Dia 11 de janeiro marca o 10º aniversário do voo inaugural do caça stealth J-20 da China, que viu a aeronave pousar com sucesso em uma base de teste no sudoeste da China após um voo de 18 minutos.

Desde então, o caça a jato de quinta geração, para o qual a China detém os direitos de propriedade intelectual, passou por vários testes em vários protótipos.

O J-20 apareceu em público pela primeira vez em novembro de 2016, quando dois jatos voaram em formação durante a Exposição Internacional de Aviação e Aeroespacial da China em Zhuhai, também conhecida como Zhuhai Airshow.

Em 9 de fevereiro de 2018, a Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF) oficialmente comissionou o J-20 para o serviço militar.

Os analistas disseram na época que, em comparação com outros caças de quinta geração, o J-20 tinha vantagens claras em pesquisa, desenvolvimento e testes.

O caça participou de treinamento de guerra aérea com os caças J-16, J-10C e outros, aumentando a capacidade geral de combate da força aérea, de acordo com a PLAAF.

Em maio daquele ano, o J-20 participou de seu primeiro treinamento de combate sobre o oceano.

Meio ano depois, a aeronave apareceu novamente no Zhuhai Airshow, voando em formação de quatro aviões pela primeira vez em público.

De acordo com várias fontes, o caça stealth de quinta geração foi primeiro equipado com motores russos AL-31, mas os últimos sinais mostram que isso está mudando.

Em um vídeo recente divulgado pela PLAAF para seu programa de recrutamento de pilotos, um J-20 foi identificado com o motor WS-10C desenvolvido internamente na China.

Imagens geradas por computador de uma variante do J-20 de dois lugares também foram vistas em um vídeo divulgado pelo desenvolvedor da aeronave, Aviation Industry Corporation of China.

De acordo com o Global Times, foi a primeira vez que uma fonte promocional oficial apresentou tal variante.

Analistas militares disseram que os novos sinais mostram que o J-20 está caminhando para um nível mais alto, permitindo tarefas mais complexas. Os motores domésticos permitirão a produção em massa do caça a jato, sem o limite de motores importados, disseram.

 

FONTE: CGTN

Subscribe
Notify of
guest

66 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Campos

Me pergunto se dá para colocar os aviônicos do Gripen nesse caça….. ele tá usando Luneburg Lens para aumentar o RCS, mostra que ele é bem STEALTH.

Nick

Tem que ver o quanto é eficiente o RAM coat desse caça. No shape ele é stealth principalmente no parte frontal. Será que os eletrônicos deles está tão atrasado ao ocidentais?? Eles já fazem radar AESA e sensores como o IRST.

No mais o conceito desse caça é interessante não parece ser muito manobrável mas hoje em dia com os misseis offboresight talvez a manobrabilidade esteja superestimada.

[] ‘s

Paulo Sollo

Ano passado uma materia divulgada por um renomado instituto inglês (não lembro qual, mas estou buscando), afirmou que o J-20 seria uma ameaça a ser levada a sério e muito mais que o SU-57, e a principal justificativa para esta afirmação foi justamente em relação aos grandes avanços dos chinos nas áreas de eletrônica e softwares.

Yuri Dogkove

Concordo!

Carlos Campos

A ideia que eu tive é pegar certas partes que fazemos aqui e colocar nesse caça caso o Brasil comprasse ele, tipo o que Israel fez com o F35

Nilton L Junior

Em termos de nanotecnologia esta diminuindo o GAP em relação aos EUA e provavelmente na frente da Russia.

Matheus S

Meu Deus. Dá até preguiça responder isso. Caças furtivos muitas vezes empregam os emissores chamados “Luneburg Lens” para ampliar seu RC em voos de rotina e, assim, ocultar suas verdadeiras capacidades, não revelando seus verdadeiros RCS. Repito, isso não é uma coisa que apenas o J-20 usa, mas sim todos os caças de 5ª geração, pois os emissores ajudam os controladores de tráfego aéreo a tornar visível a aeronave durante voos transitórios e para algumas operações de treinamento e desse modo, evitar acidentes por motivos de segurança. Em alguns casos, eles também podem funcionar para mascarar a verdadeira natureza do… Read more »

Matheus S

Exemplo do F-22. Acho que ninguém é doido de dizer que o caça não é stealth por causa disso.

Carlos Crispim

O que ele quis dizer foi o contrário, por usar uma uneburg lens provaria que é stealth. Eu não acho, mas pra mim qualquer opinião é válida, eu entendi o q ele colocou, vc não.

