O jornal Yomiuri Shimbun relata que o Japão fará um orçamento para a pesquisa e desenvolvimento de seu loyal wingman no orçamento fiscal do próximo ano.

A reportagem acrescentou que a aeronave não tripulada será transportada a bordo do caça de próxima geração batizado de F-X.

O conceito não é novo no Japão. A antiga Fuji Heavy Industries desenvolveu o veículo aéreo não tripulado Fuji TACOM de 1995 a 2011. O drone foi transportado pelo F-4E e do F-15J.

A Força Aérea dos EUA também integrou o UTAP-22 Mako no F-15C.

Drone Fuji TACOM no F-15J
Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
737-800RJ

Será que até o final da década a FAB estará operando nossos futuros UCAV/Loyal Wingman da Embraer ao lado dos Gripen?

Doug385

Seria um sonho. Acho difícil, mas havendo dinheiro…
Seria um ótimo complemento à frota de Gripen, que pelo visto, não chegará às 100 unidades.

Flanker

100 unidades do Gripen? Se chegar a 60 devemos agradecer de joelhos!!

João Augusto

Não. Os caras não conseguiram nem manter as compras do KC-390.

Bruno

Quando que algum projeto muito importante por aqui foi concluído com sucesso? A marinha já está reclamando que não vai ter grana pra manter os submarinos novos, a FAB já está pulando fora do KC-390, o Exército então, nem se fala! Amigo, pro seu próprio bem, pare de acreditar em algo que NUNCA deu certo! Eu boto mais fé em cartomante do que em qualquer coisa que venha do governo federal. Esse projeto de drone entre a FAB e a Embraer, vai render no máximo um UAV de médio porte com motor turbohélice e incapaz de transportar qualquer armamento, mas… Read more »

737-800RJ

Penso como você. Já me decepcionei muito com pessoas e instituições, faz parte. Quanto a governos de maneira geral, nunca, já que pra se decepcionar, primeiro há de se criar expectativas e confiar, coisa que nunca tive com o Estado. O que me faz acreditar neste projeto é a Embraer. Sabe quando fazem aquelas afirmações clichês do tipo “nada dá certo no Brasil!” ? Sempre dou a Embraer como exemplo de que é possível se desenvolver coisa boa e de ponta por aqui. Se eles estão se propondo a fazer, como fizeram com o Super Tucano, o KC-390, os E-jets,… Read more »

Leandro Costa

Projetos importantes concluídos?

– EMB-110
– T-25
– Centrífugas para enriquecimento de urânio
– Fragatas Classe Niterói
– SIVAM
– E/R-99
– A-29…

Para citar alguns…

Inimigo do Estado

Tudo coisa do século passado, quando tinha dinheiro adoidado sem controle nenhum.

FabioB

Dinheiro adoidado, sem controle nenhum? tipo os gastos federais de 1995 até 2017? entendi, perfeito!

EduardoSP

Cuidado para não jogar fora a criança com a água da bacia. Tem muita coisa errada, mas também tem coisas que funcionam.

Agressor's

Meu amigo, vc disse tudo…Infelizmente essa é a realidade mas tem pessoas que dormem, e de maneira nenhuma querem acordar…

Flanker

Até o final da década eu acho difícil. Muito desenvolvimento e um investimento considerável. Não vejo condições disso agora e nem em um horizonte próximo.

Joao Moita Jr

Sim. No final da década de 2090…talvez.

Pedro Bó

Esse projeto só terá alguma possibilidade de sucesso se a Embraer bancar ele visando principalmente o mercado internacional.

Adriano Madureira

Desde quando o Brasil concluiu algum projeto de suas forças?!  Basta ver o programa de aquisição das fragatas inglesas… Nos anos 60,seguiram-se estudos elaborados na Escola de Guerra Naval sobre as necessidades de navios para a MB, dentro da estratégia de proteção do tráfego marítimo no Atlântico Sul.  No governo do presidente João Goulart, o EMA e o ministro da Marinha, almirante Paulo Bosísio aprovaram estudos que previam a necessidade futura de 28 fragatas para cumprir essa missão. Com o golpe de 1964, o almirante Motta foi substituído pelo almirante Mello Baptista e os planos anteriores foram temporariamente suspensos, por… Read more »

carcara_br

O quanto o playload do F-15 fica comprometido? Eu prefiro o conceito destas aeronaves voando em formação em vez de serem arrastadas, mas entre a preferência e a realidade vai uma distância né, talvez isso simplifique a operação do drone, ou mesmo diminua seus custos, são questões…

gordo

“Eu prefiro o conceito destas aeronaves voando em formação em vez de serem arrastadas”.
Também prefiro e acho vai ter também. Drones são bem versáteis e permitem muitas combinações para cada tipo de missão e a relação custo/beneficio. O Japão com certeza terá mais que um modelo.

Foxtrot

Enquanto aqui ?????

Vagner

O brasileiro e sua síndrome de vira latas e paga paus de americanos e europeus.. Se não acreditam no seu próprio país , estão fazendo o que aqui então? O Brasil é muito capaz sim de desenvolver qualquer tipo de tecnologia de ponta , só precisa de um governo que apoie e de condições de ser feito.. Já colocamos em órbita satélite com 100% de tecnologia nacional..

João Fernando

Qual satélite???

Adriano Madureira

O satélite foi aquele que foi lançado em um VLS chinês ou foi oque lançado em um VLS indiano?