Quando o presidente Lula esteve em Anápolis, no último dia 13 de agosto, para receber o Título de Jaguar Honorário, o Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Juniti Saito comentou com os presentes que o resultado do Projeto F-X2 será anunciado em Outubro, provavelmente no dia 23 – Dia do Aviador. Esta informação foi dada pelo site Defesanet.

Subscribe
Notify of
guest

133 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
fernando

meu deus, quando essa novela vai acabar, estou ficando com com meu nervos a flor da pele,depois vao dizer que e so no mes de novembro, tenha paciecia!!!

Cmdt Oliveira.

Isso ta me cheirando vitoria do SH.

Bronco1

É…

Mais um 7 de setembro magro para as forças armadas brasileiras…

Espero que pelo menos esta celeuma sobre os submarinos seja definida logo. Quanto mais tempo demorar, mas vai dar pano pra manga da imprensa não especializada. Aí já viu, ne? Mentiras repetidas diversas vezes acabam virando verdades.

De qualquer forma eu prefiro que demore mais um pouco e venha de fato o melhor vetor para a FAB do que o negócio ser feito nas coxas, respeitando não o desejo da FAB mas das outras partes envolvidas no processo.

Humberto

E aí amigos, o que vcs acham que vai dar? Estou achando que vai dar Rafale, já que o SU-35 está fora. Eu tenho certeza que todos nós que lemos esses sites de defesa acabamos sabendo alguma coisa sobre o assunto, e acho que o Governo Federal devia procurar saber, talves através de alguma votação online, ou ver esse tipo de votação que já foi feito por sites especializados, enfim, para saber o que nós achamos desse FX-2 e de quem acharíamos que deveria ganhar a concorrência, afinal a grana é nossa. Eu li esses dias atrás que a Polícia… Read more »

Felipe Cps

Excelente matéria sobre o Gripen Ng e a Saab no “Valor Econômico” (via DefesaBR):

http://defesabrasil.com/site/noticias/fab/estrategia-da-saab-e-reforcar-parceria-com-embraer.php

Sds.

lucas

Pessoal, os oficiais da FAB estão coberto de razão, a meu ver, quanto mais tempo para a decisão, mais tecnologias estão sendo ofertadas pelas empresas candidatas, quem não lembra do SH, que inicialmente não transferia praticamente nada, agora já esta transferindo uma boa quantia e alguns armamentos extras, ou seja, quanto mais tempo, melhor serão as ofertas, e se o Brasil insistir um poquinho, quem sabe não venha o F15k/SE no lugar do F-18S/H. (sonha no F-15, não custa nada,kkkkkk)

lucas

Ahh, esqueci de falar sobre um item que parece estar entrando nos planos da FAB, como esta demora na escolha esta tão grande, significa que estes aviões são muito “parecidos” tecnologicamente, ou seja, penso que essa decisão vá deixar muita gende de boca aberta, possa ser que venha alguns Rafale F3 como um vetor de longo alcançe e grande poder de fogo, e também possa vir alguns Gripens, mesmo eu não gostando deles, pois seu custo unitário é o mais baixo dos três, possa vir algum valor maior do que as 36 aeronaves previstas anteriormente, finalizando poderia vir os 36… Read more »

Paulo Silva

Esta mudança de data para o dia do aviador realmente já esta cheirando para o lado do F18 SH!Antes, seria 7 de setembro, por causa da presença do Sarkozy, e a Bruninha(que gracinha!). O Lucas esta com razão, quanto mais demorar a decisão, mais será melhorada a oferta sobre o FX2.

Abraços

Paulo

Alecsander

Minha nossa senhora, isso já esta ficando chato, eu quase não tenho mais interesse em quem vai ganhar ou não. Se continuar assim o Brasil terá o seu submarino nuclear antes de sabermos quem vai ser o vencedor do FX-2.

Um grande abraço a todos os nacionalistas.

Mauro dias

Eu ainda acho que no dia 7 de setembro define-se tudo, se o escolhido for o rafale.

