O Armée de l’air (Força Aérea Francesa) informou nesta quinta-feira, 19 de agosto, que foi feita a primeira certificação de aeronavegabilidade (certification de navigabilité – CdN) de um helicóptero Caracal EC 725. O certificado, recebido em 17 de agosto, também foi o primeiro da frota de helicópteros da força. Segundo o informe, 85 aeronaves de asas rotativas do Armée de l’air (Caracal, Cougar, Super Puma, Puma e Fennec) deverão passar pelo mesmo trabalho de certificação.

Até que a aeronave receba o CdN,  é necessário um longo trabalho de reconstituição do ciclo de vida da mesma, compreendendo origem, definição industrial inicial e evoluções técnicas à qual foi submetida, de forma a verificar se responde às normas específicas e se respeita as exigências de segurança de voo.

O exemplar certificado era, originariamente, um Cougar AS 532 que foi transformado em Caracal, em julho de 2005. O helicóptero foi submetido a diversos testes na Base Aérea de Cazaux, entre 2 e 6 de agosto, antes de receber seu CdN.

Para saber mais sobre o trabalho de certificação de aeronavegabilidade empreendido nas aeronaves do Armée de l’air, clique no primeiro link da lista abaixo. Para ver mais matérias sobre o emprego do Caracal naquela Força, e sobre a aquisição do EC 725 para as Forças Armadas brasileiras, clique nos demais links.

FONTE / FOTO: Armée de l’air (Força Aérea Francesa)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marine

Nossa, entao quer dizer que todo a Forca Aerea Francesa so possui 85 helis?! Pensei que fosse bem mais…

Entao nao somos so nos na marezia.

Leandro

Nunão / Vader

Os EC-725 adquiridos pelo Brasil (principalmente os que serão utilizados pela FAB) irão substituir os classe Super Puma já existentes ou irão somar forças?

Pergunto isso porque certa vez li que a intenção da FAB é a de substituir aos poucos os UH-1H (sapão) pelos BlackHawk!

Rodrigo

Se tem uma coisa que eu não vi ainda, foi uma foto do Caracal operando com carga full pax no Afeganistão.

A foto que eu vi que tinha mais gente não chegava a uma dúzia com a tripulação.

Leandro

Nunão disse:
19 de agosto de 2010 às 19:09
PS – não vi comentário do Vader aqui, será que você não o confundiu com o Marine?

Toda razão Nunão, lapso meu…

Fabio

Quais as diferenças, se é que existem, entre o Caracal e os EC 725 brasileiros?

Rodrigo

O Caracal é totalmente equipado e os nossos são 100% pelados.

grifo

O Caracal é totalmente equipado e os nossos são 100% pelados.

Caro Rodrigo, e pelo jeito vão continuar pelados, porque o dinheiro sumiu… Não tem nem para pagar o que já está no contrato.