Rafale não faz parte do acordo com a França

0

A compra de 36 caças Rafale, que o governo francês queria incluir no pacote, está fora do acordo. Segundo Jobim, o governo ainda analisa a oferta francesa, ao lado das propostas dos caças norte-americanos F/A18 e dos suecos Gripen. “A melhor opção será em função da transferência de tecnologia. Queremos construir os aviões no Brasil”, garante Jobim.

FONTE: Luiz Carlos Azedo/Correio Braziliense

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Alexandre G.R.S.

Ops, o que foi isso????
Um blefe? uma melhoria de proposta dos concorrentes? preparação de terreno? hahahaa
Interessante

Mauro dias

Olha já vi várias noticias sobre isso , inclusive que seria tudo anunciado no dia 7 de setembro

Kfonseca

Se ele diz que quer a construção dos aviões no Brasil, então o SH está totalmente fora, na minha opinião. Os suecos propuseram construir 50% aqui no Brasil (isso já foi discutido aqui no blog ao extremo… o que seriam esses 50%? pneus, flap, ?) Não sei até que ponto os franceses, interessados em manter a linha do Rafale aberta e dar mais vida para a Dassault, desejam transferir a montagem para cá. Na minha humilde opinião o Gripen NG é o melhor para o Brasil. Mas bem que eu gostaria um acordo com os franceses, nos moldes propostos, para… Read more »

tecnocskye

Essa relamente foi uma noticia inesperada!!!.

fabio

CHEIRO DE SUPER HORNET NO AR… Como se trata de um avião já não tão importante (mesmo porque os EUA já tem o F22 e o F35, acredito que eles liberariam a produção por aqui sem problemas… Seria quase a venda de uma tecnologia já (ultrapassada portanto sem problemas)… Abriria o mercado para a Boeing e tornaria os EUA ainda mais vendedores de tecnologias quase obsoletas para eles… Obvio que para a realidade do Brasil isso seria o Filé Mignon…

Felipe Cps

E tantos francófilos falaram que a decisão sairia no 7 de setembro, com a visita do “baixinho”… E tantas vezes falei que não tinha nada a ver, mas os francófilos insistindo… ai ai ai… O preço do caça francês é um “Dassalto”. Penso que com essa informação o mesmo foi para o vinagre… E cada vez mais acho que, com o critério principal sendo a TT, e a construção aqui no Brasil da maior parte possível da aeronave, vamos de Gripen NG mesmo… Desenvolvimento e construção em conjunto, por um preço que compense adquirir a quantidade mínima necessária para se… Read more »

tomas

A opinião de Jobim começa a mudar?
Será apenas mais um ato de pura retórica?
Será que pisaram nos calos dele?
Atzeeeee!!!
A FAB fará a definição no dia 23 de outubro, atendendo a técnicos e
a pedidos internos da prória força, tentando se desvincular do contexto político ao máximo.

Mauro dias

Fabio vc pensa pequeno, como pensar assim com uma indústria aeronautica que é a 4º do mundo, será que eles gostariam de uma tecologia ultrapassado como voce quer?

Paulo Renato

Muito confusa essa situação do FX2, cada mmomento sai uma noticia, para embaralhar tudo.

Vamos aguardar os acontecimentos que saia no dia 7 Setembro msm, pa senão só depois do próximo governo.

Abs;

Paulo

É pressão americanos nos cagão está funcionado estão morrendo de medos da turna do Obama.

abs

João Curitiba

O Dia do Aviador seria uma justa homenagem. E dará mais tempo para ser estudado de que forma o BNDES vai poder participar da compra da SAAB pela Embraer. Porque para construirmos só 36 caças aqui, nem vale a pena. E para construirmos 120, só o Gripen NG ou uma versão mais moderna ainda.

Abraços

PS: Se sair F18 ou Rafale, ficaremos só nos 36 mesmo. E daí partiríamos para o nosso projeto próprio, que seria o AMX com melhorias.

Marcelo Tadeu

Nada de mais esta notícia. A última vez que o Jobim falou do F-X ele declarou sua preferência e todo mundo caiu de pau em cima dele. Agora ele está fazendo o papel de Ministro da Defesa, uma coisa é uma coisa , outra coisa é outra coisa!!! Vcs acha que ele iria dizer: “O Rafale faz parte do acordo militar Brasil-França” Só se ele fosse maluco!!

