Um Boeing 737-800 da China Eastern Airlines (s/n 41474, reg. B-1791) caiu nas montanhas perto de Wuzhou, no sul da China, confirmou a Administração de Aviação Civil da China (CAAC).

O MU5735 transportava 123 passageiros e nove tripulantes de Kunming para Guangzhou. O Departamento de Gerenciamento de Emergências de Guangxi disse ao China Daily que o incidente causou um “incêndio na montanha” e equipes de resgate foram enviadas para o local. O número de vítimas não é claro. A CAAC disse que ativou seus “mecanismos de emergência”.

A mídia estatal CCTV do país informou que a China Eastern aterrará todos os 737-800 a partir de 22 de março, citando fontes. A China Eastern tem 75 aviões 737-800 em sua frota, mais de 80% em serviço.

Embora a CAAC não tenha tomado nenhuma ação na frota do 737NG, o regulador mostrou que não hesitará em aterrar uma frota imediatamente após um acidente, se houver problemas de segurança. Foi o primeiro regulador do mundo a aterrar a família 737 MAX após o segundo acidente do tipo em março de 2019.

“Em circunstâncias normais, as autoridades não parariam todos os 737 após um acidente, a menos que houvesse motivos para suspeitar de um problema comum”, escreveram analistas da Cowen & Co. em nota. “Dados os problemas da Boeing com o 737 MAX, há alguma chance de que os consumidores não queiram voar em um 737 até que a causa do acidente na China Eastern seja determinada como não sendo um problema de projeto ou fabricação. Portanto, isolar a causa do acidente será fundamental”.

O site de rastreamento de voo Flightradar24 mostra a aeronave descendo rapidamente de 30.000 pés até o nível do solo em um período de três minutos. A aeronave partiu de Kunming por volta das 13h11 hora local antes de cair no último segmento do voo, cerca de 170 milhas do aeroporto de Guangzhou, por volta das 14h25. O Flightradar24 mostra que a mesma aeronave voou de Chongqing para Kunming na mesma manhã e voou duas pernas pela última vez em 18 de março.

Imagens de CCTV não verificadas aparentemente de um prédio próximo e vídeos de câmeras de veículos circulando on-line mostram o 737 mergulhando em direção ao chão em um ângulo íngreme.

Enquanto isso, o serviço de bombeiros da China divulgou um vídeo capturado por drones da cratera feita pela que queda que está repleta de fragmentos de detritos. Os restos de um winglet com o logotipo da China Eastern são claramente visíveis.

De acordo com o banco de dados da Aviation Week Network Fleet Discovery, o 737-800 de 6,8 anos foi entregue à China Eastern em junho de 2015 e registrou 17.708 horas em 8.734 ciclos.

O acidente marca o primeiro acidente aéreo fatal na China desde 2010, quando um Embraer E190 da Henan Airlines caiu na aproximação ao aeroporto de Yichun, matando 44 dos 96 a bordo.

Um 737-800 chinês perdeu sua fuselagem em agosto de 2018, quando um Xiamen Air 737-800 derrapou na pista do Aeroporto Internacional de Manila em condições de chuva. Ninguém ficou gravemente ferido no incidente.

FONTE: Aviation Week

Subscribe
Notify of
guest

86 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
olivetti

Meus pesâmes aos familiares enlutados…..pelo que vi…caiu igual a uma pedra pesada…quase verticamente…..perdeu sustentação….???

RenanZ

Ainda é muito cedo para dizer qualquer coisa, mas o perfil da queda indica que os tripulantes não tiveram controle da aeronave (+28000 ft/min)

O que causou isso, ou se sequer os pilotos estavam conscientes, a investigação tentará elucidar

Bruno Vinicius

RenanZ, ou não tiveram controle ou um deles decidiu cometer suicídio. Mas só aguardando a investigação mesmo para saber.

Reis36

Pensei o mesmo parece ate um mergulho controlado

Last edited 2 anos atrás by Reis36
carcara_br

Eu vi o vídeo, caiu como se o avião não tivesse asas só o “charuto”, não sei se foi por causa do ângulo.

Chris

Realmente muito estranho… Despencou como uma pedra !

