Ucrânia realiza ‘missões suicidas’ com MiGs, aguarda decisão dos EUA sobre treinamento de F-16

35

MiG-29 da Ucrânia

No Capitólio e no Pentágono, de 19 a 25 de junho, dois pilotos ucranianos descreveram os desafios que enfrentam ao voar MiG-29 analógicos desatualizados na linha de frente de uma guerra contra sofisticados jatos russos.

Eles estavam pedindo F-16 e o ​​treinamento para pilotá-los.

Pilotos ucranianos descrevem suas missões como “missões suicidas”, de acordo com um piloto ucraniano que deu apenas seu indicativo de chamada “Nomad” por razões operacionais em uma entrevista em vídeo à Air Force Magazine.

“Cada um de nós entende que temos falta de capacidade em aviões antigos”, disse Nomad, que não fazia parte do grupo em Washington, D.C. “Os aviões russos têm muito mais capacidades. Eles geralmente voam além do alcance visual. Eles geralmente usam mísseis que têm um alcance de mais de 80 milhas.”

Nomad descreveu a história de um amigo piloto em uma recente missão noturna na região leste de Donbas que voou sem radar, procurando no céu noturno um duelo com um caça russo, limitado a mísseis de busca de calor ao alcance visual. Em inúmeras outras missões, disse Nomad, quando um piloto ucraniano vê o jato Su-30 ou Su-35 que ele enfrenta, “o inimigo já disparou”.

“Cada piloto na Ucrânia está ansioso para começar a treinar nos F-16”, acrescentou.

Nomad é o único piloto ucraniano nos Estados Unidos no momento, parte de um programa de liderança da Força Aérea dos EUA na Base Aérea de Columbus, Mississippi, que começou antes da Rússia invadir a Ucrânia em 24 de fevereiro, mas ele fala regularmente com outros pilotos ucranianos. Apesar de seus apelos para voltar e entrar na luta, os líderes do Nomad ordenaram que ele ficasse nos Estados Unidos e terminasse o programa.

“Sou um plano reserva”, disse Nomad, explicando que a Força Aérea Ucraniana espera que ele possa estar entre os primeiros pilotos ucranianos a entrar no treinamento de caças F-16. “Estou pronto para ir.”

Nomad disse que os pilotos de MiG em seu grupo voam de duas a três missões por dia em aviões com tecnologia dos anos 1980 contra novos caças russos.

“Meus amigos, eles estavam lutando contra pilotos russos em aviões avançados”, disse ele.

“Falamos muito sobre pilotos americanos”, continuou ele. “Eles treinam muito. Eles voam muito. Eles têm muita experiência e têm aviões muito bons para lutar contra alguém. Então, todo mundo quer pilotar um F-16.”

Ele acrescentou: “Essa é a razão pela qual estamos realmente altamente motivados para treinar nos F-16”.

Caças F-16 da USAF durante treinamento, em 2020

O coronel Yuri Ignat, porta-voz chefe do Comando da Força Aérea Ucraniana, disse à Air Force Magazine que a Ucrânia tem pelo menos 30 pilotos com habilidades suficientes em inglês prontos para viajar para os Estados Unidos para treinamento de pilotos de caça, juntamente com os engenheiros e equipes de manutenção correspondentes, se um acordo pode ser fechado.

“Para aprender a primeira etapa de decolagem e pouso e voar do ponto A ao ponto B, levará algumas semanas, mas para aprender a lutar, aprender a usar mísseis, levaremos cerca de seis meses”, disse. Ignat disse por videoconferência da sede da Força Aérea da Ucrânia em Vinnytsia, Ucrânia.

Ignat disse que a Força Aérea Ucraniana voa em esquadrões de 12 aeronaves e acredita que dois esquadrões de F-16 mais plataformas de reserva mudariam a maré da guerra com a Rússia. Ele disse que a transferência de F-16, seja pelos Estados Unidos ou por outra nação, exigiria a aprovação dos EUA.

“Estamos defendendo nossas cidades com caças, aquelas cidades como Zaporizhzhia, Mikolaev, as cidades que estão sob o controle ucraniano”, disse ele, referindo-se às cidades da linha de frente ameaçadas pela Rússia no sul e leste da Ucrânia.

“Também precisaremos desses caças para usar na desocupação de nossos territórios”, disse ele. “Não estamos falando de atacar territórios, mas sim de desocupar aqueles que são ucranianos.”

Ignat disse que a Força Aérea Ucraniana seguirá o exemplo de nações próximas do Leste Europeu, como Polônia e Romênia, que já fizeram a transição de MiGs para F-16 e voaram ambas as plataformas juntas.

