Alexandre Samir Maziz 8 de março de 2016 at 23:54
______________________________________________

Não sei o padrão de pintura e acredito que o definitivo somente quando
os vetores começarem a serem entregues ou apresentados oficialmente com o “tal padrão”.
Até lá são especulações.
Mas a FAB não costuma fazer m……… com pinturas, é minha opinião.

Cerco Duplo

“Defourt 9 de março de 2016 at 0:33 ”

~~

“Depressa meu irmão, / E sai da pista, / Que o Brasil é um trem / Sem maquinista!

Brasil; um filme pornô com trilha de Bossa Nova!”

Millôr Fernandes

Carlos Alberto Soares

Bosco 9 de março de 2016 at 0:22
Caro Amigo,
lógico que conheço a desativação dos A 4 em Israel, nossa série também difere da deles.
_______________________________________________________________________

Quanto ao míssil é o Gabriel mesmo, mas o teste com o Harpoon foi feito.
Depois posto, vou fazer o dever de casa.

Carlos Alberto Soares

* Variante …. melhor.
________________

Quanto a capacidade creio ser em torno de quase 10 mil libras total em armas.

Carlos Alberto Soares

Bosco Como afirmei o Harpoon B II foi testado nos USA. ___________________________________________ O site é da concorrência, vai ser apagado. Estou pesquisando em sítios venuzianos. (rs) ___________________________________________ Lembrei Bosco: _____________ Num ping pong entre você, eu e o Colombelli o assunto era um míssil ar-sup para os A 4M, lembra-se ? _____________ Creio que na época deu Penguin Mk.2 Mod.7., a MB já opera e está integrado aos S-70B. Fiz maior salada bom Amigo, é o Penguin a ser integrado nos A 4M ou os Harpoon B II. ____________________________________________ Tem um ununciado mais extenso onde defendo minha opinião, está preso… Read more »

Carlos Alberto Soares

Amigo Bosco, Achei …………. No A 4, tem até fotos.
________________________

http://www.seaforces.org/wpnsys/SURFACE/RGM-84-Harpoon.htm

leandro moreira

Duvido muito que o Chile tenha os misseis AMRAAM em quantidade suficiente para enviar seus caças a se aventurar em algum atrito com o Brasil por exemplo, isso sem falar que teriam que recorrer ao tio Sam comunista, pois agora é amigo dos Cubanos.kkkkkkk

Carlos Alberto Soares

Bosco, o blog brasileiro que traz a informação do Harpoon no A 4M é aquele do amigo do Poggio, lembra ?

Carlos Alberto Soares

leandro moreira 9 de março de 2016 at 1:28
____________________________________
Kkkkk
Verdade, ficam estocados nos Âmis, mais …. e os Argies, vão voar sobre eles assim sem mais nem menos ….
Estou falando de invasão aéra, não da capacidade de reação ….
+++++ Vem, volta de quê ? Camelo ?
+++++ Os Chi Chi Chi Le Le Le tem diferenças com os Argies, portanto …. Kkkk …..
Realmente Leandro, o cara viaja demais ……
Sds

glaxs7

Carlos Alberto Soares “Você não contradita, não deve estudar ou pesquisar certamente.” Se responder que a reciproca é verdadeira serve??? KKK “….sob a conjectura de que os aviões do inimigo não terão condições de voar é um absurdo.” _________________________________________________ Onde eu afirmei isso ? Problemas com leitura ? (rs) Tô cansado.’ Não afirmou mas rebateu o meu comentário alegando contra quem fez esse comentário então deduzo que esse é o seu pensamento. ““nem mesmo o da Venezuela contra a Colômbia.” _________________________________________________ Errou de novo, é do outro lado, o Ivan o mapento te explica ! (rsrsrsrs).” Me desculpe mas desconheço… Read more »

Carlos Alberto Soares

*ununciado, enunciado …. melhor !]
_________________________________

O AM-39 poderia ser integrado também, mas ai ou um ou outro. (rs).

glaxs7

leandro moreira 9 de março de 2016 at 1:28

“Duvido muito que o Chile tenha os misseis AMRAAM em quantidade suficiente para enviar seus caças a se aventurar em algum atrito com o Brasil por exemplo, isso sem falar que teriam que recorrer ao tio Sam comunista, pois agora é amigo dos Cubanos.kkkkkkk”

Bom, pelo que tenho entendido, o Chile tem no seu inventário um total de 100 AIM 120 C7 mais 60 Derby.

E eu não disse que o Chile enviaria seus F 16 pra lutar contra o Brasil, disse???

Carlos Alberto Soares

glaxs7 9 de março de 2016 at 1:42
_____________________________

Tu és uma figura mesmo …. mudou até o continente.
_____________________________

Ameaça não ….. Intere$$e$ véio, aprende po….. fora o “desvio” dos pobremas internos …… GUIANA po ………….
_____________________________

Desisto …………. Zzzzzzzzzzzzz .
______________________________

“….mais tenho outra desculpa melhor….” (Nãooo chegaaaaaa) rsrs. Fui agora é definitivo …..

Carlos Alberto Soares

Xiii………….. só me dei conta agora, prefixo novo ……………. é troll po…………! Kkkk outro da concorrência da trilogia aperriando.

glaxs7

“Carlos Alberto Soares 9 de março de 2016 at 1:36 leandro moreira 9 de março de 2016 at 1:28 ____________________________________ Kkkkk Verdade, ficam estocados nos Âmis, mais …. e os Argies, vão voar sobre eles assim sem mais nem menos …. Estou falando de invasão aéra, não da capacidade de reação …. +++++ Vem, volta de quê ? Camelo ? +++++ Os Chi Chi Chi Le Le Le tem diferenças com os Argies, portanto …. Kkkk ….. Realmente Leandro, o cara viaja demais …… Sds” Bom, eu adoro isso!, vamos por parte, 1.- essa história de que os misseis ficam… Read more »