Novo F-15EX da USAF

Por Franz A. Neeracher

Nenhum país no mundo abriga uma presença militar norte-americana tão grande quanto o Japão. Principalmente da USAF, USN e do USMC. Já a presença do U.S.Army é bem pequena, ao contrário do que ocorre na Coreia do Sul, que abriga milhares de membros do Exército dos EUA.

Esta semana, a USAF anunciou algumas mudanças muito interessantes, basicamente dos esquadrões de caça, que marcarão a presença da USAF no Japão para as próximas décadas.

Mas antes, vamos mostrar a situação atual da USAF no país:

  • A. Um esquadrão de REVO com 12 veteranos KC-135 do 909th ARS/18th ARW baseado em Kadena.
  • B. Um esquadrão com 10 CV-22 operado pelo 21st SOS/353RG SOG  baseado em Yokota.
  • C. Dois esquadrões com o MC-130J, o 1st SOS e o 17th SOS/353RG SOG tb baseados em Kadena.
  • D. Um esquadrão com 14 C-130J, o 36th AS/374th AW baseado em Yokota.
  • E. Um esquadrão com C-12J Huron, o 459th AS/374th AW também baseado em Yokota.
  • F. Um esquadrão de helicópteros com 4 UH-1N, também pertecente ao 459/AS/374th AW em Yokota. Esses UH-1N serão substituídos pelos novos MH-139A.
  • G. Um esquadrão de helicópteros para função SAR com 5 HH-60 Pave Hawk do 33rd RQS/18FW baseado em Kadena.
  • H. Um esquadrão de controle aéreo equipado com o E3-G Sentry do 961st AACS/18th FW em Kadena.
  • I. Um esquadrão de reconhecimento aéreo equipado com o RC-135 do 82nd RS / 55 OG em Kadena.
  • J. Dois esquadrões, cada um com 24 F-15C, o 44th FS e o 67th FS/18FW baseados em Kadena.
  • K. Dois esquadrões, cada um com 18 F-16CM, o 13rd FS e o 14th FS/35FW baseados em Misawa.
F-16CM em Misawa – Foto: @kun71094249

Ou seja, a presença da USAF no Japão, é maior do que a maioria das forças aéreas dos países do mundo!

A grande novidade, é que finalmente a USAF anunciou quais serão os substitutos dos F-15 e dos F-16.

Os dois esquadrões de F-15 com um total de 48 F-15 serão substituídos por dois esquadrões com 36 F-15EX; medida que faz sentido devido a 18th FW ter operado o F-15 há décadas. Como os F-15 estão dando baixa mais rápido do que o esperado, vários esquadrões de F-22 e de F-16 tem sido baseados em Kadena em períodos de rodízio, geralmente por uns seis meses.

Estes serão, de acordo com informações atuais, os únicos esquadrões de F-15EX da USAF; todos os demais estão previstos de serem operados pela ANG.

Quanto aos dois esquadrões com 36 F-16CM baseados em Misawa no norte do Japão, serão substituídos por 48 F-35A.

Resumindo, os EUA estão como antes, comprometidos a manter uma forte presença militar na região.

Em outra matéria, iremos descrever a presença da USN e do USMC no Japão.

LEIA TAMBÉM:

A presença da U.S. Navy no Japão

Subscribe
Notify of
guest

68 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dudu

Japão, Alemanha, Itália , Coreia do Sul e outros aí sao “paises” apenas no papel. De fato são colônias militares do EUA.

Last edited 10 dias atrás by Dudu
Iran

Eles tem seus interesses geopolíticos e soberania sim, antigamente eu tinha a mesma visão, que esses países eram praticamente protetorados americanos, mas quando você analisa a situação geopolítica deles mais profundamente você acaba vendo que a coisa não é unilateral assim, inclusive, esses países se beneficiam muito com a presença americana, tendo em vista as ameaças, muitas vezes existenciais, que esses países sofrem.

Alexandre

O ovo ou a galinha! Ameaças? Quem ameaça quem? Quem é refém de quem? Soberania? Quem decide o quê?

Heli

Quem decide?
Bem, certa vez perguntei a um jornalista alemão que ficou hospedado na minha casa durante a Copa 2014 sobre as bases americanas lá instaladas e ele me deu a seguinte resposta: “eles não pediram permissão, apenas comunicaram”. Engraçado pois foi praticamente a mesma resposta que meu irmão ouviu de um senhor (já idoso) italiano lá na Itália.
Voltando ao tópico, parece que o Japão vai virar um porta aviões em breve.

