quinta-feira, janeiro 27, 2022

Gripen para o Brasil

YF-23

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

O caça das fotos é o Northrop/McDonnell Douglas YF-23, protótipo que competiu com o Lockheed YF-22.

O YF-22 e o YF-23 competiram pelo programa Advanced Tactical Fighter (ATF) da USAF, concebido nos anos 80, a fim de prover um substituto para o F-15 Eagle. Os contratos para os dois projetos mais promissores foram fechados em 1986, com o YF-23 tendo sido entregue em 1989 e sua avaliação concluída em 1991.

Consta que o YF-23 perdeu por pouquíssimos pontos para o YF-22, por causa também de uma possível adaptação deste último para uso naval, que acabou não ocorrendo.

Em 2004, a Northrop Grumman ressuscitou o projeto do YF-23 para oferecê-lo à USAF como bombardeiro intermediário, para competir com o B-1R e FB-22, mas a idéia não foi adiante.

Não estranhem se o futuro caça russo PAK-FA tiver alguma semelhança com o YF-23…

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Bosco

Este é o avião mais bonito que já foi imaginado.
Só não ganhou porque o lóbi do empuxo vetorado ganhou a “queda de braço”. Empuxo vetorado este que não serve para absolutamente nada na época de mísseis com TVC supermanobráveis.
Também a melhor performance em decolagens e aterrisagens em pistas super curtas e esburacadas por bombas que o sistema de empuxo vetorado proporciona também não faz muito sucesso hoje em dia (por enquanto) em um mundo pós-guerra fria, em que as potências globais testam suas armas de alta tecnologia contra esfarrapados guerrilheiros e terroristas do terceiro mundo.

CorsarioDF

Além do lobby forte ele era muito, mas muito mais caro que o F-22, pois era muito melhor equipado. Realmente uma “Avis Rara”, muito bonito mesmo. Quem sabe o PAK não pegue uma carona nesse perfil? Basta alterar um pouco o projeto, já que ele se parece mais com o F-22. No caso do Su-25 eles “copiaram” o desenho do A-9 concorrente do A-10 (que sagrou-se vencedor na disputa), então é só manter a tradição. Sds;

Tiago Jeronimo

É um belo caça mas acho o F-22 mais bonito, não há dúvidas que o F-23 assim como o F-22 faz iria domina os ares, será que no futuro o projeto será oferecido para venda assim como a Northrop ofereceu o F-20A Tigershark?

RL

Tenho uma dúvida.

No caso do PAK-FA, as asas não serão de enflechamento variável?
Ao que parece, tanto o YF-22 e o YF-23 tem asas fixas.

Galante, vou ser chato mais uma vez.
Disponibilize para nós o Blog TERRESTRE.

Abraços.

Alfredo_Araujo

O F22 é multifuncional… pode operar as JDAM… nao acredito q com essa capacidade no F22 a USAF compre um outro aviao carissimo só para ser um aviao de ataque..

FALCON

Lindo avião,o Brasil poderia aproveitar algun desses projetos americanos q não foram selecionados e fabrica-los sob licença,como por exemplo o F-20, acho q seria ainda um bom caça p/ os dias atuais,desde q seja modernizado claro,isso daria ao país o dominio de novas tecnologias.ABRAÇOS.

hms tireless

Os Russos são mestres na arte de copiar.

Nelson Lima

Parece ser um bisneto do Tiger.Mais bonito do que o Raptor

Paulo Costa

O enflechamento variavel das asas não deverá ser mais usado
nos projetos dos novos aviões,o avanço do tipo de perfil das asas
compensa isto.O empuxo vetorado como está,diminue a vida util da turbina,questão de aumento de pressão interna,novos motores
já foram ou serão desenvolvidos para evitar isto,com isto o
custo deve aumentar.O F-23 foi cogitado para suprir as
necessidades dos marines,possivel substituição dos F-18.

