A compra de um segundo lote de caças suecos está em análise no governo

RIO DE JANEIRO (Reuters) – O ministro da Defesa, José Múcio, disse nesta segunda-feira que buscará uma negociação para a venda à Suécia de unidades do cargueiro KC-390, da Embraer, no âmbito de um acordo adicional do Brasil com o país escandinavo para aquisição de caças Gripen, fabricados pela sueca Saab.

Ao lado de Lula, Múcio estará na terça-feira na cidade paulista de Gavião Peixoto, para a cerimônia que marcará o início da linha de produção do caça F-39 Gripen mo país.

O Brasil tem um contrato para a aquisição de 36 caças sendo que as primeiras unidades foram produzidas fora do país. O contrato com a Saab prevê a transferência de tecnologia ao país.

“Vamos começar a fabricar o primeiro Gripen brasileiro… isso é ainda do segundo governo Lula”, disse Múcio a jornalistas durante evento no Rio de Janeiro para lembrar os combatentes brasileiros que lutaram na Segunda Guerra Mundial.

Múcio disse que durante o evento no interior paulista terá um encontro com o ministro da Defesa da Suécia sobre a possibilidade de os europeus comprarem unidades do cargueiro fabricado pela Embraer.

“Vamos ter um encontro com o ministro da Defesa sueco que estamos discutindo a possibilidade de que, já que compramos esse know-how todo do Gripen pela Saab sueca, queremos que eles ponham os olhos no KC-390, que é algo fantástico que o mundo respeita”, disse.

Múcio disse que já houve conversas com o governo sueco.

“Ele queria saber se a gente ia comprar mais aviões e eu perguntei se tinha avião nosso pra comprar. Amanhã acho que vai ser uma conversa bem mais conclusiva que as duas primeiras”, disse o ministro, sem adiantar quantas unidades do KC-390 a Suécia poderia adquirir.

“É nessa cota adicional que estamos tentando negociar o KC-390”, disse o ministro. “Não estamos condicionando, mas todas nossas conversas digo que nós precisamos de um gesto deles de simpatia com a indústria de defesa brasileira.”

FONTE: Reuters

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M4l4v|t4

Se a Suécia não comprar o Kcetão o Brasil vai fazer o que? Vai comprar Sukoi?
Ai ai…

Harpia

Mas o próprio ministro afirmou que não está condicionando, apenas solicitando um gesto de simpatia deles para com nossa indústria de defesa.

Mauro Cambuquira

Eu não falaria isso em uma mesa de negociação. Deixaria sim uma condicionante para o meu parceiro pensar bem, em que o “ganha ganha” é vantajoso para ambos os lados.
Da forma, o ‘ganha perde’ que ficou, eles ganham (Suécos) e Brasil perde a venda. Isso não é saudável.

Jack

Ao meu ver de leigo. O Brasil salvo o programa Gripen, nas suas devidas proporções é claro…quem mais no mundo adquiriu o caça sueco? Então me parece justo.

OJFL

O Gripen independe do Brasil. Quando o avião foi concebido, foi somente para a força aérea sueca. As exportações vieram depois. Isso é política de estado da Suécia desde a década de 50.

Rodrigo

Mas não dá para comparar o mundo das décadas de 50 a 80 (guerra fria) com o mundo atual.
A própria Suécia outrora uma ilha de neutralidade já tomou partido (OTAN).
O mundo muda, sistemas mudam, a geopolítica não é estática.

OJFL

Por que a Suécia desenvolveu o Gripen não significa que irá desenvolver o próximo. Com a OTAN, muito provavelmente não o fará. Mas o Gripen independe do Brasil. como dito no comentário anterior.

Pet

Amigo, se eles não arrumarem parcerias, compradores, fica caro até para eles esse programa do Gripe NG.

OJFL

Sim, mas eles pagam. Como pagaram o Gripen original, as fragatas que possuem, seus próprios submarinos.

JGF

Exatamente, o Gripen NG só se mantem vivo se houver mais compras e até onde eu sei os únicos que compraram foram a própria Suécia e o Brasil. Eles precisam tanto de nós como nós deles.

ednardo curisco

Sem parcerias, será a ultima geração de caças suecos

OJFL

Isso eu concordo, mas o Gripen em si independe do Brasil.

Maurício Veiga

Puro engano!!! Desde o princípio o Gripen foi ofertado ao Brasil, a parceria não ocorreu devido ao fato de que o a FAB já estava engajada com o projeto AMX e os recursos direcionados a ele…

Sergio

Quem mais simplesmente o reino Unido, Hungria, Tailândia, África do Sul o Brasil não e importante no mundo militar

Santamariense

O outro colega se referiu ao Gripen E/F. Os países que vc citou adquiriram o Gripen C/D.

Luís Henrique

O Brasil não é um grande player mas é muito maior do que a maioria, muito maior que África do Sul Tailândia e Hungria.
E existe um potencial enorme caso no futuro o Brasil dê um jeito de consertar o seu orçamento militar. Então é sim o mercado mais importante para a Suécia atualmente, pelo menos para o caça Gripen.

Amaury

Dizer que o Reino Unido é operador do Gripen merece palmas….És um____________!!

EDITADO
Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas.