Ainda mais que a Boeing é exatamente a unica que mantém manches…

(Sistema de backup por cabos, caso a hidráulica ou eletrônica falhe)

Marcelo M

Nem com a investigação teremos certeza de nada, especialmente se o motivo real da queda desgostar o partido chinês.

Antoniokings

A Boeing está em um péssimo momento.

Matheus

Sem querer bancar o advogado do diabo, mas tá falando merda toinho. Enquanto não sair um resultado tudo não passa de especulação. Que Deus receba todos que pereceram nesse terrível acidente.

Daniel Lopes

Sim claro, até porque a Delta acaba de comprar mais 100 737 MAX.
Coitados.

RenanZ

Pé$$imo, devem estar sem dormir até
Kkkkk

Antoniokings

ECONOMIA
Airbus bate Boeing e se torna maior fabricante de aviões
Isso foi em 2020.
Em 2021 a AVIC e a LM também ultrapassaram em faturamento.
Se estão sem dormir eu não sei, mas acho melhor começarem a se preocupar.

Antoniokings

Em tempo.
Como bom estatístico que sou, gosto de ‘colecionar’ números.

Faturamento da Boeing:
2019 – 101,1 bi de dólares
2020 – 76,5
2021 – 58,1

Se eles não estão preocupados, eu que não ficarei.

Segio

Esses números são relativos a que? pelo que pesquisei, faturamento da Boeing, Airbus e outros fabricantes e empresas aéreas, houve uma queda no faturamento nesses anos devido ao covid. No caso da Boeing, como as outras não foi devido a qualidade da aeronave.

Last edited 2 anos atrás by Segio
Antoniokings

Mas, não caíram pela metade.
E ainda mais sabendo que a posição de vendas na área militar da Boeing ficará altamente prejudicada por anos e a da área civil com os milhares de cancelamentos do 737-MAX mais ainda.

Segio

Concordo que 0 737 max possa ter trazido prejuízos, mas o principal fator tanto da Boeing como das outras empresas, assim como empresas aéreas foi o covid, pelo simples fato que ate pouco tempo atras, não havia voos. Você tem algum link que tenha algum gráfico dizendo que o maior parte dos prejuízos da Boeing foi devido ao 737 max? entra os anos de 2019 a 2021?

Last edited 2 anos atrás by Segio
Antoniokings

Posso procurar, mas lembro das imagens dos pátios lotados de 737-MAX parados.
Estavam colocando até em estacionamento de automóveis.
Sem contar que, se não me engano, até pouco tempo atrás, a China não tinha liberado o avião e parece que ainda não encomendou nenhum novo.
O ideal seria vc colocar no Google ‘cancelamento encomendas 737-MAX 2019’
Aparecerão muitos links.
Aí, vc terá o trabalho de peneirar essa informação.

SDS

Segio

Acho que você não entendeu minha pergunta. O título desse tópico é: “Boeing 737-800 da China Eastern cai com 132 a bordo”. E você escreve comentários do tipo” “Evidente. Alfa, Beta e Delta. Só americanas. Se elas não comprarem, quem comprará? Eu e o resto do Mundo não colocamos os pés em um Boeing nem se vc pagar a passagem. Tô (Tamos) fora!” “Mas, não caíram pela metade. E ainda mais sabendo que a posição de vendas na área militar da Boeing ficará altamente prejudicada por anos e a da área civil com os milhares de cancelamentos do 737-MAX mais… Read more »

Antoniokings

Por isso eu coloquei 2019 na pesquisa.
Para vc achar os cancelamentos pelos problemas com a qualidade do avião e não com a pandemia
O fato é que estou afirmando que a Boeing perdeu o protagonismo que tinha.
Tanto na área civil, quanto na militar.
E isso está se refletindo em seu faturamento.

Segio

Então se você esta dizendo que os 50 bilhões negativos não estão relacionados somente com os cancelamentos dos 737, mas sim também por outros fatores, ai eu concordo com você, pois é isso que eu estava tentado dizer a você, valeu!

Antoniokings

Valeu!

Curiango

Chato!

SteelWing

tem certeza que atrasos e cancelamentos do 737 não foi devido à qualidade? fala isso pras agências reguladoras de voo, inclusive dos próprios EUA kkk

Antoniokings

A China aterrou todos os aviões e cancelou novas encomendas.
Até hoje não fizeram nenhuma nova.