URUTAU

Senhores

na verdade a 3* maior industria aeronautica do mundo ainda aplaude em pé uns velhinhos da tecnologia utrapassada vejam isto

http://defesabrasil.com/site/artigos/aviacao-militar/o-requiem-de-uma-lenda.php

SDS Senhores

Luís Aurélio

Primeiro o resultado sairia até a 2ª quinzena, de agôsto, depois por ocasião das comemorações de 7 de setembro, agora o Junití Saito disse que o resultado sairá em outubro, provàvelmente, no dia 23 . Esta postergação parece dizer que o FX 2 é um paciente terminal.

Paulo

João Curitiba podemos esquecer do Gripen e Rafales e os f-18.O governo está igual um leão na caça só esperando a oportunidade de dar o golpe nos concorrente o Brasil já perdeu uma grande oportunidade no passado e vamos perde essa tambem.

abraços

URUTAU

Senhores volto a insisistir creio que o melhor para o Brasil seria isto ou algo proximo a isto inicialmente efetuamos uma boa razoavel compra de prateleira reequipando desta forma nossas Fas deixando-nos com uma boa força de defesa por muitos anos concomitantemente a isto efetuamos uma reforma profunda na legislação inclusive na nossa constituição prevendo e formando um elenco de leis que viriam de forma solida amparar juridicamente um aparelhamento militar necessario e sem estar atrelado a bloqueios ou contigenciamento de verbas do orçamento da União e por mas não menos crucial ou importante uma tambem profunda reformulação legislativa assegurando… Read more »

Felipe Cps

URUTAU: vc acha mesmo que os políticos irão permitir o descontingenciamento de verbas para a defesa? Quando não o permitem nem seqpara a saúde, lembrando que o Temporão está querendo passar um novo imposto apenas para financiar o SUS?

Amigo, descontingenciar verbas é abrir mão das chaves do cofre. Político nenhum fará isso, muito menos os PeTralhas, que dependem da verba estatal para existir como projeto de poder.

Felipe Cps

URUTAU:

Vc acha mesmo que os políticos irão permitir o descontingenciamento de verbas para a defesa? Quando não o permitem nem sequer para a saúde, lembrando que o Temporão está querendo passar um novo imposto apenas para financiar o SUS (e vai ser “ruim” de passar no Congresso)?

Amigo, descontingenciar verbas é abrir mão das chaves do cofre. Político nenhum fará isso, muito menos os PeTralhas, que dependem da verba estatal para existir como projeto de poder.

No mais amigo, já temos leis demais; não precisamos de leis, precisamos é de representantes honestos.

Sds.

Felipe Cps

Ops, desculpe-me, a primeira saiu truncada…

Rubens Souza

Bem gente cansei desta lega, lenga. Em qualquer pais sério Defesa é tratada com seriedade. A decisão é do país, do governo e não de lobyn estrangeiros. Já tivemos o cancelamento do FX agora adiamentos encima de adiamentos da decisão pelo novo caça. Já esta virando chocata este assunto em foruns argentinos. Acho que este assunto não vai mais sair neste governo. Era pra agosto, passaram pra setembro agora pra fins de outubro. Até creio que até o dia do aviador em 23 de outubro a aeronautica apresente o seu relatório, que já disse que não vai indicar um dos… Read more »

Felipe Cps

Excelente matéria sobre o Gripen Ng e a Saab no “Valor Econômico” (via DefesaBR):

http://defesabrasil.com/site/noticias/fab/estrategia-da-saab-e-reforcar-parceria-com-embraer.php

Sds.

URUTAU

Felipe Cps

sim amigo sei que é quase impossivel pois infelizmente neste pais politicos desonestos e corruptos são moeda corrente literalmente mas a ideia a esperança a luz no fim do tunel tem que existir
porque senão ficaremos de tal forma o só ira restar dizer

o ultimo que sair por gentileza apague as luzes
é triste e lamentavel isto tudo meu amigo

Abraço

Mauro dias

Voces esquecem que 23 de outubro é dia do aviador, mas abril é o mes da caça

gaspar

como disseram ai em cima, “em qq pais serio”…
desde qnd o Brasil eh serio ????
esse pais eh uma palhacada… culpa do povo ignorante que nao sabe votar…
engracado ne, esse mes o molusco resolveu aumentar o bilsa familia em R$ 500 milhoes por mes… a eleicao ta chegando e o pt precisa comprar os votos desde ja…

no final vamos acabar com uns J10…

Robson Br

Existe ainda muitas incertezas no FX-2, mas será bom mesmo para a FAB não ser anunciado junto com os subs. Primeiro por a FAB nunca ter vinculado um projeto ao outro, segundo fica mais a vontade para dar o resultado, mesmo que seja o RAFALE.

sonic wings

Srs. resta saber se teremos tempo após o anuncio oficial para aprovação no nosso legislativo a aquisição das aeronaves, lembrando que ano que vem tem eleição e temos de contar com a boa vontade dos nossos legisladores que têm trabalhado bastante últimamente tentando salvar o bigodão e livrar o seu.

