segunda-feira, maio 17, 2021

Gripen para o Brasil

Mais Strike Eagle sobre o Afeganistão

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

f-15e-strike-eagle-1

f-15e-strike-eagle-2

f-15e-strike-eagle-3

f-15e-strike-eagle-4

- Advertisement -

82 Comments

Subscribe
Notify of
guest
82 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Felipe Cps

Uma linda aeronave, sem sombra de dúvidas…

Cinquini

Fotos maravilhosas!!!!!

Leonardo

Um dos mais belos caças já construídos talvez o mais belo e também é uma fantástica aeronave.

gerson

muito lindo!!!!

Henrique Sousa

Para mim um primor em engenharia, eficiência e beleza.

M. Torres

Cara, queria um pra mim!

Manfred Von Richthofen

E ainda dizem que o F-15 não é multirole…rs

Mirage

Imaginem:

A FAB com uns 18 desses + uns 30 Rafales + uns 25 SH e uns 50 F-5M e mais uns 50 AMX-M e uns 99 A-29 e uns 25 Xavantes-M

Hã!? Hã!? Hã!?

Já pensou!??

rsssss

PS: Mauro, não fica “brabo” comigo ;-P

Mirage

Manfred

Acho que o F-15 na minha opinião não é multirole. Esta versão por ex. é especializada em ataque.

Abraço

Manfred Von Richthofen

Mirage, que armamentos você está vendo pendurados nas asas do avião? O F-15 original não era para superioridades aérea? O Strike Eagle pode realizar missões de superioridade aérea mesmo carregado de bombas! Isso é multirole, meu amigo.

Edmar

Caros Amigos.: A FAB tendo uns… 16 caças(12 monoposto e 4 biposto) “F-15 Silent Eagle” uns… “60 caças(48 monoposto e 12 biposto) “Rafale F-3″… somando com os 50 caças leve “F-5M” e com os 50 aviões de ataque “AMX A-1M” e com os 99 aviões de ataque “A-29 Super Tucanos” a “FAB” iria somar “275 aviões” de combate, e certamente nós iriamos ter a maior e melhor Força Aérea da América Latina. Lembrando que, teriamos que ter mais 12 caças “Rafale F-3” versão naval… para a “Marinha do Brasil”. Caro Amigo Mirage, não que eu esteja copiando seu comentário, e… Read more »

Carlos Augusto

Quem vê um caça desse, e depois olha para os nossos F5, Mirage 2000, AMX, dá até para desanimar.

Bronco

Eu fico impressionado com a capacidade que esse bicho aí tem em carregar armas. O bichinho sobe com mísseis pendurados em tudo o que é lugar, e se bobear ainda tem potência extra. Como disseram por aí, um primor em engenharia mesmo. Por muitos anos manteve o récorde de tempo em subida para a altitude de cruzeiro. Chegou até a ser a plataforma de disparo de um míssel anti-satélite durante toda a década de 80 e parte da década de 90 pois era o único que conseguia subir em ângulo, sustentato nas duas turbinas, a uma velocidade respeitável e lançar… Read more »

Lecen

O governo norte-americano permitiu a compra de apenas 25 F-15E por parte de Israel. Contudo, este país possui uma quantidade ainda maior de versões anteriores de F-15. Não ficaria surpreso se o Governo norte-americano viesse a permitir o aumento na quantidade de aviões a serem vendidos para um único país. Não concordo com essa idéia de F-15 + RAFALE + F-5 + AMX e o escambau. Essa salada de frutas de velharias com modernidades não daria certo nem aqui e nem na China. É preciso com urgência aposentar esses aviões antigos. Num mundo ideal, a Força Aérea Brasileira teria “apenas”… Read more »

