Confira o primeiro voo solo de um piloto da Embraer no comando do caça multimissão F-39 Gripen brasileiro.

DIVULGAÇÃO: Saab/Embraer

Subscribe
Notify of
guest

66 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Augusto

Isso foi em novembro. Já deve ter voado novamente por agora e daqui a uns 2 meses divulgam o vídeo. Enquanto isso, aguardamos ansiosamente as 4 unidades adicionais com previsão de chegada ao Brasil neste ano.

ALS

É que temos , que venha outros bem armados. Só aqui no RS tem duas bases aguardando , os F5 BR estão com fadiga de fuselagem.

Wellington Góes

Então… Não faz sentido duas bases no RS, operando o mesmo tipo de aeronave… Essa é uma situação que deveria (ou deverá) ser reorganizada…

Flávio Jesus

Como não faz sentido. As cabeças pensantes da força decidiram que é estratégico para o país ter duas bases aqui. Precisamos de pelo menos 40 caças operando por aqui.
Acho que vai continuar tendo os 40!

Flanker

Meu caro, sou de Santa Maria…..a FAB não teve 40 caças entre SM e CO, nem quando tinha a dotação total dos A-1 do 3⁰ lote em SM, que foram 21 aeronaves, somadas aos 16 F-5M de CO, daria 37 aeronaves Hoje, tem 9 A-1M em SM e entre 12 e 14 F-5M em Canoas. Mesmo quando encerrarem as entregas do A-1M, num total de 14 unidades, não chegará nem perto dos 40 caças entre SM e CO.

Caio Andrade Garcia

SM é estratégico por ficar próximo do campo de saicã, Canoas por proteger o Sul, além da patrulha marítima que saiu de Floripa. Tem Grupamento de AAA, hospital…. protegem o parque fabril do Sul do país…

Gamayun

Sinto lhe informar mas nenhuma das unidades desse lote vai pro RS não meu caro. Tudo pra Anápolis.

ALS

Esperamos, quando a Embraer segurança começar a montar algo de novo deve chegar. Lá por 2023.

Flanker

Para as unidades de caça como o Pampa, o Grupo de Caça, o Pacau, o Poker e o Centauro, a substituição de suas aeronaves atuais precisará de um segundo lote de F-39. O primeiro lote poderá equipar, no máximo, 3 esquadrões de 12 aeronaves cada. Mas, a ideia inicial são 2 esquadrões- o Jaguar e o Adelphi, que será reativado, conforme informado há tempos pelo Comaer.

Andre

Chegar gripen no RS em 2023? Foi erro de digitação?

ALS

Não, até onde eu sei 15 deles seram montados na Embraer . Se for para substituir os F5 tem alguns aqui .Eu sou otimista espero uns 100 montado nesta década.

Flanker

Meu caro, entenda: essas 15 aeronaves que serÃO montadas aqui, fazem parte do lote de 36, logo, ficarão todos em Anápolis.Ponto! Esse primeiro lote vai substituir apenas os F-5M do 1⁰ GDA.

ALS

A Embraer não vai montar?. O maior custo do contrato é transferência de tecnologia embarcada e montagem deste caça. De acordo com este , Embraer pode montar , modificar exportar junto com empresas ligadas ao F39 Gripen. A pós os 36.

Rodrigo M

Amigão, pelo jeito vc deve ter se interessado pelo assunto a pouco tempo e caiu de paraquedas atirando no primeiro “site de avião” que encontrou.
Tá mais por fora que bunda de índio..
Calma, vá navegando pelas matérias e acompanhando o site que vc vai aprendendo aos poucos.

ALS

Não posso , eu trabalho, quando saio de meu quarto de serviço na casa de máquinas gosto de ler , entre fazer meu diário de máquinas e manutenção. Quanto a bunda, já usou teu reto para defecar hoje.A propósito, uns 1000 teco teco com motor radial , vão chegar ao BR ,ilario. ??

Flanker

Se, e quando, assinarem o contrato para um segundo lote de F-39, provavelmente os esquadroes do RS poderão receber unodades desse caça. Antes disso, não!!!

ALS

Uma década =10 anos.

ALS

Serão ou seram tu enteu, não complica. ?

Ted

Os 36 ficaram sediados em Anápolis

Flanker

FicarÃO

Flanker

Tens os boletins de inspeção nível parque das células de F-5M?

ALS

Tem coisa ,( secreta) divulgada , deixa de ser.???

Funcionário da Petrobras

Show.
Quanto à montagem das próximas aeronaves a serem entregues para a FAB, a que pé anda?
Já estão na linha de montagem na Suécia?

