(CNN) — Uma delegação russa visitou um aeródromo no centro do Irã pelo menos duas vezes no mês passado para examinar drones com capacidade de armas, de acordo com o conselheiro de segurança nacional Jake Sullivan e imagens de satélite obtidas exclusivamente pela CNN.

O Irã começou a apresentar os drones Shahed-191 e Shahed-129, também conhecidos como UAVs ou Veículos Aéreos Não Tripulados, para a Rússia no aeródromo de Kashan, ao sul de Teerã, em junho, disseram autoridades dos EUA à CNN. Ambos os tipos de drones são capazes de transportar mísseis guiados com precisão.

“Temos informações de que o governo iraniano está se preparando para fornecer à Rússia várias centenas de UAVs, incluindo UAVs com capacidade para armas”, disse Sullivan à CNN em comunicado.

“Avaliamos que uma delegação oficial russa recebeu recentemente uma vitrine de UAVs iranianos com capacidade de ataque”, acrescentou Sullivan. “Estamos divulgando essas imagens capturadas em junho mostrando UAVs iranianos que a delegação do governo russo viu naquele dia. Isso sugere o interesse russo em adquirir UAVs iranianos com capacidade de ataque.”

Sullivan disse que, até onde os EUA sabem, a visita de junho “foi a primeira vez que uma delegação russa visitou este aeródromo para uma vitrine desse tipo”. Uma delegação russa visitou o aeródromo para uma exibição semelhante novamente em 5 de julho, disseram as autoridades.

Uma delegação russa visitou um aeródromo no centro do Irã pelo menos duas vezes no mês passado para examinar drones com capacidade de armas, de acordo com o conselheiro de segurança nacional Jake Sullivan e imagens de satélite obtidas exclusivamente pela CNN.

A notícia chega no momento em que Biden encerra sua viagem ao Oriente Médio, onde o Irã foi um ponto-chave de discussão entre EUA, Israel, Arábia Saudita e países do Golfo. Um funcionário dos EUA disse à CNN que a crescente parceria entre Irã e Rússia exemplifica por que os EUA precisam manter sua presença e influência no Oriente Médio.

Biden continua sob crescente pressão dos aliados do Oriente Médio para apresentar um plano viável para restringir o Irã, já que as esperanças de reviver o acordo nuclear de 2015 desapareceram após as negociações paralisadas em Doha, no Catar, no mês passado.

Autoridades da Casa Branca revelaram no início desta semana que a inteligência dos EUA recentemente desclassificada indica que o Irã deve fornecer à Rússia “centenas” de drones para uso na guerra na Ucrânia, com o Irã se preparando para começar a treinar forças russas sobre como operá-los o mais cedo possível. final de julho.

A Rússia, os EUA agora acreditam, aparentemente se voltou para o Irã para ajudar a reabastecer seus estoques de drones. Não está claro o quão sofisticados ou eficazes esses drones serão, no entanto.

A Rússia já havia pedido ajuda à China para apoiar sua guerra na Ucrânia, divulgaram autoridades dos EUA em março. No final de maio, os EUA não tinham visto nenhuma evidência de que a China havia fornecido qualquer apoio militar ou econômico à Rússia para a invasão, disse Sullivan a repórteres na época.

Subscribe
Notify of
guest

61 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nilton L Junior

É como disse aquele sujeito de uma empresa do complexo militar corrupto do imperialismo, sempre há uma oportunidade de fazer negócio, então nada mais natural que os Russos comprem material bélico dos Persas, os 2 países vão ganhar em termos econômicos e também no aperfeiçoamento de doutrina no uso drones nessa guerra de atrito, isso se jah não estão fazendo.
Uma coisa é certa quando esse conflito encerrar e as pesquisas começarem a serem feitas e reveladas é que então saberemos com mais detalhes o que cada lado utilizou nesse episódio.