Erich Hartmann

Mencionando trecho de post no blog naval “é certo que gosto não se discute, ou melhor, se discute mas sem chegar a consenso algum…”, mas, para meu gosto, o Raptor, no quesito beleza, tem linhas mais harmoniosas…

Como diria o projetista francês M. Dassault: “Um avião para voar tem que ser bonito…”, e acho que para se vender também.

König

Na verdade o TVC não interfere na durabilidade da turbina mas o TVC tem baixa duração cerca de 500 horas de vida.
Saudações

Vassily Zaitsev

Parece que o editor quis dizer que a Northrop teria a incencibilidade de vender tal projeto aos Russos? Nem em sonho isso aconteceria.

Saindo do tema, acho uma boa pedida a FAB participar do projeto PAK-FA, como fizeram os indianos, mas duvido que voe antes de 2015.

Walderson

Amigo Bosco, vc hj está realmente muito cruel. Como pode dizer que o empuxo vetorado não serve pra nada. E as feiras? Como elas ficariam sem os aviões russos fazendo manobras de deixar a todos de queixo caído? Rs. Agora, falando sério, concordo contigo mais uma vez Bosco. Com os novos mísseis, o melhor para o piloto é ficar em casa. Ter uma daquelas dores de barriga que impede alguém de voar. Rs. Caro, Vassily Zaitsev (esse nome só com o Ctrl + c e Ctrl + V) Rs, hj, para se copiar qualquer coisa que seja, bastam fotos relativamente… Read more »

König

A super manobralidade serve jsutamente pra isso pra evitar de o inimigo conseguir um “lock”.
Ou então dava pra recauchutar uns MIG-25 com uma eletronica moderna (Que de manobravel tem muito pouco).
Saudações

Mauricio R.

O YF-22 venceu por ser praticamente operacional, necessitando um minímo de desenvolvímento, o que não acontecia c/ o YF-23, que era tecnicamente mto avançado e consequentemente apresentava maior risco de desenvolvímento e custo.

Bosco

A capacidade de manobra de um míssil com TVC supera de longe a capacidade de um caça que mesmo contando com o vetoramento do empuxo não pode exceder a capacidade que o elemento humano no cokpit suporta que é de 9 Gs (alguns afirmam ser de 12 Gs). Até o advento dos mísseis de 5° geração a balança pendia em favor dos caças que podiam escapar manobrando bruscamente do “envelope” de aquisição do sensor do míssil , mas com a capacidade de supermanobrabilidade, aliado a seekers com alto ângulo de aquisição do alvo e apontados pelo capacete do piloto o… Read more »

Bosco

O F22 que é de longe o mais sofisticado caça da atualidade, sendo o único exemplo da 5° geração, não tem nenhuma intenção de entrar em combate de curto alcance (alcance visual) com seus adversários. Ele lava 6 Amraams, 2 Sidewinders e 1 canhão Vulcan com 640 projéteis. E pelo que me consta ainda não opera o AIM9X. Os americanos estão carecas de saber que se entrarem em “dog fight” com outro caça e este estiver armado com mísseis ar-ar de curto alcance de 5°geração “designados” pelo capacete com capacidade “off-boresight”, as chances do F22 (com TVC e Sidewinder) sair… Read more »

konner

Indo de encontro a esta linha de raciocínio, o PAK-FA T-50, nas principais fontes há a ‘previsão’ de que ele seja armado com 2 canhões de 30 mm, contrariando essa tendência em se manter apenas um canhão ou a de suprimir esta arma.