Pedro

Parem as máquinas! A 100 milhões de dólares a unidade nem dá para pensar! (já estão reclamando de gastar 70/75, que o diga 100!) Seguem as especificações do bichinho: HISTORY: First Flight 11 December 1986 Service Entry April 1988 CREW: two: pilot, weapons systems officer ESTIMATED COST: (F-15E) $43 million [1998$] (F-15K) $100 million [2006$] AIRFOIL SECTIONS: Wing Root NACA 64A(.055)5.9 Wing Tip NACA 64A203 DIMENSIONS: Length 63.75 ft (19.43 m) Wingspan 42.81 ft (13.05 m) Height 18.46 ft (5.63 m) Wing Area 608 ft² (56.48 m²) Canard Area not applicable WEIGHTS: Empty 31,700 lb (14,380 kg) Normal Takeoff unknown… Read more »

Mirage

Manfred, vc é o cara, derrubou muitos aviões na sua época, mas agora precisa voltar pra sala de aula, estudar um cadinho rssssss F-15 superioridades aérea. Exato! É com esse propósito que ele foi desenvolvido. Daí a versão “Strike” Possibilitou que ele também fosse empregado como “avião de ataque”. (As versões anteriores mais antigas também podem carregar bombas, mas como segundo emprego). Com esse mesmo pensamento sobre misseis, poderiamos dizer que os nossos F-5 são Multirole rssssss (vai vê que tem gente na FAB que acha realmente que é) Capiti! Multirole caso eu esteja muito enganado é o avião que… Read more »

Mirage

Edmar e Lecen

Desculpa amigos, mas foi uma piada. Não falei sério.

rssss

Francisco AMX

O Mirage está certo, apesar de ser um grande avião, no conjunto talvez o melhor de superioridade aérea até a chegada do F-22 o F-15 não foi concebido para ser multirole, ´por isso nasceu o Strike, pela baixa capacidade do F-15 em ataques ar-superficie, claro que precisamos entender que hoje a tecnologia digital diminuiu de tamanho e aumentor uma barbarie em capacidde de processamento, transformando muitos vetores, como o F-5, em aviões multirole de baixa capacidade de carga, mas o F-15 não é ideal para fazer as 2 coisas! na minha opinião ele é um SH, neste sentido, só que… Read more »

Manfred Von Richthofen

Francisco e Mirage, estão equivocados. Tanto o Rafale como o Eurofighter não nasceram multirole, só agora estão saindo o F3 e o último Tranche que tornam esses aviões multifunção.
O F-15 é multirole sim, só não lança paraquedista, o resto ele faz muito bem.

Pedro

Só para botar pimenta na discussão: “Though the F-15 had originally been designed as a multi-role fighter, production models were never configured for ground attack duties. McDonnell Douglas then went ahead using corporate funds to illustrate the design’s surface attack capabilities in the hope of securing an Air Force order. One of the original TF-15A airframes was chosen as a demonstration vehicle and modified to create the Strike Eagle. Sufficiently interested in the idea and needing a replacement for the F-111, the US Air Force submitted a requirement for an Enhanced Tactical Fighter (ETF) to industry. The competition pitted the… Read more »

Rodrigo Rauta

Multirole ou não, velho ou não, esse ai da um banho em qualquer um dos 3 finalista ao F-x2 ( ta, podem me xingar!), mas se o “titio” Obama liberasse ,não era pra pensar duas vezes em trazer esse bichão pra gente!!! Uns 60 F-15k mais uns 80 Gripen!!! Opa…olha eu caindo da cama de novo…eheheheheh Com eu ja disse num post anterior…Isso sim é caça, o resto é avião de combate!!! ( ta, podem me xingar de novo..eheheh) Acho que so os Su-30/35 são mais capazes que ele, claro, tb o F-22! Sou fã desse ai…como queria ve-lo na… Read more »

JMRC

Só sonhando mesmo… Do jeito que as coisas vão indo, o Brasil vai pegar esses 36 caças (se é que pegar mesmo), e vai fica pelo menos uns 50 anos sem adiquirir novos caças….