ALS

Aguardando as peças vindo de outros países. Boa sugestão . Funcionário da Transpetro.

Tomcat4,2

E que venham os Grifos deste ano!!!

Edivar

Um piloto civil numa aeronave militar?

Flanker

Qual o problema? Piloto de teste tem a capacitação mais que necessária para isso.

ALS

Só para tirar dúvidas aqui no RS é Brigada Militar nos demais estados é Polícia Militar. Forças auxiliares do EB em caso de conflito.

Flanker

Onde eu fiz qualquer menção ao que você escreveu sobre a BM?? Não entendi…….e eu sei bem sobre a BM….sou de Santa Maria…..

Edivar

Eduardo Rodrigues é coronel da reserva da FAB! No site da RFA dizem que ele foi o primeiro civil a pilotar o gripen!

Flanker

Então, por que tu escreveu AQUI questionando se o cara era civil pilotando aeronave militar? Coloca teu questionamento lá no site da RFA…..

Caio Andrade Garcia

Provavelmente não. A ETPS do Reino Unido forma pilotos de testes e conta com um Gripen na frota.

Adriano RA

Ex-caçador da FAB, com certeza.

ALS

A Forças armadas EB,MB ,FAB,tem forças auxiliares ,PM,M mercante,Aviação Civil.

Caio Andrade Garcia

geralmente foram militares. Neil Armstrong era civil quando pisou na lua.

Last edited 3 anos atrás by Caio Andrade Garcia
Caio Andrade Garcia

comum nos EUA https://www.draken.aero/ ex militares que atuam como “esquadrões agressores”

Rinaldo Nery

Eduardo Lourenço é Coronel R1, caçador, Adelphi, da turma debaixo da minha, formado na AFA em 1987. Foi instrutor do 2°/5° GAV, piloto de provas formado no IPEV (antigo GEEV). TODOS os piloto de prova da EMBRAER são militares. O IPEV não forma civis.

Renato

Sem maiores detalhes sobre o evento.

Anderson

Vídeos interessante para quem defende os americanos.

https://youtu.be/RhRg357jr04

Manuel Souza

Tapa na kra dos entreguistas.

Atirador 33

Caro Anderson, ótimo vídeo, deu para ter uma idéia da nossa incompetência, temos bons projetos, porém estamos sempre correndo para os braços dos americanos e pelo vídeo somos sempre renegados. Eu acho que não podemos ficar com esse discurso, temos de desenvolver nossas tecnologias e abrir o leque de parcerias, nós brasileiros não fazemos nossa parte, não por incompetência, por que quando a “água bate na nossa bunda” agente desenvolve a tecnologia. Uma pena o forno desmontado na Vilares, pq nao buscar outra parceria para a montagem desse forno? Por último tenho admiração pelo nosso corpo de engenheiros que tira… Read more »

Luiz Antonio

O pior de tudo amigo é que acabaram até com as pedreiras. Tudo falido e desmontado, s-u-c-a-t-e-a-d-o. Se nada for feito e parece que não será feito porque o Brasil, tem problemas em todas as áreas, com a corrupção apenas mudando de rótulo, o GRIPEN será o último avião de caça que mais se aproximou de um caça nacional. O Brasil importa até patinete, pois não existe empresa nacional que tenha produtos competitivos em qualidade (preço também é qualidade. aliás). Falar em equipamentos de alta tecnologia como rotina é simplesmente sonho (ou pesadelo, conforme a ótica) Quando o Gripen estiver… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Luiz Antonio
Leandro Costa

E eles estão errados?

Helio Silva

Boa noite!
Eu ia dizer a mesma coisa.
E outra, a negativa deles foi o que acabou impulsionando o desenvolvimento nosso.
Veja o exemplo da espionagem deles descoberta no governo do PT… olha se não começaram a debater e olhar ciberdefesa depois disso… O Brasil é que deveria tomar vergonha na cara e não depender dos outros.
E não há novidade alguma nisso, já vêm de décadas…
O gripen não é diferente. Determinados componentes são britânicos, ou seja, limita a possibilidade de venda e de ganhos pra nós.

Saudações!

Helio Silva

E só mais um detalhe: EUA embargam a todos, não quer concorrentes.
Israel quis modernizar, com seus aviônicos, os f16 da Romênia (se não me engano foi a Romênia) e EUA disse não.

Japão e Coreia do Sul também não estão livres.

