Cientistas chineses desenvolveram um novo sistema de radar fotônico de microondas capaz de rastrear múltiplos mísseis hipersônicos viajando a até Mach 20. Este radar tem um alcance de 600 km e pode distinguir entre alvos reais e falsos alarmes. O projeto foi liderado pelo Professor Zheng Xiaoping, da Universidade de Tsinghua, e demonstrou alta precisão em simulações terrestres. Com seu design pequeno e leve, o radar é adequado para ser instalado em mísseis de defesa aérea ou aviões.

Zheng e seus colaboradores da Universidade de Guangxi publicaram um artigo revisado por pares em 24 de maio na revista chinesa “Optical Communication Technology”.

Durante os testes, o radar estimou a distância de um míssil em quase 7 km por segundo, com uma margem de erro de apenas 28 cm. A precisão alcançada foi de 99,7% na estimativa da velocidade do míssil. Este avanço foi possível graças à integração de lasers no design do radar, permitindo que informações sejam transmitidas à velocidade da luz e produzindo sinais de micro-ondas intrincados que medem objetos de velocidade ultra alta com precisão.

Este desenvolvimento é crucial devido ao aumento do interesse internacional em armas hipersônicas, que são difíceis de interceptar devido à sua alta velocidade e manobrabilidade. Países como os Estados Unidos estão trabalhando ativamente no desenvolvimento de mísseis hipersônicos e na melhoria de suas capacidades de defesa contra esses armamentos. A inovação chinesa pode ter um impacto significativo no desenvolvimento global de armas e sistemas de defesa hipersônicos.

Novos mísseis interceptores e armas a laser têm o potencial de destruir armas hipersônicas, mas exigem parâmetros precisos de posição e velocidade do alvo. Um relatório do Centre for Strategic and International Studies (CSIS) destacou que um dos maiores desafios do Pentágono é obter um radar de controle de fogo que possa rastrear alvos hipersônicos com alta precisão.

Para melhorar a precisão, a equipe de Zheng usou tecnologia a laser para permitir que o radar enviasse três diferentes bandas de micro-ondas, aprimorando a detecção. Eles também desenvolveram um algoritmo que elimina a interferência de falsos alvos comparando sinais de diferentes frequências. Essa capacidade de diferenciar entre alvos reais e falsos é um avanço significativo para a eficácia dos sistemas de defesa.

Zheng e sua equipe construíram um sistema de radar completo, incluindo chips e transmissores, e verificaram seu desempenho em laboratório com instrumentos que simulam o movimento de alvos hipersônicos na atmosfera. Este desenvolvimento sugere que o radar pode ser uma adição vital aos sistemas de defesa contra mísseis hipersônicos.

FONTE: SCMP

Subscribe
Notify of
guest

53 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo M

25.000 km/h com uma precisão de 28 cm me parece algo impressionante. Imagino que o futuro vai exigir radares dessa natureza integrados com armas a laser para interceptar mísseis hipersônicos.

Vitor

Otan luta para ter seu hipersônico operável .

Bigliazzi

Os Russos para ter um efetivo.

Elias

Nao se iluda , fruto de propaganda politica

BLACKRIVER

China Um pais comunista, que apesar dos pesares investe pesado em pesquisa e tecnologia. Um pais comunista, que apesar dos pesares investe pesado em infraestrutura aeroportuária, rodoviária, ferroviária, portuária. Um pais comunista, que apesar dos pesares se tornou o maior produtor e exportado de itens de consumo manufaturados do mundo, desde os mais simples até complexos chips e ou grande navios, carros elétricos, aviões, ferramentas, tecnologia, enfim de tudo e mais um pouco. Já aqui no pais do futebol, samba, carnaval, cultura, praias, sol e calor… um pais ______ _____ _____ COMENTÁRIO EDITADO. AVISO DOS EDITORES: NÃO USE O ESPAÇO… Read more »

Gustavão

Mais não troco meu país por nada, quando estou de férias pego trem de Minas para espírito Santo e bonito irmão, e na Bahia e minha segunda casa um acarajé faz você mudar de idéia.

Carlos Campos

Já eu quro ir embora daqui, mas o por do Sol de verão da Amazônia é lindo, faz as águas pretas parecerem de Ouro, e o seu no Horizonte fica vermelho e laranja, sentiria falta disso

Ronaldo santos

Gustavo, a china não é país comunistas ,país é socialismo do estilo próprio chinês, china tem uma da mais bela história e paisagem do mundo, e viajar com trem bala de 350km horas além de chegar mais rápido e com tudo direito de paisagem, iluminação na noite espetacular,curtir
noitadas tranquilos anda na ruas madrugada sem medo…

AVISO DOS EDITORES: MAIS UMA VEZ SOLICITAMOS A TODOS PARA SE MANTEREM NO TEMA DA MATÉRIA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Experimenta ir lá, e numa praça pública gritar Liberdade e Democracia, para ver o que te acontece!!!