Henrique

Suécia, diferente do Brasil, sempre se importou com a própria BID… Então o gripen foi salvo pela Suécia e não pelo Brasil

Robson Rocha

No pôquer há o blefe. Você pode não ter as melhores cartas na mão, mas é melhor deixar os outros jogadores pensarem que tem. A FAB poderia sugerir que como os Gripen E que ela tem superaram as suas expectativas, podem se dar ao luxo de ao invés de comprarem mais Gripen E comprarem M-346 Master ou até da versão FA, aproveitando que o antigo comandante da FAB foi conhecer a aeronave na Itália. A FAB pode não ter intenção nenhuma de comprar essses aviões. Se tiver, pode ser apenas para trinamento. Mas deixa a Suécia e a Saab pensar… Read more »

DanielJr

Seria uma paulada na cara do ToT, é bem possível que os suecos paguem pra ver como o governo BR irá se posicionar ao público para falar que não vão mais usar a linha de montagem daqui e abrir outra linha de suprimentos e compras de prateleira vindo da Itália.

Last edited 1 ano atrás by DanielJr
Pet

Certinho 👍

André Macedo

EDITADO
Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas.

RSmith

nah… sukoi não… compra logo o Millenium Falcon!

EduardoSP

Vai comprar C-130J.
Dos quais já foram produzidas centenas de unudades.

Fabio Araujo

Até tentaram , chegaram a começar uma conversa com a Itália para comprar alguns C-130J que seriam desativados, mas a conversa não foi para frente, aí desistiram e abriram um processo de compra de transportes novos, por isso a SAAB e a Embraer assinaram um acordo para venderem o KC-390 para a Suécia!

glasquis7

Se não forçam a venda do KC 390 os caras reclamam. Se forçam reclamam também… vai entender.

Amaury

Um dos melhores comentários até aqui

Camargoer.

Olá G7. O contrato para a compra do primeiro lote de cerca de US$ 4 bilhões envolveu um offset da ordem de US$ 8 bilhões, isso lá em 2015. O primeiro KC390 foi entregue para a FAB em 2019, no mesmo ano que fechou a exportação dos aviões para Portugal. Ainda assim, a compra dos F39 é um acordo entre o governo brasileiro e a SAAB. Não há como condicionar a compra de um segundo lote, cujos modelos E serão produzidos na Embraer, da Saab a uma importação do KC390 pelo governo sueco. Claro que como toda negociação comercial, as… Read more »

glasquis7

Não há como condicionar a compra de um segundo lote,…”

Não falei em condicionar, falei em forçar.

Tem que ir pra cima. Eles tem necessidades que o KC 390 supre. Todo é questão de aproveitar a oportunidade.

Camargoer.

Olá G7. Exato. Uma coisa foi a escolha do F39 no contexto do programa Fx2, o qual era uma licitação internacional na qual a FAB estipulou os requisitos de classificação. chegando aos três finalistas. Dai, cada fabricante fez a sua melhor e final oferta. Outra coisa, foi o contrato de financiamento, o ajuste das taxas, prazos e garantias. A terceira coisa foram os contratos de offset assinados entre o governo brasileiro e a Saab. Não lembre de acordos de offset assinados entre o governo brasileiro e o governo sueco, ainda que poderiam ter existido. Quando os contratos do primeiro lote… Read more »

Carlos

Isto soa a chantagem, se vocês comprarem os nossos KC390, a gente compra mais Gripens, mas se os suecos responderem “OK fiquem lá com os vossos KC390”, o que irá fazer a FAB que se mostrou interessada em mais Gripens, será que vai comprar Sukoi? Parabéns, foi de mestre.

glasquis7

Vá reclamar isso com os americanos que inventaram a “livre chantagem” no “não tão livre comercio”.

Tem que chantagear mesmo!

São parceiros ou apenas fornecedores de caças?

A reciprocidade é um arma de venda comum no mundo inteiro. Já que o Brasil não consegue “bloquear” o comercio da Suécia como normalmente o tio SAM o faz,

Alois

Parabéns, mais um excelente comentário, o mundo dos negócios é assim e não importa ideologia, o problema é que o Brasil por alguma ” estranha” forma de fazer negócios não faz, então não lembram dos helicópteros russos enfiados guela a baixo devido a balança comercial favorável ao Brasil, principalmente no setor carnes. “Querem vender, legal, vão comprar o quê? ???”

Marcelo

O governo começou a pressionar o governo sueco a comprar o kc-390 porque a empresa sueca deve ganhar mais um contrato no exercito !!!

https://tecnodefesa.com.br/cv90-desembarca-no-brasil-para-testes/

Maurício Veiga

No mundo dos negócios nenhuma certeza é absoluta, um dia eu te conto quem ganhou a concorrência de Itaipu!!! Mas não levou…

Slow

É assim que funciona as coisas ninguém é capacho de ninguém ..

Hellen

Se nao comprar kc-390 tem um grande chance de perder um contrato quase certo do exército por decisão politica !!!!
O Governo sueco vai comprar algumas unidades do kc-390 pode ficar tranquilo .
https://tecnodefesa.com.br/cv90-desembarca-no-brasil-para-testes/

glasquis7

É mas, tem quem acha ruim tentar aproveitar esta oportunidade pra forçar uns KC,s pra Suécia .

Vai entender.

Allan Lemos

É uma boa ideia mas espero que não usem isso como subterfúgio no futuro, “queríamos comprar mais caças mas eles não quiseram comprar nosso KC-390”.

Independentemente de um acordo para a compra do cargueiro, a compra de mais caças é uma necessidade urgente, espero que o ministro, que outro dia estava dizendo que o Brasil não ia se armar e não entendia o porquê do mundo estar se armando, reconheça isso pelo menos.

