Gripen frontal

Caça sueco Gripen compete com o francês Rafale e o norte-americano F-18 em licitação da FAB

vinheta-clippingDepois de uma ofensiva de diretores das fabricantes do Gripen, Rafale e F-18 Hornet, deflagrada em Brasília em meados de janeiro para pressionar o governo brasileiro na licitação de compras dos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB), a diplomacia entrou em campo. Nem bem retornou de uma viagem a Israel, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, reuniu-se ontem com a embaixadora da Suécia no Brasil, Annika Markovic.

A visita foi considerada “profilática” por assessores da Defesa. Isso porque na quinta-feira o presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá as credenciais dos novos embaixadores da França e dos Estados Unidos, países que estão na disputa pela venda dos caças, ao lado da Suécia.

O encontro de Lula com os embaixadores será protocolar, mas assessores do Planalto já alertaram o presidente que a questão dos caças deverá ser tratada. A Suécia com o Gripen, a França com o Rafale e Estados Unidos com o F-18 disputam a concorrência pela venda dos 36 aeronaves para o Brasil, orçada em R$ 10 bilhões. No entanto, o pacote pode se estender para uma aquisição de até 120 aeronaves.

No fim de dezembro, o comando da Aeronáutica se reuniu e fez um relatório técnico com critérios de pontuação, colocando à frente da concorrência o caça sueco Gripen, fabricado pela Saab. Mas tanto Jobim quanto assessores do presidente Lula alegam que a Estratégia Nacional de Defesa é que deve estar à frente dessa decisão – cuja prioridade é a transferência de tecnologia. No cálculo do Planalto, o Rafale seria o avião mais adequado.

Gripen longitudinal

Formação Gripen - foto copywright SAAB AB

Gripen Demo com Iris-T Meteor e GBU10 - foto copywright Gripen International

FONTE: Estadão

IMAGENS / FOTOS: copywright SAAB AB Gripen International

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th98

mais do mesmo.
segue o enterro…

latino

Bom meu preferido ,,mas não o do Lula

th98

?pq mudaram as fotos?

ZE

Já estou FARTO de dizer que a FAB não entende nada de avião de caça!!!

Desde quando esses incopetentes da FAB, que sequer algum dia chegaram a operar um vetor de caça, entendem do assunto???

Dane-se se a FAB acha o Gripen NG o melhor vetor para o Brasil!!!

Desde quando a FAB se interessa pelo Brasil???

Deixem a escolha com quem entende de vetor de caça: O Lula e o Jobim.

Só de pensar que tem gente aqui nesse blog que acha que a FAB entende de avião…

[]s

Cesar

Alguns pontos de artigo publicado no blog Panorama Global: ‘domingo, 31 de janeiro de 2010 Quem está certo? … Na moita, a Marinha do Brasil abriu concorrência para a compra de cinco Navios Patrulha Oceânicos (NaPaOcs). Oito empresas de sete países entraram na disputa. Enquanto isso, a Aeronáutica não fecha consenso. Em setembro o ministro Nelson Jobim recebeu TODOS os pilotos que testaram os aviões e a opinião deles, em muitos pontos, não bate com a dos engenheiros da COPAC. O Gripen NG ficou em terceiro em termos de desempenho, depois do Rafale e do F/A-18E/F. O relatório da “Gerência”… Read more »

Wolfpack

Eu não irei comentar mais sobre o FX2 até o resultado final.
Seja ele qual for e quando for…
Abraço a todos
[]s

Bruno_Rocha

“cuja prioridade é a transferência de tecnologia. No cálculo do Planalto, o Rafale seria o avião mais adequado.” Olha só como os franceses são tão confiáveis. Sabem como termina a história do ganso que botava ovos de ouro? Morreu, e não teve mais como ter ovos pois só tinha uma gança. Pena que a estratégia de mercado variado não se aplique na defesa, depender so da França vai ser podre. Um país como a Índia que depende 80% das armas russas pode ficar a maré dependendo do humor dos camaradas (mas em época de ferro, humor não vem ao caso).… Read more »

Bruno_Rocha

ZE em 02 fev, 2010 às 18:57

Tecnicamente, o Rafale é o melhor caça, mas pense um pouco, de que adianta ele aqui se a FAB não ganha o suficiente para manter maia dúzia de Mirage, F-5 no ar?

O Gripen vai pelo menos voar mais, antes um caça ‘low’ voando que um ‘hi’ no chão.

Ronaldo

Quem vista ou mora perto de base aérea toda hora ve um F-5 ou Mirage voando, isso é conversa pra boi dormir.

rodrigo avelar

O, Gripen ainda n existe, será um novo AMX e os pilotos estão certos de não querer essa bomba, se for pra escolher o avião Sueco, é melhor os SH, os custos são mais caros mais dar pra FAB mantere é um avião bem melhor.