Preocupações com pistas suficientes são equivocadas, disse ele, porque a Ucrânia está voando suas missões militares em aeroportos civis durante a guerra. Os F-16 poloneses e os F-15E Strike Eagles americanos participaram de exercícios na Ucrânia, usando pistas ucranianas, em 2018 e 2019.

Ambos os aviadores ucranianos disseram que a principal razão pela qual a Ucrânia busca os F-16 é a capacidade do avião de conduzir missões de supressão de defesas aéreas inimigas (SEAD).

Ignat disse que a mídia russa e as mídias sociais já estão divulgando notícias sobre a possibilidade de a Ucrânia receber jatos americanos modernos.

“Isso os deixa nervosos”, explicou Ignat. “Porque eles entendem que assim que a Ucrânia tiver jatos modernos, isso nos ajudará a destruir suas defesas aéreas terrestres que estão localizadas nos territórios ocupados da Ucrânia e que estão usando para atacar alvos em nosso território.”

Ele acrescentou: “Isso basicamente os deixará sem o controle do ar e eles fugirão imediatamente”.

A capacidade do F-16 de transportar mísseis de longo alcance atingindo 100 km também manterá os bombardeiros russos afastados, disse ele, e evitará mais ataques civis como os que mataram ucranianos em um shopping center e centro de recreação nas últimas semanas.

Mas o Departamento de Defesa e a Casa Branca ficaram em silêncio sobre a possibilidade de treinamento do F-16.

“Sobre o treinamento de pilotos, não há planos atuais para treinar a Ucrânia em qualquer plataforma aérea além daquelas que eles estão usando todos os dias efetivamente na batalha agora”, disse um alto funcionário da defesa em resposta a uma pergunta da Air Force Magazine em um briefing do Pentágono de 8 de julho.

Esforços Legislativos

Um oficial de defesa ucraniano que falou com a Air Force Magazine disse que a delegação de junho visitou o Pentágono e se reuniu com Nathaniel Adler, diretor principal para a política da Rússia, Ucrânia e Eurásia, além de representantes do Estado-Maior Conjunto.

A delegação também se reuniu com mais de uma dúzia de representantes e senadores de ambos os lados do corredor, incluindo o deputado Adam Kinzinger, R-Ill., que está co-patrocinando a legislação que financiaria o treinamento de pilotos ucranianos.

Também na Câmara, uma emenda à Lei de Autorização de Defesa Nacional autorizaria US$ 100 milhões para fornecer treinamento a pilotos e equipes de terra ucranianos para se familiarizarem com as aeronaves americanas. Não diz quem forneceria o treinamento. Uma carta de 11 de julho da Air and Space Forces Association pediu aos membros das regras da Câmara e dos comitês de relações exteriores que apoiassem a emenda.

“Como parece que a Guerra de Agressão Russa na Ucrânia continuará por um longo período, nossa nação deve se preparar agora para garantir um fluxo constante e de longo prazo de armas sofisticadas para que nossos aliados ucranianos possam continuar a repelir essa invasão”, dizia a carta. “Em nenhuma área isso é mais importante do que o ar.”

A AFA argumentou na carta que o inevitável desgaste da Força Aérea Ucraniana acabaria levando à superioridade aérea russa.

“Esta emenda pode fornecer as capacidades militares necessárias para manter a Força Aérea Ucraniana na luta”, dizia a carta.

Um oficial de defesa ucraniano que fazia parte da delegação de junho disse que as preocupações dos EUA sobre a escalada com a Rússia foram expressas repetidamente.

“A Ucrânia não tem medo de atacar e revidar – talvez os Estados Unidos não devam ter medo também de revidar”, disse Ignat em um esforço para combater a preocupação do governo americano.

“Não há como desistir da Ucrânia”, continuou ele. “E para os EUA, se a Ucrânia perder, será uma grande perda em termos de desenvolvimento global da democracia, em termos de liderança em um mundo livre.”

FONTE: Air Force Magazine

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
vmax

Será que mais alguém consegue notar semelhanças entre o início da WW2 quando a Alemanha enlouqueceu definitivamente e começou a invadir seus vizinhos?
Até Pearl Harbour, muita coisa aconteceu. Infelizmente, no andar da carruagem, acho que será uma questão de tempo até a Ucrânia cair, e como disse Zelensky, quando isso acontecer será a Russia fazendo fronteira com os membros da OTAN.
Me pergunto se é só uma estratégia, induzir a Russia utilizar o máximo de seus recursos para que num momento futuro, com tropas cansadas e recursos esgotados ou escassos seja ainda mais fácil descer o cacete nesses miseráveis.