Nilton L Junior

Experimente juntar uma turba e invadir o capitólio e gritar liberdade e democracia para ver o que acontece.

Sergio

Boa !

Sergio

” Democracia” como essa nossa?

Prefiro a China.

max

Tentei apostar com meus amigos por diversão, e a maioria deles me olha como se eu fosse um psicopata e continua com seus afazeres. Algumas pessoas se aproximaram de mim e disseram algo como: “Meu amigo, você sofreu uma lavagem cerebral por assistir a muitas notícias falsas no Ocidente, não foi? Depois, riram e foram embora.

Gustavão

Não critiquei , cada país tem sua forma de governar ok por isso.
China conseguiu as coisas com disciplina e sacrifícios

BLACKRIVER

Que tal aproveitar suas férias para andar descontraído por pela capital da sua segunda casa com seu relógio no pulso, seu iPhone ou Samsung na mão e a carteira no bolso

Fabio

Pois é, lá não tem saidinha, partidos governando para o crime aprovando leis que castram o combate ao crime, leis que viabilizam o tráfico… lá se faz fila pra gastar uma bala só.

Last edited 12 dias atrás by Fabio
Gustavão

Sou rico não, sou pedreiro iPhone tá longe do meu poder aquisitivo.

Last edited 11 dias atrás by Gustavão
BLACKRIVER

Pedreiro, uma profissão que tem meu respeito, afinal, sem um bom pedreiro não se tem uma boa infraestrutura, e lembre-se, que sem os ricos de iphone, não tem economia, sem economia, nada funciona.

Ronaldo Rangel Pires

Não temos nada disso aí mas temos liberdade. Lá, você não teria liberdade de falar o que quisesse como fez aqui. Ame a liberdade você e sua família.

BLACKRIVER

Concordo com você,
Mas aqui trocamos a liberdade pela falta de infraestrutura, pela falta de saúde, pela falta de segurança, e pelo aumento de impostos.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

_____
_____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM. NÃO INSISTAM.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Moriah

Interceptar mesmo é ICBM’s….

CRSOV

Quando o Brasil terá uma tecnologia dessas ??

Ronaldo santos

Tudo por necessidade de cada países, território brasileiro já está bem definida ,não tem outros países perto fronteira com economia forte e capacidade militares que tenha um mísseis hipersonico pode ameaça Brasil, então Brasil pode desenvolver com mais tranquilidade o seu

Fábio CDC

A previsão é para o dia 31 de Fevereiro próximo. Só aguardar.

SGT MAX WOLF FILHO

Daqui a 100 anos quando essa tecnologia estiver sucateada, Brasil gosta de sucata.

Last edited 11 dias atrás by SGT MAX WOLF FILHO
BraZil

Que belo sistema de radar caras. E ainda tira fotos e prepara a comida…

Claudio

Enquanto isso, os mísseis hipersonicos americanos nem saiu do papel. Alguns até tentaram, porém virou cinzas. Os Chineses investem pesado em educação e tecnologia.Parabéns aos chineses por mais essa conquista.

Iran

É como o Nick Land diz, a China sempre foi, e agora voltará a ser o motor de inovação tecnológica da civilização humana, os últimos 200 anos da China e do oriente no geral foram de azar, algo incomum na história.

Carlos Campos

o fim do Oriente como sendo o local mais prospero da terra havia acabado 1509, quando os Portugueses venceram em Diu, então esses 200 anos aí é só da China pq de resto a Ásia quase toda passou a ser controlada por Europeus

AVISO DOS EDITORES: MAIS UMA VEZ SOLICITAMOS A TODOS PARA SE MANTEREM NO TEMA DA MATÉRIA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Iran

Sim, eu sei que começou no século XVI, mas mesmo durante esse período a China e Índia, fora o mundo árabe, eram mais ricos que os países europeus, de qualquer forma, 500 anos também seria um período pequeno visto que essa dominância oriental existe pelo menos desde a Idade do Bronze.

Marcos

Não foi de azar, foram duzentos anos que o Ocidente, notadamente os impérios inglês e norte-americano, gastaram trilhões para dividir, roubar e assassinar povos e nações do sul global.
Agora quero ver como eles vão manter seus níveis de prosperidade aparente por suas próprias capacidades, sem roubar a riqueza alheia.

Iran

De certa foi foi um azar, quem imaginaria que choque destas civilizações seria tão violenta?

