Marinha, Exército e Aeronáutica apresentam prioridades na Câmara

26

Representantes das três Forças listaram suas prioridades em audiência na Câmara

 

Laycer Tomaz

As prioridades das Forças Armadas do Brasil nos próximos anos incluem a construção de um submarino de propulsão nuclear e de submarinos convencionais, a aquisição de navios-patrulha para vigiar a área de exploração do petróleo na camada pré-sal, a modernização do caça supersônico F-5, o desenvolvimento de uma aeronave de última geração pela Embraer e a construção de um helicóptero brasileiro. Além disso, são consideradas prioritárias a fiscalização das fronteiras e a proteção de instalações estratégicas para a segurança nacional.

Os programas mais importantes das três Forças foram apresentados nesta quarta-feira (7) por representantes dos comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, que busca subsídios para o debate sobre o Orçamento da União.

Em relação ao Orçamento, os representantes das três Forças afirmaram que os recursos vêm sendo ampliados gradativamente, nos últimos oito anos. Eles afirmam que o montante não é o ideal, mas é o suficiente para levar adiante o planejamento estratégico do setor de defesa nacional.

Submarinos

O representante da Marinha, contra-almirante Antonio Garcez, destacou três projetos. O primeiro deve ser inaugurado pela presidente Dilma Rousseff em novembro, que é a base e o estaleiro para a manutenção e a construção dos submarinos. A segunda etapa são quatro submarinos convencionais, a partir de um acordo entre o Brasil e a França. A terceira fase é um projeto inteiramente nacional, que é a construção do primeiro submarino de propulsão nuclear brasileiro.

“São 4,5 milhões de km² de águas sob jurisdição brasileira – aproximadamente a área da Amazônia Legal e metade do território brasileiro. O submarino convencional não tem capacidade de patrulhar essa área, mas o submarino nuclear”, explica Garcez.

O representante do Exército, general Luiz Felipe Linhares, apresentou projetos para os próximos 20 anos. “Um é o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira (Sisfrom) que permite, em uma ação integrada, diminuir o contrabando e combater o tráfico na fronteira. O outro é o Proteger. Como diz a palavra, é um projeto que visa proteger instalações estratégicas terrestres.”

Caças

O representante da Aeronáutica, brigadeiro-do-ar Maurício Ribeiro, destacou a modernização do caça supersônico F-5 para a defesa aérea, a modernização da aeronave subsônica A-1, própria para ataques no solo. Ele também ressaltou desenvolvimento, pela Embraer, de um jato militar de transporte de última geração, o KC-390. A expectativa é vender mais de 300 aeronaves nos próximos 20 anos, que vão representar um ganho de 23 bilhões de dólares e gerar mais de 12 mil empregos.

“O grande ganho do KC-390 é que ele chega ao mercado mundial no momento em que ele necessita de uma substituição. São aproximadamente 3 mil aeronaves, mais da metade acima de 25 anos de uso, e esse nicho a Embraer tem que aproveitar com preços competitivos e aproveitando esse timing.”

A presidente da comissão, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), disse que a discussão do Orçamento precisa priorizar recursos para os grandes projetos do Brasil, inclusive o do submarino nuclear, da fiscalização das fronteiras, de soberania e fortalecimento do Brasil. “Nós temos dito que o Brasil é um país de paz, e vai continuar pregando a paz. Mas nem por isso precisa ser um país desarmado.”

O Orçamento do ano que vem está em discussão na Câmara e no Senado e precisa ser votado até 22 de dezembro.

Reportagem – Wilson Silveira / Edição – Natalia Doederlein

FONTE: Agência Câmara de Notícias / COLABOROU: Paulo Ugor

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Diegolatm

Prioridade modernizar F-5 ao inves de comprar novos aviões de mais de 30 anos de idade? Que F.A é essa que coloca isso na frente dos politicos? É por isso que eu falo que há muita conivência da FAB com essa novela do FX-2.

