MOSCOU, 12 de janeiro – RIA Novosti. O drone de ataque pesado russo S-70 “Okhotnik” bombardeou um alvo terrestre na área de Ashuluk como parte dos testes de voo, disse uma fonte do complexo militar-industrial à RIA Novosti.

Segundo a fonte, o “Okhotnik” lançou bombas aéreas não guiadas de 500 quilos do compartimento interno da fuselagem.

Não foi informada a data na qual o bombardeio ocorreu, mas foi dito que esses não foram os primeiros testes para destruir alvos terrestres.

A fonte enfatizou que “o mais novo sistema de mira e navegação instalado no Okhotnik torna possível usar munição em queda livre com uma precisão próxima a de uma arma guiada de alta precisão.”

O “Hunter”, segundo o interlocutor, é capaz de atingir autonomamente alvos estacionários  no solo e restritamente alvos móveis com coordenadas previamente conhecidas, inclusive ao receber no ar designação de alvos externos.

O veículo aéreo não tripulado de ataque Okhotnik foi desenvolvido no Sukhoi Design Bureau. De acordo com fontes abertas, ele tem comprimento de 14 metros, envergadura de 19 metros e peso de decolagem de 20 toneladas.

A velocidade máxima do Hunter atinge mil de quilômetros por hora. O drone é feito de acordo com o esquema de “asa voadora” com o uso de materiais que reduzem a assinatura no radar.

O primeiro voo do “Okhotnik”, conforme informado no Ministério da Defesa, ocorreu em 3 de agosto de 2019.

De acordo com fontes da RIA Novosti, no ano passado o Okhotnik realizou uma série de voos com simuladores funcionais de mísseis guiados ar-ar, que não têm motor, mas possuem cabeça de orientação.

Lançamentos de teste de mísseis de combate a alvos aéreos devem ser realizados pelo aparelho no segundo semestre deste ano.

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Samuel

Senhores, fiz essa pergunta em um post passado mas não obtive resposta. Vocês acham que há a possibilidade de que, tendo em vista os custos para produção, hora de voo etc com caças de 5° geração tripulados, seria uma opção para países subdesenvolvidos, como o Brasil, a ideia de utilizarmos somente drones tal como esse russo e o estadunidense? Imagino a possibilidade de eles na linha de frente quebrando defesas antiaéreas e os gripen tripulados logo depois.

Meu primeiro emprego

Bom dia! É a tendecia. Ainda mais com o progresso da IA, drones se tornariam armas formidáveis. Agora imagine uma situação bem diferente da nossa: Um país com bastante tecnologia e capital disponivel e vizinho de uma potencia que o ameaça militarmente. Estou falando de Taiwan. Por que mesmo eles não se armam com milhares de drones? A tecnologia ainda está em desenvolvimento e mesmo eles, fabricantes de drones, ainda não a tem amadurecida para pronto emprego. Como opção para qualquer país, seria um investimento até mais caro que a compra de caças, pois exigiria pesquisa e desenvolvimento em areas… Read more »

Mgtow

Taiwan é da China. Busque outro exemplo para embasar o seu comentario (muito bom diga-se passagem). Vc pode pegar por exemplo de vizinho de potencia militar que vive sendo ameaçado, Cuba perante os EUA.
Taiwan é parte do territorio chinês, não se encaixa nesse seu exemplo aí.

Antunes 1980

Como toda tecnologia, em algum momento ela estara mais acessível; a história mostra isso.
Não devemos nos desesperar, mais de 10 países tem projetos Stealth.
Devemos aguardar a parceria ideal e buscar a melhor estratégia.
Ao meu ver os Drones são o futuro. E o Brasil deveria investir pesado nisso.

Kemen

Sim sem dúvida.

Luis Aurelio Contin

Países subdesenvolvidos não tem tecnologia para tal. Drones como os da reportagem requerem um sistema de GPS, próprio. Países subdesenvolvidos não tem. Nós hoje, com o que temos, não dá nem para garantir a inviolabilidade de nosso espaço aéreo.

Luiz Trindade

Rapaz… Só falta o batismo de fogo para provar o que tanto propagandeia neh?!?

Paulo Sollo

Como foi dito ao longo de toda a reportagem, o drone está em testes de desenvolvimento e integração de armamentos. Certamente que quando estiver apto para entrar em ação, os russos não deixarão de levá-lo à Síria para testá-lo em combate e aperfeiçoá-lo. Esta coisa de achar que tudo o que os russos e chinos fazem é propaganda enganosa é tolice infantil. Talvez seja até verdade em relação a alguma coisa, inclusive até os americanos tem coisas que não entregam o que prometem, mas duvidar da capacidade de desenvolvimento dos russos é ridículo, eles já provaram a tempos do que… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Paulo Sollo
Luiz Trindade

Esta coisa de achar que tudo o que os russos e chinos fazem é propaganda enganosa é tolice infantil.
Concordo até um certo ponto. O ponto que sai do que é publicado como pode fazer e do que fez.

