François Hollande tentará emplacar o Rafale nos Emirados Árabes

14

Rafale no Dubai Airshow 2011 - foto 2 Armee de lair

vinheta-clipping-aereoO presidente francês François Hollande viaja para os Emirados Árabes na próxima terça-feira, para promover o caça Rafale, que concorre a uma licitação para renovação da frota. Mas durante a visita não será assinado nenhum contrato, de acordo com fontes diplomáticas.

Além do Brasil e da Índia, a França também tentará emplacar a venda do Rafale nos Emirados Árabes, onde o caça concorre com o rival da Eurofighter para equipar as forças armadas do país. Segundo fontes diplomáticas, a proposta continua na mesa, e existem grandes chances de que o negócio seja fechado. Mas o governo francês prefere evitar anúncios precipitados, já que há anos a França negocia o caça da Dassault com o país sem resultado. Em 2011, os Emirados Árabes pediram à Eurofighter que fizesse uma contra-proposta.

A Dassault também está tentando concretizar a venda de 126 aviões para a Índia, e no Brasil, o caça francês também participa da licitação para renovar a frota da FAB (Força Aérea Brasileira),que prevê a compra de 36 aviões. Também estão na disputa o F18 Super Hornet, da Boeing, e o Grippen (sic), da Saab. Mas o processo está congelado por tempo indeterminado, como confirmou a presidente Dilma Rousseff em sua última visita à França, em dezembro.

Rafale com Scalp - foto Armee de l'air

Durante o mandato do presidente Sarkozy, o governo francês aumentou a pressão na tentativa de concretizar a venda dos caças aos Emirados Árabes Unidos, mas a negociação perdeu força e a oferta da Dassault foi até mesmo criticada publicamente. Em 2009, o então presidente Lula também havia prometido dar preferência ao Rafale na licitação brasileira, mas a falta de consenso entre o governo e alto escalão das forças armadas esfriou o negócio.

Em uma entrevista publicada nesta quarta-feira pelo jornal Les Echos, o novo CEO da Dassault, EricTrappier, disse que o Canadá também se mostrou interessado nos caças franceses. Ainda de acordo com ele, caso a venda se concretize nos Emirados Árabes, o Qatar e o Kuwait também poderiam vir a fechar contrato.

FONTE: RFI em Português

FOTOS: Força Aérea Francesa

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

Os caras não aprenderam nada, c/ o fiasco do chato narigudo.
Insistem em continuar falando, pelo potenciais clientes.

Galeao Cumbica

Gostaria que alguem me explicasse uma coisa. quando um aviao ta armado com mtas bombas assim igual nesta segunda foto, vi que ele nao tem o missil que deve ser ar-ar na parte superior, estas bombas maiores, quando ele solta uma bomba desta de um lado em um alvo ele tem que necessariamente soltar a outra oposta pra compensar o peso ou os seus avionicos equilibram isso eletronicamente?

muito obrigado
GC

guilherme da R.

Tanto o Rafale quanto o eurofigther são ótimos caças testado em combates reais.

Giordani

Interessante a primeira imagem…ao fundo, os dois “grandes problemas” do Rafale…

Augusto

Além de sua qualidade, é um belíssimo avião!

gabriel luis

Hoje em dia, o brasil esta a mercê destes verdadeiros bandidos travestidos de “representadores do povo” que tratam a defesa do país como si fosse nada. O maior exemplo é o FX-2 que ja faz 12 anos(acho) de uma verdadeira “Prosopopéia flácida para acalentar bovinos”, ou seja, conversa para boi dormir. Si eu fosse o comandante Saito( comandante da FAB) eu, conjunto de todos da instituição, entregava o comando, por que? a Dilma não comprou os caças por que si tiver caças voando esta tudo bem, enquanto mesmo caindo aos pedaços, ai o comandante vai la e fala “Nossos caças… Read more »

DrCockroach

Um amigo visitou (sortudo) a producao do Rafale.

Disse que em determinado momento tinham duas pincas segurando o Rafale suspenso no ar (sem asas) pelo nariz e fiofoh. Entao o Rafale era girado lentamente enquanto alguns funcionarios se aproximavam p/ escutar (ou nao) algum barulho de algo solto.

Disse ele que nao estava curtindo comigo, mas que isto realmente aconteceu… Pelo menos fiz ele jurar umas tres vezes que era realmente verdade.

[]s!

Galeao Cumbica

Nunao

valeu pelas explicacoes, vou ler as materias tb.

GC

falcon

Ai pra quem gosta do caça frances tem tenho uma otima foto do Rafale naval no link abaixo.

comment image

tpivatto

DrCockroach:
não duvido da afirmação do seu amigo. Pelo contrário, já soube de histórias similares, envolvendo outras aeronaves, de outras origens.
Uma delas, publicada em um número antigo da RFA (agora não lembro exatamente a edição, mas, se for caso posso me dar o trabalho de pesquisar), em uma entrevista com um oficial aviador naval, que era um dos encarregados pelo recebimento dos Super Linx na MB, esse revelou que, nos voos de recebimento das aeronaves muitas vezes ocorria, literalmente, uma “chuva de parafusos” dentro da cabine, de tantas peças soltas…