Força Aérea Portuguesa mostra caça F-16 no centro de Braga

23

A Força Aérea Portuguesa está expondo um caça F-16 no centro de Braga, norte de Portugal, nas comemorações do Dia de Portugal, que ocorre no dia 10 de junho.

Segundo o site f-16.net, o F-16 número 15100 é um F-16 ex-USAF muito voado, que foi separado para a promoção da FAP – Força Aérea Portuguesa.

Na FAP, o número de registro sempre começou em 01. Este F-16 é o primeiro 00.

Entre os dias 6 a 12 de junho, as Forças Armadas Portuguesas vão expor equipamentos e realizar uma série de atividades de interação com os cidadãos, que poderão experimentar alguns dos meios.

O ponto alto será Cerimônia Militar do Dia de Portugal, que irá ocorrer na Avenida da Liberdade, no dia 10 de junho, sexta-feira, feriado nacional, a partir das onze horas da manhã, com um desfile de 2.054 militares.

Além da exposição de meios militares, haverá durante a semana também concertos com as bandas militares da Força Aérea (terça-feira), da Armada (quarta-feira) e do Exército (sexta-feira).

Uma das iniciativas que irá surpreender muitos visitantes é a Padaria de Campanha, destinadas aos passantes, com a distribuição de pizza e de pão com chouriço, todos os dias, em vários horários.

Braga é uma cidade no extremo norte de Portugal, a nordeste do Porto, com 193 mil habitantes, sendo 18 mil estrangeiros. A cidade possui uma história bimilenar que se iniciou na Roma Antiga, quando foi fundada em 16 a.C. como Bracara Augusta em homenagem ao imperador romano Augusto.

Em Braga existe uma grande comunidade brasileira e desde 2020 este editor faz parte dela.

Alguns dos demais equipamentos expostos

FOTOS: Alexandre Galante

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
JuggerBR

Belo mockup

Bruno Palma

Não é mockup, é um F-16 já com umas largas horas de voo na USAF mas quando veio para Portugal ficou para exposição.
https://www.f-16.net/aircraft-database/F-16/airframe-profile/1266/

André Bueno

Galante não foi ver, foi? 😀

Silvano

O último parece o EE3 Jararaca.

Maurício.

Em 2002 a Inbrafiltro apresentou um VBL que lembrava um pouco o VBL Panhard.

Rinaldo Nery

Tem “vinícola de campanha”, pra distribuir uns tintos?

Clésio Luiz

Espero que essa exposição traga bom retorno para a FAP. O preço da gasolina na Europa está altíssimo e pilotar na cidade só aumenta o consumo:

comment image

Agressor's

País bonito. Maravilhoso!!!

Burgos

Já mandei a matéria a um amigo que mora em Portugal !!!
Vamos divulgar !!!👍

Willber Rodrigues

A FAB já considerou, alguma vez em sua história, operar F-16?
Sempre achei um “milagre” que o Brasil nunca tenha operado essa aeronave…

Leandro Costa

Já sim. Programa FX.

Camargoer.

Olá Leandro, Bem lembrado. O F16 (creio que a versão C) concorreu por volta do ano 2000 com o Mirage 2000-9 e com o F39C. Na época, havia um lobby fortíssimo pelo MIrage em função do acordo entre a Dassault e a Embraer, mas lembro de ler que a preferência da FAB já era pelo F39. Eu torcia pelo F39, mas achava o Mirage2000 muito mais bonito.

Kelson

Um milagre porquê? É uma aeronave excelente

Alex Prado

Evento interessante, bem parecido com os que ocorrem no Brasil, porém a exposição de aeronaves é nas bases.

Marco Moutinho

Em alguns fins de semana de Junho a Setembro irá decorrer o evento de “Bases Abertas”, em que são apresentados os vários sistemas da FAP, como visitas e batismos de voo.

Dia 2 e 3 de Julho será realizado um festival na base de Beja; estão previstas várias patrulhas acrobáticas (Frecce Tricolori, Patrouille de France, Marche verte, etc); Eurofighter demo team (RAF), e Rafale demo team (Armée de l’air), pelo menos. Não existe programa oficial devido a indecisão da guerra da Ucrânia. Ou seja, ainda pode ser cancelado, vamos esperar que não…

109F-4

Só tem graça se deixarem entrar no cockpit.

109F-4

Anos atrás, em uma exposição alusiva ao Dia do Soldado em minha cidade, pude entrar em um Cascavel e o comandante ligou a viatura e girou a torre. Muito massa…. O “gatilho” do canhão é um pedal vermelho ao pé direito do artilheiro; achei interessante.

Jonathan Pôrto

Aiiiii que inveja !!! Voltando pra realidade do Brasil pra defender visão de Brigadeiro sobre o ciquentenário do F-5 na FAB vale até compará-lo com o B-52 !! Só os desinformados ou simpatizantes de FHC LULA DILMA TEMER BOLSONARO aceitariam uma explicação tão tosca.

Camargoer.

Caro Jonathan. Sobre os caças da Força Aérea Portuguesa, o que dá mais inveja, um F16A modernizado ou um F39E?

Leonardo

Um avião lindo em uma cidade linda!

Aldino

Pode até ser uma aeronave antiquada já mas ainda assim pode fazer um belo estrago.