Abs

Mauricio R.

“A última vez que o Jobim falou do F-X ele declarou sua preferência e todo mundo caiu de pau em cima dele.”

O ministro da Defesa não tem que ter “preferências”, e mais ainda não tem que manifesta-las.

Mauricio R.

“…como pensar assim com uma indústria aeronautica que é a 4º do mundo,”

O horizonte tecnológico dessa industria é ERJ e ALX, esperar o que???

sonic wings

Felipe, Pelas entrelinhas temos a indicação do GRIPEN, talvez por isso a demora do anúncio, querem que a galera se acostumem com o novo fato. Se fosse RAFALE já teríamos visto champagne e fogos de artifício na visita do Sarkozy. Mas tá difícil até de explicar os tais scorpenes. Ufa! Fico aliviado, apesar de achar excelente vetor teríamos de nos virarmos pra pagar o gás do bicho. Comprar é fácil, difícil é pagar o IPVA, seguro, gás etc. Podia então ser o SUPER HORNET. Mas Jobin acaba de reafirmar que a preferência será dada àqueles que fabricarem o avião por… Read more »

Marcos Andrey

Bom, pelo andar das carruagens eu acho que o Rafale ja tem suas viuvas, é bom elas ja ir treinando com as dos SU-35 aquela véia doida da vovódika (acho que esse o nome dela) vai dar uma boa professora de choro. Opinião minha ou da Gripen ou da SH o Rafinha ta fora!!!

Abraço a todos…

Edmar

Caros Amigos.: Eu pessoalmente prefiro o “Dassault Rafale F-3”, mas, se ele não vier, então ficamos com o “Saab Gripen NG”. Imaginem, uma empresa brasileira já mandou seus tecnicos para trabalharem na Suécia, especificamente, trabalharem no “Gripen NG”. A versão “Saab Gripen NG” vai ter um motor um pouco mais potente e vai ter maior carga de combustivél. O novo “Gripen NG” pode chegar a uma velocidade de 2125Km e pode carregar 6000KG de armamentos. Ele pode ser armado em poucos minutos e pode pousar em estradas. Além disso o “Saab Gripen NG” é o que tem o menor custo… Read more »

Mauro dias

Mauricio vc acha pouco?
Me aponte outras com a idade dela! mas com mesmo nkow how!!!!!!!!!!!!

FN

Pessoal tem algo errado ai, costruir 36 miseraveis caças aqui tão pouco esse ministro come estrume ou está planejando relamente a compra dos 120 ai sim faz sendido o investimento… mas ta na cara que é Rafale o governo devia é te vegonha na cara e dizer logo e acaba com a brincadeira se não for assim o governo é ainda mais extupido que pensei gasta uma montanha de dinheiro em submarinos e helicopteros e perde a chance de fabrica um caça de 5 geração com a França no futuro…Ahhhhh!!!!

Felipe Cps

Ihhh, ó aqui em riba, viuvada da “Dassalto” já começou a desesperar, rsrs…

Harry

Caro, Marcelo Tadeu Nada de mais esta notícia. Esta certissimo Jobim já tinha desvinculado o FX-2 do acordo da Marinha ou qualquer outro. É que os franceses não perdem a oportunidade. A Saab esta no silencia, mais não esta parada, esta apostando em uma parceria com a Embraer na produção do Gripen_NG mesmo que não vença a concorrencia, essa disposição já diz tudo. Além do que o preço do SubNuclear, fara com que o governo pense duas fazes antes de fazer negocio. E ainda tem os FREMM. Já tou sentido o cheirinho de Gripen-NG Abraço Há, os americanos tambem farão… Read more »

Marcelo Tadeu

Rubens Souza,

Vc está preocupado com os argentinos? Eles vão falar o que? Nós estamos emprestando Tucanos pra eles porque os deles não voam por falta de manutenção. Há muito tempo que as FFAA argentinas estão na lama!!