Segio

Em qual momento eu escrevi isso? poderia mostrar por favor?

Last edited 2 anos atrás by Segio
Palpiteiro

Difícil mesmo está a perspectiva para o MS21, SJ100 e Antonov.

Antoniokings

E a nova Ucrânia russa vai encomendar alguns.
Fique tranquilo.

Chris

Caramba… Mesmo com os problemas que tiveram, ainda lucraram ?

Agora me impressionei !

Agressor's

Presta atenção no tamanho dessa bomba…

Antoniokings

Evidente.
Alfa, Beta e Delta.
Só americanas.
Se elas não comprarem, quem comprará?
Eu e o resto do Mundo não colocamos os pés em um Boeing nem se vc pagar a passagem.
Tô (Tamos) fora!

Jose Dasilva

Foi um 737-800. Antônio Reis, acho que quem está em péssimo momento é a avibras.

Antoniokings

Esqueça. A Boeing nunca mais será o que já foi. Além de ter uma concorrente mais forte que ela no setor civil (a Airbus) ela não tem produtos na área de aviação militar de asas fixas. Depende de dois aviões de pouquíssimas vendas anuais (F-18 e F-15). E essa situação não vai mudar tão cedo, tendo em vistas os laços (ou seriam âncoras?) entre a Lockheed e o Governo americano. E isso que não estou considerando um corte grande de encomendas da Eurásia e China, por motivos políticos. Se não me engano, cerca de 37% das encomendas civis da Boeing… Read more »

Henrique

Kings, pode até ser, mas desnecessário esse comentário.

Antoniokings

Cara.
Sabe que eu concordo contigo?
Agora não tem como apagar.

SDS

Maurício Veiga

Concordo plenamente, apesar dos bons negócios recentes o produto Boeing e a imagem da empresa vem sendo afetados pelos severos e graves acidentes, vamos aguardar as investigações para saber se a causa foi humana ou de engenharia…

Flanker

Os outros comentaristas falando sobre possíveis causas do acidente, sobre as mortes e sobre o sofrimento das suas famílias…e vem tu, abjeto como sempre, e faz um comentário nojento desses??? Nem a morte dos teus compatriotas chineses importam??? Ora, por favor!

Antoniokings

E vc está muito preocupado com a morte de 100 chineses.
Conta outra.

Flanker

Mas, não faço comentário nojentos, tendenciosos, políticos, econômicos e todo resto de estrume que sai do teu cérebro, em um tópico sobre um acidente aéreo. Recolha-se à sua insignificância moral!

Antoniokings

Preocupe-se com os milhares de brasileiros que estão passando fome.
Alguns até morrendo.
E deixe de papo furado.

Mirade1969

O ser humano não se comove mais com a morte dos seus semelhantes sendo chineses não conta? que baixaria.

Antoniokings

Esse sujeito não se comove nem com o mendigo morrendo na sarjeta ao lado da casa dele.
Muito menos com chineses do outro lado do Mundo.
Tanto é verdade que para ele está bom.
Deixem as coisas ficarem do jeito que está, porque está bom.
Para que mudar, né?

Flanker

Hehehehe….te olha no espelho, lazarento!!! Tu não tem moral nem vergonha na cara para falar nada de ninguém aqui!
Tu usou um tópico sobre um acidente aéreo para exercitar tua aversão aos EUA e tudo que é ocidental, ignorando a morte de dezenas de pessoas. Se tivesse um mínimo de decência, não faria isso! E ainda tem a desfaçatez de dizer o que disse sobre mim….kkkkkkk
Tu não me conhece nem imagina quem eu sou de verdade! Portanto, volta para o teu buraco! Hehehehe

Sagaz

É um limitado mesmo, péssimo momento têm as famílias. Infeliz, larga o pom pom e tenha ao menos respeito.

Ocidental Frustrado

Caramba.

Bruno Vinicius

Vale lembrar que diferente do MAX, o 737 NG é um dos aviões comerciais mais seguros em operação, com apenas 0.07 acidentes fatais/milhão de voos. É preciso aguardar as investigações, mas é difícil de acreditar que tenha sido um defeito de engenharia.