Art

Porque será que o mundo está se armando??? Ucrânia? Taiwan? Sinceramente tristeza dessas declarações. A perspectiva desses conflitos desencaderem uma guerra a nível mundial é grande…Quem diria que o assassinato do príncipe Austro-Húngaro desencadearia um conflito mundial em 1914?

Last edited 1 ano atrás by Art
Heitor

Ah pronto.. vão invadir o Brasil? Por onde? Quem? Há mísseis apontados para nós? Igual as 2 outras, vamos passar pela 3a guerra sem sermos muito percebidos.. não somos lembrados nem na 2a..

Allan Lemos

Sim, porque afinal o contexto geopolítico e interesses das potências são exatamente iguais aos que eram 80 anos atrás.

OJFL

Pelo visto as visitas de bombardeiros e navios russos à Venezuela e Cuba não contam para nada. A aproximação dos Iranianos ao regime Venezuelano não influem as decisões regionais, bem como a crescente influência chinesa no continente. E uma deflagração com certeza não influenciará o Brasil…

Marcos

No hipotético caso de a Russia montar bases na Venezuela,como os orcs manteriam a rota de suprimentos?

OJFL

Isso é um problema Russo e Venezuelano. O Brasil se prepara como se essas situações aconteçam. Só por que algo parece difícil e complicado, não significa que não ocorra. Haja visto a resistência Ucraniana que se mostrou maior do que o esperado.

Heitor

A ameaça não é contra nós, e sim contra os americanos, mas quando essa.guerra acabar, tudo vai voltar ao normal.. os embargos vão cair, e a Rússia vai fazer comércio com todos novamente. Com pé atrás? Sim. Porém ouro é ouro..

OJFL

A ameaça é sim para o Brasil. Qualquer conflito regional pode facilmente adentrar o Brasil.

Daniel Ricardo Alves

Sério? O Brasil é um dos principais fornecedores de commodities do mundo e acha que o país não corre nenhum risco em uma guerra mundial? Amigo, sinceramente, acho que não tem muita noção do que escreveu.

Heitor

Sim! Eu concordo com você! Mas nos livros de história americanos, europeus, russos ou chineses alguém fala isso? É isso que eu quero dizer. Na 2a fornecemos tudo isso, fizemos operações militares importantes na Itália, mas ainda passamos despercebidos pela história.

Fernando "Nunão" De Martini

“Eu concordo com você! Mas nos livros de história americanos, europeus, russos ou chineses alguém fala isso?”

Você está falando de livros didáticos ou livros de historiadores?

RPiletti

Vdd… Natal nem foi usada para as travessias dos Yankes para a África/Europa…
Não torpedearam nenhum navio brasileiro.
Nenhum brasileiro foi enviado para a Europa…

Heitor

Exatamente! Foi rota e ainda é ponto estratégico para nós, primeiro lugar do Brasil a conhecer a Coca Cola e foi nesse período. Mas veja, só nos lembramos, quando se fala em 2aGM lá fora, falasse de um feito praticamente apenas americano, britânico ou soviético.. as vezes até lembram dos australianos e canadenses (membros do grupo), mas quem lembra daqui? Não seremos atacados.. vão comprar nossas commodities pra guerra e no fim nem um obrigado..

Marcelo Baptista

Heitor, uma correção, fomos lembrados sim, pelos 2 lados do conflito. A diferença é que nos viam como fornecedores, e o Governo de Getúlio, ficou enrolando os 2 durante um bom tempo, até que o Eixo perdeu a paciência e resolveu afundar alguns navios. Bem, dai é historia.

Allan Lemos

Exatamente, colega. Basta um erro de cálculo, uma faísca ou simplesmente uma questão de puro azar, como foi o caso do arquiduque que a situação pode sair do controle. Seremos pegos desprevenidos como aconteceu nas duas vezes anteriores.

Andrey

Ministro desse 10governo que não é técnico da área dá nisso.

Pet

Amigo, o ministro está raciocinando certinho, eles precisam do nosso avião também, o KC-390 é infinitamente melhor do que a nova versão do Hércules, C-139 J. Ok

Andrey

Amigo,ministro da defesa dizer que o Brasil não precisa de armas é para bater palmas pela incoerência.
Quanto ao acordo concordo, espero que 9s suecos comprem o 390.

Camargoer.

Caro Andrey. O ministro é o representante do presidente dentro do órgão público, nunca o contrário. Um ministro é uma pessoa de confiança do presidente. É um cargo político. Os cargos técnicos são ocupados pelos servidores.

Otavio

Os comentários parecem conversa de adolescentes.

Eugenio Rodrigues

Parece? São Adolescentes que foram na vendinha, roubaram uma garrafa de velho barreiro e misturaram com Tang de uva.

Marcelo Baptista

Caramba, eles estragam uma Velho Barreiro?
Horror, o Horror!

Rinaldo Nery

Faz tempo…

Peixoto

Geração teclado.

Marco Antonio

Seria bom incluir como offset a aquisição de exemplares do KC-390

Willber Rodrigues

A idéia é excelente ( mais 390 comprados por um membro OTAN, quem não quer? ), mas qual a necessidade dos suecos em avião de transporte?
Pesquisei rapidamente, e a Flygvapnet usa o Hércules e o C-17 Globemaster, isso confere?
Eles tem planejado renovar suas aviação de transporte médio pra breve?

