Primeiro dia no Singapore Airshow 2014

28
Singapura 016a
Vista do alto do Marina Bay em Singapura, dá pra ver o Gardens by the Bay e a enorme quantidade de navios fundeados ao largo

 

Alexandre Galante – Singapura

Singapore-Airshow-2014-LogoSingapura (ou Cingapura) é uma pequena cidade estado na Ásia, com uma mistura de culturas impressionante de chineses, malaios e indianos e forte influência britânica. Tudo é muito limpo e organizado, as coisas funcionam e há severas multas e punições para quem desobedece às regras de convivência, inclusive com chibatas. Traficantes de drogas aqui recebem pena de morte e há um lembrete na papeleta de desembarque do avião sobre essa questão.

Singapura é muito quente e úmida, chega a incomodar. Sorte nossa é que em quase todos os prédios existe ar-condicionado. Ficamos imaginando como deve ter sido a vida dos pioneiros que desbravaram essas terras primeiro, enfrentando as florestas, febre amarela etc. Aliás, quem pretende visitar Singapura tem que tomar a vacina contra a febre amarela, é exigência para desembarcar aqui.

Nosso primeiro dia no Singapore Airshow 2014 começou muito bem. Já na entrada da base aérea podíamos ouvir o ronco dos motores de um caça fazendo uma exibição. Como temos ouvido treinado, sabíamos que era um F/A-18E Super Hornet da Força Aérea Real Australiana  (RAAF) o que confirmamos logo a seguir, quando conseguimos ultrapassar as barreiras de fiscalização para a entrada no show.

Singapore Air Show 009a

O Super Hornet impressiona e quem pode vê-lo no Brasil sabe do que estou falando: potência de sobra, passagens lentas com alto ângulo de ataque e subidas rápidas até desaparecer da vista dos espectadores.

Logo após a exibição do F/A-18E foi a vez dos Black Eagles da Força Aérea Sul-Coreana (ROKAF), que voam o jato T-50 Golden Eagle

A demonstração do grupo de 8 aeronaves é incrível, de arrepiar os cabelos até dos mais antigos entusiastas de avião. A música e a fonia dos pilotos em sincronia com as manobras é um espetáculo de técnica e coragem.

Singapore Air Show 019a

Singapore Air Show 041a

Singapore Air Show 074a

Singapore Air Show 028a

Singapore Air Show 111a

Singapore Air Show 112a

Singapore Air Show 113a

Singapore Air Show 114a

Singapore Air Show 115a

Depois dos Black Eagles, foi a vez da apresentação do Yak-130 russo e da aeronave MV-22 Osprey. Este último realmente parece coisa feita com tecnologia alienígena. O Osprey fez um balé em frente à arquibancada, fez passagens em modo avião, converteu para helicóptero, fez voo pairado sobre a água e despediu-se convertendo para o modo avião. Destaque também para o baixo nível de ruído do Osprey, super silencioso, o que deve facilitar sobremaneira as operações especiais.

Singapore Air Show 240a

Singapore Air Show 243a

Singapore Air Show 293a

Singapore Air Show 302a

Singapore Air Show 314a

Singapore Air Show 320a

Depois das exibições fomos para o interior do pavilhão principal do Singapore Airshow para trabalhar, já que viemos a convite da empresa ST Engineering de Singapura e nosso objetivo aqui é cobrir o evento e divulgar seus produtos. A vida de jornalista de aviação e defesa não é fácil, embora possa parecer às vezes. Para chegar até Singapura passamos quase 22h em voo e ainda estamos sob efeito do “jet lag”, que dá enjoo e mal estar.

Não tivemos tempo de ver as aeronaves que estão em exposição na parte externa, mas pretendemos fazer isso hoje.

Enquanto isso, segue uma foto deste editor feliz da vida por mais esta oportunidade de cobrir grandes eventos de aviação no mundo e trazer para nossos leitores nossas impressões e imagens em primeira mão.

Singapore Air Show 444a

Até o próximo post!

FOTOS: Alexandre Galante

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Samuel B. Pysklyvicz "Jaguar"

Parabéns pelas fotos Galante.

Marcos

Os caras não são mole não. Marina Bay!!!
Quem pode, pode!!!!!!!

Bom… quem pode vai de F-18 e Osprey, quem não pode vai de Gripen e de Kombi, este último conhecido entre os mais entusiastas como Mariposa ou Eurobambi.

Parabéns pela viagem e pelas fantásticas imagens.

Guilherme Poggio

Equipe de demonstração área com F-16 do tamanho de esquadrão latino.

Quem pode, pode…

André Sávio Craveiro Bueno

Show de bola! Belas fotos e texto!

Guilherme Poggio

Mas são F-16 Guilherme?

Não, é o Golden Eagle. Falha minha.

Guizmo

Oi Galante, parabéns pela cobertura! Existe alguma representação do Brasil aí?
Abs

Clésio Luiz

Galante, quando for visitar as cabines dos caças aí, pode citar meu nome que eles deixam passar.

Iväny Junior

O K-8 chinês é uma versão do Yak-130? Parece.

O T-50 Golden Eagle parece que é sul-coreano.

E o Galante está embaixo de um super lobby na última foto. Esses a bordo de porta aviões são sinistros.

Guilherme Poggio

E o Galante está embaixo de um super lobby na última foto. Esses a bordo de porta aviões são sinistros.

Na verdade trata-se de um F-15 Strike Eagle, que muito provavelmente é da própria Singapura.

Carlos Alberto Soares

Bom texto e belas fotos.

Foi de prima ou executiva ?

Emirates ?

Carlos Alberto Soares

Galante,

fica experto.