Chris

Se não fosse a presença americana no Japao… Aquela regiao ja teria ido pelos ares ha muito tempo !

Alem das politicas expansionistas de Russia e China… Tem ate uma Coreia do Norte que deseja vingança ate hoje !

Mars

Eu queria ser uma das ‘colônias militares do EUA” se isso me desse o mesmo desenvolvimento social, econômico e militar que Japão, Alemanha, Itália e Coreia do Sul tem. Na real, quem cola com os americanos só se dá bem e quem tenta se afastar deles só se fod*. kkk
Detalhe os 4 países foram dizimados na segunda guerra mundial, ao contrário do Brasil. E hoje são algumas das maiores potências do mundo.

Camargoer.

Olá Mars. Existe uma comédia chamada “O rato que ruge” que conta a história de um país atrasado e financeiramente quebrado, que declara guerra aos EUA esperando se tornar um território ocupado pelos EUA, o que resolveria a crise econômica…

Petter Sellers…

Rinaldo Nery

Assisti. Muito bom.

Camargoer.

É antigo mas é muito bom… Peter Sellers é sempre bom.

Macgaren

hahah genial a premissa

Renato

“Na real, quem cola com os americanos só se dá bem”
Tem que avisar os mexicanos, parece que eles perderam essa aula.
Forte investimento em educação, infra estrutura, liberdade econômica, segurança, etc.. não tem nada a ver né..
Impressionante alguém a essa altura do campeonato ainda acreditar que os EUA são os mocinhos que salvam a humanidade.

Dudu

Eu acho que não perderam essa aula, nao: Já tiveram lá trás, a aula de como perder 40% do território e quase formalmente deixar de existir. Hoje só assistem a reforços.

Last edited 9 dias atrás by Dudu
Rodolfo

Querer comparar Mexico com Japao e Coreia do Sul é demais. Os problemas do Mexico sao os mesmos do Brasil, corrupção, falta de investimento em educação. Alias o que salva o Mexico é justamente a proximidade, comercio e turismo com os EUA, sem isso estariam em condiçao economica muito pior. Lembrar que o PIB percapita e a produtividade Mexicano sao superiores a brasileira.

Dudu

” Alias o que salva o Mexico é justamente a proximidade, comercio e turismo com os EUA, sem isso estariam em condiçao economica muito pior.” Deve ser sim: As armas, apetrechos e assessoria de forcas especiais da bandidagem que desafia o Estado mexicano, vem do EUA. Enquanto o destino e incentivo à produção de drogas também vem de lá. Maravilha de comércio: Armas por drogas. Kkkkkkkkkkkkkkk mais uma pérola para a coletânea do blog. ““Pobre México, tan lejos de Dios y tan cerca de Estados Unidos”, Porfirio Diaz, presidente do México de 1876 a 1911. Todos os presidentes mexicanos repetem… Read more »

Rodolfo

Entao ainda bem que o Brasil nao faz fronteira com os EUA, ja temos a classe politica e o PCC tocando o terror, ter os americanos como vizinhos só iria piorar a situação e faria com que mais brasileiros cruzassem a fronteira pra lá pra fugir do caos do país.

Leandro Costa

Rodolfo, só para corroborar, o Brasil já é o segundo país em número de imigrantes ilegais nos EUA.

Dudu

Isso mesmo : O PCC passou a ser armado e comprar drogas em um vizinho nosso, socio de Itaipu, desde que este cedeu 3 bases ao EUA . Da noite pro dia, o nosso vizinho se tornou o maior produtor de maconha das Americas e a fonte das armas que abastecem a bandidagem que tenta afegã-mexicanizar as periferias das nossas metrópoles.

Last edited 9 dias atrás by Dudu
Rodolfo

Acho que voce viaja demais no anti americanismo. A culpa do PCC ter crescido tanto foi mais incompetência juridica brasileira e corrupção, eles dominam varias prefeituras no interior de SP. Achar que tudo que da errado no país é culpa externa nao é o caminho pra resolver os problemas do país.

AVISO DOS EDITORES A TODOS: OS COMENTÁRIOS A ESTA MATÉRIA ESTÃO BATENDO RECORDES DE ASSUNTOS FORA DO TEMA. PCC NÃO TEM NADA A VER COM ESQUADRÕES DA USAF NO JAPÃO.

MAIS UMA VEZ, VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA E LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Santamariense

____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM VÁRIAS VEZES.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

ERIVELTON

Todos estes presidentes repetem esta frase para justificar a corrupção e a incompetência.