Ou nós temos mais necessidades de mais Gripens, do que eles em C-390?

Fighter_BR

Os Hércules suecos estão caindo aos pedaços. Estavam procurando por Hércules usados no mercado. Mas creio que deram para trás e irão comprar aeronaves novas.

LucianoSR71

C-17 Globemaster? Não operam e nem vão operar, lembre que a Suécia não é um país de grande território, tanto que seus caças sempre tiveram um relativo curto alcance – o Gripen E veio mudar isso com uma maior capacidade de levar combustível e assim ter maior alcance – e sem política expansionista. Sua frota de transporte tem 6 C-130H que estão envelhecidos, à princípio seriam revitalizados, mas c/ a guerra na Ucrânia perceberam que iria demorar demais, falaram em C-130J da Itália, mas o negocio não foi pra frente, portanto eles vão ter que adquirir cargueiros e parecem que… Read more »

Willber Rodrigues

Também achei estranho quando pesquisei ( por alto, diga-se de passagem ) que os suecos usam Globemaster. Não faz sentido. Se essa situação sobre a frota de transporte deles estar envelhecida assim, então não vejo problema algum em oferecer o 390 pra eles. É um produto já pronto, testado, certificado ( coisas que ele não era na época do FX-2 ), e que já foi comprado por 3 países da OTAN. Tá mais do que na hora de oferecer a eles. Aliás, se os suecos o escolherem, é mais uma carta na manga na hora de oferecer o 390 pros… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Willber Rodrigues
A6MZero

Não a Suécia não é operadora do C-17, o que ocorre é que a Suécia é membro do Strategic Airlift Capability.

O SAC mantém 3 C-17 baseados na Hungria e os países membros podem requisitar seu uso, contudo existem requisitos para esse uso.

A principal missão e a de ajuda humanitária, resgate e transporte em situações de crise, como por exemplo no terremoto que atingiu a Turquia, bem como transporte de equipamento medico durante a pandemia.

Rinaldo Nery

Pesquisou aonde? No canal do Lito?

Santamariense

Os suecos utilizam C-130H. Não operam C-17.

Um Simples Brasileiro

Pode-se até negociar isso, mas, era para ter sido usado como barganha à época da concorrência da escolha do caça (mesmo que cargueiro não existisse ainda, poderia se negociar a compra de outros aviões da EMBRAER), porque, apesar da Suécia precisar do Brasil para o Gripen deslanchar em vendas também para outros países, o Brasil já está nas mãos da SAAB, visto que não vai voltar atrás na compra e nem deixar de receber o que já está planejado (só se a OTAN fosse embargar mesmo como cogitaram um tempo atrás por causa das falas do chefe do Estado acerca… Read more »

santiago

Área militar é uma coisa , civil é outra . Se não tinha kc para oferecer e o tucano não é significativo para eles então não tinha o que barganhar . Não tem como forçar uma empresa a comprar ejet .

Um Simples Brasileiro

Os Ejets também podem ser usados para guerra eletrônica, mas, se também não interessassem, então, deixasse esse papo de reciprocidade logo para lá, porque agora, é improvável usar essa carta.

André Sávio Craveiro Bueno

A SAAB já possui o Global Eye.

https://www.saab.com/products/globaleye

Bardini

O questionamento para reflexão, é: este negócio, que favorece a Embraer, é o melhor para FAB?
.
Condicionar a aquisição de um novo lote de Gripens a aquisição de KC-390 por parte do governo sueco, compromete o poder de barganha da FAB em uma negociação. Ou seja, cessa a possibilidade da Força negociar contrapartidas muito mais primárias, totalmente voltadas a atividade-fim, como: pacotes de suporte logístico, armamentos e infraestrutura de novas bases.

Last edited 1 ano atrás by Bardini
Rafael Oliveira

Não beneficia apenas a Embraer, né? Tecnicamente beneficia o próprio governo com dólares entrando na economia, tributos e empregos.
Mas, de fato, há que se sopesar que não há almoço grátis. Se comprarem KC-390, que a Suécia efetivamente precisa, o Brasil terá menor poder de barganha para obter vantagens para a FAB ou mesmo “redução” de preço dos aviões.

Willber Rodrigues

Ou…
A Suécia pode botar a carta UNO na mesa e falar beleza, a gente compra 390, se vocês comprarem mais Gripens no próximo lote´´
Ou fazerem igual aquele imbróglio da exportação de carne pra Rússia, aonde eles nos obrigaram a comprar os Sabres, nos obrigando a comprar mais produtos da SAAB, em troca de comprarem o 390.
Quais as chances disso?

Felipe M.

Seria ótimo se houvessem essas trocas de imposições. Governo sueco ganha. SAAB ganha. Embraer ganha. FAB ganha. Governo brasileiro ganha.
Nós, brasileiros, ganhamos. Afinal, pra pagar essas imposições, afora loucuras que resolvam fazer, talvez realoque gastos com besteiras com essas imposições.
Que o longo portfólio da SAAB seja aberto e imposto à nós. Que o portfólio da Embraer seja imposto a eles.

Ander

Amigo vc precisa ler a reportagem novamente, não tem condicionamento somente será sugerido e o papel do governo é esse mesmo usar seu poder de estado para vender equipamentos brasileiros e gerar divisas EUA, Russia, Reino Unido etc fazem isso há séculos.

