Já está em casa o segundo avião KC-390!

Depois de uma viagem desde Gavião Peixoto, com paragens técnicas no Recife e no Aeródromo de Manobra N.º 3, em Porto Santo, o novo KC-390 com número de cauda 26902 aterrou pelas 11h30 e hoje, 28 de junho, na Base Aérea N.° 11, em Beja.

Esta é a segunda aeronave de um total de cinco que se destina à Esquadra 506 – “Rinocerontes”.

Recorde-se que em 26 de junho, decorreu no Brasil uma cerimónia que oficializou a entrega do segundo avião KC-390 à Força Aérea Portuguesa, nas instalações da Embraer.

A cerimónia de entrega, na qual marcou presença o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, incluiu a assinatura do termo de transferência de propriedade e a entrega das chaves da aeronave.

Perante a plateia, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea e o Presidente e CEO da Embraer, Bosco da Costa Júnior, destacaram a união entre os dois países e na colocação conjunta entre as Forças Aéreas Portuguesa e Brasileira e a Embraer, que resultou numa aeronave de futuro como o KC-390.

Recorde-se que o Estado Português adquiriu em 2019 cinco aeronaves KC-390 e um simulador, tendo o primeiro avião sido entregue à Força Aérea Portuguesa em 19 de outubro de 2023. Desde então já realizou mais de 500 horas de voo, com destaque para transportes médicos e logísticos como foi o caso dos dois helicópteros UH-60 Black Hawk.

O KC-390, produzido pela Embraer, equipa a Esquadra 506 – “Rinocerontes” e é uma aeronave de alcance intercontinental, dotado de capacidades multimissão e capaz de executar operações estratégicas e táticas, civis e militares, desde o transporte de tropas, veículos e carga paletizada, lançamento de paraquedistas e carga, transportes aeromédicos, missões de busca e salvamento, reabastecimento aéreo e combate a incêndios florestais.

FONTE: Força Aérea Portuguesa

Subscribe
Notify of
guest

78 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
hitoera

Tem algumas notícias dizendo que a FAP já encomendou o A29N, um ótimo avião no seu nicho. E segue o baile!

Carlos

Ainda não existe nenhuma encomenda e se as houver são para serem construídas em Portugal https://www.youtube.com/watch?v=LzvikJJnRvo&ab_channel=CaiafaMaster

José de Souza

E?…

Bernardo Santos

Melhor fabricar no Brasil ou Portugal?

Sensato

Melhor fabricar que não fabricar. Onde, é secundário.

Camargoer.

acho que tanto faz… pior seria perder vendas para o C130

Nilo

O alto índice de disponibilidade, as multitarefas capazes de executar, com as possibilidades de viagens por países Europa por participar da OTAN e países Africanos, é uma vitrine excelente para o KC390.

Ozires

E já está chamando a atenção de outras forças aéreas…

Bueno

poderia ter evitado a segunda Foto ! kkkk

Last edited 17 dias atrás by Bueno
GuiBeck

Kkkkk porque será??

Santamariense

Prenúncio …

Bueno

kkk,
Meu amigo , vamos torcer para um Lote 12 de A29N , o retorno será maior para o Estado Brasileiro.

Rommelqe

Prezado, entendo que um elemento formado por um A29N armado com umas quatro bombas inteligentes de 250 lb mais dois IRIS T e um GRIPEN F39E armado com quatro Meteor e dois IRIS T protegendo-o, pode operar com muita eficácia em ataque ao solo. Entendo ser mais eficiente do que dois viper …. principalmente no TO Africano…mas ao norte também!

Marcos Silva

Gripen escoltando A-29??? Em qual universo invertido isso ocorreria?

Jefferson Henrique

Isso é possível. Caças podem escoltar até helicópteros. Dentro de um COMAO cada um cumpre seu papel. Escoltar não é voar ao lado.

Rommelqe

Exatamente.

Leandro Costa

Lembrando que Phantoms escoltavam ‘pacotes de resgate’ no Vietnã que consistiam de A-1 Skyraiders e Helicópteros.

Rommelqe

Voce não deve raciocinar apenas em “velocidade” e “proximidade”….

Emerson

Sacanagem kkkkkkkkk

Fernando Vieira

Há um erro na data, a matéria informa que o avião pousou hoje, 28 de julho, na Base Aérea Portuguesa. Ou foi um erro de digitação comum, que acontece com todo mundo, ou alguém na redação tem um DeLorean tunado.

Underground

A data está correta.

Leandro Costa

Pensou na possibilidade de que na hora em que ele postou isso, a data estava incorreta, e desde então foi corrigida?

Bueno

Um produto no estado da Arte ! Parabéns para FAB e EMBRAER!!