Carlos Campos

Bom eles tinham radares quanticos, isso lá por 2017, agora vão ter os Fotônicos que os Russos tinham desde 2012 kkkkkque iam ser usados no PAK FA (só velho entende essa sigla)

Iran

Lembro de ver um canadense num fórum de defesa turco online dizendo que os EUA anseiam pela invasão chinesa de Taiwan para empurrar a China numa guerra contra uma coalização liderada pelos EUA, se isso não ocorrer nos próximos anos os chineses irão ultrapassar os EUA em quase todos os aspectos e uma derrota chinesa será muito difícil, para não dizer impossível.

Carlos Campos

Rapaz, tem uma parte da Elite americana que parece que pensa assim, e foi derrotada quando o Trump ganhou, a Clinton tinha uma visão muito belicista com a China, já o Trump sempre quis que o EUA parecem de ser a policia do Mundo, e prefere acordos e não entrar em guerra

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Você acha mesmo que alguém vai querer entrar em guerra contra a China e seu arsenal nuclear? Nem os EUA são confiantes para tanto!

Iran

Uma guerra por Taiwan seria convencional e desgastaria a China igual a Rússia na Ucrânia

Alecs

Fonte: SCMP? Acho que não custa colocar o nome inteiro: South China Morning Post. A China tem feito enormes avanços em várias áreas, mas acreditar em 100% do que é publicado pela mídia controlada pela ditadura chinesa é bancar o bobo ou bajulador do governo chinês(ao estilo Tonho da Lua). Acreditar em 50% do que foi escrito me parece mais real.

TJLopes

<off topic> Um assunto relacionado a este e que mereceria uma matéria aqui ou no Poder Naval é a entrada em operação do AIM-174B, versão aerolançada do SM-6, o que representa uma grande evolução no teatro do pacífico. </off>

Emmanuel

No super trunfo qualquer país ganha qualquer coisa.
E de leste a a oeste o que mais tem é país com carta que ninguém vence.

Ucrânia mostrou que a realidade é bem diferente do faz de conta.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

E isso num contexto de uma nação militarmente média (se muito) contra uma super hiper potência como a Rússia.

Esse pessoal acha que guerra se faz anunciando novos armamentos geniais e tecnologicos…

SGT MAX WOLF FILHO

Alguns gostando ou não eles estão em outro nível

Bispo de Guerra

Na época que à Rússia divulgou estudos de radares com a tecnologia fotônica (2015)… teve uns “limitados” que ainda vivem no “mundo das válvulas” ..rs…esperneando que era ficção. Os russos chamam esse radar de ROFAR(matriz de antenas faseadas ativas baseada em fotônica de rádio). “A tela do radar não exibirá uma marca de alvo, mas sua imagem, que é inatingível pelo radar clássico. Ou seja, o operador, em vez do ponto luminoso usual, verá o que realmente está voando – um avião, um foguete, um bando de pássaros ou um meteorito, vale a pena repetir, mesmo a milhares de quilômetros… Read more »

Bigliazzi

Pode abate-los? Ou apenas sabe os locais em que os chineses irão ser atingidos?

francisco

Nenhum pais mostra a capacidade de seu arsenal. Ou estão mentindo ou são muito ingênuos, De bobos eles não tem nada.

Groosp

Não parece um grande feito para um radar AESA.

Paulo Moreira Gonçalves

A falta de estudo e ideologia cega faz as pessoas escreverem asneiras e passarem vergonha. Sistema político é diferente de sistema econômico, ditadura não é comunismo e sim, tantos os russos qto os chineses, em termos militares, estão muito superiores aos EUA em vários campos. Menos ideologia e mais realismo

Leonardo Cardeal

Legal. 20000Km/h em 600Km da oq? Menos de 2 minutos pra analisar, filtrar e interceptar… A hora que meterem uma nuke num hipersônico isso não vale de nada.

Rogério Loureiro Dhierio

Esse radar é tão formidável quanto a máquina de fazer pastel demonstrada em um meme, do Gordinho da Coreia do Norte.

Uma piada.

Eu não entendo esses países comunistas.
Eles vivem na lalalandia..

O irá tem o mega blaster caça stealth que é um brinquedo de madeira.

A Rússia o tal do Zirkon que está mais para mosquito com Zika vírus…

Agora a China com o tal de radar microondas que só não poder ser aberto senão contamina a casa toda…e ainda por cima na ponta de um míssil.

Maurício Fonseca

Ate provar tudo isso que disseram a gente duvida muito dessas coisas que os chineses e os russos costumam falar publicamente. Propaganda militar é parte das estratégias destes países.

Tutor

Fonte: South China Morning Post (SCMP).