M4l4v|t4

A Embraer doou dinheiro para a campanha deste Presidente e o ex-presidente da Embraer faz parte deste governo desde antes da eleição.
A esquerda latinoamericana deixou bem claro nos bastidores que não comprariam equipamentos made in brazil se o Bolso vencesse. Então, a Embraer lacrou.

Hoje a Embraer é praticamente um partido político LGBT++. A ela interessa que haja um Rei, que seja sucedido por outros Reis, que fazem parte da mesma força, para ela ficar colocando a mão no dinheiro público.

A FAB não tem mais serventia para a Embraer. Ela precisa que volte a ter serventia

glasquis7

Hoje a Embraer é praticamente um partido político LGBT++. A ela interessa que haja um Rei, que seja sucedido por outros Reis, que fazem parte da mesma força, para ela ficar colocando a mão no dinheiro público.”

PELAMORDEDEUS!!!

Vá se tratar.

M4l4v|t4

Quando o estado consciência de um indivíduo está muito distante da realidade, ele está em estado de alienação.

O que é pior? A sucetibilidade desse indivíduo em ser submetido ao estado de alienação (bolha)? Ou o alienado em si?

Para um louco uma pessoa normal é uma louca. Ele está errado? Claro que não!
A realidade dele é tão distante da realidade do outro que, para ambos, ambos são loucos.
A questão é: quem é o alienado? quem ficou submetido a uma bolha?

Fernando "Nunão" De Martini

Senhores,

É perfeitamente possível debaterem sem insinuações sobre a sanidade mental de cada um.

Mantenham o respeito.

Estou (e os outros editores também) ficando de saco cheio de alertar seguidamente um grupo relativamente pequeno de pessoas que atrapalha as discussões da maioria.

Vai rolar um bloqueio em massa se continuarem assim, e daí não vão adiantar os choramingos de sempre.

O aviso vale para todos.

Felipe M.

Pior mesmo é você ficar enchendo o fórum com toda essa groselha.

Camargoer.

Caro. No Brasil, as empresas são proibidas de fazer doações para campanhas eleitorais. Se isso aconteceu, e eu duvido que tenha acontecido, foi por meio de caixa dois. o que é crime eleitoral e também crime financeiro. Recomendo você justar as provas e enviar para a justiça eleitoral. Agora, qualquer pessoa física pode fazer uma doação até o limite de 10% de sua renda no ano anterior. Estas doações são todas registradas no TSE. Isso é legal. Eu mesmo sempre faço e declaro no meu imposto de renda.

Santamariense

Não quero entrar no mérito das doações de empresas para campanhas eleitorais e nem se a empresa A doou para o candidato B, e nem se houveram irregularidades, entretanto as doações de empresas à candidaturas foi proibida à partir das eleições de 2018. Antes disso, era permitido. O atual ocupante do planalto participou de várias eleições antes de 2018.

M4l4v|t4

É uma pena que ficou preso o meu comentário. Mas lá eu respondo que sim, doaram.

Camargoer.

Caro. Nenhum empresa pode fazer doação eleitoral desde 2015. Lei nº 13.165/2015. Então as doações de empresas já estavam proibidas nas eleições de 2016.

Santamariense

Que seja 2018 ou 2016 (eleições municipais). O inominável participou de várias eleições antes disso.

M4l4v|t4

Meu comentário ficou preso, nele explico como FOI FEITA AS DOAÇÔES. Inclusive citei outras empresas. A Embraer, no ano de 2022, fez doações para a campanha eleitoral do atual presidente através de terceiros. O que é legal, mas não é moral. Outra coisa. Colocar dinheiro no UOL/Grupo Folha, no grupo Globo, e outros que fizeram parte do consórcio, era na prática, uma forma mais eficiente de doação de campanha. Outra coisa. Contratos publicitários caros e longos com funcionários de emissora de televisão para que esta possa encerrar seu contrato com a emissora e continuar trabalhando nela, é uma forma nada… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

M4l4v|t4 e Camargoer,

Esse assunto já desviou demais do tópico, está apenas andando em círculos e não vai sair nada daí.

Voltem ao tema da matéria, já estamos sendo tolerantes demais com o desvio, que já envereda para o proselitismo político e daqui a pouco pode virar palanque, o que vai contra as regras do blog.

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

M4l4v|t4

Não tá dando para te responder sem ficar no spam

Lyw

A FAB já tem um pacote de suporte logístico extenso e cheio de offset… Além disso, se a Suécia compra o C-390 terá que fazer também um contrato de suporte logístico, adequar sua infraestrutura, etc…

O Brasil só teria a ganhar e a própria FAB, que é hoje a maior operadora do C-390, teria mais um país da OTAN compartilhando a mesma aeronave e aumentando a rede de distribuição de peças para a aeronave, o que é sempre bom para reduzir os custos de manutenção, que já são baixos.