Wolfpack

Senhores, Não acredito que exista mais espaço para melhora das propostas. Acredito que todas as cartas já estão na mesa do Junite Saito e é claro que os pessoal do Governo já sabe quem irá levar o FX2. É um suspense sem necessidade. A data será outubro não só pelo dia da aviação de caça, mas também para se afastar alguns temas que só prejudicam o processo, como “Bases na Colômbia”, “Presença do Sarkosy no Brasil” afinal é ano da França no Brasil. Acredito que os fornecedores já estão com o foco no FX da Índia e nada mais. O… Read more »

gaspar

o molusco ja esta ha 7 anos com essa enrolacao…
enquanto isso, em Brasilia…

eu nao duvido nada o Brasil resolver comprar uns J10… nao duvido nao…

JUCA BALA

Rafale tá fora.
Vai entre os SH e o Gripen.

Kfonseca

Lucas, acho que a FAB não seguirá uma linha de adquirir 2 vetores. Aliás, a tendência mundial é ter um único vetor. Qto ao alcanse, o Gripen NG é equivalente ao Rafale (se não foi maior, esqueci os números).

Agora que podiam comprar 12 Rafale para a Marinha e o resto de Gripen para a FAB, ah podiam…

Mauricio R.

“…mas é revoltante sabermos que a maioria dos países estão aposentando os P-3…”

-Se vc ler ao blog c/ cuidado, vai saber que o P-3 está longe de estar sendo descartado.

“…mais tecnologias estão sendo ofertadas pelas empresas candidatas,…”

-Tem quem as absorva???

Mauro dias

Wolfpack , dia da caça é no mês de abril , outubro é comemorado o dia do aviador.
Mas acho que sai tudo em setembro , querem acabar logo com a barulheira, fora o que vem depois …..choro dos derrotados , CPI’S, medidas no supremo , e por ai vai … seja qual for , alguém vai tentar melar tudo , ainda mais se for F-18 , nada contra mas são os que exercem a maior pressão , principalmente midiática

Robson Br

já está tudo decidido. So o momento não é o ideal para anuncia-lo

Mario Pimenta

Quanto aos J10, um olhar distraído, poderia confundí-lo com eu Eurofighter…
Quanto ao FX2, concordo com os que acham que vái dar os SH, apesar de não ser o meu preferido tbm.
Os F15 Silent Eagle chegaram um pouco tarde ou não foram oferecidos?

Antonio

Quando o México decidiu que precisava de um vetor para resguardar os seus interesses no Golfo do México (petróleo), eles foram logo às compras e não ficaram com elocubrações mentais. Compraram uma meia dúzia de aeronaves russas que impõem respeito pelo seu alcance e carga bélica.

Aqui no Brasil o projeto F-X está se arrastando há 15 anos!!! Os competidores SÃO OS MESMOS e os custos do projeto foram multiplicados por 3 ou 4!!!!

Graças ao bom Deus a Venezuela e a Argentina não nos “cutucaram” quando a Bolívia resolveu expropriar as refinarias da Petrobrás!!!

Moura

O pessoal fica falando que um dos concorrentes está fora… Quem é que garante que um dos 3 finalistas foi descartado? O que se sabe é que os 3 finalistas estão na disputa final e fim de papo. Só saberemos quem é o vencedor quando o mesmo for anunciado oficialmente. Apesar de contra o F-18 SH, por motivos diversos, desde vetor até o país de origem, acredito que se o F-X2 sair do papel e um for escolhido já é lucro. Eu só não quero ver essa papagaiada arrastada até um novo governo, se isso acontecer, eu parei com o… Read more »

lucas

Pessoal como disse acima que quanto maior o tempo para a decisao para o FX-2 melhor serão as propostas, mais também acho que este negócio de prorrogar a decisão, não passa de uma forma de enrolar a emprensa, pois quem não sabe que quando se aproxima a hora da decisão a dita imprensa especializada cai de pau em cima do escolhido, como se os outros concorrentes fossem melhores coisa e tal, para mim isso é apenas uma forma de despistar notícias que influenciem a população desinformada, ou seja, se tiver que ser Rafale F3 ( meu preferido) o contrado será… Read more »