Silvano

Não dá para “descer o cacete nesses miseráveis”, quando esses “miseráveis” contam com mais de seis mil ogivas nucleares, mais de 500 delas navegando silenciosamente nas profundezas dos mares. Apenas um desses bizarros mísseis dos “miseráveis” testados recentemente, tem o poder de varrer a França do mapa, e as quinhentinhas cabeças quentes dos mares fazem a Europa voltar a era do gelo. Sem falar na nova fera do tal Belgorode que já saiu da jaula. Essa besta de aço lança uma espécie de drone nuclear, e apenas um deles é capaz de destruir uma costa inteira dos Estados Unidos com… Read more »

André Souza

Cara vocês realmente falam como se apenas a Rússia tivesse bombas nucleares, existem hoje 9 países com poder atômico sendo 3 desses membros da OTAN e só total 4 desses inimigos da Rússia (EUA,Reino Unido, França, Israel), vou refrescar mais sua mente, não apenas o poder nuclear a OTAN é o bloco militar mais forte do mundo contando com um país mais bem armado do mundo que é o Estados Unidos, isso não é torcida é um fato, é realidade e em caso de uma possível guerra com artefatos nucleares vale lembrar que os Russos tem vários lugares e cidades… Read more »

Mirade1969

Mas não vão entrar em guerra contra Rússia só para salvar a Ucrânia pois eles tem muito a perder com isso pois dependem muito da Rússia.

Mirade1969

Quem são inimigos? Eles tem embaixadas e relações diplomáticas isso está bem longe de ser inimigos declarados. Eles tem relações econômicas não pense que esta guerra que ocorre encerrou as relações diplomáticas nestes países. Aprende.

André Souza

Mirade, o fato de ter uma representação diplomática deles em solo americano ou vice-versa pode ter muitas variáveis, até mesmo porque em anos passados o número de diplomatas que foram expulsos de ambos países foi exorbitante, lembrando que até mesmo o Brasil na II Guerra tinha boas relações com a Alemanha até ser atacada, os próprios Americanos mantinham contato diplomático com os Japoneses até também haver o ataque, a diplomacia é a última instância que precede a guerra então não dá para se basear nisso para dizer que não terá um conflito. Referente a dependência econômica eu concordo com você… Read more »

Mirade1969

O pré suposto para ser um inimigo de uma nação é não manter relações pois quando um país está em guerra ou em conflito com outro país a primeira coisa que faz e fechar a embaixada e cortar todas as relações diplomáticas com o outro país. Muito embora Russia necessite de alguns itens do EUA a guerra esta mostrando que ela pode viver muito bem sem.

Luis Carlos

China, Rússia, Paquistão, Coreia do Norte, Índia e, em breve, o Irã.
O Eixo do Mal está crescendo e se fortalecendo.

Hcosta

Sim, continuam a serem uns miseráveis. Desonestos, canalhas, etc…e também no sentido de terem poucos recursos.
Isso não implica que tenham forças armadas fracas mas implica um desvio de recursos que poderiam serem usados no desenvolvimento da economia.

Andre

Existem algumas semelhanças e algumas diferenças. Novamente um ditador invade um país vizinho com a desculpa de defender a população de origem no país vizinho. Mas dessa vez o ditador está isolado, sem apoio nem aliados. E enquanto a invasão da Checoslováquia e Áustria ocorreram sem confronto, a Ucrânia resiste firme há mais de 4 meses, sem nenhuma perspectiva de termino da guerra. Em 1939 a Alemanha e seu principal aliado, a URSS, invadiu a conquistou a Polônia em ~30 dias. Pouco depois, mesmo com inferioridade numérica e equivalência tecnológica, conquistou a França a Holanda e a Bélgica em 45… Read more »

Mirade1969

Só pra lembrar que a Alemanha naquela invasão contra a URSS utilizou milhares de tanques e armas e milhões de soldados e não tem a comparação da técnologia utilizadas na Segunda guerra com a de hoje em dia, a Operação Barbarossa foi a maior invasão que existiu se a Russia fizesse o mesmo com o numero de soldados na casa dos milhões era uma questão de semana para ganhar a guerra. São coisas diferentes.

Luis Carlos

Quando essa guerra acabar, miserável será o Ocidente.
Sinto muito.

Plinio Carvalho

É impressionante os ucranianos ainda terem aviões e pilotos, eles estão enfrentando uma barra no leste, os Russos pararam de enviar seus caças para sobrevoar áreas defendidas por AA ucranianos, como resultaram diminuíram muitos suas perdas nas ultimas 3 semanas, no entanto, os ucranianos não tem essa opção, eles precisam e tentam apoiar suas tropas em terra, então eles vão a luta, só essa semana os ucranianos perderam de 6 a 10 caças. Os pilotos ucranianos são muito corajosos, não é todo mundo que iria para uma missão sabendo que havia grandes chances de não voltar, todo respeito a esses… Read more »

Romão

São pilotos búlgaros e poloneses. Os ucranianos já acabaram. Por isso o desespero pelo F-16: querem pilotos eslovacos.