Bardini

A FAB assinou 4 contratos: Caças, ToT, armamentos, Logística. Esse contrato logístico ia de 2021 à 2026 (FOC) e é referente as 36 unidades contratadas, sendo que boa parte destas aeronaves ainda não existe em sua forma física (não estão operando, logo, os custos logísticos são baixos). A FAB terá em futuro próximo, que negociar novo pacote de suporte logístico para a atual frota. E se comprar mais unidades, terá de negociar uma expanssão do contrato, pois existirá uma óbvia ampliação da frota e do número de bases utilizada e assim por diante. Isso terá um custo e não será… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Bardini
Fernando "Nunão" De Martini

“ A FAB terá em futuro próximo, que negociar novo pacote de suporte logístico para a atual frota.” Isso já foi feito nos aditivos, junto com as renegociações dos prazos de entrega. Está nos relatórios anuais de gestão da FAB (é só ir no site da FAB, deve estar ainda na seção de transparência, se não me engano). “E se comprar mais unidades, terá de negociar uma expanssão do contrato, pois existirá uma óbvia ampliação da frota e do número de bases utilizada e assim por diante. Isso terá um custo e não será pequeno!” Com certeza, crescendo o número… Read more »

Bardini

“Isso já foi feito nos aditivos, junto com as renegociações dos prazos de entrega. Está nos relatórios anuais de gestão da FAB (é só ir no site da FAB, deve estar ainda na seção de transparência, se não me engano).” . Até onde sei, o que existia era um contrato de suporte logístico de cinco anos, para ir do IOC ao FOC. Dali para a frente, um novo contrato de suporte logístico teria de ser estabelecido para estes 36 caças. . Nessa sua linha de raciocínio você está colocando contrato de manutenção como um possível offset a ser negociado? .… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Bardini
Fernando "Nunão" De Martini

“Até onde sei, o que existia era um contrato de suporte logístico de cinco anos, para ir do IOC ao FOC. Dali para a frente, um novo contrato de suporte logístico teria de ser estabelecido para estes 36 caças.” Houve aditivo ao contrato (aliás, vários aditivos aos vários contratos), como já te falei, com mudança no tempo de vigência. É só ir lá nos relatórios de gestão e conferir. Pra facilitar, este relatório publicado no ano passado dá toda a ordem dos termos aditivos, com novos prazos etc: https://www.fab.mil.br/Download/arquivos/sic/relatoriodegestao2022/Principais_projetos.pdf O CLS nível 3 de 5 anos ou 26.400 horas de… Read more »

Bardini

“O CLS nível 3 de 5 anos ou 26.400 horas de voo foi ajustado conforme se repactuou a entrega das primeiras aeronaves no Brasil e está atualmente com vigência até 18 de abril de 2028.” . Eu acho que você não entendeu o que escrevi. . Óbvio, os prazos mudaram e foram atualizados devido aos atrasos. Eu citei os prazos antigos, desatualizados, que previam inicialmente o período de 2021-2026. Mas veja que, mesmo com a alteração das datas, continuam sendo cinco anos de suporte, conforme contratado! Ao término destes cinco anos, um novo contrato deve ser firmado, para continuidade do… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Bardini
Fernando "Nunão" De Martini

Sim, Bardini, eu entendi isso e concordei. Sempre haverá necessidade de novos contratos de apoio logístico (CLS) para negociar e assinar, mesmo que a frota fique só em 36 aviões, na pior das hipóteses. E para cada novo contrato de compra, a lógica é ter novos CLS cobrindo tanto os novos adquiridos quanto os que já estarão em serviço. Eu apenas quis trazer a informação correta do final do contrato atual, que foi prorrogado, porque concluí que você não sabia até quando foi essa prorrogação, e também tinha achado um pouco estranha a ideia de colocar novos CLS como offsets.… Read more »

Marcelo Baptista

“Eu prefiro que novos offsets venham na forma de compensações industriais.”
Olá Nunão, mas acho que é este o ponto do Bardini, ele entende que a Força é prejudicada em detrimento da indústria.

Fernando "Nunão" De Martini

Mas a Força Aérea tem que manter os aviões com seus recursos de custeio.

E precisa da indústria local para isso ser feito de forma mais barata, rápida e racional do que levando lá fora, isso é objetivo desde muitas décadas, e que vem sendo contemplado na maioria dos casos.

Ter indústria brasileira capaz de produzir e fazer manutenção e atualizações de caças avançados, sem falar no projeto de novas gerações, é totalmente do interesse da FAB para manter uma capacidade de combate crível.

Não vejo isso como opções excludentes.

Carlos Campos

Gostei da atitude do Múcio, se a Suécia pode dar de graça gripen se comprarem Gripen C, então que compre o C390 já que precisam desse tipo de avião. compre pelo menos 3.

George Paulo

Não procede, não é corrente e não vai vingar. Estão pensando que vão deixar os suecos acuados, mas de longe isso nunca fez parte da negociação dos gripens por isso estão botando um desnecessário esparadrapo nesse acordo internacional. Ao meu ver muita infantilidade. Que a Embraer tenha competência pra vender seus produtos para outros clientes.

M4l4v|t4

Perfeito.
Na negociação do Gripen não se falou em C390. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Os Suecos devem comprar o KC390 porque é o melhor produto para eles. Se eles comprarem o KC390 porque o Brasil comprou o Gripen, então são idiotas, porque o EUA é um parceiro comercial muito mais importante do que o Brasil.

Alois

Existe apenas um problema nesta negociação, o Brasil precisa do Gripen, mas a Suécia não precisa do KC390, pois não temos como investir em outro caça no atual estágio e eles podem comprar outro avião como o Hércules. , mas claro se o Brasil fazer uma boa negociação, tipo, olha iria comprar mais 24 caças, mas se vocês comprarem o KC390 compro 36. O negócio pro Brasil é tomar mais um mercado, assim pelas beiradas mesmo, o avião sendo bom como todos dizem é mais um pra falar bem.