Gostari de estar errado.

welington

Rodrigo Rauta duas épocas, 1º Flankers e Eagles, 2º Raptor e PAK FA…
EUA e a Rússia são os responsáveis pelas melhores maquinas de combate aéreo de todos os tempos, parabéns a estes.
Um abraço a todos.

Jacubão

Putz… babei o teclado todo…

Rodrigo

Xará,

Eu não sei se são tão superiores, em alguns aspectos- já mencionados- a familia SU-27 superou o F-15.

Mas no conjunto da obra, no final o que vai prevalecer são todos os aspectos que envolveriam esses vetores. Por exemplo, eu sou muito mais a FAB com F-15E do que a FAV e seus SU-30. Sem patriotada,ok?

Abraços

dumont

Um detalhe interessante da foto são os misseis… um sidewinder e um AIM 120. Não consigo imaginar uma situação no Afeganistão onde o F15 precisaria usa-los, o que levanta a questão: será o vetor ideal para esse tipo de missão, onde a superioridade está assegurada? A questão é unicamente de relativa o custos…

Quanto ao F15… com AESA é melhor do que os candidatos ao FX2.

dumont

só pra não falar dos defeitos… é mais caro também.

Jacubão

Bom, se levar em conta que o MOLUSCO liberou bilhões de reais para trocentas financeiras que vivem agarradas no pobre do trabalhador como um parasita e que gasta outros bilhões com cartões corporativos, verbas de gabinete, auxílio moradia dos parlamentares, auxílio terno, auxílio combustível e etc,etc,etc e etc…, 3,6 bilhões para comprar 36 F-15 para a defesa do país e desse bando de corruptos, não chegaria nem perto do que se gasta nesse país com coisas desnecessárias. Para que serve o senado por exemplo??????? Seria outros bilhões economizados, concordam??????? Se o país é uma das maiores economia do mundo, isso… Read more »

AL

Garçom, me vê 36 desses para 2015 e mais uns 100 Rafales F3 de sobrememsa para depois!!!! Esse caça é demais. Não ficaria nenhum pouco chateado se os EUA mandassem alguns desses que estivesses sobrando por lá… Abraços.

M. Torres

Eu me contentava com uma voltinha num desses.

Rodrigo Marques

Jacubão Vc foi quase perfeito (só discordo quando ao funcionamento do Senado). Veja, temos cerca de US$ 100 bilhões no exterior provenientes de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, corrupção nos mais diversos orgãos governamentais, sonegação fiscal e outras especialidades brasileiras… Só o dinheiro que envolve o BANESTADO, são US$ 30 Bilhões em contas de sua agencia em Nova York ( se alguem me explicar porque um banco estadual tem agência em NY, eu agradeço). Em 2003, eu vi no extinto programa do Boris Casoy na Record, dois policiais federais que investigaram esse dinheiro lá. Conseguiram com o Ministério Publico… Read more »

Pedro

Jacubão, isso eu sempre digo e repito: pro bolsa compra voto tem R$ 50 bi a mais só neste ano pré eleitoral, pro BNDES ajudar os cumpadis R$ 100 bi à vista, mais trocentos bi pro bolsa casa de cumpanheiro agora criado, mas pra defesa nada! Somos uma das oito maiores economias do mundo, temos uma imensidão de território, riquezas, matérias primas, etc, mas nosso orçamento de defesa é uma piada, digno da grandeza de nossos governantes! Não precisavamos de FX2, ou Rafale F3, nada disso! Bastavam uns 100 desses F15K (isso mesmo, míseros US$ 10 bi (ou R$ 24… Read more »

Rodrigo Rauta

Xara, foi isso que quiz dizer!!! naun quis comparar o f-15 ao f-22, so mencionei pra depois naun dizerem que eu naun falei dele….
mas eu acho realmente que esses f-15 são superiores a qualquer um dos candidatos ao f-x…mas o mundo naun é perfeito..que venham os f-18 ( so pra puxar o saco dos EUA, de repente vem uns 20 f-15 de troco..ehehehheheh)
Abraços!!!!