Esdras

Se quanto mais tempo será melhor para oferta de novas tecnologias, então vamos ficar tranquilos e deixar isso para 2030, assim ele passam tudo para nós.
Só pra lembrar o FX era para ter sido decidido na década de 90!!!!! e o governo atual está fazendo como o anterior, empurrando para o proximo.

sonic wings

Srs. resta saber se teremos tempo após o anuncio oficial para aprovação no nosso legislativo a aquisição das aeronaves, lembrando que ano que vem tem eleição e temos de contar com a boa vontade dos nossos legisladores que têm trabalhado bastante últimamente tentando salvar o bigodão e livrar o seu.

Abs

athalyba

Amigos, Há meses eu descobrí a tríade de sites das FA e os acompanho com muito cuidado, lendo os comentários e tals. Uma coisa me salta aos olhos: metade dos comentaristas deixa suas convicções ideológicas turvarem suas interpretações, deixando de olhar pros lados e entender as profundas implicações geopolíticas e científicas. Essa fase final do F-X2 é como um hipopótamo numa loja de cristais, há de se ter muita calma nessa hora … As postergações, como disse o comentarista Lucas, são parte do jogo de pressões … Uma notícia pouco divulgada, mas que é de suma importancia, é que a… Read more »

lucas

Caro amigo Kfonseca. Citei em um comentário acima que o Rafale caso seja escolhido seria um vetor de longo alcaçe e grande poder de fogo, em momento algum disse que o Gripen tinha alcance menor, não fiz comparações com os dois, mais como seu comentário incitou este tipo de comparação, lembre-se que o gripen por ser um aviõo de menor porte carrega 2 TONELADAS de armamento a menos do que o Rafale ou o F-18S/H, ou seja, o Rafale tanto o F-18S/h e o Gripen são aviões de grande alcance, mais o unico deles que carrega menos armamentos é o… Read more »

tecnocskye

ja está na hora de isso ter um fim…

Edmar

Caros Amigos.: Eu quero muito que até no dia 7 de Setembro de 2009 o FX2 tenha sido definido, mas, acho que vem muita coisa por ai!!! Eu torço para que o “Dassault Rafale F-3” seja o vencedor, mas, acho que ele está um pouco longe, afinal, por enquanto tudo é especulação. Caso o “Dassault Rafale F-3” não vir eu torço para o “Saab Gripen NG”. A versão “Saab Gripen NG” vai ter um motor um pouco mais potente e vai ter maior carga de combustivél. O novo “Gripen NG” pode chegar a uma velocidade de 2125Km e pode carregar… Read more »

Fábio Max

Prometeram para julho, agosto, setembro e agora outubro?

Cancelem logo de uma vez que é o que os políticos querem! Vão pegar o dinheiro e aplicar em bolsa-familia e depois em amantes, cargos para parentes e apadrinhados e investimentos em paraísos fiscais…

Dell72

haaaa!!!!
Uma proposta:
vamos boicotar, não vamos mais falar no assunto.
até que seja resolvido.
(acho que exagerei hehehehehe)

Francisco AMX

Eta Brasilsão de meu Deus! alguns elogiavam a FAb que estava cumprindo tudo direitinho… ora ela compria com as datas que ela mesmo estabeleceu, para escolha e não compra,… agora nem isso tá fazendo! depois dizem que não somos sério, e não somos mesmo! o Saito, na verdade, tá cuidando das “ovelhas” … tá indo para reserva, vai fazer o quê? é um porta-voz do MD… se bobiar dança e perde… sei lá… uma “boquinha” acolá… rsrsrss e vou condenar o home? eu não! tem é que ficar quieto mesmo! já que não tem condições de se impor! inteligente ele… Read more »