A marinha ao contrário, na surdina vai se reaparelhando…mas a FAB …puff…será que o problema está diretamente no cabeça da F.A?

Será que precisariamos de uma pessoa mais firme encabeçando a força aerea?

Gostaria de saber a opnião dos colegas

Sds

Fernando "Nunão" De Martini

Diego, Tenho algumas ressalvas a essa percepção de que Marinha, “ao contrário, na surdina vai se aparelhando”. Essa é uma comparação que precisa ser vista em mais detalhe (até para o debate a respeito ficar mais próximo da realidade). Da mesma forma que a FAB, a MB também modernizou parte de seus meios principais em uso para uma sobrevida, uns bem tarde e outros no tempo certo. No caso, seis fragatas e quatro de seus submarinos (estes ainda em curso), na perspectiva de futuramente receber meios novos. Mas, tirando o programa de construção de navios-patrulha (o que seria, comparando má… Read more »

andreas

Diegolatm disse:
7 de novembro de 2012 às 18:35

Caro Diegolatm, é realmente estranho a posição da FAB… Será que nem eles querem mais o FX-2? Será que para a FAB o timing desse programa já passou? E eles agora pensam num de 5ª geração? No que será que os Brigadeiros andam pensando…

HRotor

Seria esse “helicóptero brasileiro” o EC-225 / 725 montado na Helibras…?

Na esperança de que NÃO seja, compartilho imagem do “BF” (Beija-Flor), primeiro helicóptero projetado e construído no Brasil, por uma equipe mista de técnicos estrangeiros e brasileiros. Foi no CTA, entre 1954 e 1960.
Sds

https://www.cta.br/images/beija2j.jpg

Nick

Como é que a FAB faz isso? Dizer que a prioridade é modernizar os F-5E e AMX, é dizer que não precisa do FX-2. Depois dessa fica difícil defender a FAB.

Esse brigadeiro teve a chance de expor em alto e bom som o risco que a FAB está correndo de ficar sem caças em 2020, mais ao invés disso faz uma “justificativa” dessas.

Sem comentários.

[]’s

Fernando "Nunão" De Martini

Nick, pelo que entendi o maior destaque da exposição do oficial (ao menos no que foi transformado em texto pelo jornalista da Agência Câmara) nem foi o F-5. Foi o KC-390. Ganhou até citação de declaração do brigadeiro, na matéria.

Mas realmente fica a dúvida quanto ao F-X2 ter sido citado ou não. Gostaria de ter assistido às apresentações, mas não pude. Isso ia ajudar a sanar dúvidas se foi citado esse assunto que um dia é “tabu” e no outro não.

ernaniborges

Em primeiro lugar, EU. Em segundo Lugar, EU. e em terceiro lugar, MINHA FAMÍLIA.
A Nação e seus pobres mortais que se danem.
Eis o que está destruindo o Brasil e quem deveria defendê-lo.