Ainda acho os Rafale melhor po Brasil.

abs…

Professor

Porque será que a Marinha e o Exército estão fechando todos seus contratos de atualização de seus equipamentos bélicos, senão como se precisava,más o possivel. Bem ou mal a marinha acertou os 4 submarinos scórpene mais o casco do SNB mais navios patrulhas que estão sendo construído em Fortaleza se não me engano. O Exército fechou a compra de 250 Leopard de segunda mão mas em excelentes condições operacinoais e totalmente atualizados os itens eletronicos de combate moderno além disso fechou contrato de mais de 2000 brindados sobre rodas para renovação da frota e ainda se discute a compra de… Read more »

Nick

Tomara que venha qualquer um dos 3, ficar para 2011/12 não dá.

[]’s

Renato

Acho que o melhor para a industria nacional é o Gripen, por ser m projeto em desenvolvimento, ele vai trazer uma gama de conhecimentos industriais para EMBRAER e que no futuro esse conhecimento pode ajudar a EMBRAER desenvolver um caça mais avançado de 5ª geração. Hoje é graças a parcerias com industrias da Itália na fabricação do obsoleto AMX, que deu a nossa EMBRAER o conhecimento industrial principalmente na amarração das trbinas e o resultado foi o que conhecemos, hoje ela ocupa a 3ª posição do ranking.

eduardo

Engraçado como o MD e a Presidência da República se agarram a essa estória de ToT para justificar a escolha do Rafale. ToT foi um dos itens avaliados pelo Comando da Aeronáutica que envolveu nessas avaliações empresas que seriam as destinatárias diretas dessa transferência. Mas o MD e o Planalto fazem de conta que a avaliação da FAB foi feita apenas sob a perspectiva dos pilotos, e dizendo que a ToT dos franceses é mais confiável do que a dos outros concorrentes, forçam a escolha desse produto. Pergunto: se o MD e o Planalto acham mesmo que a ToT francesa… Read more »

Zirium

Prefiro o Carcará….
Que venha o vetor brasileiro….

Audaz

Nick
Amem!!! que venha qualqer um dos três. Nãoo guento mais este nhenhennhem…

joão

Bruno_Rocha em 02 fev, 2010 às 19:17

É provável que o Gripen, mesmo sendo um monomotor (uma opção teoricamente “low”), ao looooongo de seu desenvolvimento, fique mais caro do que o caríssimo Rafale.

Marco Antonio Lins

Ilmo Srs

Leiam e de importancia este comentario do Sr. Cesar. Muito feliz em suas manisfestações. Parabens!..Eu não sabia disto. Mesmo pouco conhecimentto mas acho que ele esta certo.Mas eu desconfiava porque nada foi em frente.

Diego

Falou falou e não disse nada, para mim só encheu linguiça… esse estadão …

Abraço

Robson Br

Cesar em 02 fev, 2010 às 19:04

PARABÉNS PELOS SEUS COMENTÁRIO.

Quando os interesses são outros por alguns, coisas dessas ninguem publica.

O pessoal de anápolis quase caiu de costas quando falaram que o gripem era o escolhido pelo copac. Isso niguem fala.

OTV

To começando a ver o 2 possíveis finais da novela FX2. Ou o Brasil não vai comprar nada (o que acho muito difícil)ou nós, os brazucas, veremos os pilotos da FAB e da Marinha voando nos Rafaele, nos Gripen e nos Hornet. E a TT vai ficar como nossos marinheiros lotados no A12, a ver navios.

URUTAU

Caros Senhores

Caros amigos para que a verdade prevaleça sobre a simples torcida
devemos respeita-la como tal
Portanto na verdade Anapolis aceita até 14 BIS mas não pode nem ouvir
falar em Rafale e quando faço tal afirmativa faço-a no ambito do
pessoal de manutenção assim como no ambito de nossos caçadores o nome
que os leva ao desespero é RAFALE

Saudações Senhores

Robson Br

URUTAU em 02 fev, 2010 às 22:00 “”Caros amigos para que a verdade prevaleça sobre a simples torcida devemos respeita-la como tal”” Até agora, prevaleceu só um lado da verdade. Agora a verdade parece ficar mais clara. O que o Cesar disse reflete bem isso. pelos seus comentários a cerca do que ocorreu na Embraer demonstra que tem conhecimento dos problemas ocorridos na época do AMX. O AMX ainda é um fantasma na força. Custou aquela fortuna na “”época”” e só agora vai ficar pronto. Não é que o gripen é um caça ruim, mas a versão que a SAAB… Read more »

URUTAU

Caro Robson Br

Caro amigo na verdade os equipamentos de origem francesa são via de
regra equipamentos de muitissima qualidade excetuando-se algumas raras exceções mas o problema é sempre o mesmo na verdade o pecado é unico
MANUTENÇÃO CARISSIMA REPOSIÇÂO MUITO DIFICIL enfim são equipamentos normalmente de altissima qualidade mas com extrema dificuldade OPERACIONAL

Um Forte Abraço Caro Amigo

MN-QS

Professor,
Talvez seja uma questão de hierarquia: Marinha, Exército e FAB. Os Almirantes não gostam de dá explicações a ninguém, Os Generais mandaram no brasil de 1964 a 1989(ou antes disso como preferem alguns). E a FAB?

Galileu

O Galante ou alguem pode responder minha pergunta??