Sagaz

Eu fabrico armas em toda a escala, todas as peças. Se não vou com a cara do meu vizinho, ou até mesmo com a cara do vizinho lá do final da rua, eu sou obrigado a vender armas para ele? Se a Venezuela tiver interesse vamos começar a vender bateria de mísseis para eles? A velha máxima de chorar pelo que não ganha de não beijada… Os “oprimidos” do Paulo Freire.

Pablo

Mas depois não podem chorar quando o vizinho não quer dar a tecnologia dele.
Fato semelhante ocorreu com a bateria Iran Dome, que os americanos não receberam o código fonte e estavam reclamando!

Caio Andrade Garcia

exato… não acho que o Putin vai transferir a tecnologia do S-400 ou do 9K720 Iskander

Caio Andrade Garcia

Croácia. Mas em muitos casos as limitações impostas pelos EUA se dão por conta da forma de aquisição (FMS), os países compram a preço de “USAF”, aí precisam obedecer um monte de regras…

Leandro Costa

Exatamente. Existem níveis de parceria. No caso do Brasil é isso aí. E ainda assim, mesmo com super parceiros tem coisa que eles simplesmente não vendem. Um exemplo clássico disso é o F-22.

Se tivessem se recusado à vender tecnologia que tornaria o suprimento de comida mais abundante ou algo parecido, aí sim seria algo que poderia se condenar. Mas armamento? É direito deles, ainda mais em relação à um país instável como o Brasil.

Deveríamos ser mais assim e parar de culpar os outros pela nossa própria falta de visão.

Funcionário da Petrobras

E tem gente que defendeu a F-18 SH no projeto FX.

Caio Andrade Garcia

Contrato militar com americanos não tem surpresas. Eles cumprem o que está escrito.

Foxtrot

Na falta de novidades tome bobeira!
Que ponto chegamos, quando o banal se torna extraordinário.

Luiz Antonio

Desculpem pessoal do PA. Essa matéria não agrega nada de novidade. Nem forçando a barra.

JSilva

Ela tem sua relevância. Com os pilotos de prova da Embraer entrando acelera o desenvolvimento do programa, que não ficará dependendo apenas dos pilotos suecos.

RENAN

Duas palavras
“Para – bens”

É inacreditável a emoção destes piloto, onde ele imaginou que voaria um gripen algum dia?
Outra coisa é como saber que um piloto “novato” irá conduzir o vôo com precisão a pessoa responsável pelo treinamento deste piloto é muito fera.

Parabéns a todos envolvidos e ao piloto em especial.

ALS

?

Rafael

Alguém sabe se o piloto é ex-fabiano?

Edivar

Sim!

ALS

Manoel S.de Nóbrega me ajuda aí dos céus,nestas discussões tem que tudo explicadinho como a velhinha da praça.

ALS

Aos comentaristas de plantão. O SUL tem a maior concentração de blindados pensados do BR , sem apoio aéreo de caças e outras aeronaves não serve em nada . Desativa a FAB no Sul.

ALS

Diese Leute verstehen sich nicht, ich habe militärische Angelegenheiten aus anderen Ländern besprochen und kenne Ihre nicht. Sie bereisen die Welt und kennen Brasilien nicht.

Rommelqe

Nessas e noutras por volta de uns dez brasileiros já voaram Gripen, a maioria da FAB…ou ex- fabianos, certo?

Ao final de 2021 teremos não só a fabricação em pleno desenvolvimento (o que inclui os testes de voo com participação plena da Embraer) como também quatro novas aeronaves integradas à FAB. Entendo que toda a equipe de apoio às operações – seja em voo ou, principalmente em terra -estaraão até lá sendo devidamente inicializados em suas funções e prontos para conduzir o processo de obtenção do Certificado de Operação Inicial dentro de um ou dois anos!

Muito bom trabalho! Parabéns!

Gamayun

Só uma coisa que não entendi e desculpem-me colegas se sou néscio demais: Se a SAAB prometeu que iriamos iniciar o pagamento do Gripen após a ultima aeronave ser entregue em”2024″porque o programa está se dilatando?

Caio Andrade Garcia

geralmente previsão orçamentaria… quando o contrato foi fechado a previsão de crescimento da arrecadação era uma…veio covid, etc… aí se dilata o programa…mas gera juros para o Brasil.

Flanker

O que o outro colega quis dizer foi o anunciado início do pagamento somente após a entrega da última unidade do Gripen. Mas, parece que o Brasil preferiu iniciar o pagamento antes do final . Pelo que se tem visto, as entregas e o cronograma se ajustaram ao pagamento. Por um lado, atrela as entregas ao pagamento, por outro, quando se encerrarem as entregas, tudo, ou praticamente tudo, já estará pago.