Paulo Brics

Drones iranianos dos mais simples mostraram seu valor ao driblar os patriot e atingir a refinaria saudita, portanto não há porque duvidar das capacidades destes drones maiores e com mais tecnologia embarcada. Será bom para os russos contarem com eles, certamente a preços muito bons, e será bom para os iranianos tanto pela grana quanto pela possibilidade de averiguar como seus equipamentos se saem em combate, o que leva consequentemente a aperfeiçoamentos e desenvolvimento de novos projetos superiores. E talvez haja aí alguma compensação com o Irã comprando equipamentos russos. Não há desculpa de orçamento que justifique o atraso absurdo… Read more »

Nilton L Junior

Sem duvida, negócio eh negócio, mas eu tenho uma tese que essa tal venda tem haver com um maior aprendizado para Iran afinal o emprego no TO daria aos Persas maior conhecimento de como esses drones se saem num conflito real.

Agressor's

Ciência, tecnologia, engenharia e matemática, ou seja, engenharia, porque essas 4 áreas, são engenharia! Isso mostra como a engenharia é o fator mais importante para a evolução geral de um país, principalmente econômica, mas no braziu os engenheiros são mal formados, boicotados, mal remunerados, desvalorizados, e é por isso que vamos continuar sendo o país dos médicos e da saúde mais cara do mundo além de continuar sendo uma país não só pobre, mas miserável, como é hoje! É o país dos concursos, a maioria que é inteligente é obrigado a ir para iniciativa pública para ter um salário decente,… Read more »

Nonato

Quanto ganha um engenheiro iraniano?

Von Richtoffen

Concordo com quase tudo, quanto ao “mal formados”, lembre-se que temos a COPPE/UFRJ, além da USP/UNICAMP, algumas Federais além das escolas militares.

Josué

Militares brasileiros não estão nenhum pouco preocupados com soberania pois eles sempre vão continuar com suas mordomias, não importam quem que vai dominar o nosso país. E para eles é uma otima justificativa para se renderem sem arriscar suas vidas, alegando que seus equipamentos estão velhos e desatualizados.

Ed

Bom…melhor ler isso do que ser cego.

Von Richtoffen

José Dirceu tinha uma plano de “bolivarizar” o Brasil? AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

Agnelo

Quem disse q não há?

Chris

Sao realmente armas fantasticas e importantes…. Alem de baratas e simples !

Nao é o caso destes modelos iranianos, onde o datalink possui pouco alcance e que voa em media e alta altitude… Tanto que ja foram facilmente derrubados por forcas ocidentais.

Mas muitos sao capazes de voar abaixo do radar, se tornando mortais (Mas é uma coisa que ate os misseis tomahawk americanos, capazes de carregar ate ogivas nucleares, ja fazem ha muito tempo) !

Last edited 1 ano atrás by Chris
Angelo

1.Israel poderá ter muito interesse em treinar tiro ao alvo nesses drones para conhecê-los melhor.
2.Para mudar o rumo dessa guerra só falta o Irã fornecer para a Rússia seu caça de 5 geração 313 , só não se sabe se ele vai mudar a favor da Rússia ou da Ucrânia.
Fico imaginando o 313 entrando na Ucrânia rebocado pelo t62.
Acho uma ofensa ao povo do Irã chamar aquilo de caça.
O Irã com todos os embargos que sofre ainda constrói muita coisa, mas esse 313 é sacanagem.

Alberto

Adoração ao Ocidente que gosta de ser subjugado pelo Ocidente, mesmo o Ocidente desprezando o Brasil e América Latina, detectado em níveis altíssimos…rs

Allan Lemos

Os países ocidentais sempre olharam a America Latina com desprezo e desdém, mesmo assim são idolatrados pela maioria aqui.

O brasileiro nāo se enxerga, ele acha que também é ocidental por causa da geografia

Bosco

E pela sua cabeça de jênio você acha que só porque não somos europeus e os europeus nos veem com desprezo temos que nos alinhar automaticamente à China, à Rússia, à CN, ao Irã…mesmo quando eles claramente cometem atrocidades tão ou pior do que as do Ocidente.
E na sua inteligência superior você considera que como fomos desprezados pelo Ocidente resta claro que seremos venerados e considerados como iguais por russos e chineses?

Nascimento

“temos que nos alinhar automaticamente à China, à Rússia, à CN, ao Irã”

“você considera que como fomos desprezados pelo Ocidente resta claro que seremos venerados e considerados como iguais por russos e chineses?”

Ele não afirmou nada disso… Baita falácia do espantalho.

É fato que tem BR baba ovo do Ocidente assim como tem babando ovo da China e da Rússia. Se alguém acha, que criticar um baba ovo é desejar automaticamente outro caminho de babação de ovo, então essa pessoa tem sérios problemas de interpretação de texto.