Viper

Pessoal!
Eu pessoalmente acho que essa demora vem na hora que o Lula cogitou acabar com o contingenciamento dos royalts do petróleo. Acho que o governo vai ficar naquel: Uma prece a Deus e uma vela ao diabo. SH e Rafale vão sair ganhando, resta saber quem vai para a marinha e quem fica com a FAB

JC

Outubro….de q ano? Minha opiniao, nao necessariamente a verdade: -Saito e demais coma-andantes militares: uns frouxos que nao querem se incomodar, amedrontados, nao abrem a boca pra contrariar nada do que lhes eh imposto. -Jobim: PMDB…sem comentarios. -Mulla: cancer…vcs me desculpem, mas achar q este governo foi bom para os militares, eh sacanagem. Foi ruim como os outros. A ideia de transformar estas insitituicoes petreas e fortes em fracos paus mandados, continua. Nao da pra levar a serio um cidadao que idolatra Castro, Farc, etc. alias, deve ser levado MUITO a serio. -FX2: quando li a primeira vez, pelo Felipe… Read more »

JC

E o sarna foi mais uma vez vencedor hoje no Senado…

Lucas

To começando a pensar que este programa vai por água abaixo, “só falta eles vim com a conversinha de que não temos inimigos eminentes para nos armar”, mais fico pensando num conflito inesperado será que vamos ligar para o 0800 da Saab da Dassault ou da Boing e encomendar alguns aviões que eles entregam em menos de 30 min ou seu dinheiro devolta?

Francisco AMX

cumpria… fica mió

Mauricio R.

“…resta saber quem vai para a marinha e quem fica com a FAB…”

A MB não está em processo de seleção de aeronaves de combate neste momento, somente a FAB.

MOsilva

Caros colegas de Bolg… Creio que a decisão de postergar o anúncio do vencedor do programa FX-2 para outubro se deva a situações políticas. Vale lembrar que em 07/09, o presidente francês estará em vista ao Brasil. E que em tal data será assinado o acordo de coperação militar Brasil-França (Helis e Subs), que não inclui o FX-2. Assim, haveria “liberdade diplomática” de escolher o melhor comcorrente, sem que se caracterize qualquer “pressão” externa (ou interna). Não acredito que este tempo permita melhorias nas propostas apresentadas (até porque as BAFO já foram feitas). Mas permite uma melhor identificação do cenário… Read more »

Hornet

Uma coisa é a escolha, outra coisa é o anúncio púiblico desta escolha. Já o anùncio ficou para depois da visita da Carla Bruni…talvez até para não criar confusão política, por parte da imprensa e de uns e outros que insistem em criar confusão a troco de nada em torno do FX2. Caso vença o Rafale no FX2, este distanciamento diplomático em relação a data da visita da Carla Bruni é salutar. E caso vença outro caça, evita um certo constrangimento por parte dos presidentes do Brasil e da França. Ou anunciava antes, agora em agosto, ou então o MD… Read more »

Azul&branco

Ao menos não seria em 7 de setembro.

Robson-Paraense

foi confirmado pelo ministro Jobim o lançamento do FX 3, O Retorno, os concorrentes são SU-36, F-23 e o F-36 a decisão deve sair em 2100.

Getulio - São Paulo

O concurso do FX2 da FAB entrou em crise. Ainda mais com o anúncio do FX2 da ïndia.
Vendo os requisitos iniciais da concorrência, o que nós apontamos aqui no blog, os indianos exigiram lá.
Por exemplo porque os caças concorrentes não voaram aqui no Brasil, inclusive os testes de qualificação?
Veja-se que os seis concorrentes terão que apresentar os caças para testes, inclusive o Gripen. Aqui só foi conversa. Que concorrência foi essa? Veja-se o site Defesanet.

Getulio - São Paulo

Veja-se que os americanos já mandaram para a ïndia dois Super Hornet F-18 para testes duríssimos em diversos climas do país. A Russia também está mandando dois SU-35 para os testes rigorosos. E aqui? pelo amor de Deus, que vexame.

