Mais um P-3AM, o 7201, foi recebido pela FAB. A aeronave decolou ontem de Sevilha – Espanha , com destino a Salvador. O avião chegou hoje.

O 7201 é uma aeronave de treinamento para os pilotos, ele não possui o sistema FITS a bordo. Das 9 aeronaves modernizadas, 8 terão o sistema FITS instalado.

NOTA DO PODER AÉREO: leia matéria completa sobre o P-3AM na revista Forças de Defesa número 2.

BATE-PAPO ONLINE: Converse com outros leitores sobre este e outros assuntos no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.

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fsneto

Quantos P-3AM ficaram baseados em Salvador?

Alexandre Galante

Fsneto, nove aeronaves P-3AM ficarão baseados em Salvador-BA. Das 12 células compradas pela FAB, 3 foram usadas para canibalização.

ivanildotavares

Não seria interessante que uns quatro ficassem sediados no Sul, Florianópolis por exemplo?

GUPPY
Abraços

Alexandre Galante

Preza Ivanildo;

Em termos operacionais seria interessante, mas em termos de logística não.

ivanildotavares

Ok, Galante. Grato.

Abraços

ivanildotavares

Teremos uma matéria sobre a chegada do 7201 a exemplo da chegada do 7203, apesar deste estar configurado mais para treinamento, mas nem por isso menos importante?

Abraços

sergiocintra

Vôos de treinamento conforme repórtagem anterior (Fortaleza-Mossoró-Natal-Recife-Salvador) é para formação de PLA. Brincadeiras à parte, é estiloso e conforme o pedigree do saudoso Electra dá aspecto de robustez.

Vendo o video e a porta traseira do C-130, relacionei com REVO. Embora tenha muita autonomia, podia ter uma sonda nos bichinhos. Com certeza elevaria o arrasto, mas autonomia é autonomia. Aí vendo a reportagem da “Veja 2241” sobre os Predators e autonomia de alguns “DRONES” em torno de 2 dias, e os”americanus” possuirem +/- 7000, r i.

Observador

Senhores,

Se teremos uma célula voltada para o treinamento, e apenas oito para uso efetivo, quantos poderão ser usados ao mesmo tempo, considerando manutenção, modernizações, etc.?

E como ficará o uso dos bandeirulhas? Serão usados mais próximos da costa enquanto os P-3 serão para patrulhas em pleno oceano?

Alguém tem idéia de como isto vai funcionar?

ricardo_recife

Parabéns a FAB por fazer a aviação de patrulha e guerra submarina renascer. Mas, convenhamos, estamos pulando de alegria por a força estar se equipando com um avião de 50 anos (por mais moderna que seja seu recheio eletrônico). O mais lógico é pesar o P-3AM como um estágio para um vetor mais sofisticado. A maioria dos países já está a pensar em adquirir aviões de patrulha a jato. O P-3 TEM de ser percebido como um vetor intermediário. Sei lá, um KC- 390 ASW? Outra coisa, oito para 8.000 KM? Não conheço a relação raio de patrulha – Km… Read more »

Mauricio R.

Sinceramente, não vejo tanto interesse assim, na aquisição de aeronaves MPA a jato.
Exceto a US Navy e os japoneses, o que se vê no mercado ainda são as reformas de P-3 ou algumas vendas de aeronaves derivadas dos ATR-42/72 e do C-295.
Se como alternativa ao C-130, o KC-390 não emplacou, não o vejo no futuro como substituto do P-3, até pq a configuração de asa alta não ajuda mto.
O ideal é havendo demanda de mercado, uma aeronave similar aos ERJ, até como expediente de contenção de custos de desenvolvimento.

Grifo

Sinceramente, não vejo tanto interesse assim, na aquisição de aeronaves MPA a jato.

Caro Mauricio R., concordo contigo. Ninguém vai colocar um jato pelo simples fato de ser um jato. É preciso que existam benefícios operacionais, e esses ainda são controversos. Para voar a baixa altura, baixa velocidade e longo alcance um turbo-hélice parece ser a melhor escolha.

Pessoalmente acho que o futuro da patrulha marítima são os VANTs, e tentar desenvolver nesta altura do campeonato P-99/P-190/P-390 é jogar dinheiro fora.

Fernando "Nunão" De Martini

Grifo e Maurício, Na minha opinião, e levando em conta um caminho mais fácil ditado pelas aeronaves já em uso na FAB, acredito que no médio prazo (substituição dos P-95 Bandeirulha), o mais lógico seria adotar uma versão de esclarecimento marítimo e eventual emprego ASuW do C-295 (C-105 Amazonas na FAB), sendo complementados por VANTs. Questão de também ver se o perfil de um P-99 (para esclarecimento e eventual emprego ASuW) seria mais econômico / vantajoso que o de um C-295, o que pessoalmente acho um pouco difícil, mesmo sendo um jato econômico e de largo uso na FAB em… Read more »

Mauricio R.

Algo me diz que os sucessores desses P-3A reformados na Espanha, serão outros P-3. O que ficaria aberto a especulação, seria aonde e por quem, esses outros P-3 seriam reformados??? Se isso realmente ocorrer, espero que o Siconta não fique de fora, claro se o mesmo ainda existir. Não vejo o P-99 substituíndo ao P-95, pelo simples fato de que o ERJ-145 já não é mais fabricado no Brasil e recentemente deixou de se-lo tb na China PRC. Assim considerando produtos Embraer que possam substituí-los, aos P-95, além da óbvia opção pelos ERJ-190/195; talvez se possa pensar em algum dos… Read more »