Breno

Cara esse ministro e mais ao contrário do o caramba kkk o cara não ser decide kk mas será um bom acordo de venda

Leandro Costa

Para mim a parte mais importante nessa entrevista foi:

 “Não estamos condicionando, mas todas nossas conversas digo que nós precisamos de um gesto deles de simpatia com a indústria de defesa brasileira.”

Essa flexibilidade é necessária. Se a Suécia não puder aproveitar o KC-390, por mais fantástica que a aeronave seja (e eu gostaria de ver algumas unidades nas cores Suecas, claro), também não podemos jogar fora todo o investimento já feito no programa Gripen.

OJFL

Excelente comentário.

RSmith

li já faz algumas semanas de que os Suecos já estão interessadíssimos em adquiri 6 aviões de transporte do porte do KC390… depois li que a propria Saab já esta negociando com a Embraer para juntas oferecer a Força aérea da Suécia adivinha o que? o KC390! .. Todos sabem desde que o Brazil assinou a compra do primeiro lote que teria um segundo lote… ai do nada leio aqui que o ministro Múcio, tirou da cabecinha dele uma excelente ideia, que “ninguém” tinha tido antes de sugerir que a compra do segundo lote agora depende, de alguma forma, da… Read more »

Leandro Costa

Então você não leu meu comentário inicial aonde eu comemorava que a compra do KC-390 NÃO é um condicionante para a aquisição de um segundo lote de Gripens. Nessa altura do campeonato eu não ligo a mínima para qual político vai levar o crédito por qualquer coisa, contanto que um segundo lote de Gripens seja efetivamente adquirido, de preferência com novo pacote de armamentos em seguida (sonhar não paga imposto ainda), e que seria legal se os Suecos comprassem os KC-390, isso seria. E muito. Se você leu algumas semanas que os Suecos já consideram isso, acho ótimo, mas exatamente… Read more »

RSmith

Amigo Leandro, li o seu comentário sim, li todos os comentários… sou aposentado, tenho o tempo :o) isso dito, concordo plenamente com você, pouco importa o “pai da Criança” desde que venha um segundo lote de F39 para a FAB, e se os Suecos optarem pelo KC390 melhor ainda! :o) O que quiz dizer é que o Brasil e a FAB acertaram em cheio na escolha do F39, levando-se em conta “todos” os detalhes é realmente a melhor opção para o Brasil e, se a Suécia fizer a mesma conta, vão escolher o KC390 como a melhor opção para eles… Read more »

Leandro Costa

Nesse caso concordamos em gênero, número e grau, caro RSmith. O KC-390 é uma aeronave fantástica, assim como o Gripen. E ao longo do tempo fiquei surpreso de maneira positiva com o programa como um todo, e gostaria de ver mais parcerias com a Suécia.

George Paulo

Criaram um desnecessário esparadrapo pra essa parceria, mas essa ideia nunca foi objeto de negociação dessa parceria. Estão achando que vão deixar os suecos acuados mas eles não são obrigados a aceitar. Achei muita incoerência…

Vagner

Mas quem falou em deixar os suecos acuados, que quer vender tem que oferecer, simples assim!

Robson Rocha

Para a Saab, é um fator de tensão. Provavelmente eles contavam como certa a venda do segundo lote para a FAB. O fato de terem entrado em uma parceria com a Embraer para oferecer o KC390 mostra o quanto levam a sério a proposta do governo brasileiro. Seria muito ruim para o Gripen no mercado se a FAB não comprasse um segundo lote.

Fabio Araujo

Tem tudo para conseguir a Saab e a Embraer estão juntas no processo de venda do KC-390 para a Suécia, fechando o negócio vai ser bom para todas as partes!

RSmith

Coisa já esta praticamente sacramentada… acha que a Saab se juntou a Embraer para vender o KC390 se o governo de lá não estivesse realmente interessado?

Heinz

Excelente notícia, espero que a Suécia compre pelo menos uns 8 Kc, e a FAB compre mais 36 caças num segundo lote, seria fantástico.

RSmith

A Suécia precisa substituir 6 Hercules C-130, lembrando que 5 KC390 faz o mesmo trabalho que 6 Hercules antigos… mais pode ate comprarem mais…

Fabio Araujo

6 é a demanda da Suécia, mas esse número pode sofrer alteração com a implantação da força aérea nórdica que vai ser uma força de defesa conjunta da Suécia, Finlândia, Noruega e Dinamarca!

Daniel Ricardo Alves

Eu acho justo. Claro, os suecos podem falar não e a gente ter que comprar os Gripens de qualquer jeito. Mas os suecos não querem vender apenas os Gripens para o Brasil não é mesmo? Quem sabe comprando uns cargueiros brasileiros não ajuda o EB a comprar os blindados da família CV90? Serão aproximadamente 1000 blindados que devem ser trocados em um futuro próximo . . . Uma mão lava a outra.

Rafael Oliveira

Nem juntando MBT/MMBT com IFV o EB irá comprar mil veículos. Nem a metade, na verdade.

Daniel

Meu amigo, só de M113 tem quase 500. Junta os Gepards, M109 e todos os blindados sobre lagartas que passa fácil, fácil dos mil. A família CV90 pode substituir todos eles e ainda fornecer IFVs que o EB ainda não tem. Se o EB e o CFN vai comprar é outro problema. Demanda tem.

Santamariense

A família do CV90 tem uma versão obuseiro AP?