Bosco

A única razão para se manter o canhão é para contemplar as situações excepcionais. Com certeza não é o foco de um caça de projeto atual o combate com canhões. Se os mísseis de BVR, e os de curto alcance e 5° geração forem todos disparados e ainda existirem “inimigos” no ar sobram 2 opções: entrar em combate “corpo a corpo” ou fugir (se tiver capacidade de supercruzeiro eu acho que o cara foge). Para um caça de 300 milhões de dólares como o F22, que terá produção limitada, e o valor que os americanos dão à vida humana (no… Read more »

Bosco

Até com a finalidade de atacar alvos na superfície os canhões estão em desuso devido à altitude e ao ataque de precisão aos alvos não ocorrer mais à baixo nível, e sim em médio/alto e á grandes distância. Mas pode existir situações excepcionais em que um bravo piloto veja a necessidade de intervir com o canhão. Tem louco de tudo quanto é jeito .rss… Este quadro, é claro, ocorre entre potências armadas com equipamento de última geração. Nós, aqui da América Latina, ainda vamos usar muito dog fight, canhão contra alvos no solo e do jeito que a coisa vai… Read more »

Bosco

Correção:
devido à altitude de penetração e ao ataque de precisão…

Bosco

Acho pouco provável que em um hipotético cenário de guerra em que uma dupla de F22 com armamento ar-ar padrão seja informada por um AWACS da presença de 14 “bandidos” há 300 kms de distância, sabidamente armados com mísseis de quinta geração e capacete com visor e capacidade de mira, decida após confirmar a “morte” de 12 por meio dos AMRAAMS (supondo que cada AMRAAM tenha acertado um caça) ainda decidam entrar em combate de curto alcance com os 2 restantes. O mais provável é que continuem no supercruzeiro e voltem para casa para poderem lutar mais um dia, do… Read more »

Baschera

Á luz dos equipamentos e mísseis com tecnologia de 5º geração, aliado aos custos de desenvolvimento de um caça como os F-22 e F-23, acho que até mesmo os USA não tem dinheiro suficiente para seguir adiante. Em breve a linha de montagem do F-22 será encerrada, se não me engano em 2010. Repararam que os americanos pouco falam do F-22 ?? Não acho que seja tudo o que falam. Parece-me que seu destino será muito parecido com os F-117, que já foram “aposentados”. Há exemplo destes, o F-22 só será usado em certas condições muito específicas. Mas questiono se… Read more »

Marine

Bosco,

Excelente analise, mostra-se que sabe muito mais do assunto do que eu…rs. So gostaria de dizer que especialmente no Afeganistao tem havido muitas ocasioes sim em que pilotos de F-16, F-15 e outros tem provido apoio aereo com seus canhoes a pequenos elementos terrestres aliados chamando por ajuda em situacoes desesperadoras…

Ex: “Robert’s Ridge” e muitos outros.

Sds.

[…] YF-23 Blackwidow II concorreu com o YF-22 na década de 90 e perdeu. Mas ele quase ressuscitou em 2004, […]

Renato Clemente

Feio que doi!!! O F22 é de longe mais bonito que YF23. Esse caça tem jeito de caça europeu, ele é que gostam de criar esses design estranhos, com asas de enflexamento reverso, caças sem derivas traseiras etc

Bosco

Este é o avião mais bonito que já foi imaginado.
Só não ganhou porque o lóbi do empuxo vetorado ganhou a “queda de braço”. Empuxo vetorado este que não serve para absolutamente nada na época de mísseis com TVC supermanobráveis.
Também a melhor performance em decolagens e aterrisagens em pistas super curtas e esburacadas por bombas que o sistema de empuxo vetorado proporciona também não faz muito sucesso hoje em dia (por enquanto) em um mundo pós-guerra fria, em que as potências globais testam suas armas de alta tecnologia contra esfarrapados guerrilheiros e terroristas do terceiro mundo.

CorsarioDF

Além do lobby forte ele era muito, mas muito mais caro que o F-22, pois era muito melhor equipado. Realmente uma “Avis Rara”, muito bonito mesmo. Quem sabe o PAK não pegue uma carona nesse perfil? Basta alterar um pouco o projeto, já que ele se parece mais com o F-22. No caso do Su-25 eles “copiaram” o desenho do A-9 concorrente do A-10 (que sagrou-se vencedor na disputa), então é só manter a tradição. Sds;

Tiago Jeronimo

É um belo caça mas acho o F-22 mais bonito, não há dúvidas que o F-23 assim como o F-22 faz iria domina os ares, será que no futuro o projeto será oferecido para venda assim como a Northrop ofereceu o F-20A Tigershark?

