Home Desafio Poder Aéreo ‘Desafio Poder Aéreo’ 141

‘Desafio Poder Aéreo’ 141

133
16

Desafio 141

Subscribe
Notify of
guest
16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joao.filho
joao.filho
6 anos atrás

F-16

Marcos
Marcos
6 anos atrás

Versão naval do F-16 durante o programa para substituição dos F-14, do qual saiu ganhador o F-18.

Roberto F Santana
6 anos atrás

Prezado Alexandre Galante e amigos editores, Lamento por esse comentário. Mas recentemente tive uma experiência um tanto desagradável e decepcionante em meu blog. Tive a iniciativa de fazer também esses divertidos desafios, inclusive com premiações para os vencedores. Entretanto, fui informado por um colaborador e amigo, sobre um possível um subterfúgio para se descobrir, e digo, inclusive que esse método já foi usado aqui mesmo no Poder Aéreo por um dos assinantes, ao que tudo indica. A fraude basicamente consiste em: Copia-se o URL, e cola-se no Google Imagens, (pesquisa por imagem) na pequena câmera fotográfica. Esperando sempre ajudar, Um… Read more »

Edgar
Admin
Reply to  Roberto F Santana
6 anos atrás

Roberto, acho que nesse caso o ideal é partir para as imagens em publicações antigas que você tem, daí após scaneá-las, faça esse procedimento de pesquisa no Google Images e verifique se retornará algum resultado, caso não retorne teremos de fato um ‘Desafio Poder Aéreo’.

Vader
6 anos atrás

Pois é. E alguns notórios detratores de tudo o que é “dusamericanu” insistem em dizer que o F-18 foi “derrotado” pelo F-16 na concorrência da USAF porque era inferior a este último. Aí está a prova de que a coisa não é bem assim como uns e outros detratores da proposta do Super Hornet para a FAB querem. O F-18 “perdeu” a USAF para o F-16, o que aliás não deveria ser demérito nenhum (dada a qualidade do Viper), até porque a concorrência foi acirradíssima e o F-16 venceu “por milímetros”; mas “ganhou” a US Navy.

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
6 anos atrás

Interessante que a concepção artística não mostra sinal algum de duas coisas que trouxeram complicações para a “navalização” do projeto YF-17 para torná-lo o F/A-18 Hornet. Uma coisa é a aparente ausência de asas dobráveis / pontas de asas dobráveis. Tudo bem que a envergadura do F-16 não é tão grande, mas talvez fosse necessário aumentá-la para a versão naval, assim como o F-35C tem envergadura maior que a do F-35A e pontas de asas dobráveis. Outra é o míssil ar-ar Sparrow visto instalado sob a asa. Uma insistência da USN foi a instalação de duas estações na fuselagem para… Read more »

Roberto F Santana
6 anos atrás

Prezado Edgar, Esse meu amigo que citei, já havia me sugerido essa solução do scanner, e de fato, eu até adquiri um aparelho, muito bom por sinal. Tenho, inclusive bons livros com tipos e modelos bem raros de se ver e muitos deles difíceis de se ahar até mesmo na web. Pensei também em desafios baseados somente em perguntas e questões, mas isso poderia gerar um subjetivismo interminável. Mas sinceramente, perdi toda a motivação, projeto cancelado. Sobre esse projeto da Vought de número 1.600, que propunha versão naval do F-16, não achei a razão, depois de consultar vários de seus… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
6 anos atrás

Roberto, pode ser que uma não adoção de trilhos nas pontas das asas tenha a ver justamente com isso que você escreveu (economia de espaço na embarcação) devido justamente ao que a imagem me dá a entender, de que elas não são dobráveis. Assim, talvez a envergadura já estivesse grande demais para um caça que não dobrasse as asas e aquelas dezenas de centímetros a mais que seriam adicionadas pelos trilhos + mísseis a tornasse incompatível com elevadores e espaço no hangar (suposição minha, não tenho os números), daí a colocação desses pilones subalares bem próximos às pontas, porém não… Read more »

Roberto F Santana
6 anos atrás

Prezado Nunão,

Devia ser isso mesmo, mas é aquilo, para vender, tenta-se de tudo.
Até mesmo o contrário de tudo isso, não só um Sidewinder na ponta, mas dois!
Veja isso:

Roberto F Santana
6 anos atrás
G-LOC
G-LOC
6 anos atrás

dá um print na imagem, cola no paint e salva como uma nova imagem. os dados da foto serão outros.

luizblower
luizblower
6 anos atrás

G-LOC, o Google é esperto a ponto de “ver” as imagens parecidas apenas pela semelhança visual mesmo.

luizblower
luizblower
6 anos atrás

Outra coisa interessante que reparei nesse F-16 naval é que os LERX parecem mais parrudos, como os do Super Hornet. Outra modificação que faria sentido para uma versão naval, aumentando a área de sustentação sem comprometer a largura total da aeronave…

Clésio Luiz
Clésio Luiz
6 anos atrás

Interessante essa imagem, não conhecia. O projeto da GD que eu tinha visto pra a USN era bem diferente desse daí, com várias modificações, uma grande corcunda (para mais combustível), nem parecia um F-16.

geobosco
geobosco
6 anos atrás

Parece um desenho de uma versão naval do F-16. Muito interessante, nunca tinha visto.