Arthur

O que é mais incrível é que desde o início do conflito no Donbass em 2014, os ucranianos nunca se preocuparam em atualizar seus caças. Praticamente congelaram por 30 anos. Agora é facil: é só treinar por alguns dias, que já sairão pilotando F-16, F-22, F-35, Typhoon, Gripen, Rafale… Isso é bem coisa de brasileiro, só que estão à uns 12.000 km. Ucraniano é povo irmão!

Hcosta

A Rússia nunca deixaria. Só após a invasão de 2014 é que houve mais liberdade e motivação para modernizarem as Forças Armadas.
A Rússia não quer deixar a colónia seguir o seu caminho. E é esta a verdadeira razão do conflito.

Jefferson Ferreira

é que como alguns aqui pensam, não temos ameaças diretas… talvez os ucranianos tinham essa mesma filosofia… o duro é quando deixa de ser ameaça kkk ai já era…

Romão

Até o último soldado ucraniano, até o último piloto búlgaro e até o último mercenário britânico/francês.

Andre

ou até o ditador covarde retirar suas tropas.

silvom

só vão escapar estes pilotos treinando nos Eua

737-800RJ

Roberto, o F-16 é um ótimo e histórico caça. Mas concorda que na situação dos ucranianos, qualquer caça de geração 4 ou 4++ faria o serviço com louvor contra os SU 30, seja F-16, Gripen, Rafale ou Typhoon?
Não é que o F-16 seja o melhor entre os 4, mas é o que os Estados Unidos e outros países da OTAN têm disponível dessa geração pra doação…
Vai ser um alívio pros pilotos ucranianos caso aconteça, porque operar à noite sem radar e armamento BVR em 2022 é suicídio.

Nilton L Junior

Enquanto isso a VKS bate U apanha e perde território, nazotan/eu paga a Gasprom em euro e compra petroleo Russo na Índia mas caro, kkk esse imperialismo atlanticista faz coisas.

Renato Carvalho

Vc é patético.

Paulo Brics

Nos últimos dias alguns MiG-29 e SU-25 foram abatidos pelos russos. Eles estão sendo abatidos sistematicamente e sempre que se atrevem a aparecer pois como a própria matéria expõe são inferiores em tudo aos caças russos. Mas como se tornou postura padrão, nem um pio sobre isto. Apenas a mesma insistência num esforço fracassado de tentar vender a farsa da “Ucrânia que no final vencerá”. Não vão receber f-16 ou qualquer outro tipo de caça do ocidente, esta é a verdade. Vão continuar recebendo MiG-29 e SU-25 obsoletos para serem servidos como pombos e codornas para as aves de rapina… Read more »

Nilton L Junior

Paulo eu também tenho visto esse relatos porém não aparece imagens desses caças abatidos, agora uma coisa é certo, os Russos suprimiram os centro de defesa da Ucrânia do contrário os Su-25 da RF não estariam dando suporte as tropas no Dombas.

naval762

Se depender da torcida dos tovarishes brasileiros, Putin vai virar o novo imperador do leste europeu, quiçá, do mundo. Putin pra tsar do Brasil!

Canarinho

Quanta besteira

Talisson

Os países membros da OTAN ameaçam o Brasil todo o dia relativizando nossa soberania sobre a Amazônia e nos acusando de maltratar minorias étnicas. Vivem apontando o dedo no nosso sistema eleitoral e nos mandam desmilitarizar nossas polícias. Mas se tu acha que é a Russia que quer mandar no Brasil, quem sou eu pra contrapor…

Bruno Vinícius

O orçamento do MoD americano já incluí 100 milhões de dólares para o treinamento de pilotos ucranianos a partir do próximo ano fiscal. Apesar de ainda ser um primeiro passo, já é um bom indicativo de que os americanos estão dispostos à fornecer F-16 para a Ucrânia.

https://www.airforcemag.com/house-passes-2023-ndaa/

DFA

Então me diga sua sugestão?
Que a Ucrânia se encolha e se renda?
Pela sua teoria então as nações não tem direito a defender-se é isso?

Jailson Cândido

Se a Rússia tem armas nucleares a OTAN tbm tem! O q deveria se feito era os paises do mundo comprar essa briga e da a esse ditador russo, um tempo limite para ele sair da Ucrânia e mostrar a ele e ao mundo q nenhum país devem invadir outro!

Fernando

Fala isso pros americanos lá no Iraque e na Siria, e pros Israelenses na Palestina.

Rafael Silva

Qualquer F-16 atualizado e bem armado, derrota os Sukhoi, seja S-30. S-35 e S-57.