Sds,

Nunão

Quando uma autoridade fala em construir aqui, é bom sempre filtrar. Os aviões da Embraer são construídos aqui parafuso por parafuso? Não. Os carros das diversas montadoras são? Também não, e nem faz sentido. Os concorrentes sinalizam com a construção de partes estruturais, notadamente da asa, e diversos outros componentes. Se eles são interessantes para a indústria local e para a tecnologia que se espera absorver (e creio muitos desses componentes são), levando-se em consideração que a tecnologia imprescindível é a que permita a manutenção dos próprios meios… bem, enfim, é isso que interessa. Quanto ao que interessa para o… Read more »

RL

Estou torcendo para o “RAFAEL”, más acredito que o Gripen NG vai levar esta.
É uma excelente plataforma e em vista do que vem sendo dito e debatido, tem a melhor oferta comercial que aliás nesse quesito, abate facilmente os outros dois oponentes.

Mauricio R.

“Me aponte outras com a idade dela! mas com mesmo nkow how!!!!!!!!!!!!”

Nossa, qnto bairrismo!!!

KAI, fabrica o T/F/A-50 Golden Eagle.
Tusas, fabrica o F-16 e participa do programa F-35.
Denel, fabrica o Gripen p/ a SAAF e fornece partes p/ os Typhoons da RAF.
As chinesas (Chedju, Sheyniang, etc…) é até covardia citar, J-10; J-11.

brazilwolfpack

Outro “anuncio”… Que novidade. Depois do vexame de 7 De Setembro,e das outras inumeras supostas datas,so acredito nisso quando realmente acontecer. Talvez o Saci Perere fará esse anuncio,ou talvez ate mesmo o Papai Noel. E ao passo que vai levando o FX-2,precisaremos de muita sorte e reza brava mesmo para ver o Brasil com esses 36 caças antes de 2050. Dado o historial dos programas de defesa no Brasil,acho muito dificil acreditar em algum dia este numero chegar a 120. E quanto ao comentario acima referido ao Brasil usar o P-3,enquanto o resto do mundo o está discartando,apesar de algo… Read more »

Harry

Caro, Felipe Cps se me permite: Excelente matéria sobre o Gripen Ng e a Saab no “Valor Econômico” (via DefesaBR): Resumo: No Gripen New Generation (NG), oferecido agora no F-X2, a autonomia com tanque cheio subiu de 3.200 para 4.100 quilômetros. “Dá para sair de Anápolis, ir a uma missão no pré-sal, ficar 30 minutos na área e voltar com tranqüilidade Nunca atrasamos uma única encomenda”, diz. E argumenta que o risco de falhas cai muito porque o Gripen NG já tem um “demonstrador”, ou seja, uma versão que vai além de protótipo “todas as licenças necessárias” para transferir tecnologia… Read more »

Gunter

Ainda aposto no Rafale, pela qualidade superior, pelo pacote mais completo e abrangente, e pela parceria com a França!
Ainda não aceito o véu negro rsrsrsrs

Gunter

Mas, diante de uma derrota do Rafale, não farei luto… rsrsrs
Por acreditar no trabalho dos profissionais que estão conduzindo todo o processo, vou saldar a chegada do vencedor!

Azul&branco

…ou ainda, o rafeiou dâssou…

João Curitiba

Cavalheiros

Seria possível o Gripen NG com motor francês?

Gunter

perdão, SAUDAR! vou saudar a chegada do vencedor!

FN

Caro Felipe Cps
eu to pouco me lixando com o fencedor desde que não seja aquela coisa que chamam de F/A18E que não passa de uma armadilha de 7,? Gs pior que um A-1M, e adorei a ideia do colega (João Curitiba) um motor que não seja americano no Gripen assim como todo o avionico… sou anti americano sim!!!!! principalmente depois daquela historia de vende misseis e deixa-los lá para quando eles achasem melhor nos darem…
Só que eu tive uma ideia melhor agente fica com os AIM-120 e pagamos quando bem intendermos…legal?

Luís Aurélio

João Curitiba. Seria possível o Gripen NG com motor francês?

Se o motor francês tiver : as mesmas dimensões; o mesmo pêso ; o mesmo consumo ; a mesma potência que o motor usado no Gripen NG é tirar um e colocar outro. Mas se os motores forem diferentes nos ítens acima, o projeto terá que ser refeito.

kaleu

ô João … Brinca não brow … esse M-88 é uma lastima … os EAU dizem que só compram (leia-se “trocam Rafales por Mirages-2000-9) se melhorarem o motor … então ele não é uma brastemp não …

Tem outras opções RR e P&W, se não gosta do GEF414 … que por sinalo é muito bom …

abraço
Kaleu

Mauro dias

Para se ter um parâmetro com nosso FX2 , no site defesanet , um bom artigo sobre a concorrência Indiana, vale a pena ler:

http://www.defesanet.com.br/fx2/in_126.htm