Itália enviará quatro Tornados para o Iraque

5

Tornados italianos - foto Força Aérea Italiana

A Itália enviará quatro aviões Panavia Tornado para participar das operações da coalizão contra o Estado Islâmico no Iraque (ISIS), informou um porta-voz do Ministério da Defesa na sexta-feira.

Os aviões, que ficarão na base aérea de Ahmed Al Jaber – Kuwait, serão utilizados apenas em missões de reconhecimento, acrescentou.

Em uma carta enviada ao parlamento italiano, a ministra da Defesa italiana, Roberta Pinotti, disse que os aviões seriam acompanhado por 135 funcionários de apoio.

Pinotti disse que a Itália também enviará ao Iraque uma série de armas anticarro Folgore 80 mm anteriormente utilizadas pelo Exército italiano.

Em outubro, a Itália informou que enviaria um reabastecedor 767 e dois drones Predator desarmados para apoiar as operações contra os combatentes no Iraque, bem como 280 instrutores.

A Itália também enviou um C-130J para o Iraque em 12 de setembro com um carregamento de armas no valor de € 1.900.000 (US$ 2,4 milhões), incluindo 100 metralhadoras MG 42/59 e 100 metralhadoras Browning 12,7mm e munições retiradas dos estoques militares italianos.

Mas havia também 2.000 munições de RPG e 400.000 projéteis de metralhadora provenientes de um estoque de armas e munições apreendidas em 1994 num navio que buscava furar o bloqueio para enviar armas aos combatentes sérvios durante as guerras dos Balcãs.

FONTE: DefenseNews

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Oganza

Legal esse lance de apreender e usar em “proveito próprio” depois.

🙂

Claudio Moreno

Qual é “carcamanos” enviem também quatro elementos de “Ghibli”, para descer a madeira nestes terroristas covardes!

Sai até mais barato a relação custo x benefício.

Moreno

Aldo Ghisolfi

Porque ‘carcamanos’?

Uma das palavras altamente ofensivas para um italiano da boa cepa é, exatamente, ‘carcamano’, em qualquer dos seus entendimentos.

Fernando "Nunão" De Martini

Sem dúvida, Poggio. A partir do Kuwait, de onde operarão os Tornados, daria para tranquilamente operar os AMX italianos.