Santamariense

“ Todos os presidentes mexicanos repetem essa frase, ”

Engraçado, todos os presidentes mexicanos, ao longo da história, repetem isso…e o que eles fizeram para mudar isso?? Ah, deve ser porque a culpa é sempre dos outros, nunca é nossa…tipo o brasileiro que afirma que todos nossos problemas são sempre culpa dos EUA, Europa, etc…nunca é culpa na nossa inépcia e inércia…

AVISO DOS EDITORES: VOCÊS CONTINUAM A DISCUTIR TEMAS TOTALMENTE FORA DO ASSUNTO DA MATÉRIA. NÃO RECLAMEM QUANDO SEUS COMENTÁRIOS FOREM APAGADOS

O AVISO É PARA TODOS.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Renato

“Querer comparar México com Japão e Coreia do Sul é demais.”
São países de população semelhante inclusive..
O que salva o México não é o tio Sam, são os mais de 30 milhões de faxineiros, digo trabalhadores, que enviam dólares todo mês dos EUA para suas famílias no México.
É esse o verdadeiro “comércio” são bilhões de dólares no caixa todo mês, aumentando o PIB per capita artificialmente, porém não diminui a desigualdade social, níveis de violência, trafico de drogas, etc.

Last edited 9 dias atrás by Renato
Rodolfo

O Mexico nao domina tecnologia avançada de nenhum ramo, contrario de Japao e Coreia do Sul. Hoje a principal fonte de dinheiro é comercio com os EUA. Com a crise geopolítica com a China, o Mexico virou o maior exportador ao mercado americano. Isso graças a posição geografica e ao NAFTA que permitiu que fabricantes de carro, ar condicionado, eletro eletronicos se instalassem por lá. A China também vem usando o Mexico como base pra evitar barreiras comerciais. BYD e Tesla estao construindo duas grandes fabricas de veiculos eletricos. Hoje o groço da imigração ilegal passa pelo Mexico mas nao… Read more »

ERIVELTON

Justamente. Acho que o Mexico seria uma versão piorada da Argentina.

Felipe

Mexico consegue ser socialmente pior que o Brasil.

Felipe

Todos estes países foram irrigados com muitos investimentos americanos , acho que foi nesse sentido. México nunca recebeu esse $$$$$

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

O México sempre foi, historicamente, avesso à aproximação com os EUA, e isso perdurou até o fim do período em que sua política foi dominada pelo PRI – Partido Republicano Institucional, de direita (hoje de centro-direita). E de modo paradoxal, começou a se aproximar para valer dos EUA, no governo de esquerda de Lopes Obrador: hoje o México está assumindo a mão-de-obra de inúmeras empresas dos EUA que estão saindo da China e da Ásia, e consta que estão muito felizes com isso: a candidata de esquerda apoiada por Obrador venceu as eleições com facilidade!

Maurício.

“se isso me desse o mesmo desenvolvimento social, econômico e militar que Japão, Alemanha, Itália e Coreia do Sul tem.”

Existe algum tipo de estudo que de fato comprove que a presença militar americana nesses países afete o desenvolvimento social, econômico e militar? Esses países já não eram potências antes mesmo da presença americana?

André Macedo

Verdade, meu sonho é o Brasil virar um Afeganistão ou um Iraque!! Usar países que “deram certo” é fácil, até pq foram usados como “freio” pra URSS e China (igual a Alemanha Ocidental), sua análise é extremamente superficial.

Até na cultura desses países os americanos mexeram, na Alemanha criou “heróis” que, mesmo lutando pelo Reich ainda eram “bonzinhos”, como Erwin Rommel, o mito da Wehrmacht “limpa” e por aí vai.

Last edited 9 dias atrás by André Macedo
Yamanaka

É fato que na II guerra, a Alemanha nazista cometeu crimes horríveis contra muitos povos. E muitos, oficiais colaboraram com os fatos. Mas, isto não desqualifica o cargo que “alguns” generais, o próprio Rommel teve nos campos de batalha. Suas estratégias, modos de operações, interpretação dos campos de batalha. Ele é respeitado, no mundo militar como oficial, como soldado. Se pesquisar sobre ele, verá que ele previu que seria exatamente naquela região, um dos locais da invasão. Mas, por sorte quem mandava era o bigodinho. E não escutou, ou escultava seus generais. Foi uma batalha difícil, para os aliados, mas… Read more »

Dudu

______
______

COMENTÁRIO APAGADO. MANTENHA O RESPEITO SE QUISER SER RESPEITADO.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Santamariense