Carlos Crispim

O q vc escreveu é verdade, mas vc não entendeu o que o Carlos Campos colocou, nada a ver como seu comentário, ele quis dizer que o caça chino usava uma luneburg lens e que isso provaria que ele é stealth. Na cabeça dele faz sentido, na minha pode significar um despiste, uma bomba de fumaça, só isso. Não precisava dar aula de Luneburg Lens.

Carlos Campos

foi exatamente o que queria dizer com o uso do equpamento.

Matheus S

Pois então, desconsidere o comentário. Eu lhe peço que me perdoe. Entendi seu comentário em um outro sentido.

Matheus S

Entendi. Achei que ele estava dizendo isso ironicamente, já que muitos aqui duvidam da capacidade do J-20.

Carlos Campos

Em nenhuma momento disse que o uso de Luneburg Lens tem alguma coisa a ver com o desempenho da aeronave.

Carlos Crispim

Se eu quisesse mostrar que meu caça é stealth, mesmo sem ser, definitivamente eu usaria uma luneburg Lens sempre. Aliás, a gente podia colocar no Gripen e teríamos um caça stealth.

Carlos Campos

mas aí o Gripen não tem shape dos caça stealth modernos, então só iam rir da nossa cara.

Everton pereira

O Brasil deveria comprar a tecnologia do J 31 fabricar aqui no Brasil com avionicos do Gripen, pensa num caça top que não ficaria

Carlos Campos

concordo demais.

Saldanha da Gama

Eficiente, falta ainda ser testado, mas que é bonito, lá isso o é…

Yuri Dogkove

Mas o F-35 também não falta ser testado?

Thiago

É uma pergunta, mas Israel não já empregou em missão ?

Yuri Dogkove

O que Israel faz é lançar bombas de longo alcance do território libanês contra alvos em solo na Síria, sempre agindo fora do alcance do radar sírio. Se isso de fato é um “teste” então podemos afirmar que os SU-57 também já foram testados pois fizeram missões semelhantes, também na Síria.

Last edited 3 anos atrás by Yuri Dogkove
MFB

Claro que é muito stealth, claro…

Michel

Seja stealth ou não, pelo menos os chineses tem algo, seja o que for, avançado, operacional e em quantidade.

Carlos Gallani

Istelfi é, agora stealth eu já não tenho certeza!

Yuri Dogkove

O país que investe em conhecimento vai longe!

Pablo

Nem sempre!!

Entusiasta Militar

No caso da china, se investe em espionagem mesmo …

Alias, copiam tudo de todos que puderem obter. Algo interessante

Wagner

Espionagem é praxe de toda potência, todas fazem. Todas roubam infirmaçoes uma das outras num jogo de vida e morte, não é exclusividade chinesa. E o fato de espionarem tão bem apenas atesta a eficiência de seus serviços secretos, o que por si só demonstra o quão sérios, capazes e perigosos são chineses! Eles quebram os sistemas mais avançados de criptografia ocidental! Ao contrário de desmerece-los e os considerarmos inferiores, deveríamos era considerá-los superiores ao ocidente nesse quesito. E além da espionagem industrial tão citada, a China hoje encabeça a produção científica global, com o maior produção de artigos cientificos… Read more »

Mgtow

Parabens.
Comentario excelente

Last edited 3 anos atrás by Mgtow
Adriano Madureira

Pelo visto entusiasta Militar, sua falta de informação é evidente… Isso aliado a uma visão parcial, como se todos os grandes países jamais tivessem copiado qualquer produto ,seja civil ou militar de determinado país ou países e que isso só seja algo que apenas os chineses fazem. No ranking global, universidades chinesas estavam entre algumas que obtiveram as melhores colocações em disciplinas ligadas a área de tecnologia. Universidade de Beihang: engenharia aeroespacial. Universidade Jiaotong de Shanghai: engenharia marítima/oceânica. Universidade de Ciência e Tecnologia de Beijing: engenharia metalúrgica. A Universidade de Zhejiang é uma das melhores do continente chinês, marcando a… Read more »

Luciano do Prado

Excelente comentário, mas para determinadas pessoas vale mais a desinformação.

Paulo Sollo

Impressionantes estes dados. É o oposto muito longínquo do que ocorre na banânia. Mas os brazucas são muito espertos. Enquanto acusam a China de espionar e desenvolver (como todos os outros sempre fizeram), os brazucas, dotados de grande perfeição moral, preferem encher os bolsos dos gringos com bilhões em troca de ToTs imaginárias e entregar suas indústrias a eles para “desenvolverem o país”.

