A partir da tarde deste domingo (05/05), a Força Aérea Brasileira (FAB) passou a empregar mais um vetor. Desta vez, uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), o RQ-900, que pertence à Base Aérea de Santa Maria (BASM).

Os sobrevoos ocorrerão na região da Quarta Colônia. A orientação é que pessoas isoladas, em situação de risco e com necessidade de resgate, ao visualizar ou ouvir a aeronave, saiam dos abrigos, sinalizem ou façam marcas em alguma superfície, de forma a facilitar a identificação para que o apoio seja realizado.

As aeronaves remotamente pilotadas (ARP) possibilitam analises em tempo real e com alta precisão das áreas expostas, auxiliando no mapeamento e modelagem, além de permitir a mensuração da população em risco na área de estudo.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nilo

Que sirva de lição, a FAB com seus equipamentos de uso dual militar/civil precisa de equipamentos com pacapacidade de uso em situações severas de tempo, não só de uso de dia/noite.

Rinaldo Nery

E qual equipamento seria? Como aviador não consegui imaginar que condições severas de tempo seriam essas. Neve? Tempestade de areia? Gelo? E olha que já enfrentei muito mau tempo…

Last edited 12 dias atrás by Rinaldo Nery
Jagder#44

Rinaldo, uma dúvida:
Pelo visto no RS, helicópteros comuns, por assim dizer, não voam em mal tempo.
E os militares, não têm essa capacidade também?

Rinaldo Nery

Exceto o Esquilo, todos os heli da FAB são homologados IFR. Assim como os do EB e da MB.

Nilo

Boa noite comandante, tentei achar o artigo que levou ao meu questionamento mas infelismente não achei, contudo em G1 artigo menciona a “O mau tempo tem sido o maior desafio para a realização dos voos.”. Se vc diz que não existe limitação de voos, em condição extrema para uma chuva torrecial e vento por ter IFR, então acato.

Nilo

…infelizmente…

Rinaldo Nery

Chuva torrencial nenhum helicóptero NO MUNDO voa. Nem o Apache.

RPiletti

Coronel. Repassaram que havia falta de teto e que 6 helicópteros das FAs não puderam vir há alguns dias, agora está ok. Entretanto um Aw 169, voou do RJ para o RS sob chuva e a noite. Creio que seja este o ponto que o Nilo esteja citando…

Rinaldo Nery

Um Black Hawk ou Caracal, ou Phanter, não é menos capaz que um AW169. Todos podem voar IMC em rota. Se os militares não foram é porque, provavelmente, havia muitos CB na rota, no dia. Nenhum helicóptero cruza um CB.

Nilo

Cumulus Nimbus, ou simplesmente “CB”. Essa nuvem é o terror da aviação. Com uma base entre 300 e 1.500 metros e um topo que pode ir até 29 quilômetros de altitude, ela é formada por gotas d’água, cristais de gelo, gotas superesfriadas, flocos de neve, granizo de variados tamanhos.

Dayton

Boa Noite
Por sinal que bela e moderna aeronave essa dos Bombeiros do RJ, vi um vídeo filmado de dentro dela no momento em que era realizando um resgate e é surpreendente a tecnologia embarcada para esse finalidade de resgate.

Vovozao

06.05.24 – segunda-feira, bnoite, parabéns as FFAA’S, ajudando neste momento dificil. Porém, existem pessoas sem nenhum escrúpulo, num momento tão dificil ficam divulgando FAKE’S. Essas pessoas ďeveriam ser acionadas judicialmente.

José de Souza

Exato, tem que ser responsabilizar pelo que publicam.

RODES

segunda a noite e tem gente ilhada até o momento em cima de suas casas