Sim, sim … colônias…países subalternos, subjugados e subdesenvolvidos…aham…

PIB nominal (2022):
Japão: 4,232 trilhões de dólares
Alemanha: 4,082 trilhões de dólares
Itália: 2,05 trilhões de dólares
Coréia do Sul: 1,674 trilhão de dólares
Brasil: 1,92 trilhão de dólares

PIB per capita (2022):
Japão: 33.823,57 dólares
Alemanha: 48.717,99 dólares
Itália: 34.776,42 dólares
Coreia do Sul: 32.422,57 dólares
Brasil: 8.917,67 dólares

JHF

Quer dizer, o real problema do Brasil foi a taxa de natalidade dos anos 60, 70, 80 e 90…. Isso sem uma política economica aparecida e minimamente seria durante os últimos 30 anos devido ao efeito “balde de caranguejo”.

JHF

Aparecida não, constante ou de meio-longo prazo

Chris

Morei no Japão por 20 anos… Não existe nenhum “colonialismo”… Nenhuma pressão americana pra nada… Japoneses fazem o que querem, e na hora que querem !

A unica coisa que acontece… É que os EUA protegem o Japão… Em troca das bases militares no pais !

Por curiosidade (Ja as vi de perto)… Parece mesmo um territorio americano dentro do Japão… Vi saindo ate Camaros e Mustangs de la de dentro !

No One

_____
_____

COMENTÁRIO APAGADO. A DISCUSSÃO FUGIU COMPLETAMENTE DO TEMA DA MATÉRIA. ESTE NÃO É UM BLOG PARA DISCUTIR RELIGIÃO. PROCURE OUTRO LUGAR PARA ISSO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 9 dias atrás by No One
Dudu

_____
_____

COMENTÁRIO APAGADO. A DISCUSSÃO FUGIU COMPLETAMENTE DO TEMA DA MATÉRIA. ESTE NÃO É UM BLOG PARA DISCUTIR RELIGIÃO. PROCURE OUTRO LUGAR PARA ISSO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 9 dias atrás by Dudu
No One

_____
_____

COMENTÁRIO APAGADO. AVISO DOS EDITORES:

NÃO INSISTAM!

A DISCUSSÃO SOBRE RELIGIÃO GEROU UMA SÉRIE DE COMENTÁRIOS QUE USARAM O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS PARA PROSELITISMO RELIGIOSO E QUE PRECISARAM SER APAGADOS. OUTROS COMENTARISTAS FORAM ADVERTIDOS.

POR ISSO EXISTEM AS REGRAS DO BLOG SOLICITANDO QUE NÃO DESVIEM DO ASSUNTO DA MATÉRIA, QUE NESTE CASO NÃO TEM NADA A VER COM RELIGIÃO E SIM COM MUDANÇAS EM ESQUADRÕES DA USAF NO JAPÃO.

ESPERAMOS QUE TENHAM ENTENDIDO O PROBLEMA QUE VOCÊS CRIAM AO DESVIAR TOTALMENTE DO ASSUNTO.

SE AINDA TÊM DÚVIDAS, LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Dudu

“Os editores estao censurando os meus comentários”

NOTA DOS MODERADORES:
Mantenha-se no tema da matéria!
Você já foi advertido várias vezes, mas insiste em “off-topics” e absurdas “teorias conspiratórias”.
Não reclame se for bloqueado depois.

Yamanaka

E existe, em QUALQUER época, algum LUGAR DO MUNDO que progrediu sendo “colonia” da URSS/RÚSSIA????
Aqui no Japão, ando e uso o meu smartphone em QUALQUER lugar e hora, sem medo de ser feliz. Meu carro tem seguro SOMENTE para acidentes, não preciso do resto! Isto entre muitas outras coisas. . . Como pode notar. É “horrível ” ser colonia dos EUA.

AVISO DOS EDITORES A TODOS: A DISCUSSÃO FUGIU COMPLETAMENTE DO TEMA DA MATÉRIA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Felipe

Na verdade são países desenvolvidos que poupam gastos militares por terem proteção do Tio Sam malvado… bom pra eles.

andre

meu sonho seria o brasil ser colonia igual ao japão olha desenvolvimento social, econômico e militar .

RPiletti

O Japão arca financeiramente com alguma despesa de manutenção disto tudo que os americanos possuem por lá?

Dudu

Resumindo: o Japao paga para o Ricardão ficar dentro da sua casa e tomar conta da mulher e da família dele.