ricardo_recife

A FAB claramente não quis polemizar, por isto retirou completamente a compra de novos caças de seu discurso. Imaginem se alguém pergunta: “Brigadeiro, quem deveria vencer o FX-2”, o que iria dizer a Tia. Infelizmente a muito a lógica deixou de perpassar as compras nas áreas de defesa. Estamos comprando helicópteros com preço de caças, com os 49 milhões de dólares por cada EC 725 poderíamos comprar um KAI FA-50 e ainda sobraria dinheiro. Estamos comprando submarinos quinhentos milhões de dólares sem AIP, etc …, etc … O tempo total de modernização dos Panteras é irracional. Onde o governo federal… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Senhores, Aviso que o F-X2 foi citado sim na exposição do brigadeiro. Não tanto quanto alguns gostariam (entre os quais me incluo), mas foi. O áudio pode ser consultado a partir deste link, onde se pode escolher os trechos das quase três horas de gravação: http://imagem.camara.gov.br/internet/audio/Resultado.asp?txtCodigo=00021915 (se o link não funcionar, tentem a partir daqui, onde também se pode acessar vídeo integral etc: http://www.camara.leg.br/internet/ordemdodia/ordemDetalheReuniaoCom.asp?codReuniao=30386) O palestrante citou brevemente o F-X2, perto do final na seção de apresentação de aquisições, a mais curta das três (as outras duas foram as de modernização e desenvolviemento, esta a mais extensa) A modernização do… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Complementando, Na parte final dos arquivos disponibilizados, há também respostas a perguntas dos deputados, na qual o brigadeiro responde sobre uma pergunta do F-X2, respondendo que toda a parte técnica que cabia à FAB foi feita e agora a decisão não é mais técnica, compete à presidente. Os 11 F-5 jordanianos foram adquiridos para modernização para que se possa ter uma alternativa até a chegada do F-X2. Nessa parte de respostas de perguntas o VLS ganhou bastante tempo, assim como o A-darter e a questão do preparo do pessoal – nesse aspecto o brigadeiro afirmou que, em treinamento, a FAB… Read more »

ricardo_recife

Vou ouvir com calma. Certamente vou retirar a minha primeira “fala”, mas a segunda não! A muito tempo a coisa anda estranha quando se fala em compra para a defesa, vide Jobin e fragatas dentre outras.

Abs,

Ricardo

Fernando "Nunão" De Martini

Ehehe, não precisa retirar fala não, Ricardo, mesmo porque o F-X2 foi, de fato, um dos temas menos falados. O importante mesmo é dar a opinião devidamente embasada dentro do que hoje é possível encontrar, só isso. Em geral (não estou dizendo que você faz isso), muitas pessoas comentam assuntos baseando-se em “verdades absolutas” adquiridas praticamente por osmose, reproduzindo conceitos e ideias que nem são delas. O melhor é sempre formar a própria opinião, e sempre que possível ouvindo direto da fonte. Não deixe de ouvir a apresentação do contra-almirante. Foi sacanagem com os outros dois, pois ele foi o… Read more »

Baschera

São duas da madruga e eu ainda estou assistindo a apresentação dos militares na comissão da câmara dos deputados…… E …… não gostei nada do que vi e ouvi…. didática zero…. tudo muito superficial…. como se fosse o jardim da infância….. sem aprofundar nada…. só uns slides que nós aqui todos já vimos …. Sobre o FX, o brigadeiro gastou meros 20 segundos … é mole ?? epara dizer que está aguardando,,,, eu iria dar uma aula para entenderem o drama de quase 17 anos de novela….. O sono bate….. e a partir de agora vou é culpar os senhores… Read more »

Mauricio R.

“Mas o campeão de tempo da apresentação foi o KC-390, assim como toda a parte de desenvolvimentos.” Pena não haver entre nossos políticos, alguns dotados de coragem , p/ questionarem a FAB, qnto a real utilidade deste programa. Afinal a força está a longos 17 anos, atrás de uma aeronave de defesa aérea e não de uma de transporte; que o mercado internacional poderia facilmente prover. Pois o concorrente direto, cheio dos defeitos segundo alguns, já vendeu essas tais “300 unidades”. “O A-Darter também ganhou um tempo considerável.” Tecnologia e produto estrangeiros, desenvolvimento que nossa mto paparicada, “base industrial de… Read more »

Vader

Não vi nem vou perder meu tempo vendo.

Mas se a FAB perdeu a oportunidade de mostrar seus problemas (FX) para os congressistas, preferindo falar de modernização de F-5, tem mais é que se danar mesmo.