Atulizando a Chamada!
Um pais com linhas de produção de Gripen , Super Tucano e KC390 não deveria recorrer a caças usados!!
A29 e KC390 são a comprovação da competência da FAB e EMBRAER, quando tem investimento Governamental e persistência.

Last edited 17 dias atrás by Bueno
Marcos Silva

A Embraer tem competência,o governo não. São duas coisas diferentes. E quanto ao F-16 é questão de tempo.

Bueno

O Governo tem o dinheiro para patrocinar fomentar a industria e tem a FAB para seguir com o projeto junto com a EMBRAER, a FAB é uma instituição de estado. (Quando digo Governo, não é cor de partido, é governo instituição assim como a FAB é).

Assim como os Projetos da MB , tem a Emgeprom MB e o Investimento do Governo, no caso da FAB tem a EMBRAER que é privada porem esta no Brasil, investindo nela teve o retorno para o Brasil.

Last edited 16 dias atrás by Bueno
Marcos Silva

Não disse deste ou daquele governo. Nenhum deles,qualquer cor ou filosofia,dá a mínima pra Defesa.

Rosi

Até em ditadura a chave do cofre está nas mãos do Governo!
Não tem remédio, projetos de Defesa precisa de um padrinho

Alexandre

Foi o governo que não só bancou, financiou o projeto, como também através da FAB, estabeleceu e contribuiu com estudos e informações, para os parâmetros e soluções inovadoras do projeto!

Marcos Silva

E aí cortou metade das encomendas…
Parabéns!

Rosi

Isto… O dono do cofre o que Administra a grana do país que investe em projetos e produtos de Defesa

Last edited 16 dias atrás by Rosi
Toro

A matéria menciona 28 de Julho. Na verdade e 28 de Junho! 🙂

Rodrigo Silveira

Este KC-390 português tem flying boom desenvolvido ou irão fazer isso no futuro?

marcos.poorman
Rodrigo Silveira

Já tinha visto esta reportagem, inclusive aqui na trilogia, porém então KC-390 português ainda não reabastece nenhum avião da FAP.

Fernando "Nunão" De Martini

Avião, por enquanto só no caso de um KC-390 reabastecer em voo outro KC-390, havendo a instalação do kit REVO do sistema Probe & Drogue no exemplar que atuar como reabastecedor. Até onde sei, a FAP também não possui nemhum avião-tanque para reabastecer em voo seus F-16 (mas pode exercitar com os da Força Aérea dos EUA baseados na Europa e com os de outros países OTAN, dotados do sistema Flying Boom). Mas se ao invés de avião pensarmos em aeronave, poderá reabastecer em voo os quatro exemplares da versão CSAR do EH-101 Merlin da FAP, se essa operação passar… Read more »

Peter nine nine

A fap é parceira da airbus em testes do seu reabastecedor, se checar as fotos da airbus, verá que muitos dos F16 pertencem à fap… Isto para dizer, que os pilotos qualificados estão, fora os normais exercícios OTAN e “não otan” que eventualmente ocorrem.

F-39 Gripen

Quem diria que 500 anos depois o Brasil estaria “trocando espelhos” com Portugal, difitivamente superamos a metrópole.

Dom João já sabia que o Brasil era o futuro…. O pessoal da revolta do porto não acreditou…..

Sensato

Prevejo patrícios irritados retrucando…

Marcos

Tivessem mantido o Reino Unido poderia estar unido até hoje… E nós não precisaríamos viver nessa Republica de Bananas, dado o atroz golpe de 15/11/1889. Uma vez que no Império prevalecia, por parte da Família Real, uma visão de Estado muito diferente da atual.

AVISO DOS EDITORES A TODOS: A DISCUSSÃO ESTÁ DESVIANDO PARA TEMAS TOTALMENTE FORA DO ASSUNTO DA MATÉRIA, COM TENDÊNCIA A VIRAR UMA BRIGA IDEOLÓGICA E DE PROSELITISMO POLÍTICO MONARQUISTA E ANTIMONARQUISTA.

VOLTEM AO ASSUNTO PRINCIPAL.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Sensato

Sempre acho interessante ler em português de Portugal e observar as sutis diferenças.

Last edited 16 dias atrás by Sensato
curioso

É verdade. Às vezes o português dos portugas soa mais claro e mais preciso. Parece que eles usam melhor nosso idioma comum.
Outras vezes, soa mais empolado e difícil. Fala de bacharel querendo mostrar erudição.
No fim das contas, depende mesmo da capacidade do falante ou escrevente. Lá como cá.

Antunes 1980

Lindo demais com essa pintura!