Francisco AMX

Amigo Dumont, o radar do F-15E, mesmo não sendo AESA, é superior ao radar do SH (AESA), são categorias diferentes de capacidades de detecção, o Radar “analógico” do F-15E só perde para o do F-22… esta é uma das razões dos USA vetarem a venda do F-15 para muitos! e acho que foi assim para o Brasil!

Abraço Bro!

Francisco

Marlos Barcelos

vcs ainda admiram os f-15, se atualizem meu povom existem pelo menos uns dez caças no mundo mais modernos que os f-15, 3 deles participam do fx-2.

Sérgio

Pessoal descobri a Fórmula! Vamos c/ todos os caças “de biplaces”, pintamos de branco c/ faixas azuis, escrevemos “Republica FEDERATIVA do Brasil”, e alocamos no GTE, para como um “transporte de autoridades ultra-rápido” servi-los. Garantido que teriamos qualquer um dos acima mencionados (SH, F-15SE, Rafaele, SU’s, Nórdicos e o caramba) todos equipados. Aí desviariamos alguns para a “Manutenção”, pode ser uns 36. Há garanto que a quantidade seria bem superior ao pleiteada, pois incluiriamos para o pessoal da CÂMARA, SENADO e Demais quadrilheiros. Desculpem mas acordei sem minha Fluoxetina e lendo a matéria dos Helis-GTE’s foi demais. MAS GARANTO QUE… Read more »

Bagatini

Sérgio

Conordo com vc, o GTE está muito bem equipádo, como deveria ser o restante da força.
Para “ eles ´´, nada falta.

Francisco AMX

Marlos, mais moderno não quer dizer superior! eu tenho um Corolla 2009… é moderno, novo, mas se pudesse manter, teria um BMW 330 de 1999… O Amigo vai me desculpar, mas dizer que um SH é mais moderno que um F-15, só pq foi projetado e concebido uma década depois, é muita ingenuidade! vou te dar um exemplo, devem surgir muitos caças, na china, na India, posteriores ao F-22… e daí, vão ser melhorese mais modernos??? nunca serão, não por serem chineses ou indianos e sim pq serão de categorias diferentes! Um F-15K, carrega uma suíte de guerra que os… Read more »

Adler Medrado

Sonho… Sonho …

john connor

O conceito de domínio aéreo consiste em quê? No emprego de caças exclusivamente de superioridade aérea mantendo o poder em um determinado espaço?

Alguém pode me explicar isso?

Tiago Jeronimo

Parem de falar no F-15K o negocio agora é Silent Eagle!

Felipe Cps

Uma linda aeronave, sem sombra de dúvidas…

Cinquini

Fotos maravilhosas!!!!!

Leonardo

Um dos mais belos caças já construídos talvez o mais belo e também é uma fantástica aeronave.

gerson

muito lindo!!!!

Henrique Sousa

Para mim um primor em engenharia, eficiência e beleza.

M. Torres

Cara, queria um pra mim!

Manfred Von Richthofen

E ainda dizem que o F-15 não é multirole…rs

Mirage

Imaginem:

A FAB com uns 18 desses + uns 30 Rafales + uns 25 SH e uns 50 F-5M e mais uns 50 AMX-M e uns 99 A-29 e uns 25 Xavantes-M

Hã!? Hã!? Hã!?

Já pensou!??

rsssss

PS: Mauro, não fica “brabo” comigo ;-P

Mirage

Manfred

Acho que o F-15 na minha opinião não é multirole. Esta versão por ex. é especializada em ataque.

Abraço

Reportagens especiais

Perfil: Mirage IIIEBR no portão do PAMA-SP, dezembro de 2017

Aproveite a tranquilidade do final do ano para visitar esse veterano - e aproveite, também, para comparar suas dimensões...
- Advertisement -
- Advertisement -