Mauro dias

” Acho que sai em stetembro” O presidente Luiz Lula da Silva bateu o martelo em relação à polêmica compra de 41 helicópteros de transporte para o Exército e quatro submarinos Scorpène, de tecnologia francesa. Os veículos serão fabricados no Brasil, respectivamente, pela Helibras e um estaleiro a ser construído pela Oderbrecht, com uma nova base naval na baía de Mangaratiba (RJ). O pacote prevê a construção de um submarino nuclear pela Marinha, com tecnologia de propulsão nacional e os demais equipamentos franceses. O acordo militar do Brasil com a França será assinado no próximo 7 de setembro, por Lula… Read more »

brazilwolfpack

Outro “anuncio”… Que novidade. Depois do vexame de 7 De Setembro,e das outras inumeras supostas datas,so acredito nisso quando realmente acontecer. Talvez o Saci Perere fará esse anuncio,ou talvez ate mesmo o Papai Noel. E ao passo que vai levando o FX-2,precisaremos de muita sorte e reza brava mesmo para ver o Brasil com esses 36 caças antes de 2050. Dado o historial dos programas de defesa no Brasil,acho muito dificil acreditar em algum dia este numero chegar a 120. E quanto ao comentario acima referido ao Brasil usar o P-3,enquanto o resto do mundo o está discartando,apesar de algo… Read more »

Gunter

brazilwolfpack! Amigo, faça uma reflexão e visto que voce tem acesso, utilize a WEB para se informar melhor sobre as muitas besteiras q voce escreveu. P-3 BR não é lixo, F-5 modernizado não é sucata. Aqui mesmo no blog há muita informação sobre o assunto. ATUALIZE-SE.
JC! ou Jorge! Cuidado com o fígado, a leitura de blogs de esgoto não está lhe fazendo bem.

Baschera

Senhores, Já escrevi isto aqui antes, mas vamos repetir. A entrega de todo o processo “FX” por parte da FAB já foi entregue. A gerência do Projeto FX-2 e o Comando da Aeronáutica já entregaram , conforme solicitado pelo MD, todos os estudos técnicos, de compensação comercial, de off-set, os aspectos tecnológicos e de trasferência de tecnologia dos três concorrentes na data determinada pelo MD ou seja dia 4 de agosto de 2009. Apartir de agora, conforme já foi amplamente noticiado, cabe ao Governo se este enter ou ao CDN como última instância, pela decissão política/estratégica da escolha final. É… Read more »

Viper

Mauricio R! Falaste bem, a MB não está em processo de escolha NESTE momento, mas se pensarmos para o futuro, o SH é o avião, dentre os três que está voando, é provado em combate, tem linha logistica para fornecimento de suprimentos e SE os yankees realmente concordarem com a transferência da tecnologia, poderia ser destinado a FAB. Em futuro não muito distante, em um hipotético processo de escolha de aeronave para a MB, o refale já estaria plenamente desenvolvido e então teríamos a VFX, com rafale vencedor para a alegria de Paris, o que eles comemorariam com um maravilhoso… Read more »

Paulo Subtil

Para Embraer, aliar-se a Boeing seria mais lucrativo,

pois ficaria mais fácil ter acesso ao mercano norte-americano de aeronaves.

E eles lá não compram 30 aviões….vão de 100 , 200 unidades.

A empresa americana não é concorrente da Embraer no mercado de jatos regionais…a Dassault é.

Por que dar grana para a empresa francesa desenvolver nossos concorrentes?

Eis o fiel da balança para mim.

Gunter

Paulo Subtil! A concorrência é para a FAB! Temos que pensar no melhor para o Brasil, os benefícios para uma empresa privada deve estar em segundo plano, em primeiro está a NAÇÃO.

Challenger

Meu estoque de comentarios acabou, agora vou esperar o resultado.