Andre

Me lembrei do t62, com seu pioneiro sistema de controle de tiro por infravermelho e sua propagada superioridade sobre os tanques ocidentais. Na primeira batalha que participou, devido a baixíssima precisão de seu canhão, a péssima movimentação de sua torre, pouca angulação de seu canhão, e falhas generalizadas do sistema de controle de tiro, tomou um cacete dos antigos centurions.

Paulo Sollo

Aconteceu mas é um fato isolado. Isto se repetiu em seus sucessores? Não, todos sabem que na área de blindados os russos know how indiscutível e comprovado em combate.
Achar que eles não são capazes de ir além dos erros é coisa de mickeyboy.

O então super moderno F-4 Phantom tomou um cacete no Vietnã, com 445 perdas, sendo 382 em combate, tendo abatido 107 MiGs.
Pode-se tomar isto como exemplo para dizer que os EUA fazem propaganda enganosa de todos os seus caças?

Andre

Isso se repetiu com os t72 no Iraque, mas os EUA tinham grande supremacia. Não houve nenhuma outra batalha entre blindados soviéticos e ocidentais onde a supremacia numérica estava com os sovieticas.

No Vietnam a estupenda maioria dos aviões americanos foi derrubada por SAMs, não pelos migs. Dos ~ 500 f4 perdidos, menos de 10% foram perdidos em combates aéreos. Além disso, temos o exemplo do f14 com um kill rate de 25:1 na guerra Irã Iraque.

O site migflug tem os registros de maneira em clara: https://migflug.com/jetflights/the-combat-statistics-for-all-the-aircraft-currently-in-use/

Kemen

Utilizando a mesma alternativa usada por alguns colegas em relação ao F-35, $$$$$

T-62 – 22.600 produzidos.

Centurion – 4.400 produzidos.

Muito ruim mesmo. kkkkkkk

Eita fanbritish!

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Andre

E mesmo tendo produzido tantos, mesmo colocando grande superioridade numérica no campo de batalha, perdeu feio. Quando começarmos a ver f35 cair aos montes, como os t62 foram abatido em golã, então poderemos comparar o f35 ao t62.

Defensor da liberdade

Isso aí foi burrice dos árabes que compraram um tanque que era adequado para as planícies européias.

Andre

Nisso concordamos, foi burrice dos árabes acreditarem na propagando soviética.

Alias, até os soviéticos usaram o t62 em terrenos montanhosos, tendo sido o principal tanque soviético na invasão ao Afeganistão, perdendo uns 300 veículos durante este conflito. Pena que você não pode voltar no tempo e avisar aos soviéticos que seu tanque não é adequando à terrenos montanhosos.

100nick-Elâ

Pois é…o drone norte-americano já passou pelo batismo de fogo…sendo abatido pelo Irã….kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Vinicius Momesso

Eram um drone de vigilância/espionagem.

Foxtrot

Parabéns Rússia!

Andre

” é capaz de atingir autonomamente alvos estacionários no solo e restritamente alvos móveis com coordenadas previamente conhecidas”

Realmente é uma capacidade impressionante atingir alvos estacionários. Que saudades da urss.

Sergio Machado

Era um teste com bomba suja, meu caro. Não misture funda com bunda.

Last edited 3 anos atrás by Sergio Machado
Eduardo

Bomba suja = Bomba burra?

Bosco

Não! Bomba burra é uma bomba não guiada. Bomba suja se refere a uma bomba explosiva convencional mas com alguma quantidade de material radiativo que é espalhado pela explosão.
Não faz parte do arsenal de nenhum país mas seu uso é temido em atos terroristas.

Andre

Bomba suja? Poderiam ter passado um paninho nela, não?

Defensor da liberdade

“Autonomamente”

Ou seja atacar de forma automática, sem intervenção humana, me diga que outro equipamento faz isso?

Andre

Tem um blog muito bom sobre tecnologias e equipamentos aéreos que a pouco apresentou uma matéria sobre bombas americanas que, de maneira automática, selecionam os alvos durante o vôo. Não sei se você conhece esse blog então vou deixar o link da matéria:

https://www.aereo.jor.br/2021/01/12/usaf-demonstra-capacidade-de-sdbs-colaborarem-entre-si-para-priorizar-alvos/

Neste blog tem um campo de busca e lá você poderá se informar sobre os drinks skyborg e loyal wingman. O blog é muito bom, recomendo.

Bosco

Vários. Atacar alvos fixos ou móveis estacionarios, de forma autônoma, com coordenadas pré inseridas ou recebidas via data link é mais antigo que doce de abóbora com formato de cachorrinho.
Mais difícil é atacar alvos se deslocando ou estacionário não previstos, de forma autônoma.

Rogério Loureiro Dhierio

Pra mim esse treco é feito de plástico, tem participação iraniana, norte coreana e o controle dele é o mesmo que usavam em carrinhos de controle remoto que apertando ele vai pra frente, soltando ele vai pra trás.

Nilton L Junior

Parece fato incontestável esses veículo farão parte das novas doutrinas para emprego nos cenário de combate moderno.