E a gente aqui perdendo tempo com essa joça…

Pois que fiquem com F-5 até 2030 então…

Adriano Bucholz

EU não entendo muito, mas acho que nosso tipo de deputado assiste desfile de 07 de setembro (se assiste) e vê os caças voando e quebrando vidraça e achando isso o máximo e dizendo: é o “BraZil putênfia” com uns “baita avião” que voam rápido e fazem bastante barulho e soltam fumaça………Não entendem P**a nenhuma, se mostrarem as os especificações dos caças concorrentes do FX-2, eles vão pedir as fotos p/ escolher o mais “bunitinho” pra desfila por ai. Então, até o brigadeiro explica p/ esse povo a que ta acontecendo demoraria mais que o julgamento do mensalão e teria… Read more »

Corsario137

Ordem do dia: Não se fala de FX2 ok?

Grato,
Juniti Saito.

Hamadjr

Nunão, esta apresentação esta quase como aquela letra, “eu prestação no que eles dizem, mas eles não dizem nada.” no que diz respeito aos caças.
Me parece que há uma decisão do governo de resolver a parada em 2013 quanto a escolha do caça suponho será resolvida depois de consenssuado entre a área ecônomica e a diplomática.
Empiricamente eu arrisco um palpite no SH.

Leonardo

Só há uma coisa que penso sobre tudo isso, que já estou cansado de ser enganado!!!!

ernaniborges

Estou ficando muito preocupado com o nosso futuro próximo. Tenho visto muitas matérias sobre como o mundo está se armando até os dentes, conflitos internacionais se avolumando, crise financeira internacional, ingredientes que estudei como sendo estopins de duas grandes guerras, e nós parados no tempo… O pior de tudo, é que, diferente do passado, aqui germinam movimentos separatistas disfarçados de “proteção da natureza” e “direitos dos povos indígenas”. Estivemos próximos de uma “guerra civil” no Rio de Janeiro e estamos vendo o mesmo em São Paulo, com o emprego de técnicas de “guerra de guerrilha”, uso de armamento restrito das… Read more »

Baschera

“Quando acordaremos !?”

Não acordaremos….. estamos “deitados em berço esplêndido”….. como sempre estivemos.

Na última vez, depois de muitos navios afundados e compatriotas mortos (II WW) fomos pedir socorro ao Tio Sam… que mandou a aviação do Us Army nos ajudar e instalou uma base para nos proteger….

Sessenta anos depois não aprendemos…..

Sds.

Mauricio R.

Esse é o problema, na hora do aperto, tem sempre alguém que nos acode.
Mas a última vez não foi em 1939-45 não, foi em 1982.
Qndo os britânicos colocaram a Argentina, no seu devido lugar.
Itaipú era um espinho grande por demais, entalado na garganta de “los hermanos”…

ivanildotavares

Prezado Mauricio R.,

Já ouvi uma história de que, em caso de guerra com a Argentina, o Brasil poderia deixar parte do território deles das províncias de Corrientes e Entre-Rios e mesmo a cidade de Buenos Ayres debaixo d’água apenas abrindo todas as comportas de Itaipu ao mesmo tempo. O mesmo aconteceria se eles bombardeassem a hidroelétrica. Não sei se isso poderia acontecer depois da construção das deles (Yarecetá,…).
O que é verídico nisso? Sabes alguma coisa de consistente?

Abraços
GUPPY

Mauricio R.

Guppy,

Não sei se a inundação chegaria até BA, mas o Paraguai certamente não ficaria neutro nesta questão e o próprio território brasileiro seria afetado.

joseboscojr

Baschera, Você ainda ficou indignado com o tal míssil de 300 km de alcance, mas na verdade o que é indigno é que, se brincar, o próprio general não sabe em que pé está o desenvolvimento desse míssil e se ele vai mesmo sair da prancheta um dia, e só o citou repetindo o que sai na imprensa leiga. Muito provavelmente ele o citou porque estava na agenda e não trouxe ao Congresso nenhuma informação nova que se tem sobre o dito cujo. Tudo que se sabe sobre esse “marfadado” míssil é que terá 300 km de alcance e será… Read more »

ivanildotavares

Obrigado Mauricio R.