RL

Tenho uma dúvida.

No caso do PAK-FA, as asas não serão de enflechamento variável?
Ao que parece, tanto o YF-22 e o YF-23 tem asas fixas.

Galante, vou ser chato mais uma vez.
Disponibilize para nós o Blog TERRESTRE.

Abraços.

Alfredo_Araujo

O F22 é multifuncional… pode operar as JDAM… nao acredito q com essa capacidade no F22 a USAF compre um outro aviao carissimo só para ser um aviao de ataque..

FALCON

Lindo avião,o Brasil poderia aproveitar algun desses projetos americanos q não foram selecionados e fabrica-los sob licença,como por exemplo o F-20, acho q seria ainda um bom caça p/ os dias atuais,desde q seja modernizado claro,isso daria ao país o dominio de novas tecnologias.ABRAÇOS.

hms tireless

Os Russos são mestres na arte de copiar.

Nelson Lima

Parece ser um bisneto do Tiger.Mais bonito do que o Raptor

Paulo Costa

O enflechamento variavel das asas não deverá ser mais usado
nos projetos dos novos aviões,o avanço do tipo de perfil das asas
compensa isto.O empuxo vetorado como está,diminue a vida util da turbina,questão de aumento de pressão interna,novos motores
já foram ou serão desenvolvidos para evitar isto,com isto o
custo deve aumentar.O F-23 foi cogitado para suprir as
necessidades dos marines,possivel substituição dos F-18.

Erich Hartmann

Mencionando trecho de post no blog naval “é certo que gosto não se discute, ou melhor, se discute mas sem chegar a consenso algum…”, mas, para meu gosto, o Raptor, no quesito beleza, tem linhas mais harmoniosas…

Como diria o projetista francês M. Dassault: “Um avião para voar tem que ser bonito…”, e acho que para se vender também.

König

Na verdade o TVC não interfere na durabilidade da turbina mas o TVC tem baixa duração cerca de 500 horas de vida.
Saudações

Vassily Zaitsev

Parece que o editor quis dizer que a Northrop teria a incencibilidade de vender tal projeto aos Russos? Nem em sonho isso aconteceria.

Saindo do tema, acho uma boa pedida a FAB participar do projeto PAK-FA, como fizeram os indianos, mas duvido que voe antes de 2015.

Walderson

Amigo Bosco, vc hj está realmente muito cruel. Como pode dizer que o empuxo vetorado não serve pra nada. E as feiras? Como elas ficariam sem os aviões russos fazendo manobras de deixar a todos de queixo caído? Rs. Agora, falando sério, concordo contigo mais uma vez Bosco. Com os novos mísseis, o melhor para o piloto é ficar em casa. Ter uma daquelas dores de barriga que impede alguém de voar. Rs. Caro, Vassily Zaitsev (esse nome só com o Ctrl + c e Ctrl + V) Rs, hj, para se copiar qualquer coisa que seja, bastam fotos relativamente… Read more »

König

A super manobralidade serve jsutamente pra isso pra evitar de o inimigo conseguir um “lock”.
Ou então dava pra recauchutar uns MIG-25 com uma eletronica moderna (Que de manobravel tem muito pouco).
Saudações

Mauricio R.

O YF-22 venceu por ser praticamente operacional, necessitando um minímo de desenvolvímento, o que não acontecia c/ o YF-23, que era tecnicamente mto avançado e consequentemente apresentava maior risco de desenvolvímento e custo.

