Esquadrão Grifo, baseado em Porto Velho, realiza Operação Continuada

3

A-29 Esquadrão Grifo - Operação Continuada - foto 2 FAB

O Esquadrão Grifo, 2º/3º GAV, sediado na Base Aérea de Porto Velho, realizou nos dias 26, 27 e 28 de junho uma Operação Continuada. O objetivo da atividade foi voar com as aeronaves de caça leve A-29 Super Tucano um grande número de missões operacionais, ininterruptamente. A primeira decolagem para um ataque simulado próximo à fronteira com a Bolívia ocorreu no nascer do sol do dia 26.

“É muito importante para a manutenção operacional do esquadrão uma atividade como essa. Tanto a equipe de manutenção quanto os pilotos foram exigidos ao máximo por 60 horas. Trabalhamos no limite da fadiga”, afirma o Tenente Rafael Borba, piloto do Esquadrão Grifo.

A-29 Esquadrão Grifo - Operação Continuada - foto 3 FAB

A Operação Continuada ocorreu durante a Manobra Mapinguari, tradicional exercício em sede planejado e executado pela própria unidade aérea. Das 6:30h do dia 26 até as 18:30h do dia 28, foram voadas um total de 153 horas em missões de ataque, reconhecimento armado, reconhecimento visual, apoio aéreo aproximado e controle aéreo avançado nas aeronaves de caça A-29.

“Esse tipo de operação é imprescindível para garantir um aumento da operacionalidade dos nossos tripulantes. Realizamos voos que normalmente não temos a oportunidade de fazer, como ataques simulados a pelotões de fronteira distantes mais de 200 milhas da nossa base”, completa o piloto.

A-29 Esquadrão Grifo - Operação Continuada - foto FAB

FONTE / FOTOS: FAB (2º/3º GAV)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
asbueno

Fotos fantásticas!

Clésio Luiz

Essas imagens são material para papel de parede no computador. Infelizmente são muito pequenas.

Klesson

Em viagem de trabalho por esta bela e curiosa Região, passei por estas formações como as das fotos e lhes posso garantir, é uma visão extraordinária, inesquecível, maravilhosa.
Tinha até formações de nuvens sobre as nuvens com altura enorme e o 737 ficava minusculo diante delas.
Podemos ver trombas de chuva e nuvens negras, ladeadas por nuvens brancas e a claridade do sol.
Realmente fascinante.
Vi esta paisagem desta ultima foto saindo de Manaus em direção a Rio Branco, igualmente belo o contraste do verde da floresta com a água dos rios.