Bosco

Nascimento,
De você nunca ouvi falar, mas desse sujeito aí de cima eu o conheço de outros carnavais. Daí minha afirmação e meu questionamento.

Reinaldo Pereira

Exatamente. Esse ai quer nos ver comunistas como Cuba, Venezuela e Coreia do Norte! Não há lógica um país adquirir equipamento militar de um país que não esteja alinhado política ou economicamente com ele.

Comprar equipamento que solta pecinha? Comprar equipamento de um país sem doutrina igual a China, que copia tudo dos outros no carão? Comprar equipamento russo que falha na Ucrânia? Comprar equipamento indiano, sendo que eles são um povo super atrapalhado? Jamais.

Quero equipamentos de qualidade sim. Quero HIMARS, HK416 e diversos outros meios modernos pras nossas FAs…

Ed Sanches

Interessante…Fale mais sobre a Venezuela ser comunista.

Jack

Há um canal sobre geopolítica e os comentários são sempre pertinentes. Tais como “Não há países bonzinho”. Há interesse, O correto na medida do possível é se alinhar com o que melhor lhe convém, não fechar as portas para deternos jogos de geopolítica e negociar trabalhar e fazer mercado e negócios com todos. O interesse pessoal não deve sobrepor o interesse da nação…inimigos hoje…aliados amanhã.

Lúcio Sátiro

Ele afirmou sim senhor. Não é nenhuma falácia do espantalho. Ele não usou as palavras que você gostaria, mas ele usou de mensagem IMPLÍCITA para significar o que o Bosco falou.
Quando se enfatiza uma determinada mensagem, o seu ANTÔNIMO fica implícito.

Salim

Como tem gente complexo de inferioridade e de ser vassalo de A ou B. Sera que SUS trata isto

Bosco

teste

Alessandro

Allan Lemos, mas nós SOMOS ocidentais, e o que define isso? Idioma de origem do latim, arte/cultura, religião cristã que serviu como BASE para nossas leis, agora se os EUA e a Europa nos despreza, FO@#-SE eles!! Você critica os americanos e europeus por não nos reconhecer como ocidentais (na qual não retiro sua razão), mas ao mesmo tempo fica parecendo que vc não sabe lidar com isso pq precisa desesperadamente da “benção” deles, para mim isso parece uma evidência clara de síndrome de vira latas, para com essa besteira meu caro. Eu sou mais é o Brasil, temos problemas… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Bosco

Alessandro,
Fiz há 21 horas um comentário semelhante ao seu mas de alguma forma os editores o consideraram ofensivo e não o liberaram, sabe-se lá porquê.
Você foi muito preciso nas suas colocações.

Alessandro

Eu já tive um email bloqueado no forte e fui obrigado a fazer outro, vc ainda deu mais sorte que eu rsrs…

Mas agora eu consigo passar qualquer palavra e texto de forma espontânea, mas não posso contar o segredo aqui pq senão o “doberman” vai ver e pode mudar tudo.

Se interessar deixe um email abaixo do meu comentário em que eu possa entrar em contato contigo que eu te explico como fazer.

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
DFA

Aconselho-o a ir pesquisar os principais destinos de emigração de nossos compatriotas.
Vai chegar rapidamente a conclusão que os principais destinos são esses tais países que nos olham com desprezo, o que é deverás interessante e só vem desmascarar sua ideologia.

Lúcio Sátiro

A culpa é da própria América Latina que não se leva a sério.

Lúcio Sátiro

Por causa da Geografia e por causa da cultura. Se você INVENTOU outro parâmetro, ele não é válido.

Angelo

Não confio plenamente em nenhum dos lados, acho que a indústria do Irã pode ser muito beneficiada se conseguir esse acordo com os russos além de pode testar e aprimorar os drones, eu achei um desrespeito com o povo do Irã dizer que o 313 iria fazer tudo o que prometeram, eu achei que equivale a subestimar a inteligência do povo do Irã, mas a ciência é indústria do Irã com tanto embargo ainda constrói muita coisa. Acho que pelo contesto da região o povo do Irã é até tranquilo o seu governo é que parece ter uma neurose excessiva… Read more »

Andre

A verdade tem sido dura né putinzete?