José de Souza

Que sirva de alerta ao processo brutal de cortes de verbas às universidades federais brasileiras, as únicas que aparecem nos rankings da THE. Para se ter uma ideia da devastação vejam os recursos destinados à CAPES/CNPQ para 2021 e chorem.

Thiago

Não sou a favor do corte em educação, saúde ou segurança, mas é nítido o quanto essas áreas desperdiçam o pouco dinheiro que recebem, seja investindo dinheiro em pesquisas sem futuro ou não sendo eficiente nós gastos.

Mcruel

15% da população chinesa, com educação e inteligência, representa o mesmo número da população brasileiros, em sua quase totalidade, analfabetos funcionais. Tudo passa pela educação.

Faver

Excelente comentário! Só para complementar: o Parque Tecnológico de Xangai tem mais Startups de tecnologia que o Brasil inteiro! Um parque, e lá tem muitos!

Yuri Dogkove

Entusiasta Militar, vc pode ser mais estudado do que eu,ler mais livros do que eu, ter mais diplomas do que eu, porém não é mais inteligente do que eu, sua afirmação e seu pensamento provam isso.

Fernando

Quantos J-20 a China dispõe atualmente?

Yuri Dogkove

O ocidente alega que estão perto de 50 unidades, mas é bem provável que esse número seja bem superior.

Fernando

Obrigado. Isto pode ser um problema para ser levado em conta. Enquanto os EUA implantaram centenas de F-35 perto das fronteiras da China, além de já estarem desenvolvendo caça de 6a geração, os chineses só contam com pouco mais de 50 pecas de 5a geracao.

sub urbano

Nego olha pra uma máquina dessas e pensa “nossa meu país é um fazendão!”. Até a fabrica da Ford foi embora! kkkk O comunismo é o caminho da vdd e da vida e todos que creem nele serão salvos. China, a China é o futuro.

Agressor's

A China é a nação mais capitalista selvagem que existe hoje.

Yuri Dogkove

“Capitalista selvagem” não é pleonasmo?

Carlos Crispim

Vou te dizer o que é a China, pois um amigo meu morou lá 15 anos (e 6 meses na CN). Tem cidades (muitas) lá na China supercapitalistas!!!!! Eles tem de tudo, carros, motos, eletrônicos a dar com pau. Tem milionários, bilionários, trilionários. Educação de primeira qualidade!!!! Estilo de vida de milionários. Só não tem liberdade, é TUDO, mas TUDO mesmo , controlado pelo governo, não passa NADA. Por outro lado tem outros lugares, regiões e cidades chinesas que não tem nada, são paupérimos, miseráveis, pior que escravos. Igualmente não tem liberdade nenhuma. Não julgue a China pelos produtos xing-ling… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Carlos Crispim
100nick-Elã

Vou te dizer o que é os EUA, pois um amigo meu morou lá vários anos. Tem cidades (muitas) lá nos EUA supercapitalistas!!! Eles têm de tudo. Mas a liberdade é só para quem tem dinheiro, é TUDO, mas TUDO mesmo, controlado pelos bancos e super capitalistas, além do complexo industrial militar. Por outro lado tem outros lugares, regiões americanas que não tem nada, são paupérimos, miseráveis, pior que escravos. Igualmente não tem liberdade nenhuma, pois quem não tem dinheiro não tem liberdade na América. Não julgue a América pelos produtos bosta que vendem no Brasil – tipo coca-cola e… Read more »

José de Souza

Adoro a liberdade econômica da classe média baixa brasileira em poder ir de férias para Aspen e Cotê d´Azur, assim como a liberdade em poder assistir Terça Livre e programa do Ratinho na TV Record. E isso sem nem conseguir comprar um Ford Ka.

leonidas

Eu acho que o Brasil deveria (se não ele algum pais) logo a lançar protótipos de caças de 5º e 4º no mesmo design do J 20 e do J 10 para os chinas sentirem o gostinho, só acho… rs

Luiz Trindade

Bom… De qualquer forma… Eles estão muitos anos à frente de nós!

filipe

Mas os motores desse caças são fracos em comparação com o F-22/F-35 , quando actualizarem todos os caças com o motor WS-15 , ai sim teremos um vector de combate único na Ásia e no Pacífico, parece que a principal função desse caça é dar cobertura aos Bombardeiros stealth H-20 ou mesmo a superioridade aérea com auxilio dos J-31…

Yuri Dogkove

Como se os WS-10 fossem fracos né…

J-20

Os WS-10 são extremamente potentes, mas não são duráveis ou atendem aos requisitos que a PLAAF impôs para o projeto do J-20. Eles querem um supercruise a Mach 1.1 no padrão Full load, ou seja, com todos os seus hardpoints internos preenchidos, o que acrescenta pelo menos 3 toneladas em armamentos a mais no peso do avião. Atualmente, só o F-22 tem motor para fazer isso, uma vez que nem o Gripen ou o F-35 conseguem.

