Filipinas confirma interesse no T/A-50 Golden Eagle

1

O Departamento Nacional de Defesa das Filipinas (DND) escolheu o jato coreano KAI T/A-50 para ser o próximo treinador da Força Aérea Filipina. O anúncio foi feito pelo DND no último dia 1º de agosto e envolve um total de 12 jatos.

Os termos da negociação não foram divulgados ainda, mas em maio de 2011 foi assinado um contrato de aproximadamente US$ 400 milhões para a compra de 16 T/A-50

Segundo o Secretário de Defesa das Filipinas, Voltarie Gazmin, será feito um pedido para a entrega imediata de dois T/A-50 para acelerar o treinamento dos pilotos.

O T/A-50 é a versão armada do T-50 Golden Eagle. A aeronave possui um canhão interno tipo Gatling de 20mm, um radar de controle de fogo ELTA EL/M-2032 e está certificada para empregar diversos armamentos ar-superfície e ar-ar como p míssil AGM-65 Maverik e o AIM-9 Sidewinder.

E possível que os A/T-50 sirvam como treinadores a jato para um futuro caça a ser escolhido pelo governo de Manila. Existe interesse por Gripens ou F-16 usados.

As Filipinas não possuem caças desde o ano de 2000 quando os últimos F-5A Freedom Fighter deram baixa (para saber mais, leia a reportagem “A volta ao mundo em mais de 80 programa F-X” na revista Forças de Defesa n.4 ).

Helicópteros

Além dos T/A-50, as Filipinas também negociam a compra de helicópteros franceses. Segundo o assistente do Secretário da Defesa, Paul Galvez, quatro AS 550 Fennec poderão ser adquiridos este ano. Segundo o noticiário Jane’s, estes helicópteros seriam parte de uma negociação fracassada com um país árabe, que possivelmente seria a Líbia do ditador Muamar Kadafi.

Em 2007 o governo de Paris disse estava negociando um pacote de armas com Tripoli no valor de quatro bilhões de euros (US$ 4,8 bilhões) e incluiria 10 helicópteros Fennec, 14 caças Rafale, oito helicópteros de ataque Tiger e 15 helicópteros de transporte EC725.

Os Fennecs entrariam de imediato no lugar dos MD530 Defender, que constantemente apoiavam ações de contra-insurgência, mas atualmente estão sendo modernizados. A preferência era pelo AW109, mas os Fennec seriam entregues mais rapidamente. No entanto, o AW109 não foi descartado e poderia ainda ser adquirido para a Marinha.

O governo de Manila também espera receber para breve seus UH-1H que estão passando por modernizações no momento.

FONTE: Agências internacionaisFOTO: KAI

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

Precisam-se: parceiros “The sale of Korea Aerospace Industries (KAI) is set for takeoff, but so far it has struggled to find a party interested enough to even fill out a bidding application.” “The government and the Korea Finance Corporation (KoFC) last week announced its plan to privatize the aerospace company by selling the combined shares of 41.75 percent via a publicly opened bid. This means that the acquisition will only go forward when there are at least two competing bidders. The share includes the 11.4 percent owned by the state-owned financier as well as shares owned by the defense company… Read more »