Dod

Engraçado como os países Eropeus “não tem animais”, e colocam o nome de esquadrão de bicho que ñ tem no seu país ou inventam seres mitologicos.Temos o Tucano e o “Superr Tucano”. Hahaha, #paz

Pedro Lopes

Tenho a intuição de que os F16 da FAP vão ser adquiridos pela força aérea brasileira, bases de sustentação: Portugal precisa de mudar para os F-35, e foi dos únicos países europeus da OTAN que não cedeu F-16 para a Ucrânia. Por outro lado a Argentina vai adquirir F-16 em segunda mão modernizados directamente aos EUA. Se o Brasil optar por esses caças para completar a esquadrilha de Gripens, ficam a sobrar poucos caças F-16 modernizados no mercado livres, sendo Portugal dos poucos países que ainda tem este tipo de caças modernizados. A modernização dos F-16 portugueses foi feita nas… Read more »

Last edited 16 dias atrás by Pedro Lopes
Fernando "Nunão" De Martini

Pedro,

Acho interessante a hipótese, porém pouco plausível.

Se Portugal assinar hoje um contrato de compra de F-35, entrará na fila dos compradores.

Se não me engano, o final da fila atualmente é ocupado, na Europa, pela República Tcheca, que assinou contrato em janeiro para receber as aeronaves entre 2031 e 2035.

Ou seja, se adquirir F-35, Portugal só deverá retirar seus F-16 de serviço em meados da próxima década (para não ficar sem caças nesse meio-tempo).

Não atenderia a um também hipotético requisito de entregas rápidas, por parte do Brasil, de caças F-16 usados.

Pedro Lopes

A linha de espera depende da forma de pagamento ao todo estamos a falar de 5 mil milhões de euros para comprar duas esquadrilhas. O chefe de estado da força aérea definiu três formas de pagamento. Falseada ao longo do tempo, aluguer e a última forma de pagamento por troca de valências e serviços prestados. A última forma de pagamento ninguém prestou atenção estranhamente porque será a que muito provavelmente irá ser efectuada. Caso não se saiba Portugal disponibiliza tropas especiais aos aliados que necessitem, são operações que não são registadas. Na invasão do Kuwait pelos os EUA estavam ao… Read more »

Last edited 16 dias atrás by Pedro Lopes
Fernando "Nunão" De Martini

Achei algo estranho como agora o Brasil vai adquirir F-16 modernizados, pode estar tudo interligado.”

O negócio não está fechado, ao menos oficialmente.

A própria FAB apenas fala em estudos.

https://www.aereo.jor.br/2024/06/14/resposta-da-forca-aerea-brasileira-sobre-a-possibilidade-de-aquisicao-de-cacas-f-16-fighting-falcon

De resto, grato por compartilhar as informações.

Desejo sinceramente muito sucesso para Portugal em adquirir rapidamente os caças F-35 que deseja e insucesso em repassar seus F-16 ao Brasil.

Pedro

Na minha opinião o F-16 é melhor que o Gripen e já veremos a sua operacionalidade na Ucrânia em breve, Portugal embora não ceda nenhuma aeronave está a participar na formação das equipas de manutenção ucranianas e muito provavelmente também de pilotos mas claro essa informação não será oficial. Por outro lado outra informação que provavelmente nunca será confirmada, as OGMA terão um papel importante na manutenção de serviço dos F-16 ucranianos que virão da Polónia que albergará uma das bases fora de território ucraniano, o que entronca na capacidade instalada dessa empresa justamente detida pela Embraer e pode explicar… Read more »

Last edited 16 dias atrás by Pedro
Fernando "Nunão" De Martini

“…pode explicar o interesse repentino da força aérea brasileira pelos F-16

O interesse da FAB em F-16 usado como solução “tampão” não é repentino. Vem de muitos anos. Há várias matérias publicadas aqui a respeito, algumas delas com mais de 10 anos.

Pedro Lopes

Sim mas há uma diferença o Brasil não pertence à OTAN nem tem protocolos defesa com os EUA meste capítulo ao nível de outros países fora dessa aliança por isso não esteve ao abrigo do programa dos F16, que é o caça mais vendido no mundo, agora após a guerra da Ucrânia abriu-se uma oportunidade e os americanos já abriram uma excepção para a Argentina e Brasil.

Leandro Costa

Os EUA ofereceram F-16’s novos já no programa FX na década de 1990, e tornaram à oferecer F-16 novamente no FX2. A porta estava aberta à bastante tempo caso o Brasil decidisse adquirir F-16, Pedro.

Underground

O Brasil é um tampão.
Agora vão “modernizar” T25.

Rinaldo Nery

Vai ter fly by wire…

André Garcia

Fiquei curioso p saber quais as características que tornam o F16 português superior ao Gripen NG brasileiro.