O jeito é fugir do assunto..hahahha

Material arquivo

Se essa informação realmente for verdade, então a Rússia realmente é uma piada kkkkkkkkk
Tanto discurso supremacista dos russos para depois ir comprar drones do Irã????
Isso também confirma a quantidade de perdas da Rússia na Ucrânia.
Interessante ver como a Rússia ficou ultrapassada na questão tecnológica, o país é dependente do ocidente em praticamente tudo.

Bosco

A rússia tinha que aproveitar e comprar aquele caça iraniano istelfi
https://www.youtube.com/watch?v=N3rH8LwKiMk

pangloss

Se os russos comprarem o Qaher-313 com ToT, serão capazes de absorver toda essa tecnologia iraniana? Acho que a indústria russa não dá conta de um salto tecnológico tão ousado.

Alberto

Sim, a Rússia é uma piada, orgulho tem o Brasil…

Allan Lemos

Quem dera que o Brasil fosse uma “piada” igual à Russia.

Adriano Madureira

“Piada” somos nós, gostem ou não de escutar Alberto e demais… Uma piada que mesmo passado 19 anos do acidente com Alcântara ,não conseguimos desenvolver um VLS e temos que usar VLSs indianos e chineses para enviar nossos micro-nano- satélites ao espaço. Piada somos nós que nem para projetar e desenvolver um navio caça- minas para substituir nossas velharias conseguimos desenvolver e produzir. Começamos um programa espacial quase em paralelo com chineses e indianos,vejam onde eles chegaram enquanto hoje ainda brincamos com Foguetes-sonda. Brasileiro não tem moral para chamar nenhum outro de piada, Israel estava certo: Somos um anão diplomático… Read more »

Agressor's

Não existem países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Existem países bem administrados e mal administrados. Nestes países independente dos líderes e suas ideologias políticas, eles pensam na nação. Já no braziu eles preferem roubar toda a riqueza e não ligam se o país vai pra frente. A maioria dos eleitores vota esperando se beneficiar individualmente ou beneficiar a categoria da qual faz parte, não importa se o candidato eleito for um criminoso. Uma vez eleitos, esses corruptos governam defendendo seus próprios interesses e os de suas famílias. É um círculo vicioso.

Adriano RA

O assunto é sobre Rússia, Irã, EUA… Não tem Brasil nesse assunto. O fato é que a “mega poderosa” Rússia está passando o chapéu e tentando conseguir drones minimamente capazes no Irã! Piada essa Rússia. A coisa já ficou clara: a OTAN não tem porque se preocupar.

Allan Lemos

Qual é a vergonha nisso? Os EUA podem comprar o Iron Dome de Israel mas a Russia nāo pode comprar drones do Irā? Ambos estāo apenas preenchendo lacunas em suas forças.

Paulo Brics

Os eua decidiram comprar Freems da Itália depois do fracasso de seus problemáticos e caríssimos classe freedom e Zumwalt.
Neste caso, disneyboy, isto é uma vergonha? Os eua ficaram ultrapassados em tecnologia maritma?

É uma decisão estratégica e tapa buraco até eles conseguirem sabe-se lá quando, voltar a desenvolver belonaves modernas e de respeito, que sejam funcionais e letais, e sem devorar tubos de bilhões.
Sim, eles perderam a capacidade de projetar algo moderno e vão de Fremms junto com mais unidades do A. Burke com seu projeto de casco e superestrutura tecnologicamente antigos.

Hcosta

Grande diferença. Vão ser produzidas nos EUA e com a grande maioria dos sistemas sendo Americanos. E é algo que segue o seu processo normal de aquisição e de fabrico. Neste caso a Rússia admite que não tem capacidade de produção. Será somente uma questão de volume, devido à falta de componentes, ou uma questão de capacidade tecnológica? Toda a gente viu como os drones russos eram quase projetos feitos por amadores. com peças compradas em mercados civis. E custavam tanto ou mais do que os seus concorrentes. E fazer isso durante uma guerra ainda pior é. A incompetência passa… Read more »

DFA

Bom bom era o Moskva… Uma coisa é certa tivesse o Moskva a superestrutura ou a tecnologia de uma A.Burke garantidamente não teria ido ao fundo numa “tempestade”. Aliás até uma O.H.P teria melhor desempenho que o falecido Moskva. Sabe o que é engraçado? Eu nunca gostei dos EUA devido a sua política externa e sempre achei que o Brasil devia manter sua distância, mas desde que comecei a ler sua retórica e dos seus clones cada vez mais minha opinião muda e percebo o perigo que representa o alinhamento ideológico anti-ocidental. Vocês são extremistas equivalentes aos nazis, comunistas e… Read more »

Cassini

Não alimentem o troll.