– Gripen não tem “IRST” talvez interno não sei, porque sei que a suécia estuda esse sistema a tempos, caso não houver o NG terá??

abraço

Antonio DAlmeida

Helicopteros franceses, fragatas francesas, porta-avioes da 2a guerra mundial frances, submarinos franceses.
A ESTUPIDEZ recomenda que os caças também sejam franceses.

SOMOS UM PAÍS DE IMBECIS!!!

Max

Antonio,
O Foch, atual São Paulo, foi encomendado em 1955 e comissionado em 1963.
entendo sua revolta mas ele não participou da 2ª guerra.
Essa escolha massiva por equipamentos Franceses não tem muito que haver com imbecilidade como você diz, tem mais à haver aparentemente com esperteza e malandragem ,rs rs.

Mas como dizem os amantes de filosofia barata: O tempo é o senhor da razão.
Cedo ou tarde o cadáver tem que boiar.

jurandir

Por favor! Troquem a vela, poís o defunto ainda é o mesmo.

Felipe Cps

joão em 02 fev, 2010 às 21:20 “É provável que o Gripen, mesmo sendo um monomotor (uma opção teoricamente “low”), ao looooongo de seu desenvolvimento, fique mais caro do que o caríssimo Rafale.” Não, não é provável. A SAAB, com aval e fidúcia do Reino da Suécia já foram categóricas em afirmar que se houver sobrepreço ele será integralmente suportado pela contratada. Não haverá prejuízo pra FAB nem para o Brasil. _________________ Pedro Paulo Rezende? Ah tchurminha, dá licença… Vamos falar sério vai… Conheço dois ex-FABianos, Pilotos-Aviadores reformados (recentemente), ambos ex-jaguares (década de 80/90), que GEMEM ao som do nome… Read more »

rodrigo avelar

Felipe Cps

havia esquecido essa história que vc me falou do seu tio, mais vejamos bem:

o Gripen é o mais fraco dos 3, tem na sua maioria a tecnologia americana, n sabemos na verdade quando realmente ficarão operacionais; com tudo isso é melhor escolher os SH…

Agora a pergunta que n quer calar? vc acha que a DASSALT continua do mesmo jeito, da época dos jaguares? acho que não, além do mais eles precisam hurgênte de clientes.

abs

Marco Antonio Lins

Ilmo Srs

Leiam o comentario em Opinão ” Quem esta certo?”do Sr Hornet
Fonte Panorama Global- http/pbrasil.wordpress,com/ sobre AMX.
Será que vamos no mesmo caminho?

Francisco AMX

Querem vender um defunto? esta já dançou! espero que a FAB tenha a decência de vetar este projeto! VETAR! ou vou ser o crítico mais ativo da FAB! escrevam aí! ele deve ser VETADO! caso contrário será o maior escândalo nacional! pois colocará uma instituição em sérios apuros! O SU-50 é um divisor de águas! e naturalmente colocará uma pá de cal em projetos de 4geração! já nem acho que seja negócio o Rafale, apesar de que se tiver que ser um dos 3 ele passou a ser um melhor negócio ainda! Mas eu penso que devamos pegar caças de… Read more »

Felipe Cps

rodrigo avelar em 03 fev, 2010 às 12:23 “o Gripen é o mais fraco dos 3” Errado Rodrigo. O Gripen NG, pra realidade da FAB, é o melhor dos concorrentes. Nos dará independência e um custo que permita aos pilotos treinarem e às aeronaves estarem sempre a postos. No mais, o Gripen NG fará tudo o que os outros fazem, a um custo muito menor. “tem na sua maioria a tecnologia americana” Errado Rodrigo. A patente da aeronave e de todos os sistemas importantes (inclusive a turbina, que é Volvo) é sueca, e eles a desenvolvem há 60 anos. O… Read more »

Kauan

Por mim c vier o mais capaz dos 3 (rafale), o sueco e cancelando o FX-2 dá na mesma. Mas pelo amor d deus nunca f-18!!!!

rodrigo avelar

Felipe Cps

obrigado pelos esclarecimentos, oncordo que ralmente todos precisam de clientes, por isso que falei que a DASSALT precisa hurgente melhorar o tratamnto dos seus clientes, com isso imaginei esta mudaç, além do + eles precisam vender…

se a FAB n quer um caça pra ontem, nest caso iremos ficar até 2014 com só os f5m e amx? ninguém merece

Fsinzato

Felipe Cps em 03 fev, 2010 às 15:20 “n sabemos na verdade quando realmente ficarão operacionais” Sabemos que contratos tem prazos, e prazos precisam ser cumpridos pela contratada, sob pena de multa. No mais, você já ouviu falar de alguém que tomou balão de sueco? Não? E francês e americano? Já neh? Taí tu chegou nas entranhas da questão… Independente do escolhido, o que importa é o que será acordado nos contratos e a garantia do cumprimento do mesmo. No caso do Gripen, a SAAB está deixando bem claro o objeto do mesmo e com a garantia do próprio estado… Read more »

Fsinzato

Com o voo do PAK-FA, bem que a SAAB poderia ofertar uma versão VLO do Gripen, com o mesmo prazo e preço do NG e as já mencionadas garantias de preço fechado.