Aviões russos atacaram rebeldes formados pela CIA na Síria, diz McCain

12

Aviões russos  image-doc-4x4e8-data

ClippingNEWS-PAAviões russos atacaram na Síria grupos financiados e treinados pela CIA, afirmou nesta quinta-feira o senador americano John McCain, em uma versão que, se confirmada, aumentará as tensões já existentes entre Moscou e Washington.

“Os ataques iniciais foram realizados contra indivíduos e grupos que foram financiados e treinados por nossa CIA”, afirmou McCain à rede de TV CNN, assegurando que serviram para mostrar que a real prioridade do presidente russo Vladimir Putin é dar apoio ao líder sírio Bashar al Assad.

McCain acrescentou que estava em condições de confirmar de forma absoluta que os ataques foram lançados contra posições do Exército Sírio Livre e outros grupos que receberam treinamento da Agência Central de Inteligência americana.

O senador opositor, que conduz o comitê dos Serviços Armados no senado, já havia defendido um papel mais ativo dos Estados Unidos no Oriente Médio, em especial nos esforços para retirar Assad do poder. Na visão de McCain, o “fracasso da liderança americana”, que era responsabilidade do presidente Barack Obama, fortaleceu Putin na região.

A Rússia lançou na quarta-feira seus primeiros ataques aéreos em território sírio, contra alvos terrestres nas províncias de Homs e Hama. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, considerou “infundadas” as dúvidas dos países ocidentais sobre os bombardeios de Moscou contra o grupo Estado Islâmico (EI) na Síria.

“Os rumores de que o alvo dos ataques não era o EI carecem de qualquer fundamento”, declarou o ministro, embora os países ocidentais não estivessem convencidos.
Para McCain, Washington precisa agora mostrar uma posição mais forte no Oriente Médio para contrabalançar a iniciativa russa. “Primeiro, (o governo americano) pode dizer aos russos que voaremos por onde tivermos vontade e será melhor que vocês saiam do caminho”, disse, acrescentando que os Estados Unidos também precisam “considerar sanções à Síria”.

FONTE: AFP

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guilherme Poggio

Situação política complicada para os EUA.

Politicamente o Assad é o líder do país e solicitou oficialmente a ajuda de Moscou. Os EUA estão bombardeando a Síria sem o aval daquele governo (embora as tropas do governo sírio não sejam exatamente os alvos).

Eu acho que é um belo xadrez geopolítico este que os russos estão jogando. Tenho certeza que o Putim vai sair como o maior beneficiado de todo este embólio. Ele vai lucrar alguma coisa. O pessoal da Ucrânia/Crimeia deve pagar o pato.

Vader

Complicado porque o Sr. Obama, comunista e sarraceno, é um belo de um borra-botas. Fosse outro o presidente americano e o caldo já teria entornado para o Assad (provavelmente já estaria morando com o Bin Laden e o Saddam) há muito, mas muito tempo, a guerra já teria acabado, a Rússia estaria quietinha em seu canto e restaria o EI pra combater.

Mas é isso aí: o Lula americano, como todo bom populista, ficou com medinho de agira na hora que devia e deu no que deu. Tomou o maior nó do Czar de Todos os Russos Vlad Putin.

Galeão Cumbica

Poxa, morar como o Bin laden e deixar aquele mulherão pra traz!!!! Que fim tragico!!

Acho q eles so bombardearam esta turma pra ter mais segurança proximo de suas bases, começando a limpa de dentro pra fora! O Putin pode ate ser louco mas nao é burro em querer arrumar uma guerra com os Statws e sua turma, e o Obama pode até ser borra botas, mas tem mta gente atras dele q não é! Ele nao goverrna o pais sozinho!!!

GC

Augusto

Não precisava do McCain falar isso para se concluir que a Rússia está bombardeando os rebeldes treinados, financeira sustentados e militarmente supridos pelos EUA.

Eu mesmo havia dito isso nos posts anteriores.

A questão, metaforicamente ilustrando, é que os russos estão batendo de tapa na cara dos estadunidenses e o mundo inteiro está assistindo.

Leonardo

É muito fácil falar quando se está de fora, por isso, Jonh McCain está falando tanto, não é atoa que já perdeu duas vezes, no mais política não é tabuleiro de WAR ou super-trunfo, como rola aqui no blog, a região barril de pólvora, e utilizando as palavras do Capitão Nascimento: “há uma equilíbrio instável, que pode ser abalado pela menor das brisas”, já viram como está a base desse tabuleiro político de um lado a OTAN liderada pelos EUA e do outro uma “coalizão” Rússia, China e Irã, ele quer “vente forte” por lá? Quer começar a 3°GM? Por… Read more »

Melky Cavalcante

Soldados do Irã entram na guerra síria.

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN0RV5VT20151001

Tadeu Mendes

Leonardo,

Voce sabe como estao as coisas aqui nos EUA?

La dentro do Pentagono tem generais, querendo a cabeca do Obama.

O Obama esta sendo humilhado pelo Putin, e em casa o Obama esta com a corda no pescoco.

A 3 Guerra mundial nao sera por causa da Siria. Os EUA (Obama) nao tem sangue para isso. Ele tem medo dos russos.

A 3 Guerra mundial sera por causa de Israel.

Leonardo

Tadeu, Humilhado porque? Alguns americanos estão com o orgulho ferido, queriam que os russos pedissem a benção ou abaixassem a cabeça para o Tio Sam? Quantas vezes os EUA peitaram os russos que tem poder de veto no CS, tal como em 1999 no Kosovo, em 2003 no Iraque(na mal fadada busca por armas químicas) agora os russos, salvo engano os chineses também se mostraram contra as ações da OTAN na Síria, que sempre objetivaram retirar do poder Al Assad, e mesmo seguiram em frente. Por mim esse imbecil do Assad tem mais é que morrer, mas as ações realizadas… Read more »

Mauricio R.

OFF TOPIC…

…mas nem tanto!!!

Da série: “Putin, me engana que eu gosto!!!”

Mapa dos ataques russos realizados até o momento:

(http://theaviationist.com/2015/10/02/heres-an-interactive-map-of-all-the-russian-airstrikes-in-syria/)