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinicius
Mirade1969

Acidentes não tem uma causa isolada, possivelmente vamos ver que há mais de uma causa. Lamentavelmente.

WSilva

737 de novo?

Esse caixão voador precisa ser descontinuado urgentemente.

RenanZ

Um 737 decola ou pousa em algum canto do mundo a cada 6 segundos,

Você tem mais chances de morrer atropelado por um Lada do que morrer em um destes

Antoniokings

E os da Airbus também.
E não caem assim, toda hora, né?

Flanker

Frotas Boeing e Airbus no mundo (2021):

2021:
Boeing 737NG (6061)
Família A320 (5859)
Família A320neo (1936)
Boeing 777 (1158)
Airbus A330 (1026)
Boeing 787 (901)
Boeing 767 (754)
Boeing 737 Classic (589)
Boeing 757 (578)
Boeing 737MAX (469)

TOTAL:
Boeing: 10510
Airbus: 8821

Fonte: aviaçãocomercial.net

Antoniokings

Airbus A320 ultrapassa o Boeing 737 e agora é o jato mais vendido da história.
Fonte: Aeroin.net

E olha que o 737 tem mais de 50 anos de estrada.

Flanker

Olha os dados que eu coloquei ….. a Boeing ainda tem umas 1600 aeronaves a mais que a Airbus em operação. Mas, ao contrario de ti, não estou fazendo comparações de torcedor, pois as aeronaves de ambas as fabricantes são excelentes. Já cansei de voar em A320, A321, Boeing 737-300, -500 e 800…todos muito seguros e eficientes. Mas, eu sou uma pessoa normal, ao contrário de ti, um indivíduo triste, com sérios desvios de personalidade e caráter, que tem que destilar tuas frustrações, cinismo e raiva em literalmente todos os posts que escreve.

rui mendes

E o A350, A310, A319 ou A220, não contam????

Flanker

Tem que perguntar isso para quem fez a lista. Inclusive coloquei a fonte.

Antoniokings

Então, vou colocar outra fonte.

Airway
Airbus A320 supera Boeing 737 e se torna o avião comercial mais vendido da história

Flanker

Mas, onde eu falei algo em contrário??? Teu nível de interpretação de texto está tão baixo quanto a tua moral! Eu coloquei o total das frotas de cada fabricante, onde a frota da Boeing tem vantagem. Mas, os PEDIDOS do A320 superaram os do 737. Entretanto, as ENTREGAS do jato da Boeing ainda continuam na frente, como a tabela que coloquei demonstra. Subtítulo da matéria da Airway que tu citou:
“ Família A320 superou o 737 em volume de pedidos, mas ainda está atrás em termos de entregas”
Entendeu ou vou ter que desenhar?

Agressor's

Se fosse de uma empresa não ocidental já estaria certamente proibida no mundo todo…Com toda certeza…

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Flanker

Não fala bobagem……mais do que já fala normalmente, óbvio.

WSilva

”Não fala bobagem……mais do que já fala normalmente, óbvio.”

Ahhhh se fosse uma empresa russa, chinesa ou irania matando pessoas com caixão voador…

O mundo estaria em prantos…Já imaginou a cobertura duma CNN da vida?

”Avião chinês/russo solta pecinha e mata 300 pessoas e mais de 20 cachorros e 10 gatos num acidente terrível. Especialistas americanos relatam suposta falta de manutenção.”

rs

Flanker

Cara, tu não cansa de passar vergonha? Tu não sabe sobre o groundeamento ocorrido com toda frota de 737-MAX? Ora, por favor!

Wagner

Sugiro pesquisar mais e se ater aos fatos antes de pensar que essa sua opiniao é válida.

Amon Rá

Foram 12 anos sem acidentes deste porte na China, o que demonstra a seriedade com que cuidam de suas aeronaves.
Lamentavelmente falhas em máquinas tão complexas ocorrem de vez em quando.

Papai Tody

O avião comercial de maior sucesso. Proporcionalmente, cai menos que aviões da mesma categoria russos e chineses.