Guacamole

Enquanto isso, no Brasil….

Jefferson Ferreira

É impressionante o que o iran desenvolveu sua indústria mesmo com todos os bloqueios e sanções! Sinceramente o iran comparado com a arábia saudita é um suiça… tem certas coisas que não da pra entender..

Eduardo Angelo Pasin

Fazer engenharia reversa em drone caído e dar tapa em míssel soviético qualquer pessoa com um pouco de vontade faz.

Marcos

É fácil sim, confia!

Nascimento

Então pq não fizemos? Que eu saiba demoramos muito no Exocet…

DFA

Não tivesse havido a “revolução” que depôs o Xã da Pérsia, acredito sinceramente que o Irão seria a maior potência regional do médio-oriente e das maiores do mundo.
O Xã antes da queda tentou levar o seu país por uma rota do secularismo e modernidade talvez de uma maneira demasiado brusca, algo que infelizmente a sociedade iraniana ainda não estava pronta e que deu azo ao retrocesso civilizacional que sociedades governadas pela religião são conhecidas por.

Radagast, o Castanho

“retrocesso civilizacional que sociedades governadas pela religião são conhecidas por” essa tu mandou malzão. O que causa retrocesso é sempre políticos mal intencionados que sequestram a religião para atender seus próprios interesses. Os povos sob o Islã produziram muita ciência e arte, um exemplo é a matemática, os números que vc usa na matemática teve origem árabe. O islã, em si, como religião tá longe de ser o estereotipo de radicalismo que vemos por ai, é uma religião tolerante com as demais e que valoriza a arte e a ciência. Como disse, o problema não é o islã ou qualquer… Read more »

Wellington R. Soares

Cada vez que vejo falar sobre drone armado, eu me pergunto: E tu gigante adormecido, quando terá a sua frota ?

Adriano Madureira

vai demorar… E mesmo que apareça, Brasil só compra a varejo…

Wellington R. Soares

Pior que é verdade, sempre é 2 ou 3 hahahha…..

Georges Edward Alves

E desde quando Estados Unidos precisam ter “influência na região”? Eles que cuidem de seu quintal…

Jagdverband#44

Penico, a gente vê por aqui.

Josué

Sei não mas a situação está muito critica para os russos desde quando ocidente tem toda a infraestrutura para sustentar uma máquina de guerra por toda a vida já que dispõe mais de 40 países com alta tecnologia a seu favor e a Rússia é ela sozinha pois a China só ficou em cima do muro e não fabrica os chips de alta tecnologia mesmo que desejasse oferecer pra Rússia. Os EUA sempre usou a técnica da saturação para dominar o mundo, seja da emissão de dólares, de bases militares, de domínio político e de propaganda. É quase imbatível. A… Read more »

Vendéen

Olá Brasil, Para a Rússia, como para todos os países, as compras estrangeiras de oportunidade às vezes respondem a uma necessidade operacional urgente (ausência ou fraca presença/disponibilidade da ferramenta de combate, estoque insuficiente, ETC …..). Não há nada de surpreendente nessa possibilidade de comprar drones iranianos (a um preço muito acessível) que são “testados em combate muitas vezes”. Além disso, a Rússia em caso de emergência está necessariamente limitada a alguns países capazes de fornecer drones com bastante rapidez. Esses países, além de fazer negócios, estão dispostos a apoiá-lo para poder satisfazer X razões. E em relação ao Irã essas… Read more »

José Nelson Macluf

Se os países da OTAN fornecem armas de graça para Ucrânia , qual a graça do Irã vender para Russia ?

rodrigo frizoni

Ai Israel poderia começar a fornece míssil spike e drones kamikazes para a Ucrânia

Silvano

Aí o Putin vai e mete o Kalibr‎‎ na Síria, ali do lado.

Formiga sabe que folha corta.