F-39 Gripen

Amigo, a FAB já fez estudos de tudo, não significa que irá acontecer.

Pode ser real ou apenas uma forma de pressionar a SAAB por um 2° lote de Gripens mais em conta, lembre-se que neste momento está ocorrendo no Brasil um programa bilionário de construção e transferência de tecnologia do Gripen, um caça muito avançado e moderno, uma coisa que nenhum F-16 usado disponível atualmente proporcionaria.

Pedro Lopes

Usado não actualizado talvez.

Leandro Costa

Nem atualizado, um F-16MLU da vida consegue proporcionar o que o Gripen E/F novo proporciona, Pedro.

Peter nine nine

A versão viper, no papel, não parece perder em nenhuma capacidade relevante perante o Gripen… Aesa, parafernália de armamento, plataforma comprovada e um ponto a menos por ter rcs maior. Presumo que o pedro não se referia a caças modernizados para o padrão MLU ou outros blocks, mas talvez à sua preferência individual pela plataforma em si, presumindo também eu, comparando a versão mais moderna que se consegue fazer de um, com a versão mais moderna do outro. Naturalmente, o Pedro não estaria a tentar dizer que o MLU “da vida” é equivalente a um G E/F novo de fábrica.… Read more »

brutus

q? isso nao faria sentido

Peter nine nine

Essa informação não está inteiramente correcta, é sabido e, mais que sabido mesmo, que a FAP foi e é a unica força aérea capaz de modernizar o F16, as OGMA fizeram trabalhos de estrutura e pintura, mas foi a FAP quem os modernizou, com os próprios mecânicos. So mais tarde, nos últimos exemplares modernizados para vendas e reposição dessas vendas, é que o conhecimento foi repassado para as OGMA. Por outro lado também é verdade que as OGMA chegaram a iniciar esses trabalhos ainda no início do programa MLU (que não tem prazo, ja agora, no sentido que o MLU… Read more »

Last edited 11 dias atrás by Peter nine nine
Marcos

É curioso o nome dessa Esquadra 506 “Rinocerontes”.

Seria mais natural ter o nome de uma ave e não de um animal terrestre.

Alguém conhece a origem do nome?

Last edited 16 dias atrás by Marcos
Rafael Oliveira

Se é antinatural eu não sei, mas é bastante comum ter esquadrões que homenageiam animais terrestres.
Na FAB temos Jaguar, Onça, Puma, Escorpião, Cobra, Coral, Cascavel, Tracajá, Pastor e até mesmo o Centauro.

Franz A. Neeracher

Em Portugal tb….Rinocerontes, Elefantes ou Bisontes…

Artur

Eu acho que tem a ver com o tipo de avião que a esquadra opera. Por exemplo, as esquadras de F16, têm o nome de animais ágeis, como Falcões e Jaguares. Já não caso de cargueiros, têm o nome de animais pesados, como Rinocerontes.

JPTapi7

Mostra que no materialismo histórico-dialético o homem se baseia na natureza para produzir e usar suas tecnologias.

Rinaldo Nery

A origem do Escorpião eu conheço: Boa Vista tem muito Escorpião. Na sala de estar dos oficiais havia um vidro com vários. O código Grifo fui em quem sugeriu, em 1995, porque na bolacha do Esquadrão há o Grifo. Grifo é um ser mitológico “guardião dos templos e das riquezas”. A Amazônia tem muitas riquezas. O código Guardião também foi sugestão minha, em 2000.

Rafael Oliveira

Que legal, Rinaldo.

Nilton L Junior

Que aeronave fantástica, amigos nesse caso da entrega a tripulação é Portuguesa ou Brasileira.

Matheus

Portuguesa! Escutei ele chegando ontem em Recife.

Nilton L Junior

Valeu

curioso

A FAP recebeu o termo de transferência de propriedade e as chaves do avião novo antes de atravessar o Atlântico com ele. Está no texto.
Agora são os portugueses que pilotam e navegam com o bicho. A Embraer disse tchau e boa viagem pra esse e já deve estar fabricando mais um, o terceiro para a FAP.

Fernando "Nunão" De Martini

Está sim. Vimos na linha de montagem e publicamos matéria a respeito há duas semanas:

https://www.aereo.jor.br/2024/06/14/veja-a-linha-de-montagem-do-kc-390-com-as-proximas-entregas-para-brasil-hungria-e-portugal/

Nilton L Junior

Obrigado

Adamastor, El Pitaco

imagina com um detalhe em laranja na cauda para o PROANTAR…

Fabio Araujo

Vai dar uma folga para o primeiro que não para!

Machado

Parece que a Força Aérea Portuguesa tinha opção de compra de um sexto exemplar. Será que vão comprar mais um???