Foxtrot

Para os recalcados que falaram que ia saltar pecinhas, cair, que era um dummy e um monte de palhaçadas sem sentido baseadas em inveja e alienação ideológica, olha aí.
Parabéns a China!
Nem vou comprar com a republiqueta de bananas porque já cansei.

LEONARDO CORREIA BASTOS

Um caça de 5ª geração, além de ser Stealth, tem que possuir uma aviônica extremamente avançada em termos de fusão de dados e também de jamming, além de um motor com velocidade de Supercruise sem necessidade de pós-combustão, sem falar na possibilidade de constante atualização dos softwares de controle. Dito isso, não sei se dá pra enquadrar o J 20, pois as informações chinesas são ínfimas e/ou de pouca credibilidade…

Last edited 3 anos atrás by LEONARDO CORREIA BASTOS
Victor

Como assim ter supercruise é requisito pra ser 5ª geração?! Se for o caso pode excluir o F-35, pois ele não é dedicado para essa capacidade, e inclusive tem restrição para voos supersônicos nas versões B e C.
Na realidade, a definição para caças de 5ª geração ao meu ver ainda é muito controversa, o básico do básico é a capacidade furtiva e aviônica avançada.

Last edited 3 anos atrás by Victor
Flavio

O conceito do Paquistão de um caça de quinta geração me lembra o J-20, conhecendo ambos os paises e sua “amizade”, a China deve estar ajundado.

Andre

Parabéns para a China. O envio de muitos estudantes para o estrangeiro, desde a década de 80, e o abandono da economia comunista, estão
se mostrandoo correto e possibilitaram o enorme avanço tecnológico deles. Em apenas 40 anos, deixaram de ser um feudo soviético e estão a frente, em tecnologia de aviões de guerra, de seu antigo senhor.

Flavio

Um j-20b saindo da linha de montagem com WS-10.

Last edited 3 anos atrás by Alexandre Galante
Defensor da liberdade

Aplica uma em cada braço que fica 100%.

Yuri Dogkove

A critica em cima da China vai muito pelo fato das pessoas que se dizem de direita não aceitar o fato de que uma pessoa de esquerda pode ser mais inteligente do que ela. Para essas pessoas conhecimento e inteligência para construir algo só é possível para pessoas da mesma ideologia dela. Gente, até para copiar precisa-se de inteligência…

Nilton L Junior

Tem pessoas que vivem no século 20 em relação a china em alguns caso, na medicina então estão no século 16.

Segatto

Só sei de uma coisa, os chineses usarão bem o fato dos ocidentais sempre subestimarem eles; Sun Tzu que escreveu um livro interessante fala a respeito de usar sua má fama ao seu favor. (Antes que achem que sou pró-China, quero é que ela diminua o seu poder, a ascensão chinesa não será boa aos brasileiros)

Andre

E nos últimos 10 séculos, a China foi invadida pelos mongois, pelos ingleses, pelos japoneses, virou feudo soviético….parece que finalmente começaram a reler a obra de Sun Tzu.

Assim como o Japão no sec XIX, a China percebeu que deve, ao invés de se fechar para o ocidente, absorver os avanços desenvolvidos deste lado, sem ficar com o papinho hitleriano de “malditas democracias capitalistas ocidentais”.

Guy Barroso

Existe um espaço não falado nisso tudo. O USA desenvolve uma doutrina militar, de equipamentos e suporte para que seus militares possam tomar decisões em cima do cenário apresentado, sempre da melhor maneira possível. Os melhores ao invés de seguirem combatendo são transferidos para as bases de treinamento de forma a preparar melhor seus novos recrutas. Em uma pós graduação feita em 2003 usamos material da US Army sobre tomada de decisões de primeiríssima. Como funciona um militar Chinês na hora da tomada de decisão? Suas escolhas serão suportadas pelo PCC e seu comissariado? Será capaz de avaliar os cenários… Read more »

Nilton L Junior

Vão ter que produzir muito caça para atender seu projeto expansionista e obviamente terão que formar e qualificar muitos pilotos para seus efetivos.

Dart

lindo demais!