Operação Taquari II: Força Aérea Brasileira transporta 18 toneladas de materiais do Grupamento de Apoio Logístico de Campanha

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A Força Aérea Brasileira (FAB) atua desde terça-feira (30/04) na Operação Taquari II, resgatando os atingidos pela enchente no Rio Grande do Sul/RS.

Na madrugada deste domingo (5/05), coordenado pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), um KC-390 Millennium da FAB, operado pelo Esquadrão Zeus, transportou mais de 18 toneladas de materiais do Grupamento de Apoio Logístico de Campanha (GALC).

Dentre os materiais transportados estão geradores, banheiros químicos, barracas operacionais, colchões, materiais de apoio elétrico e hidráulico que ajudará a prover suporte de alimentação, alojamento, higienização (banho e sanitários) e manutenção do bem-estar em geral, além de militares que farão a montagem de toda a estrutura em Canoas.

FONTE: Força Aérea Brasileira, no Facebook

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Nilo

A capacidade logística da FAB com essa aeronaves está monstro, seja pela rapidez, pela nível de prontidão, capaz de atender seja noite ou dia em condições de tempo adverso, sem esquecer das multiplas funcionalidades, capacidade de transporte de diversos tipos cargas, pessoas, atendimento médico, …..

Last edited 13 dias atrás by Nilo
Samuel Asafe

O KC-390 realmente é magnífico, a Embraer criou um monstro. Entretanto, ficou exposta a falta que mais helicópteros fazem nas forças! Nós precisávamos, pelo menos, dobrar a quantidade disponível. Além disso, todos eles precisariam ter capacidade de operar de noite; a maioria das aeronaves só estava conseguindo operar de dia, e de noite, apenas 2 da força aérea (informações dadas na audiência de hoje com autoridades no comando militar do sul).

Joao

A operação não é condicionada somente a escuridão ou não, mas as condições do clima, como vento e precipitação.

As Anv do EB na área também tem condições de operar à noite, mas, no caso do Pantera e do Esquilo, não tem a mesma capacidade que os BH, em relação ao vento e chuva.

Gilberto

Alguns anos atrás foi ventilado a possibilidade de aquisição de 4 a 8 Chinook, que possivelmente iriam para CMS.

Estariam sendo bem úteis agora. Sobretudo para levar equipamentos pesados, que não estão podendo chegar pelas estradas, e que os demais helicópteros não tem capacidade de levar.

Rinaldo Nery

Lembrando que que as especificações do KC-390 foram da FAB. O projeto inicial da EMBRAER era bem pior…

Santamariense

A aeronave é excelente e com capacidades inegáveis. O problema é a pequena quantidade recebida até agora (6 aeronaves) e com 2 em atualização na Embraer (2855 e 2856), sobrando apenas 4 e com alguma podendo estar em manutenção a qualquer momento. Situação agravada pela desativação já consumada dos C-130.

Nilo

Congratulações, se me permite, “o problema é a pequena quantidade..”, eu diria que o problema é grande, é habitual, com tradição atingindo a toda a Força, que é imprevisibilidade de Orçamento, acontece que as Forças dimensionam seus equipamentos para uso destinados a um conflito, mas inteligentemente com o KC-390 projetado para uso dual e vemos o Guarani que de antemão não tem o pedigri do emprego militar/civil, está sendo empregado no socorro a está calamidade. Vejo uma enxurrada de comentários, deveria ter mais, mas olhando de forma pragmatica, as aquisições para helis e KC já estão estebelecidos em ter de… Read more »

Last edited 12 dias atrás by Nilo
Bueno

O FAB2855 parece esta na eminencia de voltar a operação , voo de teste em 03//maio/2024 2855 – E390 – Embraer KC-390 – RadarBox Flight Tracker https://www.flightradar24.com/data/aircraft/fab2855#350c0d32 Já o FAB2853 ultimo voo registrado em 14/07/2023 e o FAB2853 ultimo voo registrado em 24/10/2023 Em operação que eu tenho acompanhado pelos sites de rastreio de voos temos apenas 3 KC390 e Zero C-130… No período da pandemia cheguei acompanha 4 KC390 e 6 C-130 em operação. Esperava que o 2855 Voltasse rápido, tem mais de 1 anos em manutenção e que fosse devolvido o PT-ZNG FAB2852 emprestado para EMBRAER no inicio… Read more »

Last edited 12 dias atrás by Bueno
Santamariense

Segundo um outro comentarista colocou por aqui, ele teria visto o 2853 na BAGL sem um dos motores. Por isso, coloquei que teriam 2 na Embraer (2855 e 2856). O 2852, desde que foi “entregue” para a FAB, nunca operou com ela de fato, tendo permanecido desde sempre na Embraer, substituindo o protótipo PT-ZNF, perdido em acidente /incidente ao varar a pista de GPX. Os C-130 foram desativados e não tinha como prever essa calamidade de agora, mas eles estão fazendo falta.

Bueno

Sim, quem sabe o 2855 aparece , muito tempo parado em manutenção , quase o tempo de construção de um novo…

Pelo fato de ter alcançado capacidade operacional completa ha mais de 1 ano e a frota já ter atingido a marca de mais de 10 mil horas de operação, eu esperava a integração do FAB2852 ao esquadrão operacional da FAB, está fazendo falta…

escrevi errado :

o FAB2853 ultimo voo registrado em 14/07/2023 e o FAB2856 ultimo voo registado em 24/10/2023.. temos 3 operacionais e 3 em manutenção…

Last edited 11 dias atrás by Bueno
adriano Madureira

Depois tem gente que critica o lado social da nossa defesa !

É importante estar pronto para a guerra, mas também estar pronto para dar a mão a quem necessita…

Sensato

Concordo. É nobre e útil que eles participem desses esforços. Creio que os próprios militares devem ficar felizes em ajudar.

O problema disso é se os custos não forem ressarcidos às FAs.

José de Souza

Isso não é sensato, esse “custo” é orgânico.

Rinaldo Nery

Nem sempre é. Dá pra barganhar.

José de Souza

Por óbvio.