Agressor's

Deus me livre de voar numa m@#$% dessa produzida por um lixo de empresa desse, prefiro voar até pela a aviação das linhas aéreas da Coreia do Norte. Deve ser mais seguro…São umas porcarias feitas e produzidas todas nas coxas, pra se auferir todo o máximo que puder de alguma margem de lucro……rs

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Reinaldo Deprera

um lixo de empresa desse Deixa eu ver se entendi. O lixo de empresa é a Boeing? Boeing Model 1 Boeing Model 2 Boeing Model 40 Boeing B-1 Boeing Model 6D Boeing Model 7 Boeing 7J7 Boeing Model 8 Boeing Model 10 Boeing Model 15 Boeing Model 42 Boeing Model 64 Boeing 80 Boeing Model 81 Boeing Model 95 Boeing Model 203 Boeing Model 204 Boeing 247 DZ203 Boeing Model 306 Boeing 307 Stratoliner Boeing 314 Clipper Boeing Model 360 Boeing 367-80 Boeing 377 Stratocruiser Boeing 707 Boeing 717 Boeing 720 Boeing 727 Boeing 737 Boeing 757 Boeing 767 Boeing… Read more »

Antoniokings

Quem vive de passado é museu!

Agressor's

Estatal travestida de empresa privada…. Se não fosse o governo nunca teria alcançado o tamanho da qual detém hoje….

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Pelo jeito você não viaja…

Flanker

Hehehehehe…exatamente!!!

Agressor's

Sim..

Leandro Costa

Viaja sim, Fabio. Na maionese.

Reinaldo Deprera

https://twitter.com/i/status/1505928468109832193
https://twitter.com/i/status/1505827540002545670

China esperando a situação gelar um pouco – com o perdão do trocadilho (de novo) – para fazer uso político a favor da indústria local (contra a indústria a Boeing).
O império da Rússia aguarda o Efeito Huawei ansiosamente.

Save Ferris :mrgreen:

Nick

O video mostra o 737-800 caindo quase como se fosse um missil. Estranho demais.

Maicon

Será que despressurizou sem ninguém notar? E todo mundo apagou?

Boa sorte pros investigadores, não vai ser tarefa fácil.

André Sávio Craveiro Bueno

Talvez algum problema no estabilizador horizontal, no profundor. Antes de uma investigação, tudo é possível.
Temo que as caixas-pretas tenho sido destruídas com o impacto.

André Sávio Craveiro Bueno

Concordo. Possivelmente o resultado da investigação estará dentro desse escopo.

pampapoker

Será que não houve alguma movimentação de carga de dos porões e mecheu no cg da aeronave

Hellen

O presidente chines pediu um investigacao minuciosa sobre o acidente !!!
Sera que tinha algum cientista chines no voo ???

Reinaldo Deprera

A pintura desse 737 merece um plastimodelo Revell

António Rodrigues
Silvano

Pensamento da filósofa Dercy Gonçalves:

Eu tenho medo de viajar de avião;
Calma,ninguém morre de véspera, a gente só morre quando chega o dia;
E se for o dia do piloto? eu vou morrer de carona?

pampapoker

A não ser que a obra e o acaso do destino tenha juntado todos juntos para esse dia.

Rinaldo Nery

Companheiros que voam na China (ainda tem alguns) reportaram que esse avião teve um monomotor em cruzeiro. Declararam a emergência, mas o ACC mandou aguardar (sabe Deus porquê…). Ao invés de iniciarem a descida imediatamente pro engine out altitude capability entraram em órbita, monomotor, e o avião estolou. Tripulação 100% chinesa…

Silvano

Isso tem toda pinta de ação deliberada. Qualquer falha que seja, mesmo catastrófica, avião algum cai dessa forma. Sua queda nessa trajetória, parece ter sido comandada.

Rinaldo Nery

Não viaja… Chinês é manicaca mesmo. Estive em 2017 na China efetuando screening pra voar na Bei Bu. Descobri que a quantidade de comandantes gringos lá era exigência das seguradoras. Alguns jovens chineses são OBRIGADOS a cursar a Academia de Aviação. Depois vão p exterior aprender inglês, por um ano.

Leandro Costa

Triste demais. Espero que a investigação consiga descobrir os motivos da queda.