Daniel

Opa! É o legítimo “fazemos qualquer negócio”. Se você quiser tunar um deles e deixar com cara de Opalão, eles fazem também. 😂

Santamariense

Hehehehehe….acho que a familia teria substituto para os M113, Leopard e talvez, o Gepard.

MMerlin

Mil?
Juntando todos o Leopard e o que resta de M-60 não dá nem 300 operacionais.

Daniel

A família CV90 pode substituir TODOS os blindados sobre lagartas do EB e dos fuzileiros.

MMerlin

O EB nem divulgo essa substituição geral. E quando começa, leva-se no mínimo uns 10 anos para a chegada do primeiro equipamento. O próximo foco é a substituição dos dois veículos mencionados e, sinceramente, duvido que passe de 200 o número.

Daniel

Cedo ou tarde terá que ser feita. A maioria desses blindados são modelos modernizados de veículos já obsoletos. A produção deles aqui seria a mesma coisa que fizeram com o Guarani.

MMerlin
Vândalo

Precisamos de pelo menos 120 gripens até 2040! É inadmissível uma força não ser capaz de causar dano e um país desse tamanho ser sub armado

RSmith

A coisa boa que “leio” neste noticia é que, pelo visto, a compra do segundo lote de F-39 vai mesmo ser efetivado… a Suécia, que esta precisando substituir seus 6 Hercules antigos “pra ontem” escolhendo o KC-390, que no momento é a melhor aeronave do tipo disponível no mundo, sacramenta a comprar desse segundo lote pelo Brasil! vai ser ótimo para ambos os lados… quem sabe ate aumentem um pouco o numero de aeronaves do segundo lote… em vez de 4+26, quem sabe fecha logo em outro lote de 36 com eles comprando 8 KC390.

Wellington Góes

Enfim alguém com um pouco de juízo lógico…

Toro

Honestamente isso deveria ser condição desde sempre no que diz respeito a esse contrato.

Antes tarde do que nunca. Eles precisam de um substituto para os Hercules e nós queremos vender o KC-390. Por que nao? Não somos parceiros?

Além do mais depois da retirada da produção do Gripen F do Brasil, comprar uns KC-390 para equilibrar as contas como adendo desse contrato de 4 Gripens adicionais não seria nada injusto.

M4l4v|t4

C390 nem existia no programa FX2

José

Primeiramente o Ministério da defesa tem que restabelecer a compra já firmada anteriormente de 28 unidades do KC 390 junto a FAB.
É necessário aquisição de 200 unidades do gripen, ofertando o KC 390 a Suécia na negociação.
Assinando também um protocolo de desenvolvimento do caça de 6 geração.
Sixth generation aircraft of Brazilian aerospace domination

MMerlin

“… isso é ainda do segundo governo Lula …”

Pelo que lembre, a decisão foi da Dilma.
O chefe de Estado atual, em pleno dia da independência e movido descaradamente pela maldita, tentou entubar o rafale na FAB.

Funcionário da Petrobras

Com certeza dará match.
Questão de tempo para anunciarem o segundo lote.

Santamariense

‘ “Vamos começar a fabricar o primeiro Gripen brasileiro… isso é ainda do segundo governo Lula”, disse Múcio a jornalistas…’

Boa iniciativa, tem que oferecer e negociar, pois é bom para o KC-390 e para o Gripen. Mas, o ministro deve se informar melhor, pois o Gripen foi escolhido em 2013, no primeiro governo da Dilma.

Last edited 1 ano atrás by Santamariense
Diego

Parece que estamos sem clientes para o KC-390 parecem que ficam tentando empurrar ele a qualquer custo!! Se não tivessem comprado o gripen qual seria a segunda opção ?

glasquis7

Tem que empurrar mesmo!

Quem não chora…

Ninguém vai procurar o KC 390 apenas pela qualidade do vetor. Existem outras variáveis e o Brasil tem que lançar mão de todas as variáveis que tiver ao seu favor. Ser cliente SAAB é uma delas.

Não vejo nada de errado.

Felipe M.

parecem que ficam tentando empurrar ele a qualquer custo!”

Que bom que estão, pelo menos, tentando emplacar um produto nacional no exterior. Que todos tivessem feito isso e continuem fazendo.

Klesson Nascimento

Este tipo de atitude comercial, como condicionante de compra de produtos, é uma chantagem. Um procedimento de baixo nível. Os produtos devem vender-se por suas qualidades, custo e benefícios, oportunidades, aspectos técnicos e comerciais. Da forma que foi colocado na matéria…

Leandro Costa

Leia o último parágrafo da matéria, Klesson.

glasquis7

Este tipo de atitude comercial, como condicionante de compra de produtos, é uma chantagem. Um procedimento de baixo nível.”

Errado. A compra do KC 390 não é um condicionante, apenas uma opção. Uma de tantas variáveis que entram numa negociação deste porte.

Will Bill

Mais um Ministro do atual governo que não entende “bulhufas” de defesa.. estamos muito mal com nossos representantes… fato

Fabio Araujo

Mas esta tentando fazer algo pelo setor, por exemplo quer garantir 2% do PIB para a defesa coisa que nunca fizemos antes e esta se esforçando para ajudar a vender os nossos produtos, se deixarem ele trabalhar pode fazer um bom trabalho.

Fernando Lemos

É o mínimo! Inadmissível uma compra dessas sem alguma compensação!

Renato B.

Eu não sei se rola KC-390 Suecos, mas um acordo para novos Erieye em plataformas Embraer cairia bem, são aviões populares.