Fiquei sabendo que vão distribuir senhas para voar no Rafale “de carona”, com direito a pipoca, algodão doce e maçã do amor.

Não joga o papel da senha fora, há uma numeração e dará direito ao sorteio de uma célula no último dia do evento.

Ninguém sabe se será armada, talvez esteja ai a surpresa !

kkkk

Carlos Alberto Soares

Ô vida difícil.

Na próxima me leva que eu carrego a mochila.

rsrsrsrs

Aviso, preciso de uma conexão com hotel de 24/36 horas, minha saúde não aguenta, mas a mochila eu dou um jeito.

Fernando "Nunão" De Martini

“Obrigado mais uma vez por essas referências suas sempre imediatas, instantâneas.” Não há de quê, Roberto. Dica para os dois jeitos mais fáceis de pegar essas referências instantaneamente, quando disponíveis no Poder Aéreo (é claro, no meu caso a memória do que foi publicado, para lembrar se já saiu algo a respeito ou não, por mim ou outro editor, ajuda). Os exemplos são para esse caso de hoje: 1 – Campo busca do blog, na parte superior da coluna direita da página: digitar Golden Eagle 2 – no Google, digitar Poder Aéreo Golden Eagle Nos dois casos, vai dar uma… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Verdade.

Mas esse tem um 404 sem PC.

Sem PC, sem “fogo no rabo”, também fica difícil de um caça a jato ser realmente “sinistro”, mesmo um perfeito “carro esporte” (delicioso de pilotar, pelo menos no simulador…) como o A-4.

Boa noite!

Rogério

Eita Cingapura, Parabéns a trilogia, não se esqueçam das fofocas, já que aí é mais perto da Índia >:-)

Baschera

Galante, Show de bola as fotos….. um espetáculo ! Imagino o trabalho … pois sofrendo de jet leg, depois de 22 horas de voo…num lugar estranho, com comida e hábitos estranhos….. não é mole não ! Não conheço Cingapura… mas já vi um zilhão de fotos desta cidade (sim é uma cidade-estado)…. fantástica… livre de muitas das mazelas e perigos que vivemos por aqui, sem mencionar que ali se paga pouco imposto e se vê o resultado. Sobre o V-22 Osprey … bela máquina…. mas como já disse naquela matéria sobre uma eventual aquisição brasileira para a Marinha…. o bicho… Read more »

Mauricio R.

Galante,

Belo trabalho!!!

Vader

Ótimas fotos, parabéns e boa viagem Chefe.

bitt

“Normalmente, o Me-109 não é considerado um caça bonito – mas, ao menos para mim, é o mais bonito porque o vejo como uma beleza funcional imbatível, com todas as suas qualidades e defeitos, e que me perdoem os fãs do Spitfire e Mustang!” De Martini, peraí! Quem não considera o Bf 109 bonito? Tem alguma coisa nas aeronaves com “V12” tipo o DB605 ou o Merlin, que sempre as tornava não bonitas, mas lindas. Não faço ideia do q vc considera “beleza funcional”, mas pessoalmente, acho q beleza é beleza, e o trio aí seria o belo dos belos.… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Bitt, Creio que você não entendeu. Eu acho o Me-109 bonito e ponto. Gosto pessoal, o que não se discute… É também o avião com o qual mais combati em simuladores diversos quando costumava praticar isso. Agora, saindo do gosto pessoal e começando a debater beleza e funcionalidade de uma forma um pouco mais objetiva (ou seja, além do eu gosto e pronto), também considero que ele tem uma beleza funcional, mais típica do desenho alemão, como arma, como caça, compacto, feito para a missão, sem muitas firulas, mas com elegância. Linhas retas onde precisam ser retas, curvas onde precisam… Read more »

Carlos Alberto Soares

…..”com comida e hábitos estranhos”……

Caro Baschera

Ótimos hábitos, educação total.

Higiene em geral de ótimo padrão.

Um dos mais reconhecidos centros gastronômicos do mundo. Boa relação custo benefício.

Trabalhar com que se ama e em Cingapura é pura alegria.

Faça do seu ofício algo bem aprazível, certamente essa será a sensação no seu retorno.

Carlos Alberto Soares

Editores, Galante

Se conseguir dar uma “esticada” dá uma bela matéria no PN:

http://www.stengg.com/our-business/marine/index

ivanildotavares

Felicidades aí, Galante. Por aqui só se fala em crimes. O último foi de um cinegrafista da BAND, vítima de um rojão quando cobria uma manifestação de rua, protesto sabe? Bom, depois dele já devem ter outros assassinados Brasil afora. Triste. Então aproveite o Show aí em Cingapura, fotografe bastante, filme algum show aéreo e nos enriqueça com imagens e textos aqui no Blog e na próxima Revista. Pronto, já imagino uma belíssima matéria na Revista de número 10.

Boa sorte, bom trabalho.

GUPPY

Carlos Alberto Soares

Pô Ivanildo,

tinhas que dar um f 5 nas notícias do brazil pro Galante ?

Galante, delete e acesse o link, bem melhor:

http://www.thebestsingapore.com/eat-and-drink/the-best-5-thai-restaurants-in-singapore/

Carlos Alberto Soares

Voltando aos feios e bonitos:

“Feios mesmo eram os radiais, com aquele focinho redondo…..”

Tá tirando bitt ?

Radiais são charmosos e bonitos.

É igual mulher naturalmente ruiva, linda, pele alva e olhos claros. onde passa parte corações …..

Mas como disse o Nunão, gosto é gosto !

Joker

Chefe parabens pela viagem e qie rende muitos outros excelentes frutos.

Almeida

Eu AMO esse KAI T/TA/FA-50! O verdadeiro substituo do F-5 pra quem não tem recursos.