Kkkkkkkkkk

André Macedo

E é pq nem estamos falando da parceria caracu que os japoneses fizeram com os americanos pra construir o Mitsubish F-2

Dudu

Kkkkkkklkkk

Iran

Levando em conta a produção aeronáutica e naval da China, essa presença americana no Japão será considerada pequena num futuro não tão distante, creio eu.

Rinaldo Nery

Deviam aumentar a presença na Austrália, se querem se contrapor à China.

Camargoer.

Olá Rinaldo. Creio que os EUA têm condições vantajosas para manter tropas no Japão, principalmente infraestrutura e suporte econômico.

Uma parte da população japonesa vem questionando a presença de tropas dos EUA lá. O governo continua comprometido…

como a maioria das pessoas nasceu e viveu com a presença militar dos EUA, isso se tornou uma questão normal… mas não deveria ser.

Rodolfo

Eles operam varias bases na Australia ja. Em Darwin podem operar B2 e F22. Em Alice Springs operam uma base de inteligencia da CIA e NSA. Fora que existe grande inter operacionalidade, os Super Hornets autralianos ja estao testando misseis hypersonicos em conjunto com USAF. Fora o programa de drones da Boeing, drones submarinos da Anduril, AUKUS e sub nuclear…
Hoje depois do UK, é o parceiro militar mais importante do 5 eyes.

Rinaldo Nery

Várias quanto?

Maurício.

O Japão é basicamente um estado americano.

fulcrum

Japão sustenta a farra da divida sem fundo americana.

Camargoer.

Não. O Japão tem vários interesses que coincidem com os interesses dos EUA, mas também tem outros interesses que próprios.

Santamariense

“Ou seja, a presença da USAF no Japão, é maior do que a maioria das forças aéreas dos países do mundo!”

Exatamente. Maior que a FAB, por exemplo. E esses números são pequenos frente ao total da USAF.

Santamariense

Sim, perfeito.

Allan Canuto Martins

A maior força aérea do mundo em numero total de aeronaves após a USAF é a US NAVY kkkk

Santamariense

Pois é.

vendéen

Tendo certos países vizinhos uma abordagem comportamental regional permanentemente baseada em atitudes militarmente ameaçadoras, este reforço mais amplo da cooperação militar entre os EUA e o Japão não é surpreendente (disputas territoriais com a Rússia, com a China relativamente às ilhas no Mar da China Oriental e com a Coreia do Norte que enviaram mísseis em território japonês). Além disso, não se deve esquecer que cerca de 90% do abastecimento de energia do Japão chega através de rotas marítimas perto de Taiwan. Como resultado, o Japão quer reforçar a cooperação com os seus aliados e já iniciou negociações em Novembro… Read more »

Francisco

O Japão paga para os EUA proteger o país

Orivaldo

Quanto aos dois esquadrões com 36 F-16CM baseados em Misawa no norte do Japão, serão substituídos por 48 F-35A.
RAPAZ

Daniel

Será que os americanos não tem alguns F-15E disponíveis para nós via FMS? Seria melhor que os F-16 usados e, mesmo sendo mais caros de operar e manter, mudariam a FAB de patamar. Nem precisa ser muitos. Só pra dar um apoio enquanto esse assunto do Gripen não se resolve.

Camargoer.

Olá Dan…. qualquer outro avião de segunda mão ou novo que não o Gripen irá anular a vantagem de uma frota unificada

Ainda assim, o argumento continua válido, Se não tem dinheiro para Gripen novos, não tem dinheiro para comprar um outro avião e instalar uma segunda linha logistica. Se tem dinheiro para comprar um ou dois esquadrões de avião de segunda mão, então é melhor usar este dinheiro para comprar Gripen novos

Daniel

Olá, amigo!

De fato, a prioridade deve ser comprar novos Gripens. Mas se realmente for necessário comprar aeronaves usadas via FMS, o longo alcance do F-15, junto com a grande capacidade que ele tem de levar armas seriam muito vantajosos para guardar a Amazônia enquanto os Gripens não vem. Mas claro, iria depender do custo-benefício.

Camargoer.

Olá Daniel. Concordo que o F15 é superior ao F16, mas também é mais caro tanto para comprar quanto para operar. Creio que a maioria dos F15 de segunda mão já estão no osso, mas isso é apenas uma suspeita… Contudo, o ponto é sempre o mesmo…. se não tem dinheiro para comprar Gripen, também não tem dinheiro para comprar avião usado. Se tem dinheiro para comprar aviões de segunda mão, então é melhor usar este dinheiro para comprar Gripens novos. Algumas pessoas defendem que é melhor um ou dois esquadrões de aviões de segunda mão que um número menor… Read more »