Bosco

A capacidade de manobra de um míssil com TVC supera de longe a capacidade de um caça que mesmo contando com o vetoramento do empuxo não pode exceder a capacidade que o elemento humano no cokpit suporta que é de 9 Gs (alguns afirmam ser de 12 Gs). Até o advento dos mísseis de 5° geração a balança pendia em favor dos caças que podiam escapar manobrando bruscamente do “envelope” de aquisição do sensor do míssil , mas com a capacidade de supermanobrabilidade, aliado a seekers com alto ângulo de aquisição do alvo e apontados pelo capacete do piloto o… Read more »

Bosco

O F22 que é de longe o mais sofisticado caça da atualidade, sendo o único exemplo da 5° geração, não tem nenhuma intenção de entrar em combate de curto alcance (alcance visual) com seus adversários. Ele lava 6 Amraams, 2 Sidewinders e 1 canhão Vulcan com 640 projéteis. E pelo que me consta ainda não opera o AIM9X. Os americanos estão carecas de saber que se entrarem em “dog fight” com outro caça e este estiver armado com mísseis ar-ar de curto alcance de 5°geração “designados” pelo capacete com capacidade “off-boresight”, as chances do F22 (com TVC e Sidewinder) sair… Read more »

konner

Indo de encontro a esta linha de raciocínio, o PAK-FA T-50, nas principais fontes há a ‘previsão’ de que ele seja armado com 2 canhões de 30 mm, contrariando essa tendência em se manter apenas um canhão ou a de suprimir esta arma.

Bosco

A única razão para se manter o canhão é para contemplar as situações excepcionais. Com certeza não é o foco de um caça de projeto atual o combate com canhões. Se os mísseis de BVR, e os de curto alcance e 5° geração forem todos disparados e ainda existirem “inimigos” no ar sobram 2 opções: entrar em combate “corpo a corpo” ou fugir (se tiver capacidade de supercruzeiro eu acho que o cara foge). Para um caça de 300 milhões de dólares como o F22, que terá produção limitada, e o valor que os americanos dão à vida humana (no… Read more »

Bosco

Até com a finalidade de atacar alvos na superfície os canhões estão em desuso devido à altitude e ao ataque de precisão aos alvos não ocorrer mais à baixo nível, e sim em médio/alto e á grandes distância. Mas pode existir situações excepcionais em que um bravo piloto veja a necessidade de intervir com o canhão. Tem louco de tudo quanto é jeito .rss… Este quadro, é claro, ocorre entre potências armadas com equipamento de última geração. Nós, aqui da América Latina, ainda vamos usar muito dog fight, canhão contra alvos no solo e do jeito que a coisa vai… Read more »

Bosco

Correção:
devido à altitude de penetração e ao ataque de precisão…

Bosco

Acho pouco provável que em um hipotético cenário de guerra em que uma dupla de F22 com armamento ar-ar padrão seja informada por um AWACS da presença de 14 “bandidos” há 300 kms de distância, sabidamente armados com mísseis de quinta geração e capacete com visor e capacidade de mira, decida após confirmar a “morte” de 12 por meio dos AMRAAMS (supondo que cada AMRAAM tenha acertado um caça) ainda decidam entrar em combate de curto alcance com os 2 restantes. O mais provável é que continuem no supercruzeiro e voltem para casa para poderem lutar mais um dia, do… Read more »

Baschera

Á luz dos equipamentos e mísseis com tecnologia de 5º geração, aliado aos custos de desenvolvimento de um caça como os F-22 e F-23, acho que até mesmo os USA não tem dinheiro suficiente para seguir adiante. Em breve a linha de montagem do F-22 será encerrada, se não me engano em 2010. Repararam que os americanos pouco falam do F-22 ?? Não acho que seja tudo o que falam. Parece-me que seu destino será muito parecido com os F-117, que já foram “aposentados”. Há exemplo destes, o F-22 só será usado em certas condições muito específicas. Mas questiono se… Read more »

Marine

Bosco,

Excelente analise, mostra-se que sabe muito mais do assunto do que eu…rs. So gostaria de dizer que especialmente no Afeganistao tem havido muitas ocasioes sim em que pilotos de F-16, F-15 e outros tem provido apoio aereo com seus canhoes a pequenos elementos terrestres aliados chamando por ajuda em situacoes desesperadoras…

Ex: “Robert’s Ridge” e muitos outros.

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